Vereadores participam do Descomplica Rural

por Dirceu Portugal publicado 13/03/2020 17h15, última modificação 13/03/2020 17h15

Os vereadores Olivino Custódio, Edson Battilani, Nelita Piacentini, Cabo Cruz e Miguel Batista Ribeiro, participaram nesta sexta-feira (13), no Celebra Eventos, da apresentação do Programa Descomplica Rural, pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

O encontro foi uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em conjunto com o Sistema Faep/Senar e Sindicato Rural do município.

O Descomplica Rural, foi criado para facilitar a emissão de licenciamentos ambientais, com o objetivo de induzir o desenvolvimento sustentável com metodologia mais moderna, e permitir a geração de novos negócios e mais empregos no setor.

A medida atualiza as classificações da produção agropecuária e os tamanhos dos estabelecimentos rurais paranaenses, e dá celeridade às análises dos pedidos de licenças. Com o Descomplica Rural, a maioria dos processos sai do papel e migra para o Sistema de Gestão Ambiental do Instituto de Água e Terra (IAT), onde o produtor informa seu novo empreendimento (granja, tanque, aviário, etc) e, a depender do tamanho, já obtém licença prévia.

Ao acelerar a emissão de licenças prévias e estender os prazos para obtenção ou renovação das licenças ambientais, o Governo do Estado acompanha a evolução do setor produtivo sem deixar de lado a legislação, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes. “Pela primeira vez ouvimos o cliente, o produtor rural, o industrial. Mais do que só agilizar as licenças, vamos fazer com que agricultura e indústria estejam unidas para avançar nessa cadeia tão importante para a economia do Paraná”.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal