Notícias

por Interlegis — publicado 13/06/2018 08h16, última modificação 29/09/2022 10h54
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Tio Leco sugere obras na Rua das Palmeiras no Lar Paraná

por Dirceu Portugal publicado 23/05/2023 16h57, última modificação 23/05/2023 16h57

O vereador Tio Leco protocolou na Câmara de Campo Mourão, uma Indicação - aprovada em plenário por unanimidade dos parlamentares - sugerindo ao Poder Executivo, a realização de uma obra em uma rua do bairro Lar Paraná, que liga o Conjunto Dr Milton Luiz Pereira ao Conjunto Habitacional Parque Verde com acesso a Avenida Presidente Kennedy (BR-272).

Na Indicação, Tio Leco sugere a pavimentação asfáltica na Rua Doutor Nelson Bittencourt Prado (antiga Rua das Palmeiras), entre as Das Perdizes e Rua Esperança, interligando o Conjunto Habitacional Doutor Milton Luiz Pereira ao Parque Verde, no Lar Paraná.

De acordo com o parlamentar, as reivindicações dos moradores são antigas para que a Rua seja pavimentada. “Os moradores reclamam muito da poeira e das dificuldades de tráfego em dias de chuvas. Inúmeros foram os pedidos para que a Rua fosse pavimentada”, disse Tio Leco.

A Indicação foi encaminhada ao Poder Executivo.  

 

Presidente da Câmara pede doação de fresado ao DER para obra em Rua da Asa Leste de CM

por Dirceu Portugal publicado 22/05/2023 18h20, última modificação 22/05/2023 18h20

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins protocolou um requerimento na Casa de Leis, aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (22), solicitando ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a doção de material fresado para ser utilizado na adequação de uma Rua da Asa Leste de Campo Mourão, entre a unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e o Parque de Exposições.

De acordo com Martins, o material fresado será reaproveitado na Rua Jaboti, que liga a Rua Pioneiro Adinor Cordeiro de Souza e a rodovia PR-317. “A adequação, com material fresado, é de extrema importância por conta das inúmeras ligações que essa Rua faz com os bairros Jardim Silvana, Isabel, América, Tropical I e II, Avelino Piacentini entre outros, da Asa Leste. Com a adequação, os moradores terão um acesso mais rápido e seguro, tendo em vista o tráfego intenso de veículos no local”, comentou.

 

Técnicos fazem ‘limpeza’ em postes na área central de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 19/05/2023 17h15, última modificação 19/05/2023 18h15

Técnicos da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e das empresas de telefonia e internet, BLZ, Ligue e Vivo, iniciaram nesta sexta-feira (19), uma verdadeira ‘limpeza’ nos postes e fiações soltas na Avenida Manoel Mendes de Camargo, no centro de Campo Mourão. Fios e cabos abandonados foram cortados e retirados pelos técnicos.

"Em um primeiro momento a ‘limpeza’ será feita em toda a área do Pare Azul, concluída, iniciaremos em outros locais. A cada dois dias, uma avenida será ‘limpa”, comentaram os técnicos.       

Na última segunda-feira (15), durante a audiência pública na Câmara de Campo Mourão, que debateu os problemas causados pelo excesso de fios de telecomunicações deixados amarrados em postes, caídos em vias públicas ou abandonados em canteiros centrais da cidade, representantes da Copel propuseram uma reunião com a administração municipal para elaborar um planejamento de ações em Campo Mourão.

A audiência pública foi proposta pelo vereador Marcio Berbet, após outros debates não apresentarem resultados satisfatórios e também, depois que mais uma pessoa foi vítima da fiação solta. No domingo (14), uma mulher de 40 anos teve ferimentos graves, após se enroscar em fios pendurados entre as ruas Laurindo Borges e Panambi.

Ela andava de bicicleta pela Avenida Comendador Norberto Marcondes quando foi surpreendida pela fiação pendurada. Os cabos teriam enroscados no pescoço da vítima levando ao chão. Além de se ferir no pescoço e no rosto com os fios, ela também teve escoriações pelo corpo com a queda no asfalto. A vítima foi socorrida por populares e em seguida encaminhada pelo Samu, ao hospital onde recebeu atendimento.

O vereador lembrou na audiência, que a retirada dos cabos em desuso cabia às operadoras e as provedoras, ou seja, as prestadoras de serviços de telefonia e internet. “Está na legislação, a Companhia Paranaense de Energia pode e deve retirar a fiação caída que ofereça risco. Estamos aqui para buscar soluções, o que não podemos é se eximir de responsabilidade existente dentro da legislação. Temos de sair dessa audiência com respostas e planos de trabalhos para que seja resolvido o problema”, disse Berbet.

Câmara de CM se reúne na próxima segunda e terça-feira para votar pauta de trabalhos Legislativos

por Dirceu Portugal publicado 18/05/2023 16h40, última modificação 18/05/2023 16h40

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, na próxima segunda-feira (22), e terça-feira (23), a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos legislativos.

As sessões serão transmitidas pelo Youtube. Os moradores podem acompanhar o debate na segunda-feira (22), através do link https://www.youtube.com/watch?v=ReOpLsVcKYQ. Na terça-feira (23), para assistir a sessão, basta dar um clique no link https://www.youtube.com/watch?v=DF7ptQqAEa0.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, serão discutidos e votados - em primeiro turno – cinco projetos de Leis, de autoria do Poder Executivo, três projetos de Leis de autoria dos vereadores, Miltinho Cidade Nova, Bina e Marcio Berbet, além de 65 indicações, 12 requerimentos, uma moção de congratulações à Margueti Aparecida Modesto da Costa pela sua dedicação e trabalho na Igreja do Evangelho Quadrangular, prestações de contas de entidades assistenciais e ofícios de órgãos do governo do estado e de secretarias municipais, em respostas aos requerimentos dos vereadores de Campo Mourão.

 

Márcio Berbet sugere a construção de um campo sintético no Cohapar

por Dirceu Portugal publicado 18/05/2023 11h19, última modificação 18/05/2023 11h19

O vereador Marcio Berbet apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, dois requerimentos - aprovados por unanimidade dos parlamentares – sugerindo e solicitando a instalação de um campo sintético, na Praça governador Moysés Lupion, no bairro Jardim Cohapar.

