Vereadores pedem a limpeza de terrenos e prefeitura notifica 89 bairros em CM

por adm publicado 09/05/2019 09h10, última modificação 05/06/2019 13h55

Desde o início do ano, inúmeros pedidos de notificações para que proprietários de terrenos baldios façam a limpeza dos imóveis, tem sido protocolado pelos treze vereadores da Câmara de Campo Mourão.

As indicações, de acordo com os vereadores, são de moradores próximos aos terrenos baldios que constantemente enfrentam problemas com insetos, aranhas e cobras que invadem as residências e com o mau cheiro de animais mortos que já jogados nos terrenos. “Com muita frequência sou abordado por moradores pedindo para que a prefeitura notifique o proprietário do terreno vizinho por conta dos problemas que o abandono causa”, contou o presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Olivino Custódio.

Segundo a assessoria de imprensa, o município, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, notificou 100% dos proprietários de terrenos baldios para efetuarem a limpeza das áreas com mato.  Somente neste ano de 2019 já foram notificados 89 bairros, em todas as regiões da cidade. “Foi atingida praticamente toda a extensão urbana”, destaca o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Franco Sanches.

Cada edital de notificação para limpeza de terrenos tem validade de um ano. “A limpeza em propriedade particular causa danos à prefeitura, pois enquanto estamos com equipes nestes locais, deixamos de limpar lotes que são públicos, como praças, parques, escolas e unidades básicas de saúde, por exemplo”, explica. No que diz respeito aos terrenos baldios, em caso da necessidade de limpeza no terreno particular, a legislação municipal prevê multa de duas UFCMs por metro quadrado (R$ 6,34), além da taxa de limpeza (que varia de acordo com o serviço prestado).

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal