Vereadores se reúnem com deputado federal em busca de recursos para CM

por Dirceu Portugal publicado 08/02/2023 17h20, última modificação 08/02/2023 17h55

O presidente da Câmara, Edilson Martins e o vice-presidente do Legislativo, Miltinho Cidade Nova - acompanhados dos vereadores Bina, Marcio Berbet e Olivino Custódio, participam de visitas e audiências com deputados federais, em Brasília, buscando recursos para investimentos e desenvolvimento de Campo Mourão.

Com documentos em mãos, os cinco parlamentares cumpriram na última terça-feira (07), de uma extensa agenda com o ex-governador e atualmente, deputado federal pelo Paraná, Beto Richa.

Um dos pedidos apresentado a Richa pede a inclusão de uma emenda ao orçamento da união, de R$ 900 mil, para aquisição de uma ambulância e de equipamentos para atender as necessidades diárias do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Além da ambulância, com os recursos serão adquiridos kits de salvamento vertical, de mergulho, de salvamento em montanhas e equipamentos autônomos de proteção respiratória. “Com o apoio de todos os vereadores da Câmara de Campo Mourão estamos trabalhando para conseguir esses recursos que serão investidos no Corpo de Bombeiro e consequentemente, em vidas. São equipamentos de uso diário que irão fazer a diferença na hora de salvar vidas, na cidade e na Região”, destacou Martins.

Segundo ele, o pedido ao deputado federal Beto Richa, é uma necessidade de Campo Mourão. “O pedido se dá, em virtude da grande importância que o Corpo de Bombeiros representa para nossa cidade e nossa região, e para o nosso estado, mas, para fazer frente às demandas existentes, necessitamos de recursos para aquisição de equipamentos capazes de desenvolver o trabalho da corporação com rapidez e segurança”, disse. “Precisamos da colaboração dos deputados estaduais e federais para que Campo Mourão se desenvolva cada vez mais”, disse.

Na audiência, o deputado federal além de elogiar a administração do prefeito Tauillo Tezelli, enalteceu a articulação dos vereadores, do ex-deputado federal Rubens Bueno e dos deputados estaduais, Marcio Nunes (secretário de Meio Ambiente) e Douglas Fabricio (secretário de Esporte do Turismo), na gestão de Beto Richa frente ao Palácio Iguaçu. “No mandato como governador, a cidade foi beneficiada diversas vezes com recursos, por conta do bom relacionamento com os três deputados de Campo Mourão. Como deputado federal, vamos suprir as demandas desse importante município do Paraná”, frisou Richa.

Grupamento do Corpo de Bombeiros

De acordo com o comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Anderson Luiz Feijó, o município tem prioridades quanto a veículos e equipamentos. “Para o atendimento na cidade e na Região, a prioridade é uma auto ambulância, pois a ambulância que estamos utilizando é de 2013 e um veículo de emergência não tem recomendações para rodar mais que cinco anos em atendimentos. Nossos veículos têm mais de 10 anos de uso. Sair em atendimento de emergência com um veículo com mais de cinco anos, coloca em risco a equipe de socorro”, alertou Feijó.

Além do risco de acidente com a equipe, a população pode ficar com o atendimento prejudicado em caso de pane no veículo. “O tempo de resposta para atendimento de uma ocorrência pode aumentar, sem contar no alto custo de manutenção desses veículos. Esses recursos economizados podem ser utilizados em outras prioridades dentro do grupamento”, disse Feijó.

Ele lembrou ainda, que os equipamentos de proteção respiratória além da essencialidade, são obrigatórios no combate a um incêndio e no atendimento a uma ocorrência envolvendo produtos químicos. “Sem os equipamentos, a corporação não consegue dar uma resposta. São equipamentos de difícil aquisição e de vida útil curta. Sem recursos não conseguimos renovar a frota e os equipamentos de forma adequada. Isso coloca em risco a saúde e a vida das equipes do Corpo de Bombeiros”, comentou Feijó.

Até 2007, os veículos utilizados pelo Corpo de Bombeiros eram adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná (FUNREBOM), que tem a finalidade de prover recursos para reequipamento, material permanente, estudos e projetos técnicos de prevenção e combate a incêndio, aquisição de imóveis, construção e ampliação de instalação e despesas de administração e manutenção.

“Com a perda de arrecadação do FUNREBOM, o governo do estado teve de readequar as licitações para suprir todas as unidades, antes atendidas pelos municípios. O ex-governador e deputado federal Beto Richa sabe quanto é difícil renovar a frota em cinco anos. Estamos trabalhando para conseguir os recursos - via emenda parlamentar – para renovar a frota e os equipamentos, que salvam vidas das equipes e da comunidade que necessita de atendimento, em sua maioria, de emergência”, frisou o comandante.