Notícias

por Interlegis — publicado 13/06/2018 08h16, última modificação 29/09/2022 10h54
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Nelsinho Cabeleireiro será homenageado com moção de congratulações

por Dirceu Portugal publicado 11/05/2022 13h45, última modificação 11/05/2022 14h49

Na próxima sessão ordinária, no dia 24 deste mês, os vereadores da Câmara de Campo Mourão, entregam uma moção de congratulações ao cabeleireiro Nelson Bento de Oliveira, popularmente conhecido por Nelsinho Cabeleireiro.

A sessão terá início às 09 horas e após a conclusão dos trabalhos em plenário, os parlamentares entregam a honraria ao profissional dedicado por 54 anos, pela paixão, vocação, ofício e estilo de vida.

A moção de autoria do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), em parceria Edilson Martins, contou com a assinatura dos demais parlamentares. Aprovada por unanimidade em plenário, a honraria segundo os autores, representa uma homenagem ao pioneiro, na atividade, que prestou relevantes serviços à comunidade. 

“São verdadeiros artistas da beleza que sempre surpreendem seus clientes. Os cabeleireiros iniciam tendências, influenciam estilos e mudam a maneira como os clientes visitam os salões. O Cabeleireiro Nelsinho é um exemplo do bom profissional pela competência e dedicação que sempre atendeu seus clientes”, comentou o vereador Tucano.   

De acordo com o vereador Edilson Martins, para ajudar os clientes a encontrar sua melhor versão, Nelsinho Cabeleireiro não media esforços. “Um artista e um inventor na arte de manusear suas tesouras. Nelsinho ao longo de sua carreira era o profissional que escutava que compreendia e que atendia as expectativas dos seus clientes”, lembrou. 

Ainda conforme os parlamentares, Tucano e Martins, em Campo Mourão, o cabeleireiro Nelsinho, montou seu primeiro Salão na Avenida Manoel Mendes de Camargo. “Nelsinho trabalhou mais de 54 anos dedicados à beleza de homens e mulheres. Também foi um mestre na arte de ensinar o seu ofício a muitos cidadãos e cidadãs de Campo Mourão. É uma singela homenagem ao professor na arte da tesoura”.

Fazenda e Saúde prestam contas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 10/05/2022 16h29, última modificação 10/05/2022 16h29

Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, realizam nos próximos dias 30 e 31, uma audiência pública para prestação de contas do Poder Executivo e da secretaria de Saúde. 

As audiências serão realizadas a partir das 09 horas, sendo no dia 30, apresentação dos dados do 1º quadrimestre de 2022 da secretaria de Fazenda e dia 31, da secretaria da Saúde.

A (CFO) é composta pelos vereadores, Sidney Ronaldo (Tucano), presidente da Comissão e pelos veadores membros, Naiany Hruschka Salvadori e Bina.

Na audiência da Fazenda, o secretário Aldecir Roberto da Silva, apresenta os dados das receitas e despesas do município. A prestação de contas é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na prestação de Contas da Saúde, o secretário municipal, Sergio Henrique dos Santos e servidores da pasta apresentam um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada, referentes ao 1º quadrimestre de 2022.

As audiências da Fazenda e da Saúde serão realizadas no plenário do Legislativo e poderão ser acompanhadas através da plataforma que permite a interação online com os debatedores. Para interação na audiência da Fazenda, os moradores terão de acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/56 

Na audiência da Saúde, os moradores podem participar através da plataforma https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/57

Acadêmicos do curso de Direito visitam Poder Legislativo

por Dirceu Portugal publicado 10/05/2022 11h12, última modificação 10/05/2022 11h12

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão recepcionaram nesta terça-feira (10), durante a sessão ordinária do Legislativo, a visita de 20 alunos do primeiro período do curso de Direito da Faculdade Unicampo, em Campo Mourão. Os estudantes assistiram todo o debate em torno da pauta de trabalho dos parlamentares, trocaram informações sobre o andamento da sessão e apresentaram ideias sobre projetos aos vereadores.

De acordo com a professora do curso de Direito, Mayara Aparecida Nortok Nunes, a visita a Casa de Leis faz parte de uma atividade da disciplina Projetos Jurídicos. “A proposta é conhecer o trabalho dos três poderes para ampliar o conhecimento e com isso dar embasamento para que os alunos possam criar e apresentar projetos com retorno para a sociedade”.

Ao final, os estudantes realizaram um tour pelo prédio com visitas aos gabinetes dos parlamentares. “A visita e a troca de ideias vêm somar no curriculum dos acadêmicos e colaborar com o Poder Legislativo. Essa interação é de extrema importância a todos”, lembraram os vereadores.  

 

Ex-lateral direito do Qatar será homenageado pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 09/05/2022 15h55, última modificação 25/05/2022 16h30

O vereador Escrivão Parma entrega no próximo dia 28, às 10 horas, no plenário da Câmara de Campo Mourão, um título de cidadania benemérita ao ex-lateral direito Ângelo Ricardo Versari com passagem pelo Al-Sadd Sports Club sediado no distrito de Al-Sadd, em Doha, no Qatar, no Oriente Médio.

O projeto de Resolução de autoria do vereador Escrivão Parma - que concedeu a honraria ao atleta - teve a assinatura dos demais parlamentares e foi aprovado por unanimidade em plenário.

Ângelo Ricardo Versari, ao longo de sua carreira, atuou em 12 clubes brasileiros e um estrangeiro, o Al-Sadd Sports Club sediado no distrito de Al-Sadd, em Doha, no Qatar. “Diante de todas as conquistas e do seu legado para as futuras gerações, com reflexos para Campo Mourão, não podemos deixar de reconhecer o trabalho realizado pelo atleta, pelos clubes por onde atuou, incluindo o ADAP de Campo Mourão”, comentou o autor da homenagem, vereador Escrivão Parma.

 

 

Câmara de CM participa da posse do Conselho dos Direitos da Mulher

por Dirceu Portugal publicado 05/05/2022 16h44, última modificação 05/05/2022 16h44

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão, Elvira Maria Schen Lima, Naiany Hruschka Salvadori e Escrivão Parma participaram nesta quinta-feira (05), no salão de eventos da prefeitura, da posse dos membros do Conselho municipal dos Direitos da Mulher, biênio 2021/2023.  

Composto por 24 integrantes, o Conselho tem por objetivo assegurar melhores condições à mulher visando o exercício pleno de seus direitos, sua participação no desenvolvimento cultural, econômico, político e social.

“Quero parabenizar todas as integrantes do Conselho, desejar uma excelente gestão e colocar a Câmara de Campo Mourão a inteira disposição dos membros. O Conselho é uma conquista para a consolidação de novas políticas públicas voltadas para as mulheres, estimulando a participação e a integração no desenvolvimento social e nas atividades de cunho econômico, político e cultural da sociedade”, lembraram os vereadores Elvira Maria Schen Lima, Naiany Hruschka Salvadori e Escrivão Parma.