Os requerimentos foram encaminhados ao secretário de Turismo, Marcio Nunes e ao deputado estadual, Douglas Fabrício.   

“A construção do campo sintético além de ser um pedido dos moradores, visa melhor utilização do espaço público, assim como, proporcionar lazer e bem estar à comunidade do Cohapar”, destacou Berbet.  

Os dois requerimentos foram enviados ao secretário de Turismo e ao deputado estadual.  

Vereador pede ao Executivo projeto de Lei do programa Nossa Escola, Nosso Futuro

por Dirceu Portugal publicado 18/05/2023 10h39, última modificação 18/05/2023 10h39

O líder de governo no Legislativo, vereador Escrivão Parma, protocolou uma Indicação Legislativa - aprovada na última sessão ordinária - solicitando ao Poder Executivo o envio a Casa de Leis, do Projeto de Lei que institui o programa Nossa Escola, Nosso Futuro.  

“Sabemos que muitas escolas públicas enfrentam dificuldades estruturais, com falta de recursos e baixo desempenho acadêmico, o que compromete a qualidade da educação oferecida aos alunos”, disse Parma.

Ele explicou ainda, que o objetivo do projeto é melhorar ainda mais a qualidade de ensino oferecido nas escolas públicas da cidade. “Promovendo a melhoria da infraestrutura, o desenvolvimento de projetos pedagógicos inovadores e o fortalecimento da gestão escolar. Através deste programa, será possível promover a modernização das escolas, a formação continuada dos professores e a ampliação do acesso dos alunos a tecnologias educacionais. Além disso, o programa também prevê a participação da comunidade escolar na gestão das escolas, buscando promover a integração entre escola, família e comunidade e fortalecer a democracia participativa”, lembrou Parma.

O oficio com a solicitação do parlamentar foi enviado ao Executivo.

Vereadora Naiany ministra palestra na ALEP

por Dirceu Portugal publicado 17/05/2023 15h30, última modificação 17/05/2023 16h50
A vereadora Naiany Hruschka Salvadori ministra palestra nesta quarta-feira (17), durante o 4º Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher do Paraná, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Acompanhe o encontro acessando o link abaixo.

‘Pepita’ solicita recursos para compra de maquinários pesados

por Dirceu Portugal publicado 16/05/2023 17h03, última modificação 16/05/2023 17h03

O vereador e 1º secretário da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), protocolou na Casa de Leis dois requerimentos de urgência - apresentados e aprovados por unanimidade dos parlamentares na última sessão ordinária - solicitando ao governador Ratinho Junior e ao deputado estadual Douglas Fabrício, recursos para compra de uma motoniveladora e uma pá-carregadeira para ser utilizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEIMOB).

“Essas máquinas pesadas são de suma importância para agilizar e facilitar o trabalho da Secretaria de Mobilidade Urbana do município. Além de auxiliar na recuperação e manutenção de estradas, será útil para a realização de outros serviços na cidade. Com a aquisição de novos maquinários, os antigos serão substituídos, uma vez que estão  desgastados devido ao tempo de uso”, comentou Pepita.

No segundo requerimento, o parlamentar solicitou recursos para a aquisição de uma retroescavadeira para ser usado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).

“Esta máquina pesada vai facilitar o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e auxiliar nos serviços de remoção de resíduos, entulhos e a retirada de terra, pedras e escavação, e ainda, será útil para a realização de outros serviços na cidade”, lembrou.

Naiany Salvadori ministra palestra na Assembleia Legislativa do Paraná

por Dirceu Portugal publicado 16/05/2023 14h38, última modificação 16/05/2023 14h38

Dotação Orçamentaria para a Procuradoria da Mulher será o tema da palestra a ser ministrada pela vereadora Naiany Hruschka Salvadori (2ª secretária da Mesa Executiva e Procuradora da Mulher, no Legislativo Mourãonse), na próxima quarta-feira (17), no 4º Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher do Paraná.

O evento será realizado no plenário Waldemar Daros da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e vai contar com palestras e debates sobre a Procuradoria da Mulher, Bancada Feminina, secretaria estadual da Mulher e da Igualdade Racial, Comissão Permanente de Direitos das Mulheres e Dotação Orçamentária para a Procuradoria da Mulher, ministrada pela vereadora Naiany Hruschka Salvadori.

O 4º Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher do Paraná - proposto pela deputada estadual Cloara Pinheiro – também irá contar com a participação da delegada Luciana de Novaes (chefe da Divisão de Polícia Especializada), deputada estadual Mara Lima (presidente da Comissão de Direito das Mulheres), da deputada federal Leandre Dal Ponte (secretária de estado da Mulher e Igualdade Racial do Paraná) e da deputada Federal Soraya Santos (Procuradora da Mulher na Câmara Federal).  

 

 

Copel propõe elaborar planejamento de ações para retirada de fios abandonados em CM

por Dirceu Portugal publicado 15/05/2023 16h29, última modificação 15/05/2023 16h29

Por cerca de duas horas vereadores, empresas de telefonia, de TV a cabo, operadoras de internet, Aneel, Anatel e representantes da Copel, debateram em uma audiência pública, o problema do excesso de fios de telecomunicações deixados amarrados em postes, caídos em vias públicas ou abandonados em canteiros centrais de Campo Mourão.

Os representantes da Copel propuseram - durante a audiência pública solicitada pelo vereador Marcio Berbet – se reunir nos próximos dias com a administração municipal e elaborar um planejamento de ações na cidade.  

A situação caótica dos fios abandonados pelas empresas fez mais uma vítima neste final de semana. No último domingo (14), uma mulher de 40 anos teve ferimentos graves, após se enroscar em fios pendurados entre as ruas Laurindo Borges e Panambi. Ela andava de bicicleta pela Avenida Comendador Norberto Marcondes quando foi surpreendida pela fiação pendurada. Os cabos teriam enroscados no pescoço da vítima levando ao chão. Além de se ferir no pescoço e no rosto com os fios, ela também teve escoriações pelo corpo com a queda no asfalto. A vítima - do pouco caso das empresas de telefonia, internet e tv a cabo – foi socorrida por populares e em seguida encaminhada pelo Samu, ao hospital onde recebeu atendimento.

