Notícias

por Interlegis — publicado 13/06/2018 08h16, última modificação 29/09/2022 10h54
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Cama Patente é beneficiada com perfuração de poço artesiano

por Dirceu Portugal publicado 03/09/2021 11h01, última modificação 03/09/2021 11h01

Através de uma indicação do presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), os moradores da comunidade de Cama Patente começam - nos próximos dias – a utilizar a água do poço artesiano, perfurado por quatro funcionários da autarquia do governo do estado, Instituto Água e Terra (IAT).

A comunidade, com cerca de 40 famílias, passa a contar com uma vazão estimada de 15 mil litros por hora, de um poço com profundidade de 120 metros. Toda essa água disponível à comunidade animou a moradora Dirce Montilha Alves, que reside na comunidade há 36 anos e faz a limpeza do salão comunitário. “O poço caseiro não vencia, estava com muito pouca água, agora com o poço artesiano, até compramos uma lavadora de alta pressão para ajudar na limpeza do salão”, comentou.

Segundo ela, antes da perfuração do poço artesiano, era um sacrifício fazer a limpeza no salão. “Tínhamos de encher o tanque do trator ou carregar os tambores e dar um jeito de levar até o salão. Agora tudo irá ficar mais fácil e prático. Além desse benefício, o poço irá ajudar os agricultores que necessitam de água para fazer aplicações nas lavouras”. 

Para o presidente da Câmara, a perfuração do poço irá beneficiar todos os moradores em suas atividades. “Era uma necessidade da comunidade, que está muito satisfeita com a obra, pois irá beneficiar todos”, lembrou Pepita.

Poder Executivo sanciona Dia municipal da Pesca

por Dirceu Portugal publicado 02/09/2021 09h14, última modificação 02/09/2021 09h14

A prefeitura de Campo Mourão publicou no órgão oficial eletrônico, na edição extraordinária, a sanção da Lei 4221, de agosto de 2021, que institui o Dia municipal da Pesca, a ser comemorado anualmente no dia 1º de Maio. A Lei, de autoria do vereador Paulo Pilatte, foi sancionada pelo prefeito Tauillo Tezelli e começa a valer a partir da sua publicação no diário oficial.

O projeto transformado em Lei, aprovado por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, tem por objetivo incentivar a prática de forma consciente e responsável. “Bem como da importância em manter um meio ambiente ecologicamente equilibrado e protegido”, comentou Pilatte.

O autor da Lei lembrou que a cidade de Campo Mourão é cercada por lagos e rios, os quais fomentam a pesca esportiva e artesanal. “A sanção da Lei, instituindo no calendário oficial, o dia municipal da Pesca, além de incentivar o lazer, estimulará a prática de atividades de interação com a natureza”, disse Pilatte.

 

Câmara participa da abertura da Semana da Pátria

por Dirceu Portugal publicado 01/09/2021 09h57, última modificação 01/09/2021 09h57

A vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, vereadora Naiany Hruschka Salvadori, representou o Poder Legislativo, na manhã desta quarta-feira (01), durante a cerimônia da Semana da Pátria, em comemoração ao aniversário da Independência do Brasil. Os vereadores Bina, Paulo Pilatte e Escrivão Parma também participaram das comemorações cívicas.  

O ato cívico foi realizado em frente ao prédio da prefeitura de Campo Mourão, às 8 horas, com a presença de autoridades, do 11º BPM, Tiro de Guerra, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de alunos do colégio cívico-militar Marechal Rondon e do Colégio Militar Unicampo.

“É um momento muito importante para a sociedade brasileira, de exercer o patriotismo, reforçando o papel do civismo e da cidadania. Comemorar a semana da Pátria é enaltecer um momento da história que foi determinante para a nossa nação”, destacou a vice-presidente da Câmara, Naiany Hruschka.

Durante o evento, o Hino Nacional Brasileiro foi executado por um grupo de professores da Casa da Música Rosemary Albuquerque, e a bandeira do Brasil hasteada pelo prefeito Tauillo Tezelli, do Paraná, pela vice-presidente da Câmara, Naiany Hruschka e de Campo Mourão, pelo diretor do Fórum da Comarca, juiz Rui Cruz.

Por conta da pandemia do Covid-19, o município não irá realizar o desfile de 7 de setembro.

 

 

Andamento do Paraná Trifásico deixará moradores rurais animados, diz Tio Leco

por Dirceu Portugal publicado 31/08/2021 10h24, última modificação 31/08/2021 10h24

A Agência Estadual de Notícias, órgão de comunicação do Palácio Iguaçu, divulgou informações sobre o andamento, em Campo Mourão, das obras de implantação do Programa da Copel Paraná Trifásico, de construção de novas redes para fortalecer o sistema de distribuição de energia nas áreas rurais. De acordo com a agência, já há 243 quilômetros de redes trifásicas concluídas e outros 74 quilômetros projetados em execução.

A informação deixou o vereador de Campo Mourão, Tio Leco, animado. Recentemente o parlamentar enviou um requerimento ao governador Ratinho Junior e à Companhia Paranaense de Energia (Copel), solicitando informações sobre o andamento e as previsões do programa Paraná Trifásico. “A maioria das propriedades rurais hoje tem energia monofásica, e é de suma importância a mudança para trifásica. Além do reparo dos equipamentos ser de menor valor, aumenta a capacidade de energia da propriedade rural, facilitando assim a vida do agricultor para que ele possa implementar mais tecnologia na sua produtividade”, lembrou Tio Leco.

Leco comentou ainda, que moradores de áreas rurais estavam esperando por boas notícias do Programa Paraná Trifásico. “Eles ficarão animados com essas informações. Será melhoria de vida no campo”, disse.

Lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em 2019, o Paraná Trifásico prevê investimentos totais de R$ 2,1 bilhões em obras até 2025. Só para 2021 o montante previsto é de R$ 1,2 bilhão.

Pelo programa, toda a espinha dorsal da rede de distribuição na área rural está sendo trifaseada, substituindo a tecnologia monofásica existente. Além de garantir energia de mais qualidade e com maior segurança, o programa proporciona o acesso do produtor rural à rede trifásica a um custo muito inferior ao que hoje é pago.

