Vereadores se reúnem com Comitê de Crise após vendaval deixar rastro de destruição e prejuízos em CM

por Dirceu Portugal publicado 31/10/2023 15h57, última modificação 31/10/2023 15h57

Minutos antes do início da sessão ordinária desta terça-feira (31), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reuniram com o Comitê de Crise - Defesa Civil, secretaria de Obras, Coordenação Geral e secretaria de Meio Ambiente - para discutir ações que possam colaborar com o Executivo, após o vendaval no final da tarde da última segunda-feira (30), que deixou um rastro de destruição e prejuízos na cidade.

O temporal teve início por volta das 17h15, durou cerca de cinco minutos, mas foi o suficiente para derrubar centenas de árvores em cima de carros, arrebentar e derrubar postes, fachadas de lojas, destelhar casas, prédios públicos e deixar as escuras inúmeros bairros e o centro da cidade. O segundo andar do Legislativo teve o acesso restrito aos funcionários, após os ventos fortes arrancarem parte das telhas de acrílico dos corredores.

“Foram repassadas todas as ações que estão sendo realizadas pelo Executivo, após esse vendaval que deixou um rastro de destruição e prejuízos em Campo Mourão. Os vereadores representam a população e eles são procurados pelos moradores para falar e orientar sobre o que fazer em casos de quedas de árvores, suspensão de atendimentos em unidades básicas de Saúde, escolas e CMEIS, entre outros assuntos”, disse o Coordenador Geral do município, Sergio Henrique dos Santos.

Ele comentou ainda, que os parlamentares podem ajudar o município. “Com políticas públicas emergenciais, e também auxiliando com informações para a população sobre as ações que estão sendo realizadas para que tudo retorne à normalidade”.

O vereador e líder de governo na Câmara, Escrivão Parma destacou a importância da reunião com órgãos públicos empenhados na solução dos problemas causados pelo vendaval. “Através da nossa articulação, a Defesa Civil e os secretários expuseram as ações para que possamos colaborar com medidas para ajudar o município”, comentou Parma.

O presidente em exercício da Câmara, vereador Miltinho Cidade Nova, lembrou que após o temporal, centenas de moradores ligaram pedindo informações e orientações. “O diálogo com o Comitê de Crise foi muito importante, pois a partir das informações sobre as ações da prefeitura, podemos orientar a comunidade quanto a queda de árvores, falta de luz, água, internet, atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros assuntos relacionados aos estragos causados pelo vendaval em Campo Mourão. Durante a reunião tiramos dúvidas - com os integrantes do Comitê - para repassar aos moradores”, lembrou Miltinho Cidade Nova.