No ano passado, um motociclista de 34 anos sofreu ferimentos moderados ao enroscar o pescoço em uma fiação de rede telefônica, que havia se soltado do poste. O motociclista seguia pela Rua Panambi, sentido Perimetral/Cidade Alta II quando também foi surpreendido pela fiação solta na rua. A vítima teve ferimentos generalizados e precisou ser encaminhado ao hospital.

“A retirada dos cabos em desuso cabe às operadoras e as provedoras, ou seja, as prestadoras de serviços de telefonia e internet. A Copel participar da audiência e se eximir dessa responsabilidade não é cabível. Está na legislação, a Companhia Paranaense de Energia pode e deve retirar a fiação caída que ofereça risco. Estamos aqui para buscar soluções, o que não podemos é se eximir de responsabilidade existente dentro da legislação. Temos de sair dessa audiência com respostas e planos de trabalhos para que seja resolvido o problema”, criticou o vereador Marcio Berbet, autor do pedido da audiência pública.

Desde que assumiu o mandato, em janeiro de 2021, ele tem sido rigoroso na cobrança de uma solução definitiva para o problema. Mas a situação não se resolve. Existe, inclusive, Lei na cidade que trata o caso, mas as empresas responsáveis pelos cabos adotam medidas resolutivas. Mesmo com multas já aplicadas pelo município.

“O que não pode acontecer é participarmos e debatermos em mais uma audiência pública, iniciarmos um trabalho e não dar continuidade. Se o trabalho de limpeza tivesse sido contínuo, talvez não tivesse resolvido o problema da cidade inteira, mas não teríamos mais vítimas desse problema com fiação soltas ou abandonadas em toda a cidade”, comentou Berbet.

Ao final da audiência, os representantes da Copel propuseram se reunir - nos próximos dias - com a administração municipal para elaborar um planejamento de ações em Campo Mourão.

 

 

Câmara realiza audiência pública para debater uso de postes por empresas de telefonia

por Dirceu Portugal publicado 12/05/2023 17h06, última modificação 12/05/2023 17h06

Com o objetivo de buscar uma solução para um problema que coloca em risco a integridade física de pedestres, motoristas e usuários das vias públicas, vereadores de Campo Mourão, debatem na próxima segunda-feira (15), às 09 horas, em audiência pública, o cumprimento da Legislação referente ao uso adequado dos postes da rede de iluminação pública, por empresas privadas de telefonia, internet e tv a cabo.

A proposta da audiência pública foi protocolada na Câmara, através de um requerimento de autoria do vereador, Marcio Berbet, assinado pelos demais parlamentares, aprovado em plenário.

“O tema já foi alvo de discussão nesta Casa de Leis, em mais de uma oportunidade, poucas ações de manutenções foram levadas a cabo. Pelo contrário, constatou-se um aumento dos locais onde as fiações nos postes estão arrebentadas, com fios pelas vias ou amarrados em árvores”, comentou Berbet.

Segundo ele, o objetivo da audiência é discutir o assunto com a comunidade, entidades públicas e privadas na tentativa de solucionar o problema recorrente. “O impacto vai além da poluição visual, comprometendo os postes e as instalações, e submetendo a riscos de acidentes os transeuntes”, disse.

Para debater o tema entre outros assuntos relacionados ao uso adequado dos postes da rede de iluminação pública, por empresas privadas de telefonia, internet e tv a cabo, os vereadores convidaram para a audiência pública, os seguintes setores; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, prefeitura de Campo Mourão, Secretaria Executiva da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), no Paraná e Santa Catarina, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), COPEL, Operadoras Claro, Telefônica Brasil, Vivo Sul, Oi, Ligue Móvel, BLZNET Serviços de Internet, Acessonet Informática Ltda, Connect Provedor Internet, Oeste Telecom, Campo Net, Rede Gama Telecom, BFCOM internet, Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Campo Mourão, Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão e Clubes de Serviços de Campo Mourão.

Parma sugere a implantação de secretaria de Turismo em CM

por Dirceu Portugal publicado 11/05/2023 16h45, última modificação 11/05/2023 16h45

O vereador e líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma, protocolou uma Indicação – aprovada na sessão ordinária da última segunda-feira (08), sugerindo a prefeitura um estudo para a implantação de uma secretaria municipal do Turismo em Campo Mourão.

A Indicação foi aprovada por unanimidade e encaminhada à prefeitura. “O turismo é um importante setor econômico e pode ser uma fonte de geração de emprego e renda para ao município. A criação da secretaria municipal de Turismo tem por objetivo coordenar e promover ações que visem o desenvolvimento do turismo no município, por meio de políticas públicas adequadas e planejadas”, comentou Parma.

Segundo ele, a secretaria de Turismo seria responsável por desenvolver o turismo sustentável, preservar o patrimônio cultural e ambiental do município. “Além de promover ações de capacitação para os profissionais do setor, secretaria também seria responsável pela promoção do turismo local, buscando atrair visitantes e incentivando o desenvolvimento econômico da cidade”.

O vereador autor da sugestão lembrou que o município apresenta uma ampla diversidade física, cultural e histórica, que posiciona a cidade como um destino turístico. “Destacamos lugares frequentados por turistas, como o Parque do Lago, o Parque Lago Azul e a Catedral São José. A cidade tem uma história rica como evidenciada pela sua posição no Caminho de Peabiru. Não podemos deixar de mencionar também a Festa do Carneiro no Buraco, que tem tradição na região, e mais recentemente, a cidade vem ganhando destaque com o projeto A Rota da Fé, que atrai visitantes de todo o mundo e coloca Campo Mourão em evidência” comentou Parma.

Ele lembrou ainda que o turismo faz parte das raízes mourãoenses. “Por conta dos dados apresentados, destaco a importância da cidade possuir uma secretaria dedicada ao setor para alinhar e melhor aproveitar essas oportunidades, o que certamente trará muitos investimentos, geração de emprego, sustentabilidade e abrirá novos mercados para a cidade”.

Parma comentou ainda, que as despesas ou investimentos gerados pela secretaria não se comparam aos benefícios econômicos e sociais que serão gerados. “A criação de empregos, o bem-estar social e diversos projetos sociais que irão surgir em conjunto. É imprescindível que haja um órgão na administração municipal encarregado de formular, executar e avaliar a política municipal de Turismo, visando fortalecer o modelo de gestão do turismo na cidade”, frisa Parma.