Câmara de CM concede cidadania a médico cardiologista

por Dirceu Portugal publicado 04/05/2022 15h52, última modificação 04/05/2022 15h52

No próximo dia (19), os vereadores da Câmara de Campo Mourão homenageiam, com um título de cidadania honorária, o médico cardiologista, Paulo Sergio Bezerra da Silva. A honraria será entregue em um evento no plenário da Casa de Leis, às 09 horas.

O título de cidadania foi proposto pela vereadora, Naiany Hruschka Salvadori, com assinatura dos demais parlamentares e aprovado em plenário por unanimidade dos vereadores. “Como cardiologista e diretor Institucional do Hospital Evangélico de Curitiba, o Doutor Paulo Sergio Bezerra da Silva fez uma parceria com a ex-deputada Amélia de Almeida Hruschka para atendimentos dos munícipes de Campo Mourão e de toda a Comcam, tanto na cardiologia como em outras especialidades”, contou a vereadora.

Ela lembra ainda, que como diretor de Expansão da Fundação Cardíaca, o médico Paulo Sergio Bezerra da Silva, homenageou com o título de Madrinha da Fundação, a ex-deputada Amélia de Almeida Hruschka. "Ambos atuaram na obtenção de fundos para o desenvolvimento de pesquisas na área de Cardiologia e o resultado foi à realização dos primeiros transplantes cardíacos realizados no Paraná. Diante de todas as conquistas e reconhecimento da população Mourãoense, e seu grande legado deixado para novas gerações, com reflexos significativos para a cidade de Campo Mourão, não podemos deixar de reconhecer o brilhante trabalho realizado para a população de nossa cidade”, enfatizou Naiany Hruschka Salvadori.

 

Codusa presta contas na Câmara

por Dirceu Portugal publicado 03/05/2022 15h31, última modificação 03/05/2022 15h31

O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento (Codusa), Luiz Carlos Malavazi, apresentou aos vereadores - no plenário da Câmara de Campo Mourão - nesta terça-feira (03), um relatório com informações das ações e obras da Companhia nos últimos meses, em Campo Mourão. Depois de um processo de recuperação financeira na estão 2017-2020, a Codusa foi transformada em empresa de economia mista para empresa pública, sendo 100% municipal.  

As obras, conforme Malavazi vão desde a pavimentação, construção do meio fio com sarjeta, galerias emissoras, operações tapa-buracos entre outras obras que estão sendo realizadas em diversos bairros e em estradas rurais. Nos últimos meses foram readequados mais de 280 quilômetros de estradas para dar mais conforto, tranquilidade aos moradores das áreas rurais e também para facilitar o escoamento das safras.

“Os moradores pedem melhorias seja na área urbana ou rural, a Câmara faz o pedido e a prefeitura, através da Codusa, executa as obras garantindo tranquilidade os moradores de Campo Mourão”, comentaram os vereadores.     

 

Câmara de vereadores e Codecam entregam Lei do Juntos Educar

por Dirceu Portugal publicado 02/05/2022 15h49, última modificação 02/05/2022 15h49

O presidente da Câmara de Campo Mourão Jadir Soares (Pepita), e a Câmara Temática da Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam), entregaram ao prefeito Tauillo Tezelli, a Lei das Políticas Públicas do projeto Juntos Educar.

O projeto de Lei 014/2022 – que Institui a política pública de incentivo à Educação, à Pesquisa, ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por meio do Projeto Juntos Educar, prevendo o desenvolvimento de ações complementares, voltadas ao avanço da educação e da qualidade do ensino e aprendizagem da Rede Municipal de Ensino de Campo Mourão, foi aprovado por unanimidade dos vereadores de Campo Mourão.

“O Poder Legislativo está de portas abertas para ajudar no desenvolvimento da Educação de Campo Mourão, para que a nossa cidade tenha respeito e dignidade”, comentou Pepita.

O prefeito Tauillo Tezelli destacou a importância do projeto direcionado ao desenvolvimento da Educação no município. “O principal objetivo dessa Lei é melhor a qualidade do ensino para que esse processo iniciado na nossa gestão tenha continuidade e produza cada vez mais resultados positivos”.

Fortalecer os conselhos escolares, acompanhar as ações na melhora do IDEB, com acompanhamento direto nas unidades de ensino e intervenções e assessorar a equipe pedagógica da secretaria de Educação estão entre as propostas da lei. “É muito importante essa integração da sociedade civil organizada e o poder público. Acredito muito no associativismo, porque quando nos unimos, temos mais forças”, lembrou o presidente do Codecam, Fernando Mizote.

O evento também contou com a participação do presidente da Câmara Temática da Educação, Ater Cristófoli, da secretária municipal de Educação, Tânia Caetano, de  educadores e lideranças locais.

Vereador sugere a implantação de horta comunitária no Cidade Nova

por Dirceu Portugal publicado 28/04/2022 15h57, última modificação 28/04/2022 15h57

Além da inclusão social e das pessoas com a natureza através de práticas que proporcionam benefícios físicos e mentais, as hortas comunitárias proporcionam a produção de alimentos saudáveis, garantindo além de a segurança alimentar, a possibilidade de uma renda extra com a comercialização de seus produtos.

Com o objetivo de produzir alimentos com a participação da comunidade em áreas próximas às suas casas, o vereador Miltinho Cidade Nova, protocolou uma indicação na Câmara, aprovada na última sessão ordinária, sugerindo a prefeitura, a implantação de uma horta Comunitária com sementes e adubos para a fertilização do solo.

O local de implantação da horta, de acordo com o vereador, seria em um terreno localizado na Avenida Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira, entre as Ruas Hideji Kobayashi e Rua Prefeito Antônio Jose dos Santos, no bairro Jardim Cidade Nova. “Essa horta é um sonho dos moradores da região do Jardim Cidade Nova. Eles pedem a horta para que possa servir para ajudar famílias carentes de bairros próximos”, comentou Miltinho Cidade Nova.

Além de escolher o próprio alimento, sem agrotóxico, os moradores voluntários terão qualidade de vida proporcionada em mão dupla: para quem cuida e para quem consome. “Além de produção de alimentos naturais e saudáveis, as hortas comunitárias também podem gerar renda”.

Vereadores pedem colaboração da população no combate a dengue

por Dirceu Portugal publicado 28/04/2022 14h45, última modificação 02/05/2022 13h40

O elevado número de casos de dengue na cidade fez os vereadores da Câmara de Campo Mourão, usarem o espaço da Palavra Livre, para cobrar e exigir dos moradores cuidados e apoio no combate à dengue, principalmente em um momento em que os números ultrapassam a marca dos 300 casos confirmados.