Junto com o Paraná Trifásico outras iniciativas estão em andamento na região de Campo Mourão, com o objetivo de tornar a rede elétrica cada vez menos sujeita a interferências e desligamentos. Neste sentido, uma estação de chaves foi construída no município de Nova Tebas, a fim de aproximar a transformação de tensão da energia elétrica e as unidades consumidoras finais.

Outra frente importante de ações está nos investimentos em automação, como em equipamentos instalados recentemente em Farol e Luiziana. Na área urbana de Campo Mourão, também há obras em andamento para a instalação de um sistema de autorrecuperação que identifica a origem do desligamento e religa automaticamente os trechos não afetados diretamente, sem a necessidade de intervenção humana.

Instalação de ponto de ônibus no centro de CM é solicitada por vereador

por Dirceu Portugal publicado 30/08/2021 10h21, última modificação 30/08/2021 10h21

O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), protocolou uma indicação - aprovada na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão - solicitando ao Poder Executivo, a instalação de um ponto de ônibus, através do Programa de Planejamento Urbano do município.  

Segundo Tucano, a instalação da parada do transporte coletivo urbano com banco e cobertura será realizada na Avenida Guilherme de Paula Xavier no trecho entre a Rua Cruzeiro do Oeste e a Rua Peabiru, no centro da cidade. “É uma reivindicação da população e que vai atender todos os moradores que transitam pelo centro da cidade”.

Câmara aprova projeto de Lei criando Dia municipal da Pesca

por Dirceu Portugal publicado 27/08/2021 09h26, última modificação 27/08/2021 09h26

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na última sessão ordinária, o projeto de Lei 49, criando o Dia municipal da Pesca, a ser comemorado anualmente no dia 1º de Maio.

De autoria do vereador Paulo Pilatte, o projeto tem por objetivo incentivar a pratica de forma consciente e responsável. “Bem como da importância em manter um meio ambiente ecologicamente equilibrado e protegido”, lembrou Pilatte.

Segundo ele, Campo Mourão é envolto por lagos e rios, os quais fomentam a pesca esportiva e artesanal. “Instituir no calendário oficial de datas e eventos o dia municipal da Pesca, além de incentivar o lazer, estimulará a prática de atividades de interação com a natureza”.

A Lei entra em vigor na data de sua publicação pelo diário oficial do município.

Nota de pesar

por Dirceu Portugal publicado 26/08/2021 15h34, última modificação 26/08/2021 15h34

Vereador pede informações sobre vacinação em adolescentes

por Dirceu Portugal publicado 25/08/2021 16h23, última modificação 25/08/2021 16h23

O vereador Edilson Martins protocolou um requerimento de urgência - aprovado na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão - solicitando informações junto ao governo do estado e aos deputados estaduais e federal, sobre a vacinação contra COVID-19 para adolescentes com ou sem comorbidades.

De acordo com o parlamentar, a vacinação para adolescentes com, ou sem comorbidades na faixa etária de 12 a 17 anos, vem acontecendo em diversas cidades brasileiras das seguintes formas: sem comorbidades: Boa Vista (RR), Manaus (AM), Rio Branco (AC), São Luis (MA), Campo Grande (MS) e com comorbidades; Brasília, São Paulo, Macapá e Porto Alegre.

“Considerando que no Paraná e em Campo Mourão existem milhares de adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos com diversos tipos de comorbidades, como os portadores de Diabetes Mellitus - tipo 1, DM1, existe no estado um plano de abrangência para Campo Mourão sobre a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos com, ou sem comorbidades. Qual a previsão para a realização da imunização contra o COVID-19 nestes adolescentes”.

Martins lembrou que o requerimento de urgência foi articulado devido a grande preocupação de pais que tem filhos com comorbidades. “O vírus da COVID-19 é extremamente agressivo e tem causado milhares de mortes em todo país, e essa é a preocupação dos familiares, pois em pessoas com comorbidades, esta preocupação é ainda maior” frisou Martins.

Câmara de CM entrega boina verde ao Tiro de Guerra

por Dirceu Portugal publicado 25/08/2021 10h37, última modificação 25/08/2021 10h37

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), participou na manhã desta quarta-feira (25), no Tiro de Guerra, da formatura de duas turmas (Bravo e Alfa) e da entrega da boina verde, aos atiradores de 2021, que completaram o período de instruções nas Forças Armadas. Durante o evento, os atiradores prestaram juramento à bandeira.   

As cerimônias aconteceram às 06h30 e 07h30 no pátio da instituição com missão de zelar pela defesa da Pátria, que no próximo dia 29, completa 21 anos de fundação em Campo Mourão.

“A criação do Tiro de Guerra foi uma forma de evitar que os jovens de Campo Mourão tivessem de sair da cidade para prestar o serviço militar obrigatório”, comentaram o prefeito Tauillo Tezelli e o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).

 

 

Vereador pede explicações à Copel por queda de energia no Pio XII

por Dirceu Portugal publicado 24/08/2021 16h40, última modificação 24/08/2021 16h40

O vereador Antônio Machado protocolou um requerimento de urgência - aprovado na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão - solicitando informações junto a Companhia Paranaense de Energia (Copel), sobre as constantes quedas de energia elétrica no bairro Jardim Pio XII.

Segundo o vereador, as quedas de energia ocorrem diariamente a partir das 18 horas para os moradores da Rua Nossa Senhora Aparecida, no trecho compreendido entre as Ruas Lemos do Prado e Vera Cruz, entre os números 922 até 1154.

“Os munícipes relatam que as instabilidades têm ocorrido com frequência, deixando as residências totalmente às escuras ou com energia fraca, o que tem aumentado o número de lâmpadas queimadas. Eles também estão preocupados com possíveis danos nos eletrodomésticos e eletroeletrônicos”, comentou Machado.