Prefeitura assina contrato e ordem de serviço, após Câmara aprovar projeto de Lei para reformas de escolas e Cmeis

por Dirceu Portugal publicado 11/05/2023 11h35, última modificação 11/05/2023 11h36

Na manhã desta quinta-feira (11), o segundo vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, Subtenente Macedo, o líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma e o parlamentar Toninho Machado, participaram junto com o prefeito Tauillo Tezelli, da assinatura do contrato e da ordem de serviço para reforma geral do Centro de Educação Infantil Amor Perfeito, no bairro Damferi.

Com o investimento de R$ 368 mil - parceria município e governo do estado – o estabelecimento de ensino público terá a troca de piso, reforma do telhado e esquadrias de madeira e alumínio, instalação elétrica, forro, reforço estrutural, revestimento cerâmico, banheiros, pintura e reforço no muro de divisa. O CMEI atende 123 alunos da educação infantil em período integral e parcial.

Na sessão da última terça-feira (09), os parlamentares da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade - em segundo turno - o projeto de Lei 85/2023 - de autoria do Poder Executivo - autorizando a prefeitura a efetuar abertura de crédito adicional suplementar de R$ 3,5 milhões ao orçamento do município, no exercício financeiro de 2023, com o objetivo de custear as obras de reformas das escolas municipais Ethanil Bento de Assis, Espaço Aberto, Constantino Lisboa de Medeiros e os Cmeis Sossego da Mamãe, Pequenos Brilhantes e Amor Perfeito.

 

Presidente da Câmara sugere a implantação de horta e quadra de society na Vila Guarujá

por Dirceu Portugal publicado 10/05/2023 16h21, última modificação 10/05/2023 16h21

Edilson Martins protocolou duas indicações - aprovadas em plenário por unanimidade dos vereadores - na última sessão ordinária do Legislativo - sugerindo ações por parte do Poder Executivo para dar mais qualidade de vida aos moradores da Vila Guarujá.

O presidente do Legislativo sugeriu através de uma das Indicações, a implantação de uma horta comunitária – em um terreno do próprio município - com a distribuição de sementes e mudas aos moradores.

Na segunda Indicação, Martins sugeriu a implantação de uma arena multiuso e uma quadra de society, para lazer da comunidade. “Além de atuar no desenvolvimento da educação esportiva e social, a arena multiuso e a quadra society, serão utilizadas como espaços de lazer pelas crianças e jovens da comunidade. São espaços importantes para o bem estar dos moradores”, lembrou Martins.    

Miltinho Cidade Nova sugere reformas em 12 Unidades de Saúde do município

por Dirceu Portugal publicado 10/05/2023 11h26, última modificação 10/05/2023 11h26

O primeiro vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara, vereador Miltinho Cidade Nova protocolou no Legislativo Mourãoense diversas Indicações – todas aprovadas em plenário nas últimas duas sessões ordinárias nos dias 08 e 09 deste mês – sugerindo ao Poder Executivo, reformas em 12 unidades de Saúde do município.

Entre as melhorias, o parlamentar sugeriu a pintura interna e externa dos prédios, a reforma nas coberturas para resolver problemas com infiltrações e as manutenções das instalações elétricas, como a troca dos fios e de canaletas para ocultar fiações aparentes.

Na sessão da última segunda-feira (08), Miltinho Cidade Nova apresentou as Indicações contemplando as Unidades Básicas de Saúde Auxilia Trice Marchese Piacentini, localizada na Rua das Flores, no Jardim Tropical II, Unidade de Pronto Atendimento Maria ZuleicaTheodoro, na Rua 6, no Jardim Aeroporto, UBS Dr. Diogo Ferraz Salvador, no lote 139, R-6 da Avenida Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho, no Jardim Paulista, UBS Dr. José Carlos Ferreira, na Rua Nelson Guimarães Monteiro, Jardim Paulista e na Unidade Básica de Saúde Jardim Alvorada, localizada na Rua Manoel Silvério Pereira, no Jardim Alvorada.

Na terça-feira (09), foram apresentadas as Indicações com sugestões de reformas nas Unidades de Saúde Cidade Nova, na Rua Prefeito José Antônio dos Santos, no Jardim Cidade Nova, na Unidade Básica de Saúde, na Rua São José, na Vila Urupês, na UBS Edemilson Zarpelon, na Avenida Jurema Pompeu Miguel, no Jardim Lourdes, na UBS Dr. Delbos Zola Leodoro da Silva, localizada na Rua Nossa Senhora Aparecida, no Lar Paraná, na UBS Manoel de Jesus Pereira, na Rua Dr Nelson Bittencourt do Prado, no Jardim Pio XII, Na Unidade Básica de Saúde da Vila Guarujá, na Rua Dois e na UBS Carlos Antônio, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, no Distrito de Piquirivaí.

“Essas reformas são importantes para que tenhamos uma melhor infraestrutura nas Unidades Básicas de Saúde e também para que seja proporcionado maior conforto aos pacientes”, completou Miltinho Cidade Nova.

Trabalhos Legislativos entram na pauta da Câmara de CM na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 05/05/2023 11h24, última modificação 05/05/2023 11h24

Na próxima segunda e terça-feira, (dias 8 e 9 respectivamente), os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário para debater e aprovar - em primeiro e segundo turno - de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (09), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira (08), os moradores podem acompanhar o debate, acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=-zdTFzuEnps. Para ter acesso ao debate na terça-feira, basta dar click no link https://www.youtube.com/watch?v=8pR3UGdnkrQ.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara de Campo Mourão, serão apresentadas aos parlamentares, 89 indicações sendo três Legislativas, 13 requerimentos, cinco projetos de Leis e uma mensagem de veto – de autoria do Executivo – e seis projetos de Leis e um de Resolução - de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara.

Na sessão também serão apresentados aos parlamentares, prestações de contas de entidades assistenciais, ofício do Ministério da Saúde – informando a liberação de recursos e ofícios dos governos municipal, estadual e federal em respostas aos requerimentos dos parlamentares de Campo Mourão.