“Não adianta os moradores criticar a prefeitura, os vereadores e outras instituições, quando eles mesmos não cuidam dos próprios quintais. Quem tem carinho pelos familiares, ajuda a cuidar, não facilita para o mosquito, deixando vasilhames, latão e vasos com água. Tem uma pequena parcela dos moradores que é relaxada, joga lixo onde não deve, colocando a vida dos outros em risco”, comentou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita). “Peço a todos que colaborem, em prol do bem comum”, pediu Pepita.  

O vereador Miltinho Cidade Nova aproveitou para conclamar os moradores dos bairros Cidade Alta, Cidade Nova,Fortunato Perdonini entre outros, a participar da Caminhada Ecologia que acontece no próximo domingo (01), com saída às 08 horas do Parque das Torres. “Nós vamos fazer a nossa parte coletando material que pode servir de criador do mosquito Aedes aegypti e todos devem ajudar”, lembrou Miltinho Cidade Nova.  

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, também é causador de outras doenças, como a zika e chikungunya.       

O vereador Ibneias Teixeira (Bina), reforçou que os cuidados básicos de limpeza dos quintais e de objetos que possam acumular água são fundamentais para acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti e combater a transmissão da doença na cidade. “Se cada um fizer a sua parte nos cuidados, todos ganham. O que não pode acontecer, são as equipes se organizarem em arrastões e ao ser atendidos nos portões das casas, o morador pede para entrar e limpar o quintal, não ajudando em nada. Isso não pode acontecer. Acho injusto ter de limpar quintal dos outros”, comentou Bina. “Se não houver a participação de todos, não há muito a ser feito”, lembrou.       

Requerimento de Urgência para criação da Comissão Especial da Saúde é aprovado na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 27/04/2022 10h05, última modificação 27/04/2022 15h48

Por seis votos favoráveis e cinco contra - os vereadores da Câmara de Campo Mourão - aprovaram na última sessão ordinária do Legislativo, um requerimento de urgência, de autoria do vereador Marcio Berbet, para a criação de uma Comissão Especial de Saúde para avaliar a situação da Saúde na Santa Casa e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Todos nós estamos recebendo reclamações dos atendimentos nas Upas, e a questão da maternidade da Santa Casa, nos preocupa. O intuito da Comissão é de ajudar a resolver o problema, mas precisamos saber qual é o problema. Formando a Comissão poderemos nos fixar em estudos para levantar a problemática e ajudar a resolver”, comentou Berbet.

A Comissão Especial - composta por três vereadores escolhidos seguindo o regimento interno da Câmara e terá duração até o final do mandato da legislatura em 2024 - terá, segundo Berbet, o objetivo de acompanhar o sistema de saúde do município, incluindo o recebimento, repasses e aplicações dos recursos, entre outros.

“Precisamos de informações técnicas para buscar uma solução aos problemas que vem sendo apresentados. As verbas de emendas passam por esta Casa de Leis e nós é que somos responsáveis em liberar esses recursos. É de nossa responsabilidade fiscalizar o bom uso do dinheiro público”, enfatizou.

Os vereadores Edilson Martins e Escrivão Parma, votaram contra a criação da Comissão e defenderam a cautela nos assuntos relacionados a Santa Casa. “Temos de fiscalizar sim, mas com tato. As pessoas que estão na Santa Casa, trabalham muito para manter a instituição aberta”, lembrou Parma. “Como a Câmara já tem uma Comissão Permanente de Saúde, acredito que criando outra, teremos limitações”, comentou Martins.

O vereador Toninho Machado, defendeu o diálogo antes da formação da Comissão. “Eu, minha família, amigos e conhecidos somos muito bem atendidos na Santa Casa, que tem sido uma mãe – trabalhando via SUS – socorrendo a população. Não sou contra a formação da Comissão, mas a princípio, como temos total acesso a Santa Casa, principalmente com a diretoria, poderíamos convocar os diretores para um diálogo, até para sentir como está a situação, e se fosse o caso, abriríamos a Comissão”, disse Machado.

A vereadora Naiany Hruschka Salvadori defendeu a criação da Comissão. “A posição que ocupamos como fiscalizadores dos serviços prestados aos moradores de Campo Mourão, nos leva a dar um retorno a população quando aparecem situações como essas de reclamações nos atendimentos na Saúde”, destacou Naiany.

Com o voto favorável a implantação da Comissão, o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), justificou a sua decisão. “Temos sim de formar e trabalhar em conjunto com a secretaria de Saúde, com a própria Santa Casa, para buscar informações e levar para a população. Faremos uma parceria. Essa notícia do fechamento da maternidade da Santa Casa em muito me preocupa”, disse Pepita.  

Para o vereador Miltinho Cidade Nova, a Comissão Permanente de Saúde da Câmara, deveria fazer os trabalhos para solucionar os problemas, alvo das reclamações dos moradores. “Se existe uma Comissão no Legislativo, ela deveria fazer esse levantamento junto a Santa Casa e a secretaria de Saúde”, disse.

Trânsito em Campo Mourão será debatido na Câmara na manhã desta quarta-feira (20)

por Dirceu Portugal publicado 20/04/2022 08h34, última modificação 20/04/2022 08h34

Vereadores, especialistas em trânsito e a comunidade, debatem problemas e soluções para o trânsito em Campo Mourão, na manhã desta quarta-feira (20).

A audiência pública será realizada, de forma presencial, no plenário do Legislativo, a partir das 09 horas. Todo o debate poderá ser acompanhado, pela plataforma do Edemocracia, que permite a interação online com os participantes, basta acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/55

O crescimento no número de veículos circulando pela cidade e consequentemente o aumento de acidentes, um dos maiores nos últimos anos, fez o vereador, Marcio Berbet protocolar um requerimento na Câmara, aprovado em plenário por unanimidade dos parlamentares, solicitando uma audiência pública para debater os problemas e encontrar uma solução para melhorar o trânsito na cidade.       

Para debater o tema foram convidados, o prefeito Tauillo Tezelli, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Sminka, o secretário do Planejamento e engenheiro civil, Márcio Francisco Carraro Rocha, o comandante do 11º Batalhão da PM, tenente-coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, o Ministério Público, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, Ben-Hur Roberval, o representante da BRASMOOVE - PARE AZUL e um representante da empresa Melissa Turismo e Transporte, responsável pelo transporte urbano em Campo Mourão.

“O número de veículos vem aumentando em nossa cidade, com isso os casos de acidentes de trânsito têm sido maiores nos últimos anos. A audiência visa esclarecer, conscientizar e avançar a mobilidade urbana do município, minimizando por meio de um trânsito inteligente, acidentes por veículos motores, e também debater políticas públicas frente ao trânsito Municipal”, lembrou Berbet.

Conforme ele, o elevado número de acidentes com vítimas motivou a audiência. “Precisamos ouvir as autoridades no setor para sanar dúvida, programar acordo e levar a população uma resposta”.