Câmara de CM retorna com público nas sessões ordinárias, atendimento e audiências presenciais

por Dirceu Portugal publicado 24/08/2021 10h30, última modificação 24/08/2021 10h42

Após os indicadores apontarem diminuição nos casos de óbitos por Covid-19, de internamentos e na taxa de ocupação de leitos nos hospitais em Campo Mourão, a Mesa Diretora da Câmara decidiu em reunião, autorizar a presença de público no interior do plenário em dias de sessões ordinárias, o atendimento presencial ao público, as audiências públicas e as entregas de homenagens em sessões solenes. O retorno com público começa a valer a partir desta terça-feira (24).

“No caso das reuniões das Comissões Permanentes da Casa de Leis, cada presidente irá decidir entre realizar o encontro presencial ou permanecer na forma remota”, comentaram os vereadores membros da Mesa Diretora, composta pelos parlamentares, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Naiany Salvadori, Ibinéias Teixeira (Bina), Antônio Machado e pelo presidente, Jadir Soares (Pepita).

O acesso ao interior da Casa de Leis estava suspenso desde março do ano passado, como uma forma de prevenir contra a infecção e à propagação do coronavírus (Covid-19). Com a reabertura, cada visitante ao entrar no prédio terá a temperatura aferida e álcool gel para higienização das mãos.

“Os indicadores mostraram uma diminuição de óbitos por Covid-19, uma redução no número de internamentos e na taxa de ocupação de leitos em hospitais de Campo Mourão, isso não significa que podemos relaxar no uso da máscara, do álcool gel e no distanciamento social”, justificou (Pepita).

As audiências públicas e as entregas de homenagens, em sessões solenes terão limitações de público no interior do plenário. “Todos devem estar atentos às normas sanitárias e do distanciamento social contidas no Decreto Municipal 9.116/2021”, lembraram os vereadores da Mesa.

Tanto as sessões ordinárias quanto as audiências públicas serão transmitidas via plataforma digital do E-Democracia, no endereço eletrônico https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/.

“Todas essas quedas, seja nos casos de óbitos por Covid-19, de internamentos e na taxa de ocupação de leitos nos hospitais em Campo Mourão, mostram que a vacina salva vida, e os dados têm mostrado isso. Os moradores do município têm de ficar atento quanto ao período de vacinação, e principalmente em relação à data da segunda dose”, lembrou Pepita.

Vereadores votam hoje e amanhã pauta dos trabalhos legislativos

por Dirceu Portugal publicado 23/08/2021 15h10, última modificação 23/08/2021 15h12

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem hoje e amanhã - terça-feira, (23 e 24 respectivamente), durante a sessão presencial - sem público - para debater e aprovar em primeiro turno de discussão e votação, três projetos de Leis, cinco requerimentos, 53 indicações, sendo duas Indicações Legislativas, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos para o município.

Sem a presença de público, somente vereadores e um número limitado de funcionários em plenário, a sessão terá início às 19 horas e será transmitida pelo Youtube.

Os moradores interessados podem acompanhar todo o debate em casa através do link https://youtu.be/MQ5z5Gul5ZY 

 

Vereador solicita instalações de radares em cruzamentos perigosos em CM

por Dirceu Portugal publicado 20/08/2021 18h05, última modificação 20/08/2021 18h05

O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), protocolou uma indicação - aprovada na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão - solicitando ao Poder Executivo, a possibilidade da instalação de radares semafóricos em vários pontos da cidade, considerados críticos por conta dos inúmeros acidentes registrados, em alguns casos, com vítimas fatais.   

De acordo com o parlamentar, os trechos que necessitam de radares semafóricos são os seguintes, Perimetral Presidente Tancredo de Almeida Neves, nos cruzamentos das Ruas: Eulália Carneiro de Campos, Engenheiro Mercer, Panambi, Araruna, Edmundo Mercer e Quinto Slomp. Também nas ruas, Miguel Luiz Pereira, nos cruzamentos da Avenida Presidente John Kennedy e Irmãos Pereira e na Avenida Capitão índio Bandeira, no cruzamento das Avenidas, Manoel Mendes de Camargo e Ney Braga.

“A indicação tem por objetivo melhorar e garantir a segurança no trânsito do nosso município, pois devido ao aumento de tráfego de veículos na cidade, muitos motoristas não tem respeitado a sinalização semafórica, passando pelos cruzamentos com o sinal fechado, causando acidentes de trânsitos, e muitos com vítimas fatais”.

Tucano acredita que a instalação dos radares irá reduzir os acidentes e consequentemente, o número de vítimas com ferimentos e fatais. “A instalação dos radares semafóricos, irá inibir este tipo de prática por parte dos motoristas e consequentemente, evitar acidentes de trânsito”, disse Tucano.

Nota de esclarecimento

por Dirceu Portugal publicado 20/08/2021 15h25, última modificação 20/08/2021 15h25

Vereadores, prefeitura e governo do estado assinam convênios de R$ 2,4 milhões

por Dirceu Portugal publicado 19/08/2021 17h25, última modificação 19/08/2021 17h25

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Miltinho Cidade Nova, Bina, Escrivão Parma, Toninho Machado e Tio Leco assinaram na tarde desta quinta-feira (19), junto com o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli e o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, convênios para perfurações de poços artesianos que irão beneficiar comunidades rurais e para a construção da 6ª célula do aterro sanitário do município. Ao todo serão investidos R$ 2,4 milhões.  

Os oito poços a serem perfurados, irão beneficiar as comunidades de Cama Patente, Hospital Santa Casa, Comunidade do KM 128, Comunidade Indígena no Barreiro das Frutas, Fraternidade o Caminho, Igreja Presbiteriana do Brasil, Jardim Araucária e Água da Boa Sorte.

“Quando falamos em poços artesianos, falamos em água e em vida. Nossas comunidades sempre enfrentaram dificuldades por falta de água, principalmente nos longos períodos de estiagem. Hoje estamos enfrentando uma crise hídrica antes nunca visto, precisamos desses poços para beneficiar e dar mais qualidade de vida aos moradores dessas comunidades”, lembrou Pepita.   

