Vereadores produzem expediente em sistema Home Office por causa do Covid-19

por Dirceu Portugal publicado 06/04/2020 17h14, última modificação 06/04/2020 17h14

Nas duas últimas sessões ordinárias virtuais - realizadas por videoconferência – medida adotada no enfrentamento a propagação do Covid-19, os 13 parlamentares da Câmara de Campo Mourão, apresentaram inúmeros requerimentos, indicações, projetos de Leis, entre outras solicitações ao município.

Trabalhando em sistema Home Office, os parlamentares apresentaram, analisaram e aprovaram 150 indicações, 20 requerimentos, 10 ofícios, 06 Projetos de Leis, 04 Projetos de Leis Complementares, 02 Projetos de Resolução e diversas prestações de contas de entidades assistenciais.

Entre as indicações, os vereadores Edilson Martins e Tucano solicitaram a alteração de tráfego com a devida sinalização, da Rua João Xavier Padilha, entre a Rua Mamborê e a Rua Cruzeiro do Oeste, para mão única, no sentido Rua Mamborê para a Rua Cruzeiro do Oeste, com a proibição de tráfego de caminhões neste trecho. Martins também fez um pedido para realizar a implantação de bancos na Praça do Japão, no Jardim Tropical.

O vereador Sidnei Jardim apresentou as seguintes indicações; limpeza e capinagem de terrenos, a pavimentação asfáltica em toda a extensão da Rua Nestor Fernandez Carrera, no Jardim Canadá. A restauração, pintura, demarcações da quadra de vôlei, basquete e futsal; e a troca das traves de futsal e cesta de basquete da quadra de esportes, localizado na Rua Ilha do Mel, no Jardim Ilha Bela, ao lado da escola Cmei - Ilha Bela no Centro Municipal de Educação infantil Ilha Bela.

A identificação dos lotes vazios na Rua abolição, em frente ao nº. 256 que seriam destinados para a cessão de uso de terreno à Associação de Moradores do Conjunto Parque Verde para a instalação de um parque infantil, que não foram usados dentro do prazo estabelecido pela cessão e/ou permissão de uso para que a prefeitura retome esses lotes dando uma nova destinação.

A instalação de uma academia da terceira idade – ATI, de um parque infantil e de uma pista de skate- na área institucional destinada ao poder do Executivo, no conjunto residencial moradias Avelino Piacentini.

O vereador Jadir Pepita apresentou as seguintes indicações; realizar as seguintes providências no Parque Joaquim Teodoro de Oliveira, a construção de uma rampa para cadeirantes dando acesso aos banheiros, instalação de placas sinalizando sanitários e água potável e a manutenção dos banheiros inclusive adaptando para pessoas com necessidades especiais, e a construção de quiosques na Praça do Japão, entre as ruas Sanhaço, Curruira e Damasco, no Conjunto habitacional Montes Claros.

O vereador Tucano apresentou as seguintes indicações; realizar a ampliação do prazo de validade do cartão credencial, conferido a pessoas com deficiência física ou visual e idosas para estacionamento em vaga especial, para o prazo de 05 (cinco) anos. Realizar a construção de um redutor de velocidade, e placas de sinalização informando a redução de velocidade, na Travessa Antúrio, próximo ao nº 81, trecho entre a Rua Antônio Constâncio de Souza e Travessa Orquídea, no Jardim Paulista.

No perímetro da Rua Ponta Grossa, próximo ao nº 307, trecho entre a Rua São Luiz e Rua Ipanema, Jardim Tropical II. Indicação para fazer a abertura de uma rua, na Praça servidor público Domingos Maciel Ribas, localizada na Rua Mamborê, trecho entre a Avenida João Xavier Padilha e perimetral presidente Tancredo de Almeida Neves.

O vereador Edson Battilani, solicitou melhorias no Parque Joaquim Teodoro de Oliveira, a implantação de um sistema de controle de velocidade móvel, melhorias no viveiro de mudas do horto municipal, a recuperação da ponte sobre uma grande voçoroca resultante do despejo de águas pluviais de emissário urbano, localizado na sequencia da Rua Harrison José Borges, implantação de uma área de lazer nos fundos do Jardim Modelo, utilizando o lago formado na cava da pedreira desativada do DER. Criação de um circuito regional de cicloturismo, envolvendo os municípios de nossa região turística, entre outras inúmeras indicações com pedidos de melhoria para a cidade.

A vereadora Nelita Piacentini solicitou ao Executivo, o envio para a Câmara do Projeto de Lei “Programa Saúde do Homem, com atividades físicas, recreativas entre outras.

O professor Cicero, solicitou diversas informações da Fundacam, ao Executivo, das formas de contratações de funcionários e a também a respeito do ambulatório inaugurado a cerca de 30 dias.

O vereador Edoel Rocha solicitou ao governador para que interfira junto a Copel e a Sanepar, para que nos meses de março, abril e maio/2020, as ligações de energia elétrica e água, não sejam suspensas por falta de pagamento, devido à fase que o país está passando em virtude da pandemia do convid-19 (coronavírus).

O vereador Cabo Cruz, solicitou informações a respeito dos casos de dengue e a possibilidade do município informar números de casos através de boletins diários.

O vereador Miguel Batista Ribeiro, solicitou o envio do projeto de Lei que institui a Semana de Ações voltadas a Lei Maria da Penha, nas escolas municipais.

Os vereadores, Elvira Schen e Tucano pedem ao Executivo para enviar a Câmara, o programa que implanta a troca de materiais recicláveis, por ração para as entidades de proteção aos animais abandonados.

“Os vereadores continuam produzindo, em sistema Home Office, os requerimentos, as indicações, os projetos, entre outros documentos de expediente para compor as sessões ordinárias. As medidas de isolamento social estão sendo cumpridas com rigor, para evitar contaminação pelo coronavírus”, lembrou o presidente em exercício, Jadir Pepita.

Texto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.