Para o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), o assunto é de extrema importância e precisa ser debatido. “Precisamos conversar, trocar ideias e debater muito esse assunto para encontrar soluções para quem se desloca com veículos pela cidade e também para quem anda a pé. Precisamos pensar um trânsito que traga benefícios para ambas as partes”, lembrou Pepita.   

Segundo ele, para que haja um trânsito seguro, tem de haver conscientização. “Um trânsito inteligente se faz com a conscientização dos motoristas para o cuidado com a vida aliado a melhoria na mobilidade urbana”.

 

 

Nota de Pesar

por Dirceu Portugal publicado 19/04/2022 10h40, última modificação 19/04/2022 10h40
Pelo falecimento do ex-vereador João Alves

Trânsito em Campo Mourão será debatido em audiência pública na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 18/04/2022 11h26, última modificação 18/04/2022 11h26

Na próxima quarta-feira (20), vereadores, especialistas em trânsito e a comunidade, debatem problemas e soluções para o trânsito em Campo Mourão.

A audiência pública será realizada, de forma presencial, no plenário do Legislativo, a partir das 09 horas. Todo o debate poderá ser acompanhado, pela plataforma do Edemocracia, que permite a interação online com os participantes, basta acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/55

O crescimento no número de veículos circulando pela cidade e consequentemente o aumento de acidentes, um dos maiores nos últimos anos, fez o vereador, Marcio Berbet protocolar um requerimento na Câmara, aprovado em plenário por unanimidade dos parlamentares, solicitando uma audiência pública para debater os problemas e encontrar uma solução para melhorar o trânsito na cidade.       

Para debater o tema foram convidados, o prefeito Tauillo Tezelli, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Sminka, o secretário do Planejamento e engenheiro civil, Márcio Francisco Carraro Rocha, o comandante do 11º Batalhão da PM, tenente-coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, o Ministério Público, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, Ben-Hur Roberval, o representante da BRASMOOVE - PARE AZUL e um representante da empresa Melissa Turismo e Transporte, responsável pelo transporte urbano em Campo Mourão.

“O número de veículos vem aumentando em nossa cidade, com isso os casos de acidentes de trânsito têm sido maiores nos últimos anos. A audiência visa esclarecer, conscientizar e avançar a mobilidade urbana do município, minimizando por meio de um trânsito inteligente, acidentes por veículos motores, e também debater políticas públicas frente ao trânsito Municipal”, lembrou Berbet.

Conforme ele, o elevado número de acidentes com vítimas motivou a audiência. “Precisamos ouvir as autoridades no setor para sanar dúvida, programar acordo e levar a população uma resposta”.

Para o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), o assunto é de extrema importância e precisa ser debatido. “Precisamos conversar, trocar ideias e debater muito esse assunto para encontrar soluções para quem se desloca com veículos pela cidade e também para quem anda a pé. Precisamos pensar um trânsito que traga benefícios para ambas as partes”, lembrou Pepita.   

Segundo ele, para que haja um trânsito seguro, tem de haver conscientização. “Um trânsito inteligente se faz com a conscientização dos motoristas para o cuidado com a vida aliado a melhoria na mobilidade urbana”.

 

Câmara deve injetar R$ 195 mil na economia com antecipação de 50% do 13º

por Dirceu Portugal publicado 14/04/2022 15h25, última modificação 14/04/2022 18h00

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), acompanhando o prefeito Tauillo Tezelli, decidiu nesta quinta-feira (14), antecipar o pagamento de 50% do décimo terceiro salário para o próximo dia 17 de maio.

A antecipação do Legislativo irá beneficiar 60 servidores e injetar na economia da cidade cerca de R$ 195 mil.  “Esse dinheiro vai ajudar os servidores e com isso fomentar o comércio de Campo Mourão”, comentou Pepita.

A prefeitura irá injetar na economia cerca de R$ 6,2 milhões com o pagamento de R$ 4,4 milhões aos 2.634 servidores e R$ 1,8 milhões com a antecipação aos 928 aposentados e pensionistas. “Não é apenas um benefício aos servidores. Esse dinheiro extra vai fomentar o comércio, ajudando na economia da cidade. Como havia receita do IPTU e do IPVA reservada para o pagamento do 13º em julho, e esse dinheiro já estava disponível, o prefeito resolveu antecipar o pagamento de 50% do décimo terceiro”, explicou o secretário de Finanças e Orçamento, Aldecir Roberto da Silva.

 

 

Vereadores participam do anúncio de R$ 2,7 milhões em obras no Paulista

por Dirceu Portugal publicado 14/04/2022 13h45, última modificação 14/04/2022 13h45

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Edilson Martins, Marcio Berbet e Elvira Schen Lima participaram na manhã desta quinta-feira (14), no salão nobre da prefeitura, do anúncio da liberação, pelo governo do estado, de R$ 2,7 milhões para obras de pavimentação asfáltica em quatro ruas do bairro Jardim Paulista.

Ao todo serão 10,6 mil metros quadrados de ruas pavimentadas. O investimento do governo do estado em Campo Mourão foi anunciado pelo prefeito Tauillo Tezelli e pelo deputado estadual, Douglas Fabrício.

“São mais R$ 2,7 milhões de investimentos no bem estar, na tranquilidade e na qualidade de vida dos moradores do Jardim Paulista. Hoje é um dia especial, pois estamos anunciando obras que trarão benefícios a todos os moradores. Desde 2018, quando assumimos o mandato, iniciamos conversas com as lideranças do bairro, lembrando que o Legislativo, o prefeito junto com a secretaria de Planejamento, estavam trabalhando para conseguir recursos e realizar as obras. Esse dia chegou, para a alegria de todos”, comemorou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).

O processo de licitação da obra deve começar nos próximos dias. “A nossa receita não permite investimentos como esse, por isso dependemos de recursos do governo e do trabalho dos nossos representantes, no caso deste projeto, do deputado Douglas”, lembrou o prefeito Tauillo Tezelli. “Começamos a trabalhar nesse projeto em 2018 e desde então tivemos o apoio da comunidade e principalmente da Câmara de Vereadores para finalmente podermos anunciar hoje mais essa conquista”, completou o prefeito.

 

Câmara homenageia 80 anos da Catedral de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 13/04/2022 15h56, última modificação 13/04/2022 15h56

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram, por unanimidade, na última sessão ordinária, uma moção de congratulações ao bispo Dom Bruno Elizeu Versari, em comemoração aos 80 anos de criação da Paróquia São José, Catedral da Diocese de Campo Mourão e seu Jubileu de Nogueira.

“A criação da Paróquia São José, em Campo Mourão, no dia 8 de dezembro de 1942, apresentou se como um ponto de referência significativo para a organização eclesiástica na região mourãoense”, lembrou o vereador, Devanildo Parma Bassi (Escrivão Parma), autor da moção.