Na Comunidade do KM 128, a diretora da Escola do Campo Manoel da Nóbrega, Marineide da Luz, afirmou que a perfuração do poço artesiano era uma reivindicação antiga da comunidade. “Algum tempo estávamos aguardando este poço artesiano na escola. É uma ação que vem beneficiar toda comunidade escolar. É um sonho realizado”, disse Marineide.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, os oito poços serão perfurados ainda este ano. “Esses poços irão significar mais conforto e qualidade de vida a centenas de famílias, através do programa Água no Campo que desde 2019 já perfurou 400 poços artesianos em diversos municípios por meio de parcerias com as prefeituras, levando qualidade de vida com água tratada para milhares de famílias. Cerca de 40 mil pessoas serão beneficiadas até 2022”.

Comissão de Legislação e Redação da Câmara se reúne na próxima quinta-feira (19)

por Dirceu Portugal publicado 18/08/2021 11h17, última modificação 18/08/2021 11h17

A Comissão Permanente de Legislação e Redação (CPLR), da Câmara de Campo Mourão se reúne na próxima quinta-feira (19), às 09 horas, de forma remota, para apreciar e emitir pareceres em três projetos, sendo um complementar, um de resolução e um de Lei.

Composta pelos vereadores, Edilson Vedovatti Martins, Escrivão Parma e Marcio Berbert, a CPLR irá apreciar e emitir pareceres dos seguintes projetos;

Projeto de Lei Complementar 02/2021, de autoria do Poder Executivo municipal, que altera a redação do inciso II do artigo 2º da Lei Complementar 30, de 29 de novembro de 2013, que dispõe sobre os perímetros urbanos do distrito sede de Campo Mourão, do distrito de Piquirivaí e da área denominada Usina Mourão I.

Projeto de Lei 29/2021, de autoria dos vereadores Edilson Martins e Tucano, que denomina logradouros do loteamento Jardim Imperial I e II, da planta geral do município.

Projeto de Resolução 03/2021, de autoria dos vereadores, Escrivão Parma, Bina, Edilson Martins, Elvira Lima, Marcio Berbet, Miltinho Cidade Nova, Naiany Hruscka Salvadori, Paulo Pilatte, Subtenente Macedo, Tio Leco, Tucano, Toninho Machado e do presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) que concede o título de cidadania benemérita de Campo Mourão a Angelo Ricardo Versari.

 

Comunidade escolar Manoel da Nobrega no KM 128 é beneficiada com a perfuração de poço pelo IAT

por Dirceu Portugal publicado 16/08/2021 16h01, última modificação 16/08/2021 16h01

Através de uma indicação do presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), do Paraná, perfuraram no último sábado (14), um poço artesiano na comunidade rural Km 128, na escola municipal do campo, Manoel da Nobrega. O poço - com 102 metros de profundidade – vai suprir as necessidades do estabelecimento de ensino público.

“É um sonho muito esperado que hoje se concretizou. Esse poço vai suprir toda a nossa demanda”, comentou a professora e diretora, Marineide da Luz. A escola atende 37 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.  “Antes da perfuração, tínhamos de dividir a água do poço que abastecia as 25 famílias e a igreja da comunidade, agora temos o nosso”, comemorou.

O presidente da Câmara lembrou que a perfuração foi possível, após uma articulação com o governo do estado, através do (IAT), e a assinatura de convênios.  “Solicitamos à prefeitura a possibilidade de perfurar o poço para atender a escola nas suas necessidades básicas. O importante é que estamos realizando um sonho da comunidade escolar”, disse Pepita.    

Conforme o Instituto Água e Terra (IAT), mm meio a uma das maiores crises hídricas das últimas décadas, o governo do estado continua a mudar a vida de comunidades paranaenses com a perfuração de poços artesianos.  Desde 2019 o programa já perfurou 400 poços em diversos municípios, por meio de parcerias com as prefeituras, levando qualidade de vida com água tratada para milhares de famílias. Cerca de 40 mil pessoas serão beneficiadas até 2022.

“Novos semáforos de quatro tempos irão salvar vidas”, diz Miltinho Cidade Nova

por Dirceu Portugal publicado 11/08/2021 16h20, última modificação 23/08/2021 10h50

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Miltinho Cidade Nova e Bina, acompanharam na tarde desta quarta-feira (11), a instalação dos novos semáforos de quatro tempos, no cruzamento da Perimetral Tancredo Neves com a Rua Engenheiro Mêrcer, no Jardim Alvorada. O cruzamento foi palco de graves acidentes com vitimas fatais, o último aconteceu há dois meses e vitimou o engenheiro civil, Lucas Amaral Toreli, de apenas 28 anos.

As reclamações e os desabafos de familiares das vítimas de acidentes no cruzamento, levaram o vereador Miltinho Cidade Nova, protocolar na Câmara de Campo Mourão, um requerimento em regime de urgência, solicitando a instalação de um semáforo quatro tempos no cruzamento viário.

“Graças ao nosso empenho na Câmara e a aprovação do requerimento por todos os demais parlamentares, conseguimos reverter o quatro grave desse cruzamento. O prefeito atendeu nosso pedido, espero – com a colaboração dos motoristas – que neste local não ocorra mais acidentes”, comentou Miltinho Cidade Nova.

Segundo ele, o novo semáforo vai salvar vidas. “Agradeço todos os vereadores que acreditaram e aprovaram a urgência do requerimento. Esse novo semáforo vai tornar o local mais seguro, dando tranquilidade aos usuários das duas pistas de acesso aos diversos bairros em torno do Cidade Nova, do Jardim Alvorada e Santa Nilce”.

A previsão da empresa que venceu a licitação é que o serviço seja concluído até sexta-feira (13).

De acordo com o diretor da Diretran, Luiz Antônio Sminka, o custo do novo sistema de semáforos de quatro tempos, será de R$ 39 mil com projeto incluso e a sinalização do local. “Haverá mais tempo para quem fará a conversão à esquerda e quem for atravessar a Perimetral terá que esperar um pouco mais”.

