Vice-presidente da Câmara de CM participa de mesa redonda sobre o caso ‘Doutor Bacana’

por Dirceu Portugal publicado 10/09/2021 15h10, última modificação 10/09/2021 17h06

A vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, vereadora Naiany Hruschka Salvadori participou na manhã desta sexta-feira (10), no plenário Ulisses Bruder, da Câmara municipal de Maringá, da mesa redonda “Assedio Moral não é bacana, é crime!”.  O tema proposto e promovido pela Procuradoria da Mulher do Legislativo de Maringá, foi debatido com vereadores de Maringá e Região, autoridades civis e militares.

O objetivo da mesa redonda foi discutir e aprovar uma Carta Aberta ao Tribunal de Justiça do Paraná solicitando a reforma integral da sentença que absolveu Fernando Dias Lima, tenente-coronel e médico da Polícia Militar (PM) do Paraná, conhecido como “Doutor Bacana”.

Lima é acusado de prática criminosa reiterada de atentado violento ao pudor e assédio sexual dentro do consultório, entre 2011 e 2018, nos batalhões de Cascavel e Foz do Iguaçu, e Academia Policial do Guatupê, em São José dos Pinhais. O caso teve repercussão midiática pelo fato de o denunciado reunir três condições de poder: oficial superior, médico e político.

Sãos 45 denunciantes e informantes apresentadas pela 1a Promotoria da Vara de Auditoria Militar à Justiça Militar do Estado do Paraná, entre militares estaduais (recrutas, soldados, cabos, sargentos e oficial) e civis (esposas de policiais militares).

Em 24 de junho desse ano, Lima foi inocentado em primeira instância pelo Conselho Especial de Justiça Militar, cuja sentença reconheceu a veracidade dos fatos, mas não responsabilizou exemplarmente o agressor pela ofensa à dignidade das mulheres e o constrangimento de suas famílias.