A homenagem, segundo Parma, é um reconhecimento pela importância da diocese e pelos trabalhos realizados em prol da comunidade de Campo Mourão. “É uma das maiores do estado do Paraná, sendo uma precursora de outras dioceses da nossa região. A honraria será entregue ao representante da diocese, ao bispo Dom Bruno Elizeu Versari”, disse Parma.

Vereador faz desabafo sobre atendimento na UPA

por Dirceu Portugal publicado 12/04/2022 17h09, última modificação 12/04/2022 17h09

O vereador Claudemir Macedo de Souza (Subtenente Macedo) utilizou o espaço da Palavra Livre, durante a sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, para fazer um desabafo sobre o mau atendimento presenciado na Unidade de Saúde Básica (UPA), na última sexta-feira (08).

De acordo com o parlamentar, ele chegou à unidade de Saúde para visitar um amigo e antes de entrar, foi questionado por moradores sobre a longa demora nos atendimentos. “Procurei a responsável pela UPA e antes de ser atendido, presenciei uma enfermeira ser extremamente grosseira e mal educada com um senhor que aguardava atendimento para o filho. O pai ainda comentou que caso reclamasse do mau atendimento da enfermeira, poderia ser preso por desacato”, disse.

Macedo lembra ainda, que tentou conversar com a enfermeira, mas foi mal atendido. “Ela me ignorou, virou as costas e fechou a porta. Entendo que a demanda é grande, ninguém está fazendo o favor em atender os pacientes. Todos os funcionários recebem salários – pagos pela população – e deveriam atender bem os pacientes”, lembrou Macedo. “Já recebi inúmeras denúncias de mau atendimento na UPA, lamentável essas situações. Vamos conversar com o prefeito e com o secretário de Saúde para tentar uma solução para tudo isso”, afirmou Macedo.

O vereador Tio Leco, também comentou a respeito dos atendimentos na unidade de Saúde. “O paciente precisa de urgência no atendimento, mas o funcionário está em conversas no aplicativo de mensagens instantânea (whatsApp). Os moradores não podem ser tratados com tamanho desprezo, esperando horas nas filas. Ou pior ainda, esperar que o funcionário ou o médico termine a conversa no whatsApp. Seria importante a proibição do celular para os profissionais da Saúde em atendimentos a população”, disse Leco.

O vereador Marcio Berbet lembrou as necessidades dos moradores quando se dirigem a UPA. “Quando um morador vai até a unidade de Saúde, ele precisa de atendimento, não vai para brincar. O atendimento não é gratuito, todos pagam para ter um atendimento de excelência. Se é tão ruim, porque tanto médicos atendem pelo SUS?”, indagou Berbet.

Parlamentares de CM votam pauta de trabalhos nesta terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 08/04/2022 09h45, última modificação 12/04/2022 07h45

Na próxima segunda e terça-feira, 11 e 12 respectivamente, os vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (12), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar todo o debate em casa, através do link https://youtu.be/Dmfab0h30y4. Para assistir a sessão na terça-feira, os moradores devem acessar o link https://youtu.be/oVPnkzB_pd4

Pelo roteiro dos trabalhos em plenário, será apresentado aos parlamentares, no início da sessão, dois projeto de Lei – de autoria dos vereadores Marcio Berbet e Paulo Pilatte - 10 requerimentos, 123 indicações e quatro indicações legislativas, uma moção, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual - em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão - e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município.

A moção, de autoria do vereador Escrivão Parma, com a assinatura dos parlamentares, Bina, Toninho Machado, Naiany Hruschka Salvadori, Jadir Soares Pepita, Marcio Berbet, Elvira Lima, Tucano, Paulo Pilatte, Miltinho Cidade Nova, Edilson Martins, Tio Leco e Subtenente Macedo, irá prestar homenagem ao bispo Dom Bruno Elizeu Versari, em comemoração aos 80 anos de criação da paróquia São José, Catedral da Diocese de Campo Mourão e seu jubileu de Nogueira.

Após o espaço da Palavra Livre, serão apresentados aos vereadores quatro projetos de Leis, de autoria do Executivo. Um deles, resultado de uma Indicação Legislativa do parlamentar Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), institui a obrigatoriedade da emissão de um certificado de qualidade do asfalto em loteamentos em Campo Mourão.

Audiência pública irá debater problemas e soluções do trânsito em Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 06/04/2022 16h10, última modificação 07/04/2022 10h10

No próximo dia 20, vereadores, especialistas em trânsito e a comunidade, debatem no plenário do Legislativo, às 09 horas, os problemas e as soluções para o trânsito em Campo Mourão.

O crescimento no número de veículos circulando pela cidade e consequentemente o aumento de acidentes, um dos maiores nos últimos anos, fez o vereador, Marcio Berbet protocolar um requerimento na Câmara, aprovado em plenário por unanimidade dos parlamentares, solicitando uma audiência pública para debater os problemas e encontrar uma solução para melhorar o trânsito na cidade.       

Para debater o tema foram convidados, o prefeito Tauillo Tezelli, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Sminka, o secretário do Planejamento e engenheiro civil, Márcio Francisco Carraro Rocha, o comandante do 11º Batalhão da PM, tenente-coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, o Ministério Público, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, Ben-hur Roberval, o representante da BRASMOOVE - PARE AZUL e um representante da empresa Melissa Turismo e Transporte, responsável pelo transporte urbano em Campo Mourão.

“O número de veículos vem aumentando em nossa cidade, com isso os casos de acidentes de trânsito têm sido maiores nos últimos anos. A audiência visa esclarecer, conscientizar e avançar a mobilidade urbana do município, minimizando por meio de um trânsito inteligente, acidentes por veículos motores, e também debater políticas públicas frente ao trânsito Municipal”, lembrou Berbet.

Conforme ele, o elevado número de acidentes com vítimas motivou a audiência. “Precisamos ouvir as autoridades no setor para sanar dúvida, programar acordo e levar a população uma resposta”.

A audiência pública será realizada, de forma presencial, no plenário do Legislativo, a partir das 09 horas, mas poderá ser acompanhada, pela plataforma do Edemocracia, que permite a interação online com os debatedores, basta acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/55

Para o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), o assunto é de extrema importância e precisa ser debatido. “Precisamos conversar, trocar ideias e debater muito esse assunto para encontrar soluções para quem se desloca com veículos pela cidade e também para quem anda a pé. Precisamos pensar um trânsito que traga benefícios para ambas as partes”, lembrou Pepita.   

Segundo ele, para que haja um trânsito seguro, tem de haver conscientização. “Um trânsito inteligente se faz com a conscientização dos motoristas para o cuidado com a vida aliado a melhoria da mobilidade urbana”.