Para o presidente da Câmara, Jadir Pepita e para o vereador Bina, o novo semáforo vai tornar o trânsito mais tranquilo no cruzamento. “É mais uma conquista para os moradores da região do Cidade Nova, do Jardim Alvorada e Santa Nilce e aos motoristas que trafegam diariamente pelas duas vias. O vereador Miltinho abraçou a causa e com apoio dos demais parlamentares conquistamos o semáforo quatro tempos”, comentaram eles”.      

Reforma da Previdência em debate na Câmara de CM na próxima quinta-feira (12)

por Dirceu Portugal publicado 10/08/2021 16h47, última modificação 10/08/2021 16h47

Servidores municipais, Sindicato da Classe (Sindiscam) e parlamentares da Câmara de Campo Mourão debatem na próxima quinta-feira (12), às 09h30, no plenário da Casa de Leis, a reforma da previdência no município.

A discussão da matéria irá oportunizar a ampliação do debate junto aos servidores, ao Sindicato dos servidores públicos e autoridades, contribuindo no aprimoramento da proposta. Ela será analisada pelos vereadores e ao final, transformada em uma reforma justa e sustentável.

Em razão da pandemia do Covid-19, a presença de público no interior do plenário será restrita e estará condicionada a observância das normas que vedam aglomerações em locais públicos para evitar a propagação do vírus.

Os moradores interessados em acompanhar o debate podem acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/46.

Pepita e Miltinho pedem instalação de radar em ‘Ponte Torta da Morte’ em Luiziana

por Dirceu Portugal publicado 09/08/2021 16h39, última modificação 09/08/2021 16h39

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e o vereador Miltinho Cidade Nova, estiveram nesta segunda-feira (09), na Ponte Torta, sobre o Rio Lontras, na rodovia PRC-487 no km 210, entre os municípios de Luiziana e Iretama, palco de mais um grave acidente que tirou a vida de um casal, na noite do último domingo (08).

O acidente envolveu três veículos, uma Saveiro, ocupada pelo casal (Fortunato Matos, 44, e Ligia Walter de 42 anos), um Ford Focus e um Vectra. Com a violência do acidente, o motorista da Saveiro morreu na hora e passageira, no interior da ambulância.

Não podemos mais continuar assistindo tantas mortes nessa ponte”, comentaram os dois vereadores, que protocolaram um requerimento na Câmara solicitando ao governo do estado, providencias urgentes. “Iremos encaminhar esse documento ao secretário chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Guto Silva, ao secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex e ao governador Ratinho Junior solicitando providenciais urgentes”, lembraram o presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e o vereador Miltinho Cidade Nova.

Os dois parlamentares acreditam que para evitar mais acidentes no local, são necessários o alargamento da pista sobre a ponte e a colocação de um radar. “As velocidades dos veículos e dos caminhões são alta nessa curva. Sem radar e sem alargamento da pista, mais vidas serão perdidas nesse local”, comentaram Pepita e Miltinho.

Dona Cleusa Bertina da Silva, de 60 anos, moradora há cerca de 20 anos próximo à ponte contou que perdeu as contas de quantos acidentes assistiu, quantas vítimas ajudou a salvar e quantas pessoas já morreram em acidentes na ponte. “Esse local tem sido muito triste, nos últimos meses já foram sete pessoas mortas. Quando escuto pancada forte, rezo, porque sei que o acidente foi grave”.

Em maio deste ano, um acidente entre um caminhão e uma motocicleta deixou três pessoas mortas. O local também é conhecido por ter abelhas, o que dificulta ainda mais o trabalho de resgate das vítimas.

Em outro acidente no mesmo local, um motorista e um ajudante morreram, após o caminhão em que eles estavam perder o controle e despencar da ponte. O Corpo de Bombeiros teve muito trabalho para retirar os corpos das ferragens em razão da altura, dificuldade de acesso e por causa das abelhas.

No início do mês junho, Pepita protocolou um requerimento – aprovado por unanimidade - solicitando o envio do documento ao governador do estado, Ratinho Junior, para que fosse instalado um guard rail sobre a ponte do Rio das Lontras, evitando a queda de caminhões, de automóveis e consequentemente, de mortes.

No final do mês passado, o governo do estado através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) enviou um ofício direcionado ao presidente da Câmara comunicando que aguarda as propostas das empresas que irão prestar serviços de recomposição do guarda corpo, na ponte torta. As propostas devem ser encaminhadas até o próximo dia 23 de agosto para as obras de execução dos serviços de recomposição de guarda corpo, fornecimento e instalação de defensas metálicas simples semi-maleáveis com atenuadores de impacto.

“Visitando o local, acreditamos que o melhor para evitar tantos acidentes, é o alargamento da pista e a colocação de um radar”, enfatizaram os vereadores Pepita e Miltinho Cidade Nova.

Secretário chefe da Casa Civil do Paraná visita Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 06/08/2021 16h59, última modificação 06/08/2021 16h59

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), e os vereadores Tucano, Miltinho Cidade Nova, Edilson Martins, Tio Leco, Subtenente Macedo e Bina recepcionaram, nesta sexta-feira (08), durante uma visita a Casa de Leis, o secretário chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Guto Silva, acompanhado do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Marcio Nunes e do deputado estadual Douglas Fabricio.

“Esses encontros são sempre saudáveis, pois trago e levo ideia. Vamos conversar muito de ações conjuntas entre o governo do estado e os municípios para a retomada da economia”, disse Guto Silva.

Após o encontro com os vereadores, o chefe da Casa Civil cumpriu extensa agenda pela cidade.

“Essa visita foi muito importante, pois irá render bons frutos para nossa cidade”, comentaram os vereadores.  

 

Vereadores e Sindiscam debatem projeto de extinção de cargos da prefeitura

por Dirceu Portugal publicado 06/08/2021 14h12, última modificação 06/08/2021 14h12

Vereadores da Câmara de Campo Mourão e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiscam), Ângela Ferreira, se reuniram nesta sexta-feira (08), no plenário da Casa de Leis para debater o projeto de Lei 062/2021, de autoria do Poder Legislativo, que propõe a extinção dos cargos efetivos de auxiliar de serviços gerais, ajudante geral, cozinheiro, recepcionista de unidade de Saúde, telefonista e vigia.