Em primeiro turno de discussão e votação - em regime de urgência – serão votados três projetos de Leis de autoria do Poder Executivo, um deles altera o dispositivo da Lei 4.383, de 20 de dezembro de 2022, que cria o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Campo Mourão.

Os vereadores também votam na sessão, o projeto de Lei 85/2023, de autoria do Executivo, autorizando a abertura de crédito adicional suplementar de R$ 3,5 milhões - ao orçamento de 2023 - para custear as obras de reformas das escolas municipais, Ethanil Bento de Assis, Espaço Aberto, Constantino Lisboa de Medeiros e os Cmeis, Sossego da Mamãe, Pequenos Brilhantes e Amor Perfeito.

Unificação de dados da Câmara para domínio da prefeitura irá tornar sistema inoperante

por Dirceu Portugal publicado 04/05/2023 17h01, última modificação 04/05/2023 17h01

Nos dias 05 a 12 deste mês, a plataforma Atende.net - responsável pelo armazenamento dos dados da Câmara de Campo Mourão - entra em manutenção para unificar a base de dados do Legislativo para o domínio da prefeitura. A unificação ocorre sem a intervenção de usuários em cumprimento ao decreto federal n° 10.540/2020.

Todo o trabalho será realizado pela empresa de tecnologia no ramo de desenvolvimento de sistemas para a gestão pública (IPM). O serviço de migração dos dados começa ao final do expediente do próximo dia 05, sendo concluído no dia 12. Neste período não será possível utilizar os módulos do sistema de gestão pública.

“Com a migração dos dados, as atividades realizadas exclusivamente pelo sistema estarão inoperantes. Eventuais demandas internas administrativas ou legislativas devem ser atendidas em processos físicos, que serão retomadas na próxima semana”, lembrou a diretora geral da Câmara, Zenilda Fernandes. 

 

Marcio Berbet é premiado em Brasília por apresentar Indicação Legislativa criando Centro Educacional de atendimento ao autista

por Dirceu Portugal publicado 28/04/2023 15h51, última modificação 28/04/2023 15h51

O vereador Marcio Berbet recebeu na tarde da última quinta-feira (28), em Brasília, o prêmio Destaque Nacional, da União dos Vereadores do Brasil (UVB). Ele foi premiado por apresentar na Câmara municipal de Campo Mourão, uma Indicação Legislativa - solicitando à prefeitura - o envio à Casa de Leis, de um projeto de Lei propondo a criação de um Centro Educacional de atendimento ao autista em Campo Mourão.

A premiação aconteceu durante a programação da Marcha dos Legislativos Municipais. O evento é realizado anualmente, através de um concurso, com o objetivo de destacar as iniciativas que tenham contribuído com o fortalecimento do Poder Legislativo, estimulando a integração com a comunidade com ações públicas inovadoras, colaborando na construção de uma sociedade mais justa e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

“Estou muito feliz em receber esse prêmio, pelo projeto apresentado durante o meu mandato”, comentou Berbet. “Acredito que com ele, estarei colaborando com a qualidade de vida das pessoas”, frisou.

Berbet justificou na proposta, que o projeto visa combater a desigualdade na Educação. “Outrora, proporcionar o diagnóstico precoce do espectro autista e o acompanhamento especializado a crianças, jovens e adultos no ensino Municipal. Visa também resguarda as pessoas e a instabilidade sociais e educacionais, além de proporcionar educação adequada a todos”, disse.

Pela minuta do projeto, o Centro Municipal Educacional de Atendimento ao Autista de Campo Mourão será vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SECED), visando o atendimento multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando ao público alvo garantias de uma Educação Escolar de qualidade, promovendo o desenvolvimento das suas potencialidades e sustentando o processo de construção da Educação Inclusiva.

O atendimento no Centro Municipal Educacional ao Autista será ofertado aos alunos do município (crianças, jovens e adultos), com TEA, semanalmente no período da manhã das 07h30 às 11h30 e no período da tarde, das 13h às 17h30.

Os especialistas do Centro municipal Educacional de Atendimento ao Autista deverão realizar contato com as escolas, bem como efetuar avaliações pedagógicas de alunos que não possuam laudo médico.

A minuta diz ainda, que são competências do Centro Municipal Educacional de Atendimento ao Autista proporcionar ao aluno com Transtorno do Espectro Autista, a inclusão efetiva no ambiente ao qual está inserido; acolher e orientar as famílias dando suporte, direitos e igualdade no âmbito da Política Pública da Educação Inclusiva; promover e ofertar cursos, palestras, formações junto aos professores e a comunidade escolar, viabilizando uma rede de apoio efetiva de acordo com as Politicas Públicas de Inclusão, entre outros.

 

Olivino Custódio sugere melhorias na estrada rural Água Embaúva

por Dirceu Portugal publicado 26/04/2023 09h58, última modificação 26/04/2023 09h58

O vereador Olivino Custódio protocolou uma Indicação – aprovada em sessão ordinária – no Legislativo Mourãoense – sugerindo a prefeitura, obras de nivelamento com o uso do maquinário, patrola motoniveladora na estrada rural Água da Embaúva, que tem início na rodovia BR-272 até o sítio Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com o parlamentar, os moradores não estão conseguindo passar pela estrada rural por conta da quantidade de grandes buracos. “A Indicação com a sugestão de obras foi por conta das reclamações de moradores e usuários da estrada rural que estão enfrentando dificuldades, de transitar por causa dos buracos gigantes na estrada”, disse.

Em dias de chuvas intensas, segundo Olivino, a situação agrava ainda mais. “Os moradores contaram que em dias de chuva forte fica impossível usar a estrada rural. Eles pedem melhorias urgentes na estrada rural”, contou o vereador.

O documento foi encaminhado pela Câmara à prefeitura de Campo Mourão para providências.          

    

 

Cidade Alta II e Jardim Urupês recebem pinturas de sinalizações viárias

por Dirceu Portugal publicado 25/04/2023 18h09, última modificação 25/04/2023 18h09

O primeiro vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara, vereador Miltinho Cidade Nova protocolou duas indicações no Legislativo, aprovadas em sessão ordinária, sugerindo ao prefeito Tauillo Tezelli, a pintura de sinalizações vertical Pare, horizontal Faixa de Pedestres e a sinalização viária, Tacha Injetada nos quadriláteros da Rua Vani Borges de Macedo, esquina com a Rua Panambi e Rua Vani Borges de Macedo, esquina com a Rua São José, nos bairros Cidade Alta II e Jardim Urupês.