Especialistas, técnicos e vereadores da Câmara de CM debatem autismo

por Dirceu Portugal publicado 01/04/2022 15h47, última modificação 01/04/2022 15h47

Por cerca de duas horas, vereadores, secretários, especialistas e membros da comunidade de Campo Mourão, debateram nesta sexta-feira (01), no plenário do Legislativo, políticas públicas para intervenção precoce no tratamento e desenvolvimento das crianças, com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Participaram também da audiência pública, o autor da proposta da audiência, Marcio Berbet e os parlamentares Tio Leco, Edilson Martins, Bina, Elvira Maria Schen Lima, Naiany Bolognesi Hruschka Salvadori, Claudemir Macedo de Souza (Subtenente Macedo), Paulo Pilatte e o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita).

A audiência pública foi uma proposta do vereador Marcio Berbet pela preocupação com o aumento de casos de crianças diagnosticada com (TEA), em Campo Mourão. “Uma das propostas é que seja adotada no município, o símbolo da ONU por conta de que há muitas deficiências que não são visíveis. A nossa preocupação é com as crianças, com a Educação, com a fase da adolescência e, principalmente com a fase adulta das pessoas com autismo. Como será inserida no mercado de trabalho, na prática de esportes entre outras questões que temos em relação ao autista, que necessita de uma atenção especial. Por conta de todos esses itens citados e que estamos reunidos, na tentativa de buscar soluções e também debater sobre o TEA para que aqui seja uma cidade com tratamento diferenciado em relação a criança com autismo, que amanhã será um adolescente e depois um adulto”, disse Berbet.

Ele comentou ainda sobre questões preocupantes sobre o futuro de portadores do TEA. “Qual será a oportunidade que nós e a cidade iremos proporcionar ao autista. Sabemos que o diagnóstico e tratamento precoce entre outros, podem colaborar para trazer essas crianças mais próximo de uma pessoa normal, e essas deficiências e essas necessidades serem melhoradas para poder incluir essas crianças em uma sociedade que a trate não como uma pessoa com deficiência, e sim como uma pessoa normal, igual a nós”, lembrou Berbet.

Uma das ações na explanação do secretário de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, durante a audiência pública, foi a da implantação do Centro Especializado no Atendimento a Pessoas com Transtornos do Espectro Autista (AMPARA), que irá oferecer atendimento multidisciplinar, individual e em grupos, treinamentos e visitas, além de orientar e capacitar familiares e cuidadores. Uma das características do Centro será de conscientizar a sociedade sobre o autismo e a importância do tratamento.  “O AMPARA é um sonho que está se tornando realidade para ajudar as pessoas com transtornos do espectro autista”, disse Santos.

A secretária de Educação, Tânia Aparecida Caetano Pinto Silveira, lembrou que a preocupação com o autismo começa desde os primeiros sinais, no berçário. “Hoje não estamos mais sozinhos, há uma rede interligada para nos dar um amparo, um suporte no tratamento das questões relacionadas as pessoas com autismo”, comentou.

Um programa criado em 2018 em parceria com a APAE, para detecção e intervenção precoce quando há sinais indicativos em crianças entre 4 e 18 meses atendidas nos CMEIs. “Se for necessário fazemos encaminhamento para intervenção para trabalhar as áreas que apresentam algum tipo de dificuldade”, disse Silveira.

A audiência pública teve por objetivo debater as dificuldades que uma criança dentro do espectro autista possui, e também conversar sobre Políticas Públicas para a realização de intervenções precoce no tratamento e no desenvolvimento da criança. “Hoje estamos dando mais um passo importantíssimo debatendo as questões para ajudar pessoas com TEA. O AMPARA também faz parte das nossas conquistas no tratamento dos transtornos do espectro autista. O Legislativo estará sempre a disposição para ajudar, principalmente a APAE com seu quatro técnico e especialista no cuidado com as crianças, adolescentes e adultos do município. Gratidão é a palavra para agradecer a APAE”, comentou o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita).   

 

Vereadores participam do ciclo de palestras do TRE Paraná

por Dirceu Portugal publicado 31/03/2022 15h34, última modificação 31/03/2022 15h34

Os vereadores Edilson Martins e Ibneias Teixeira (Bina), participaram nesta quinta-feira (31), no Auditório Miguel Kfouri, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Campo Mourão, de uma reunião com juízes e juízas eleitorais para apresentação de painéis sobre voto eletrônico, segurança institucional e comunicação social.

O ciclo de palestras foi comandado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, pela juíza diretora do Fórum eleitoral de Campo Mourão, Luiza Terezinha Grasso Ferreira e pelo diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Valcir Mombach.

“Nosso dever maior em frente a Justiça Eleitoral é o de fazer valer a confiança e levar a informação correta, combatendo a desinformação, as Fake News. Nosso sistema de votação é seguro, rápido eficiente e o mais importante, transparente. Espero que esse encontro seja para plantar uma semente de esperança e otimismo na nossa luta contra a desinformação”, disse Moura.

O presidente do Tribunal Eleitoral acredita que o pleito de outubro de 2022 será difícil. “será um pleito difícil, por isso precisamos organizar e preparar uma eleição que seja totalmente transparente e segura. Somos servidores e temos que servir bem à sociedade. Toda eleição é trabalhosa e nós já estamos preparados para essa missão com excelência”, comentou.

Para o vereador Edilson Martins, o ciclo de debates com especialistas foi importante para demonstrar que o pleito é e será seguro. “Fico satisfeito em ter representado o Legislativo nesse ciclo de palestras direcionado a um tema de extrema importância a todos nós. O voto eletrônico é mais rápido, seguro e diferente do sistema antigo. Temos de avançar com a ajuda da tecnologia e não voltar no tempo”, comentou.

O vereador Ibneias Teixeira (Bina), acredita que a iniciativa do TRE foi válida pela troca de informações neste ano eleitoral. “No ciclo de palestras foram debatidos todos os temas de extrema importância para a comunidade de Campo Mourão, levando em conta que este ano é período eleitoral”, lembrou.

Câmara de CM debate políticas pública para TEA em audiência na próxima sexta-feira (01)

por Dirceu Portugal publicado 30/03/2022 17h35, última modificação 30/03/2022 17h35

Na próxima sexta-feira (01), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, autoridades e especialistas debatem políticas públicas para intervenção precoce no tratamento e desenvolvimento das crianças, com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A audiência pública será realizada, de forma presencial, no plenário do Legislativo, a partir das 09 horas e poderá ser acompanhada, pela plataforma do Edemocracia, que permite a interação online com os debatedores, basta acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/54

“O número de casos de crianças diagnosticada com (TEA) vem aumentando em Campo Mourão e por conta disto, o requerimento protocolado no Legislativo para a realização da audiência pública, tem por objetivo debater as dificuldades que uma criança dentro do espectro autista possui, e também conversar sobre Políticas Públicas para a realização de intervenções precoce no tratamento e desenvolvimento da criança”, comentou o vereador Marcio Berbet, autor do requerimento para a realização da audiência pública.