O projeto enviado à Câmara foi encaminhado para análise dos vereadores, membros das Comissões Permanentes.

De acordo com o projeto, serão garantidos aos servidores ocupantes dos cargos extintos todos os benefícios e direitos previstos na Lei e no Estatuto dos Servidores Públicos municipais.” O município irá, gradativamente, suprir a necessidade de atividades por meio de terceirização de mão de obra, focando seus esforços e recursos em atividades próprias e essenciais a população, aumentando sua capacidade administrativa e de prestação de serviços”.

A presidente do Sindicato, Ângela Ferreira, não acredita na terceirização. “Não acredito que a terceirização irá melhorar ainda mais o serviço público. Queremos um serviço de qualidade”, disse.    

Conforme os vereadores, o projeto será amplamente estudado e debatido entre os membros das Comissões. “Vamos estudar e debater todos pontos desse projeto seja nas comissões ou no plenário”, acrescentou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).   

Câmara de CM será iluminada com Lilás

por Dirceu Portugal publicado 05/08/2021 18h06, última modificação 05/08/2021 18h06

Em alusão ao ‘Agosto Lilás’, a vereadora Naiany Hruschka Salvadori e o presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), instalaram nesta quinta-feira (05), um material plástico lilás nas luminárias do prédio do Legislativo para chamar atenção em defesa da campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

A campanha do Agosto Lilás foi criada em referência a sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto, e que em 2021, completa 15 anos. 

As luzes lilás irão permanecer durante todo o mês de agosto. “É a nossa luta em defesa das leis que amparam as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral e ou patrimonial”, lembrou Naiany.

O presidente do Legislativo enfatizou o apoio da Casa de Leis ao Agosto Lilás. “Neste mês, assim como em outros, temos de conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher”.

 

Vereadora Naiany propõe a criação da Procuradoria da Mulher em CM

por Dirceu Portugal publicado 05/08/2021 14h15, última modificação 06/08/2021 15h07

A vereadora Naiany Hruschka Salvadori protocolou com a presidência do Legislativo de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), um projeto de Resolução, propondo a criação da Procuradoria da Mulher, no município. O documento será encaminhado para análise das Comissões Permanentes e do departamento jurídico do Legislativo.

Neste mês, no Agosto Lilás, referencia de ações da campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, Naiany relata que o foco principal do projeto - da criação da Procuradoria da Mulher - é o combate de todas as formas de violência e discriminações, em todas as áreas, contra as mulheres. “A iniciativa foi criada em 2019 e integra um movimento de Casas Legislativas de todo o país, que instalaram procuradorias semelhantes na busca da defesa dos direitos das mulheres”, diz a vereadora.

Pelo projeto, a Procuradoria da Mulher não terá vínculo com nenhum outro Órgão da Casa de Leis, será independente e contará com o suporte técnico de toda estrutura da Câmara. A procuradoria irá contar com uma Procuradora, designada pela Mesa Executiva da Câmara e terá mandato de um ano, podendo se estender por mais um ano.

“A função da Procuradora da Mulher deverá ser ocupada preferencialmente por uma vereadora, poderá ser substituído por outro vereador da Câmara, indicado pela Mesa Executiva. Procuradoria terá de zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades do Poder Legislativo, e ainda, promover ações que busquem a garantia dos direitos das mulheres, promovendo a sua autonomia e qualidade de vida, além de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher”, contou Naiany.

Conforme ela, a Promotoria terá a incumbência de fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, assim como a implantação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal. “Além de cooperar com organismos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres”, comentou Naiany.

Ela lembra ainda que a criação de uma Procuradoria da Mulher, tanto nos estados como nos municípios, busca primordialmente garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política. “Já que só teremos uma representação mais igualitária se investirmos nas políticas de igualdade e no fortalecimento dos papéis do Legislativo de debater, legislar e fiscalizar a atuação governamental em prol das mulheres, em todos os entes federativos”, disse.

Naiany acredita que as Procuradorias são primordialmente órgãos que atuam no combate à violência e à discriminação contra as mulheres, qualificando os debates de gênero nos parlamentos e recebendo e encaminhando aos órgãos competentes as denúncias e os anseios da população. “Estados como Ceará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Paraná já criaram procuradorias em suas assembleias”.

 

Vereadores participam da abertura do programa CastraPet

por Dirceu Portugal publicado 03/08/2021 15h25, última modificação 03/08/2021 16h24

O presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), e os parlamentares Elvira Lima, Toninho Machado, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) e Escrivão Parma, participaram nesta terça-feira (03), da abertura do evento, que pretende esterilizar cerca de 410 animais previamente cadastrados em Campo Mourão. A castração gratuita faz parte do programa CastraPet, uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura.  

Essa é a segunda vez que a ação do governo do estado é realizada no município. O programa prioriza animais de rua e de famílias de baixa renda, cadastradas no CadÚnico. No ano passado foram castrados 720 animais. O serviço é realizado por profissionais contratados pelo governo do estado e se estende até a próxima quarta-feira (04).

Toda a castração é realizada em uma unidade móvel instalada no pátio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA). No período da manhã são atendidos os gatos e à tarde os cachorros.

Os animais que serão castrados pela manhã devem ser alimentados à meia noite do dia anterior ao procedimento. Os que serão castrados na parte da tarde devem ser alimentados até às 5h30. O jejum de água é de quatro horas.

Segundo a profissional responsável pelo programa, Girlene Jacob, os cuidados após o procedimento também são importantes. “O tutor deve cumprir a prescrição médica administrando os medicamentos para evitar inflamações e infecções”.

Além de não ter custo com a castração, as famílias ainda ganham a medicação para o pós-operatório e recebem todas as orientações dos profissionais do programa CastraPet.