O parlamentar também sugeriu – através de outra Indicação - a pintura de faixa de pedestre e a implantação de tacha injetada sobre as demarcações pintadas na pista de rolamento, determinando trevo de conversão na Rua Panambi - em bifurcação com a Rua Elizabel Frossard - esquina com a Rua Olívio Salvadori, no Jardim Cidade Alta II.

No início desta semana, funcionários de uma empresa terceirizada, iniciaram os trabalhos nas ruas dos dois bairros. O vereador acompanhou todo os trabalhos de pintura das sinalizações.

“Com os meus assessores percorremos as ruas do bairro Jardim Cidade Alta II e Jardim Urupês, observando o que faltava para deixar o trânsito mais seguro e organizado. Além da visita, ouvimos e recebemos sugestões dos moradores. Novos projetos para pinturas de mais ruas dos dois bairros estão sendo aprovados”, lembrou o vereador.   

O mecânico Aparecido Lopes reside no bairro Cidade Alta II há cerca de dois anos e ao menos quatro vezes ao dia trafega pelas Ruas Panambi e a São José para chegar ao trabalho. “Além de valorizar os bairros Cidade Alta II e Jardim Urupês, as pinturas das sinalizações deixam os motoristas mais organizados e tranquilos. É mais comodidade aos moradores dos dois bairros”, disse Lopes.            

Obras solucionam problemas de alagamentos no Ipanema II

por Dirceu Portugal publicado 24/04/2023 18h14, última modificação 24/04/2023 18h14

O primeiro secretário da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), acompanhou os trabalhos da equipe da secretaria municipal de Obras, na recuperação de um pedaço da malha viária - onde havia enorme buraco - formado com o peso de caminhões e ônibus escolares que trafegam pela Rua Erica Labes, no Jardim Ipanema II.

“Em dias de fortes chuvas alagava toda a rua e a água quase entrava nas casas. Depois com o sol intenso, o mau cheiro era insuportável”, comentou uma moradora que preferiu o anonimato.

A equipe da secretaria de Obras também retirou resíduos da construção civil que estavam entupindo as bocas de lobo, causando transtornos aos moradores do bairro. “Os construtores colocavam areia, terra e pedra, na rua, a chuva forte carregava todo esse material para dentro dos bueiros. Um vizinho chegou a fazer parte de um muro da sua residência, apenas com a areia retirada por ele, do interior do bueiro. O pessoal tinha de ter mais consciência para não prejudicar os demais moradores”, lembrou Samara Barbosa Tavares.

Ela reside há dois anos no bairro. “Conhecia o vereador Pepita, pedi a ele para solucionar o problema que incomodava os moradores e a solução foi rápida”, comentou Tavares.

   

Ponte sobre o Rio do Campo no Canadá começa a ser construída

por Dirceu Portugal publicado 24/04/2023 15h48, última modificação 24/04/2023 15h48

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins visitou as obras da ponte sobre o Rio do Campo, que irá interligar o Jardim Canadá aos demais bairros da cidade. As obras, que estão na fase inicial, irão custar aos cofres públicos cerca de R$ 270 mil e o prazo de execução será de 180 dias.

A antiga ponte de madeira estava caindo aos pedaços, colocando em riscos moradores, motoristas e pedestres que residem na região. “A substituição da ponte era uma reivindicação antiga da comunidade e desde 2017, junto aos demais vereadores estávamos fazendo indicações e requerimentos solicitando uma ponte nova”, comentou Martins.

A nova estrutura toda de concreto medindo 8,70 de cumprimento por 7 metros de largura irá proporcionar mais tranquilidade aos moradores e produtores rurais da região.  “A comunidade nos cobrava por receio de transitar em cima da ponte de madeira, que oferecia risco de quebrar a qualquer momento, além disso, os produtores rurais enfrentavam dificuldades para escoar a produção agrícola. O prefeito e toda a equipe fizeram um levantamento e a nova ponte irá beneficiar todos. É o município pensando no bem estar de sua comunidade”, destacou Martins.     

 

Câmara participa do retorno das atividades do Clube de Mães da Vila Rural

por Dirceu Portugal publicado 20/04/2023 18h50, última modificação 20/04/2023 19h10

O presidente da Câmara, Edilson Martins, participou na tarde desta quinta-feira (20), da abertura das atividades do Clube de Mães da Vila Rural, Flor do Campo. As atividades estavam suspensas por conta da pandemia do Covid-19.

“Nos dois anos sem atividades, as mulheres estavam ansiosas pelo retorno, era um anseio delas. Voltamos com todo o gás, com vontade de aprender e produzir muito, proporcionando as moradoras atividades que estimule o bem estar. Além de fazer o que elas gostam, aqui nós conversamos muito, trocamos informações e nos divertimos. É um momento para ‘aliviar’ e se sentir bem em companhia das amigas”, lembrou a coordenadora do Clube de Mães, Eloisa Elena Pinha.

Segundo ela, a intenção com a abertura do Clube é de movimentar a comunidade da Vila Rural. “Com o apoio do presidente da Câmara Edilson Martins e do vereador Jadir Soares (Pepita), estamos realizando sonho de voltar às atividades de corte de costura, pintura, crochê, bordado, economia doméstica e outros cursos que estamos pleiteando com o diretor da secretaria de Assuntos da Comunidade (SEMAC), Wilson Bueno e com a secretária Marley Formentini. Solicitamos também uma professora de ginástica para movimentar as mulheres da comunidade e cursos de informática. Acredito que em breve estaremos com esses dois profissionais para nós ajudar”.   

Há um mês, o presidente da Câmara, protocolou uma Indicação no Legislativo de Campo Mourão - com a assinatura e parceria do vereador Jadir Soares (Pepita) - sugerindo a prefeitura a readequação e reparos na sede da Associação Comunitária da Vila Rural.

Entre as obras na comunidade, os dois parlamentares sugeriram a implantação de luminária com sensor pra acender somente à noite, reforma dos dois banheiros, reforma do moinho, construção de novas churrasqueiras, implantação de um parquinho de madeira de eucalipto, novas mobílias como, fogão, geladeira, panelas, pratos, talheres, mesa e cadeira de PVC, readequação do campo de futebol com bolas, traves, redes e jalecos.