Para debater o assunto foram convidados, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, o secretário de Saúde, Sergio Henrique dos Santos, a secretária de Educação, Tânia Aparecida Caetano Pinto Silveira, o promotor de proteção aos Direitos do Consumidor de Campo Mourão, Marcos José Porto Soares e representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

“Por conta do aumento de casos é necessário a audiência para ouvir os especialistas e autoridades envolvidas com o assunto para esclarecer dúvidas, programar acordo e levar a população uma resposta”, lembrou Berbet.

Vereadores participam da inauguração da pavimentação da Vila Guarujá

por Dirceu Portugal publicado 25/03/2022 22h04, última modificação 25/03/2022 22h04

Janaina Lopes, de 24 anos, moradora na Vila Guarujá, lembra como era desgastante sair de casa em dias chuvosos. Antes de sair de casa, ela envolvia o tênis ou o sapato em uma sacola plástica e se aventurava em meio ao barro, até o ponto do ônibus. “A gente entrava na lotação, tirava a sacola, mas não resolvi muito, sujava a roupa e o calçado do mesmo jeito. Era um sacrifício”, lembra.

Lopes conta também que os carros apresentavam problemas e sempre estavam na oficina. “Tinha buraco esperando lugar na rua, agora ficou ótimo com asfalto em frente de casa. Demorou mais saiu”, brinca.

Na tarde desta sexta-feira (25), o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Toninho Machado e Edilson Martins entregaram, junto com o prefeito Tauillo Tezelli, as obras de pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro, distante cerca de cinco quilômetros do centro de Campo Mourão.

“Os vereadores não mediram esforços para aprovar o projeto que dava condições para que a prefeitura realizasse o empréstimo, para pavimentar a Vila Guarujá. Essa obra mudou a vida dos moradores e principalmente, está proporcionando qualidade de vida à toda comunidade. É uma reivindicação antiga que hoje se tornou realidade”, comentou Pepita. “A Câmara lutou incansavelmente para que essa obra fosse realizada”, frisou o presidente da Câmara.

Elisangela Timoteo em seus 20 anos de Vila Guarujá não recorda as vezes que deixou as janelas e as portas abertas. O varal de roupas sempre teve de ficar dentro de casa. “Quando passava um carro na frente de casa, levantava um poeirão e sujava tudo. Era impossível deixar portas e janelas abertas. O varal ficava no quarto onde pegava sol, se colocasse para fora, tinha de lavar a roupa de novo”, contou. “Hoje posso deixar tudo aberto e o varal para fora de casa. Foi uma benção esse asfalto”, disse Timoteo.

Toda a pavimentação, incluindo as obras de emissários, galerias, sinalização de trânsito e paisagismo, teve investimento que ultrapassam os R$ 7 milhões. “Os recursos vieram do governo federal, via financiamento pela Caixa Econômica. Além do asfalto, a comunidade foi contemplada com várias outras melhorias, como anti-pó no trecho de acesso ao centro da cidade pela BR 158”, disse o prefeito Tauillo Tezelli.

O bairro já foi conhecido, no passado, por ser o local onde era depositado o lixo da cidade, até ser construído o aterro sanitário em uma área rural. “Os moradores da Vila Guarujá eram descriminados por morar no ‘lixão’. Agradeço a Deus por tudo ter mudado. Só gratidão a tudo de bom que aconteceu na Guarujá”, contou Adelaide Ferreira, de 75 anos, que reside há 46 na comunidade.

O loteamento foi formado há mais de 40 anos e conta com aproximadamente 400 lotes. Deste total, apenas 79 possuíam escritura e matrícula do processo de usucapião. Outros 232 foram regularizados pela prefeitura em razão da maioria das famílias não dispor de condições financeiras.

“Hoje é um dia histórico para a comunidade da Vila Guarujá e para nós vereadores. Colaboramos com a obra da pavimentação, na reforma do CMEI e tantas outras que ainda estão por vir”, destacou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).

Edilson Martins entrega moção a pastor da Assembleia de Deus

por Dirceu Portugal publicado 25/03/2022 10h38, última modificação 25/03/2022 10h38

O vereador Edilson Martins - representando os parlamentares da Câmara de Campo Mourão – entregou na noite da última quinta-feira (24), uma moção de congratulação ao pastor, José Anunciação dos Santos, em comemoração aos seus 91 anos. A honraria foi entregue na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Campo Mourão, na presença de diversas autoridades e centenas de fieis.  

“É uma singela homenagem ao pastor que muito fez em prol da comunidade de Campo Mourão e região. São 91 anos marcados pelo excelente trabalho, pela Fé, determinação e responsabilidade”, lembrou Edilson Martins, autor da moção ao pastor.

Aos 91 anos, o ex-presidente da Assembleia de Deus em Campo Mourão, pastor José Anunciação dos Santos, coleciona títulos de Cidadão Honorário de Campo Mourão e do Paraná.

Câmara entrega homenagem a pastor nesta quinta-feira (24)

por Dirceu Portugal publicado 24/03/2022 15h20, última modificação 24/03/2022 15h18

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na noite desta quinta-feira (24), às 20h30, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Campo Mourão, uma moção de congratulação ao pastor, José Anunciação dos Santos, em comemoração aos seus 91 anos.  

A homenagem será entregue nas dependências da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Rua Araruna, 88, no centro da cidade. “É uma singela homenagem ao pastor que muito fez em prol da comunidade de Campo Mourão e região. São 91anos marcados pelo excelente trabalho, pela Fé, determinação e responsabilidade”, disse o vereador, Edilson Martins, autor da moção ao pastor.

Aos 91 anos, o ex-presidente da Assembleia de Deus em Campo Mourão, pastor José Anunciação dos Santos, coleciona títulos de Cidadão Honorário de Campo Mourão e do Paraná.

Prefeito sanciona Lei Setembro Lilás de Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano)

por Dirceu Portugal publicado 24/03/2022 14h20, última modificação 24/03/2022 14h55

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli sancionou na segunda quinzena deste mês, a Lei de autoria do vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), que institui a campanha Setembro Lilás, para ajudar nos cuidados com a Saúde da terceira idade em Campo Mourão.

No mês de setembro, segundo Tucano, irão acontecer ações - da prefeitura com suas secretarias – voltadas a promover ações à população da terceira idade. “No mês de setembro na Campanha Setembro Lilás serão desenvolvidas ações de prevenção de doenças, promoção à saúde direcionada a melhoria da qualidade de vida dos idosos e conscientização da sociedade para questões referentes à saúde física e mental dos idosos”, disse.