 

Presidente do Legislativo indica bairros que necessitam de obras da prefeitura

por Dirceu Portugal publicado 03/08/2021 14h54, última modificação 03/08/2021 14h54

O presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), protocolou 22 indicações, aprovadas na última sessão ordinária da Casa de Leis, de locais na cidade que necessitam de obras. São operações tapa buracos, recapeamentos, readequações de calçadas para facilitar o deslocamento dos transeuntes, colocação de placas de sinalização, entre outras. Segue abaixo a lista com as indicações:

1028/2021 – realizar operação tapa buraco na Rua Teodoro Metchko, em frente ao número 642, Jardim Copacabana II.

1029/2021 – realizar a adequação da calçada na Rua Tony Nishimura, esquina com a Avenida Manoel Nogueira, localizado no Parque das Acácias.

1030/2021 – realizar recapeamento na Rua Abelar Gonçalves Netto, entre a Rua Tony Nishimura e a Rua Alcides Ferreira de Andrade, localizado no conjunto habitacional São Francisco.

1035/2021 – realizar as seguintes melhorias na área de preservação do conjunto residencial Capricórnio: academia da terceira idade: solda e/ou recolocação de peças, lixar as partes dos equipamentos que estão danificados, e pintura dos equipamentos; - academia da primeira idade: solda e/ou recolocação de peças, lixar as partes dos equipamentos que estão danificados, e pintura dos equipamentos.

1056/2021– realizar operação tapa buraco na Rua Carlos Behrens, em frente ao número 235, localizado no Jardim Laura.

1057/2021 – realizar a construção de quiosques na Praça do Japão, localizado entre as Ruas Sanhaço, Corruíra e Damasco, no conjunto habitacional Montes Claros.

1058/2021 - realizar a abertura de uma nova via interligando as ruas Porto Alegre e José Francisco Silva localizadas na Vila Rio Grande.

1059/2021 – realizar no centro municipal de Educação infantil Menino Jesus, localizado na Rua José Francisco da Silva, número 300, Vila Rio Grande, as seguintes melhorias: - pintura externa do prédio e dos muros; - pintura dos brinquedos do parque; - pintura da grade de proteção externa; - manutenção e pintura do portão de acesso a veículos.

1063/2021 – realizar poda da árvore na Rua Ponta Grossa, em frente ao numero 484, Jardim Tropical II.

1064/2021 – realizar instalação de sinalização com placa – dê a preferência, na Rua Araruna, cruzamento do sinaleiro com a perimetral presidente Tancredo de Almeida Neves (sentido hospital Santa Casa); realizar instalação de sinalização com placa – dê a preferência, na Rua Araruna, cruzamento do sinaleiro com a perimetral presidente Tancredo de Almeida Neves (sentido bairro centro).

1066/2021 – realizar recapeamento na Rua Nova Esperança, em toda sua extensão, entre a Avenida Jorge Walter e a Avenida Guilherme de Paula Xavier, localizado no Jardim Santa Nilce I.

1067/2021 – realizar recapeamento na Rua Canafístula, em toda sua extensão, entre a Rua Engenheiro Mercer e Rua Apolinário Gorski, localizado no Jardim Santa Nilce I.

1068/2021 – realizar recapeamento na Rua João Casturino Smoliak, em toda sua extensão, entre a Rua Apolinário Gorski e a Avenida Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira, localizado no Jardim Alvorada.

1069/2021 – realizar a operação tapa buraco na Rua Benedito Lisboa de Souza, em toda sua extensão, entre a Rua Elias Xavier do Rêgo e a Rua Antônio Bittencourt Franco, localizado no Jardim Bandeirantes.

1070/2021 – realizar a construção de um parque municipal no Jardim Pio XII, com área de lazer, academia da terceira idade, academia de primeira idade e pista de caminhada.

1083/2021 – realizar a operação tapa buraco na Travessa Puma, em toda sua extensão, entre a Perimetral Presidente Tancredo de Almeida Neves e a Rua João Xavier Padilha localizado no Jardim Copacabana.

1084/2021 - realizar instalação de sinalização horizontal e vertical (placas de via preferencial, linha de retenção com a expressão pare, pintura de faixa de pedestre e identificação das ruas e avenida através da repintura dos postes), nos seguintes logradouros dos Jardins Copacabana I, II e III: - Rua Franz Kaiser; - Rua Jacy Brandão; - Rua Apolônia Stanszewski; - Rua Teodoro Metchko; - Rua dos Expedicionários; - Rua Carlos Otto Roeder; - Rua Edmundo Mercer; - Rua Marechal-do-ar Eduardo Gomes; - Rua João Xavier Padilha; - Avenida Quinto Slomp; - Rua Cecília Meireles.

1085/2021 - realizar instalação de sinalização horizontal e vertical (placas de via preferencial, linha de retenção com a expressão pare, pintura de faixa de pedestre e identificação das ruas através da repintura dos postes), nos seguintes logradouros do Jardim Tomasi: - Rua João Bueno; - Rua Lino Hermógenes da Silva; - Rua Antônio Frederico Ozanan; - Rua Graúna; - Rua Porto Alegre; - Rua José Francisco da Silva.

1086/2021 - realizar instalação de sinalização horizontal e vertical (placas de via preferencial, linha de retenção com a expressão pare, pintura de faixa de pedestre e identificação das vias através da repintura dos postes), na Rua Porto Alegre, localizada na Vila Rio Grande.

1087/2021 - realizar instalação de sinalização horizontal e vertical (placas de via preferencial, linha de retenção com a expressão pare, pintura de faixa de pedestre e identificação das vias através da repintura dos postes), na Rua José Francisco Silva, localizada no Jardim Lopes.

1088/2021 - realizar instalação de sinalização horizontal e vertical (placas de via preferencial, linha de retenção com a expressão pare, pintura de faixa de pedestre e identificação da via através da repintura dos postes) da Rua Edmar F. Caetano Pinto, localizado no Jardim Orly.

1089/2021 - realizar recapeamento asfáltico na Rua Perobal, em toda sua extensão, entre a Rua Engenheiro Mercer e a Avenida Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira, localizado no Jardim Santa Nilce I.