“A comunidade solicitou essas reformas e com o apoio do vereador (Pepita), estamos articulando com a prefeitura para que os moradores possam ser atendidos. A intenção é proporcionar bem estar a todos os moradores. É gratificante participar da volta das atividades da comunidade, elas mereciam esse retorno”, disse Edilson Martins.    

 

Parlamentares participam da assinatura da ordem de serviço de R$ 38,4 milhões

por Dirceu Portugal publicado 20/04/2023 16h48, última modificação 20/04/2023 16h48

O vereador e 1º vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara, Miltinho Cidade Nova e o líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma, participaram na tarde da última quarta-feira (19), da assinatura da ordem de serviço para investimentos de R$ 38,4 milhões em obras da Sanepar em Campo Mourão.

“São R$ 38,4 milhões em investimentos garantindo serviços de qualidade em nossa cidade”, lembraram os vereadores Miltinho Cidade Nova e Escrivão Parma.

Os recursos serão para ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Campo Mourão (ETE KM 119). A assinatura da ordem de serviço foi feita em Curitiba pelo diretor presidente da Sanepar, Cláudio Stabile e pelo prefeito Tauillo Tezelli, acompanhado do deputado estadual Douglas Fabricio.  

De acordo com a gerente regional da Sanepar em Campo Mourão, Araceli Stela, a obra contempla a ampliação da estação de tratamento de esgoto e modernização com o sistema aerado, que melhora ainda mais a eficiência do produto final que volta para a natureza.

O sistema de abastecimento de água de Campo Mourão está recebendo investimentos em obras de ampliação que vai dobrar a capacidade de captação e tratamento.  A rede coletora de esgoto e a estação de tratamento no Rio do Campo, também estão com obras de ampliação. O prazo para conclusão de todo o complexo é para 2024.

“É mais um investimento importante que faz parte do compromisso da Sanepar de deixar a cidade com 100 por cento de esgoto, garantindo qualidade dos serviços e proteção do meio ambiente”, disse o prefeito.

 

Parlamentares de CM votam amanhã trabalhos legislativos em segundo turno

por Dirceu Portugal publicado 17/04/2023 17h01, última modificação 17/04/2023 17h01

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, amanhã - terça-feira (18), a partir das 09 horas, para debater e aprovar em segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos legislativos, aprovados em primeiro turno, na manhã desta segunda-feira (17).

A sessão será transmitida pelo Youtube, para acompanhar basta dar um click no link https://www.youtube.com/watch?v=Ngj2bHg76WI.

Pelo roteiro, será apresentado em plenário para conhecimento dos vereadores, um projeto de Lei, de autoria do vereador e líder do governo no Legislativo, Escrivão Parma, que declara de utilidade pública, Amo Dow Associação Mourãense Trissomia 21, de Campo Mourão, 18 indicações, sendo uma Legislativa, além de prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão e  respostas de órgãos do governo municipal, estadual e federal de requerimentos dos parlamentares mourãoenses.

 

Vereadores de CM se reúnem em plenário na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 14/04/2023 16h50, última modificação 14/04/2023 16h50

Os treze parlamentares da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, na próxima segunda-feira (17), e terça-feira (18), a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos legislativos.

As sessões serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda, a comunidade pode acompanhar o debate acessando https://www.youtube.com/watch?v=c75C6dbz5IE. Para assistir a sessão da terça-feira, basta um click no link https://www.youtube.com/watch?v=Ngj2bHg76WI.

Pelo roteiro, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, na segunda-feira será apresentado em plenário para conhecimento dos vereadores, cinco projetos de Leis, de autoria do Poder Executivo, cinco requerimentos, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, respostas de órgãos do governo municipal, estadual e federal de requerimentos dos parlamentares mourãoenses.

Também serão apreciadas em plenários, seis Indicações Legislativas, sendo uma delas de autoria do vereador, Jadir Soares (Pepita), com as assinaturas dos demais parlamentares, solicitando à prefeitura, o envio à Câmara, do Projeto de Lei criando o programa de empréstimos de cama hospitalar em Campo Mourão.

Vereadora pede recursos para comprar ambulância e carro para delegacia da Mulher

por Dirceu Portugal publicado 14/04/2023 14h40, última modificação 14/04/2023 14h40

A vereadora Naiany Hruschka Salvadori (2ª secretária da Mesa Executiva e Procuradora da Mulher, no Legislativo Mourãonse), protocolou dois requerimentos – aprovados por unanimidade na última sessão ordinária da Casa de Leis – solicitando à deputada estadual Maria Victoria Borghetti Barros, recursos financeiros para comprar uma ambulância e um carro.

O veículo será utilizado pela Delegacia da Mulher. “O carro vai auxiliar nas ações que fazem parte das medidas de enfrentamento à violência contra a mulher desenvolvidas pela Delegacia Especializada de Campo Mourão. Importante salientar que infelizmente a cidade vem atendendo um número crescente de casos de violência contra a mulher, e está com cerca de 550 medidas protetivas de urgência em vigência, assegurando a proteção destas vítimas”, contou Naiany.

Segundo ela, o município reativou recentemente a Rede de Proteção à Mulher incluindo a Delegacia da Mulher. “Há muito tempo não possuía estrutura necessária para atender as munícipes. Com as novas indicações estaduais foi disponibilizada uma Delegada que assumiu a Delegacia Especializada no início deste ano, completando a reestruturação da Rede de Proteção a Mulher em Campo Mourão”, explicou.

Ela lembrou ainda que o pedido de recursos através de emenda parlamentar vai tornar os trabalhos ainda mais ágeis. “Para atender e dar ainda mais agilidade aos trabalhos da Delegacia da Mulher foi solicitado recursos que serão necessários para garantir a segurança das munícipes e o enfrentamento à violência contra a mulher em Campo Mourão”, disse Naiany.