Tucano lembrou que o mês de setembro foi escolhido por ser o mês de cuidados aos idosos. “Considerando que 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Idoso e a cor lilás representa e simboliza respeito e dignidade, a Campanha será uma forma de cuidado e respeito com a população da terceira idade, em Campo Mourão”, comentou Tucano.

Ainda, segundo a Lei sancionada pelo prefeito, o Poder Executivo, através da Secretaria ou Órgão competente, poderá celebrar convênios e parcerias com organizações, entidades e a iniciativa privada, para atender a terceira idade.

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), parabenizou o parlamentar pela iniciativa em propor a Lei de maiores cuidados com os idosos. “Foi uma iniciativa brilhante do vereador Tucano, que visa dar mais atenção aos nossos idosos”.

 

Município conquista equipamento de 13,5 toneladas, após requerimento do presidente da Câmara

por Dirceu Portugal publicado 23/03/2022 16h02, última modificação 23/03/2022 16h02

Através de um requerimento do presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), e das articulações do deputado estadual Douglas Fabricio e do prefeito Tauillo Tezelli, o município recebeu na tarde desta quarta-feira (23), uma máquina pesando 13,5 toneladas que irá beneficiar moradores das comunidades rurais e pequenos, médios e grandes produtores rurais de Campo Mourão.

O rolo compactador vibratório autopropelido custou cerca de R$ 550 mil, recurso do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos municípios do Paraná. “Fiz um requerimento, aprovado por unanimidade dos vereadores, levei a Curitiba e em uma audiência com o deputado Douglas Fabrício e solicitei a ele um rolo compactador de 13,5 toneladas para ajudar nas reformas e manutenções das nossas estradas rurais”, comentou Pepita. “O maquinário não foi uma promessa do deputado e sim, uma realidade que o município ganha com essa parceria entre Poder Legislativo, Executivo e o governo do estado, através do deputado”, lembrou o presidente da Câmara, durante a cerimonia de entrega das chaves do maquinário. O vereador Edilson Martins também participou da entrega das chaves.

Conforme o deputado, o equipamento entrou como emenda parlamentar direcionada para Campo Mourão. “Graças a nossa articulação, do presidente da Câmara e do prefeito, junto ao governador, conquistamos esse importante maquinário para o município”.

Para o prefeito Tauillo Tezelli, o equipamento será útil para a cidade e para o campo. “O município não tem muitos maquinários, aos poucos estamos equipando a cidade, mas para isso precisamos do governo do estado. O presidente da Câmara fez o pedido ao deputado que viabilizou essa importante máquina que em muito vai contribuir nos trabalhos, principalmente, de recuperação das nossas estradas rurais”, frisou.         

Vereador pede à população para denunciar depredações e furtos em espaços públicos

por Dirceu Portugal publicado 22/03/2022 17h20, última modificação 22/03/2022 17h20

Na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, o vereador Ibneias Teixeira (Bina) utilizou o espaço da Palavra Livre para pedir a colaboração da população quanto às depredações e furtos em espaços públicos, que mensalmente oneram os cofres do município. “A população tem de ajudar fazendo denúncias quando perceber a destruição ou furto do patrimônio público”, pediu Bina.

Em seu pronunciamento, o parlamentar lamentou a situação encontrada no Parque do Jardim Modelo, durante uma visita às obras que estão sendo realizadas no local. “As luminárias estavam montadas, mas infelizmente toda a fiação foi roubada. Ficamos tristes, pois seria um lugar de lazer, um espaço para a população se divertir, mas a minoria acaba estragando tudo isso. Temos de chamar a atenção de toda a população, pois nós - sendo a maioria - não podemos permitir ou deixar que a minoria estrague os espaços públicos e toda a nossa cidade”, lembrou Bina.

Segundo ele, as depredações e furtos acontecem em diversas áreas públicas, incluindo escolas e postos de Saúde. “Não foi somente no Parque que esse tipo de ação ocorreu. Estamos presenciando esse tipo de selvageria, de depredações e furtos em postos de Saúde, em escolas e em diversas outras áreas. Peço a toda à população que nos ajude, avisando quando perceber qualquer movimentação estranha direcionada a destruição ou furto do patrimônio público. Precisamos identificar essas pessoas para que os espaços não sejam totalmente destruídos”.

Para o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), as denúncias ajudam no trabalho da polícia na identificação dos autores das depredações e furtos. “Os moradores tem de colaborar para que tenhamos espaços públicos em perfeitas condições de uso, proporcionando bem estar a todos. É uma união de forças em prol do bem comum”, disse.   

Câmara aprova projeto do Colar de Girassol

por Dirceu Portugal publicado 21/03/2022 16h25, última modificação 21/03/2022 16h32

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade - em primeiro turno de discussão e votação - nesta segunda-feira (21) em sessão ordinária, o projeto de Lei 07/2022, de autoria do vereador Tio Leco, que estabelece o uso do Colar de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas, em Campo Mourão.  

São classificadas por doenças ocultas, o autismo, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa, fobias relacionadas a voos e a síndrome de Tourette, transtorno neuropsiquiátrico caracterizado por tiques súbitos e repetitivos, em geral motores (como piscar e contrair os músculos da face). Em alguns casos, os tiques se manifestam através de gritos, palavrões ou gestos considerados inadequados. As principais características dessas deficiências estão relacionadas à interação social, comunicação (verbal e não verbal), comportamentos restritivos e destemperos emocionais.

De acordo com o vereador, autor da proposta aprovada, a ideia e a iniciativa da apresentação projeto partiu de uma moradora de Campo Mourão, portadora da Síndrome de Tourette, doença rara e sem cura, mas que tem tratamento. “A moradora conta que começou a desenvolver os primeiros sintomas aos 14 anos em 2004, mas só conseguiu diagnostico em 2019 aos 29 anos, depois de diversas tentativas infelizes a diversos médicos, fazendo tratamentos errôneos, até encontrar finalmente seu diagnostico. Hoje faz uso de medicamentos adequados para amenizar as crises”.

Tio Leco conta, que a moradora busca inclusão, respeito e compreensão social e para isso quer alcançar o máximo de pessoas, com informações sobre a Síndrome de Tourrette. “O Cordão existe para facilitar a identificação das pessoas que tem alguma doença oculta”, disse.

Segundo ele, é importante o uso do Cordão Girassol para pessoas com deficiência ocultas. “O Cordão tem como principal objetivo auxiliar a identificação de pessoas com deficiências ocultas em estabelecimentos. Ele é composto por uma faixa estreita verde e estampada com figuras de girassóis para sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a indivíduos com deficiências. Quando uma pessoa com o Cordão Girassol é identificada, as equipes de atendimento devem priorizar a assistência a essa pessoa”.

Para o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), o projeto aprovado vai beneficiar as pessoas com deficiências ocultas. “O projeto é de fundamental importância para dar mais tranquilidade e segurança às pessoas com deficiências ocultas”, comentou.

 

 

Ações do documento