Comissão de Trânsito da Câmara se reúne para debater sistema cicloviário de CM

por Dirceu Portugal publicado 30/07/2021 17h02, última modificação 30/07/2021 17h02

A Comissão Especial de Trânsito da Câmara de Campo Mourão, composta pelos vereadores Marcio Berbet (presidente), Miltinho Cidade Nova (relator) e os membros Bina e Toninho Machado, se reúne na próxima terça-feira (03), com os demais parlamentares da Casa de Lei para debater um tema importante que irá beneficiar os moradores de Campo Mourão. O sistema ciclovário será debatido às 14 horas em reunião remota, em virtude da pandemia do Covid-19.

“O objetivo é acompanhar, melhorar e modificar o trânsito da cidade” comentou o presidente da Comissão, vereador Márcio Berbet.

Rubens Bueno presta contas do mandato durante encontro em CM

por Dirceu Portugal publicado 30/07/2021 10h02, última modificação 30/07/2021 10h02

Os vereadores Bina, Edilson Martins, Miltinho Cidade Nova e o presidente da Câmara de Campo Mourão Jadir Soares (Pepita), receberam na noite da última quinta-feira (29), no plenário do Legislativo, a visita do prefeito Tauillo Tezelli e dos deputados estadual, Douglas Fabricio e federal, Rubens Bueno. O deputado federal prestou contas das atividades parlamentares.       

Segundo Bueno, prestar contas é importante para a continuação do seu trabalho. “Pratico este ato para dar ainda mais transparência aos meus atos”.

Bueno abordou a questão do Fundeb permanente que cria mais recursos para Educação e também do projeto de Lei 6726/2016) que barra os supersalários no serviço público. A economia aos cofres públicos deve ser de cerca de R$ 3 bilhões a R$ 10 bilhões por ano. As discussões em Brasília e toda articulação eleitoral para as próximas eleições, além das emendas parlamentares com recursos direcionados à Campo Mourão, também foram abordados pelo deputado.  

O secretário de Saúde Sérgio Henrique dos Santos e lideranças - além de representantes da sociedade - também participaram do evento.

Paraná Trifásico será implantado até 2025, diz governo do estado

por Dirceu Portugal publicado 29/07/2021 15h20, última modificação 29/07/2021 15h20

O governo do estado através da Casa Civil e da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) enviou um ofício direcionado ao vereador Tio Leco informando a previsão de implantação do Programa Paraná Trifásico para até 2025.

Há cerca de 15 dias, o vereador protocolou um requerimento na Câmara de Campo Mourão, documento enviado ao governador Ratinho Junior e à Companhia Paranaense de Energia (Copel), solicitando informações sobre o programa Paraná Trifásico. Tio Leco questionou a previsão de implantação do Programa "Paraná Trifásico".

De acordo com o oficio, no Programa Paraná trifásico previsto para ser executado entre 2020 e 2025, serão implantados 25 mil quilômetros de linhas trifásicas de distribuição no campo, no lugar das monofásicas.

O trifaseamento será realizado na “espinha dorsal” da rede, infraestrutura mais robusta com cabos protegidos, transferência das redes atuais do interior das propriedades para as faixas de servidão das estradas e construção de novas redes com intuito de prover fonte alternativa com interligação de circuitos. O objetivo principal do programa é de melhorar a qualidade de fornecimento de energia elétrica para o campo e também reduzir os custos aos clientes que desejarem ligar suas propriedades ao sistema trifásico - pois neste caso a rede trifásica tende a estar mais próxima.

Ainda segundo o ofício, a priorização das obras à nível de Paraná é estabelecida por critérios técnicos, observando os setores do agronegócio que exigem/dependem da energia elétrica com maiores níveis de qualidade e regularidade em seus processos produtivos.

Conforme o vereador, a maioria das propriedades rurais hoje tem energia monofásica, é de suma importância a mudança para trifásica, pois além do reparo dos equipamentos ser valores menores, aumenta a capacidade de energia da propriedade rural, facilitando assim para o agricultor implementar mais tecnologia na sua produtividade”, comentou Tio Leco.

     

Executivo sanciona Lei proibindo uso de logomarcas

por Dirceu Portugal publicado 29/07/2021 11h16, última modificação 29/07/2021 11h16

O prefeito Tauillo Tezelli sancionou na última terça-feira (27), a Lei 4212/21, de autoria do vereador Toninho Machado, que proíbe o uso de logomarcas ou símbolos de uma determinada gestão pública. A publicação foi feita na edição extraordinária do diário oficial do município, número 2690/21.  

O projeto de Lei – aprovado por unanimidade na Câmara de Campo Mourão - proíbe a identificação de veículos, documentos com logomarcas, slogans, frases, cores, ou qualquer outro símbolo que identifique uma determinada gestão pública. Será autorizado somente o uso das cores e os símbolos oficiais, como a bandeira, o Brasão de Armas e o Sinete do munícipio, previstos no artigo 5º da Lei Orgânica do Município de Campo Mourão. “Os papéis oficiais já existentes que possuam logomarca, slogan, cor ou qualquer outro símbolo que identifique gestão específica, poderão ser utilizados até o seu integral consumo”, diz a Lei sancionada.

Segundo Toninho Machado, o projeto visa garantir o cumprimento dos princípios da administração pública de impessoalidade e economicidade, bem como trazer mais identidade ao município. “O princípio da impessoalidade tem por objetivo impor a administração pública o dever de respeitar o direito de igualdade dos administrados e de não se valer da máquina pública para lograr proveito pessoal ou de outrem".

Ainda conforme o vereador, do ponto de vista econômico, evita que a cada entrada de um novo administrador seja preciso mudar a identidade visual de todos os meios que foram alvos de identificação específica, como por exemplo, os documentos oficiais. "É imprescindível aos gestores públicos que utilizem corretamente os símbolos oficiais do município, pois os mesmos são características importantes de esclarecimento e orgulho dos munícipes”, lembra Machado.

Ações do documento