A parlamentar lembrou também que recursos de uma das emendas serão utilizados para adquirir uma ambulância. “Esse veículo será disponibilizado para Secretaria de Saúde para auxiliar no transporte de pacientes que buscam tratamento ou atendimento médico hospitalar. Importante ressaltar que Campo Mourão possui cerca de 100 mil habitantes, transportando diariamente um grande número de pacientes os quais buscam tratamento e/ou atendimento médico hospitalar. A frota de ambulância é insuficiente para atender as necessidades da população e para melhoria na qualidade da saúde em Campo Mourão, solicitei a deputada estadual, Maria Victoria Borghetti Barros, recursos através de emenda parlamentar”.

Informalidade resulta na maioria dos acidentes de trabalho, contam engenheiros

por Dirceu Portugal publicado 13/04/2023 16h50, última modificação 13/04/2023 16h54

Por cerca de 1h30 minutos, engenheiros, técnicos e parlamentares debateram nesta quarta-feira (12), no plenário do Legislativo Mourãoense, segurança do trabalho em construção civil. A audiência pública foi proposta pelo vereador Marcio Berbet com o propósito de debater os atuais meios de segurança existente na cidade na construção civil e quais medidas o poder público poderá executar nos próximos anos, tendo em vista os direitos dos trabalhadores e a responsabilidade dos órgãos públicos nas obras executadas.

Participaram da audiência, o coordenador geral do município, Sergio Santos, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Fabio Fernando Passari, o secretário de Planejamento Marcio Carraro, a Técnica de Segurança e representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR), Marizete de Fátima Volpato, e o engenheiro responsável pela segurança do mesmo órgão, Diego Neri de Almeida, a representante do Sindicato dos Trabalhadores das  Indústrias da Construção Civil e Imobiliária de Maringá (Subsede Campo Mourão), Solange Andrade dos Santos, engenheiro de segurança do trabalho, Luciano Testa, representando o Crea-PR.

“Temos visto o que ocorre em Campo Mourão. A questão de fiscalização do trabalho e principalmente, da linha de vida em relação ao que ocorre nos trabalhos efetuados em construções verticalizadas no município. Sabemos que temos de melhorar muito ainda. É muito importante debater esse tema”, disse Berbet.

Assim como em outras profissões em que há riscos, na construção civil os acidentes de trabalho podem ser extremamente graves e gerar uma série de danos e complicações para a saúde do profissional e para a empresa como um todo.

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Fabio Fernando Passari, lembrou que o órgão tem uma atuação vocacionada. “O Ministério Público do Trabalho tem uma coordenadoria especifica na área por conta da quantidade de acidentes em razão da informalidade e pelo caráter dinâmico. A construção civil é um organismo vivo, ela começa e rapidamente muda e por conta disso não se visualiza a questão da segurança do trabalhador. O MP do Trabalho atua com denúncias de obras irregulares de forma coordenada junto aos outros órgãos. A prevenção com educação só será possível de maneira coordenada pelos órgãos da administração pública e entidades parceiras”, lembrou. “Há necessidade de um avanço na construção civil para que o setor seja aparelhado”.

O secretário de Planejamento Marcio Carraro, lembrou as dificuldades quando o assunto é a segurança do trabalhador em obras. “A construção é um setor perigoso, infelizmente composto com funcionários com baixa qualificação e o resultado pela falta da utilização dos equipamentos, são os acidentes. Eles estão disponíveis nas obras, mas infelizmente o trabalhador não usa. Temos de mudar isso”.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR), defende o trabalho de ‘formiguinha’, quando o assunto é o uso de equipamentos por parte do trabalhador da construção civil. O Sindicato tem feito isso, de passar nas empresas orientando os trabalhadores dos benefícios e os riscos pela falta do uso do equipamento de segurança”, observou o engenheiro, Diego Neri de Almeida.

Para o engenheiro de segurança do trabalho, Luciano Testa, representando o (Crea-PR), a informalidade é a responsável pelo grande número de acidentes. “Quando começa errado, a chance de dar certo vai à zero. Cem por cento dos acidentes de trabalho poderiam ser evitados se houvesse o cumprimento das normas da construção civil”, lembrou.

De acordo com Berbet, a audiência teve seu papel em discutir um problema que causa danos a uma cadeia e também trazer políticas públicas para Campo Mourão.

“Sessenta e cinco por cento das quedas de acidentes de trabalho são nas construções civis gerando 26% de incapacitação, quando isso acontece o trabalhador recorre ao Sistema Único de Saúde (SUS), que tem um custo. Se a incapacitação for total também vai sobrecarregar o sistema previdenciário. Um fato gera um efeito dominó que vai sobrecarregando outros órgãos de governo públicos. Faltam capacitações aos trabalhadores da construção civil", frisou.       

Vereador pede recursos para comprar camas hospitalares

por Dirceu Portugal publicado 12/04/2023 15h18, última modificação 12/04/2023 15h18

O vereador e 1º secretário da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), protocolou na Casa de Leis um requerimento de urgência - apresentado e aprovado por unanimidade dos parlamentares na última sessão ordinária – solicitando, através de ofício enviado ao governador Ratinho Junior e ao deputado estadual Douglas Fabrício, recursos para a compra de camas hospitalares com colchões e articulada para auxiliar pessoas doentes acamadas.

Pepita solicitou R$ 250 mil em recursos para o município.  “O pedido tem por objetivo solicitar ao governador do estado camas hospitalares com os colchões para atender as necessidades de pessoas acamadas na residência, garantindo conforto e segurança, para idosos ou pacientes que estão se recuperando em casa, ou com dificuldade de locomoção”, disse.

O ofício foi encaminhado ao governador Ratinho Junior e ao deputado estadual Douglas Fabrício.

Câmara participa da inauguração do Centro de Convivência da UTFPR campus CM

por Dirceu Portugal publicado 11/04/2023 16h35, última modificação 11/04/2023 16h35

O presidente da Câmara, Edilson Martins e os parlamentares Bina e Escrivão Parma (líder de governo da Casa de Leis), acompanhados do prefeito Tauillo Tezelli e do ex-deputado federal, Rubens Bueno, participaram na última segunda-feira (10), da inauguração do Centro de Convivência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão.

O espaço irá proporcionar mais lazer e comodidade aos estudantes da UTFPR.

Além da inauguração, os parlamentares também participaram de uma homenagem aos servidores que completaram 25, 30 e 35 anos de UTFPR.

 

Ações do documento