Notícias

por Interlegis — publicado 13/06/2018 08h16, última modificação 29/09/2022 10h54
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Câmara de CM aprova Dia do Agricultor e Campo Limpo

por Dirceu Portugal publicado 08/11/2022 17h40, última modificação 08/11/2022 17h40

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram nesta terça-feira (08), em segundo turno de discussão e votação, dois projetos de Leis direcionados aos agricultores, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita).

O projeto de Lei 92/2022 institui o Dia municipal do Agricultor, a ser comemorado no dia 28 de julho. “É uma forma de homenagear os trabalhadores e produtores do campo, dignos de todo nosso respeito e admiração. É através deles - com as mãos calejadas – que nossa alimentação está todos os dias na mesa”, lembrou Pepita.

Ele destacou ainda, que os agricultores são os trabalhadores que, junto aos produtores rurais, têm sido atores fundamentais para transformar e ampliar o agronegócio nas últimas décadas. “O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial”, completou.

O segundo projeto institui o Dia municipal do Campo Limpo, a ser comemorado no dia 18 de agosto.

A proposta do projeto, segundo Pepita é conscientizar os moradores sobre a necessidade de ser realizada a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas, assegurando a destinação correta para a preservação do meio ambiente. “Instituir o Dia do Campo Limpo vai colaborar com logística reversa que aumenta os níveis de reciclagem diminuindo o impacto ambiental”, disse. “Instituir no calendário o Dia Municipal do Campo Limpo será uma forma de divulgar a logística reversa, para que o agricultor possa dar o destino correto às embalagens”, salientou Pepita.

Vereadores de CM se reúnem em plenário na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 04/11/2022 16h48, última modificação 04/11/2022 16h48

Os treze vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, na próxima segunda-feira (07), para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos dos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (08), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira é possível acompanhar o debate em casa pelo link https://youtu.be/uGVns-nbLoU. Para assistir a sessão da terça-feira, basta se conectar ao link https://youtu.be/jjkbBO9Ofx8.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, na segunda-feira será debatido em plenário; 117 indicações, 10 requerimentos, um projeto de Lei Complementar - de autoria do Executivo - quatro projetos de Leis, sendo um de autoria do Poder Executivo, dois do presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), um do vereador Paulo Pilatte e ofícios de órgãos municipais em respostas a questionamentos dos vereadores, além de prestações de contas de entidades assistenciais e duas Indicações Legislativas.

Câmara participa da Fantástica Fábrica do Natal

por Dirceu Portugal publicado 04/11/2022 12h36, última modificação 04/11/2022 12h36

A vice-presidente da Câmara, Naiany Hruschka Salvadori  e o vereador Paulo Pilatte, participaram na noite da última quinta-feira (03), da apresentação da peça a ‘Fantástica Fabrica do Natal’, encenado pela companhia Sou Arte de Campo Mourão.

A apresentação foi uma mostra do projeto social ARTE QUE TRANSFORMA, resultado de recursos vindos da campanha de imposto de renda do município.

O projeto oferece atividades para 35 jovens com oficinas de circo e dança, oficinas de psicoterapia em grupo, atendimentos psicológicos individuais e palestras com os mais variados temas, focado em atividades que promovem a inclusão social, o protagonismo e a defesa dos direitos dos adolescentes, utilizando a arte e a cultura como ferramenta.

A apresentação foi realizada no Teatro municipal de Campo Mourão.   

Câmara entrega voto de louvor a PM contra Novo Cangaço

por Dirceu Portugal publicado 04/11/2022 11h39, última modificação 04/11/2022 11h39

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori, Miltinho Cidade Nova, Olivino Custódio, Edilson Martins, Escrivão Parma, Paulo Pilatte, Toninho Machado, Tico Leco e Bina entregaram ao comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, um voto de louvor, pelas ações durante a simulação de um ataque aos bancos pela quadrilha denominada ‘novo cangaço’. A homenagem foi proposta pelos vereadores Edilson Martins, Escrivão Parma e Subtenente Macedo.

Toda a ação - com uso de bombas, tiros de festim e bloqueios das principais avenidas do centro da cidade, onde estão localizados bancos, possíveis alvos da quadrilha, envolveu ‘bandidos’ e policiais e teve início às 23 horas do último dia 22 de setembro, se estendendo durante toda a madrugada.

As quadrilhas denominadas “novo cangaço”, são grupos criminosos fortemente armados que preferem atacar instituições que guardam dinheiro em cidades pequenas onde as forças de segurança não tem poderio bélico para enfrentar bandos fortemente armados.

O ‘novo cangaço’ está cada vez mais ousado, atacando com armamento pesado, usando, inclusive, reféns como escudos humanos para dificultar a ação policial.

A última ação da quadrilha instalou um clima de guerra e aterrorizou o município de Guarapuava, na Região Central do Paraná, deixando um morador e dois policiais feridos, em abril deste ano.

O bando, em oito veículos sendo cinco blindados, tentou assaltar uma empresa de valores, mas fugiu sem levar o dinheiro. A Secretaria de Segurança Pública acredita que o ‘novo cangaço’ contou com pelo menos 30 homens fortemente armados - com fuzis e duas armas ponto 50 – além de equipados com mochilas de mantimentos, com kits de primeiros socorros e capacetes balísticos.

“O voto de louvor é uma homenagem pelo excelente trabalho de prevenção e preparação da PM de Campo Mourão na simulação”, lembraram os vereadores Edilson Martins, Escrivão Parma e Subtenente Macedo.

Após a homenagem, os parlamentares também participaram da entrega de duas novas viaturas para o trabalho dos policiais militares, em Campo Mourão.

 

Vereadores “enterram” cápsula do tempo em CM

por Dirceu Portugal publicado 04/11/2022 11h10, última modificação 04/11/2022 11h14

A vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori  e os vereadores Miltinho Cidade Nova, Olivino Custódio, Edilson Martins, Escrivão Parma, Elvira Schen, Paulo Pilatte e Bina participaram do lançamento e do ‘enterro’ de uma cápsula do tempo em Campo Mourão. A iniciativa faz parte da programação dos 75 anos de emancipação do município.

A pequena caixa de inox – medindo 60 centímetros de comprimento por 40 cm de largura e 40 cm de profundidade - revestida com uma tinta prata anticorrosiva – foi enterrada em frente ao prédio da prefeitura e irá guardar por 25 anos, uma nota de R$ 10 depositada em um envelope por um morador da cidade, documentos, fotos, objetos da atualidade da Câmara, da prefeitura e de diversas entidades de Campo Mourão.

Na caixa também foram guardados máscaras, testes rápidos e um boletim com dados da maior tragédia sanitária do século XXI, a Covid-19, que matou no Brasil 688 mil pessoas e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15 milhões em todo o mundo.  

A caixa será aberta em 2047 quando a cidade completará 100 anos de emancipação.

“Queremos estar presentes para abrir essa caixa e contar a história de Campo Mourão”, comentaram os vereadores.    

Lar dos Idosos Joaquim e Sant´Ana será homenageado pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 31/10/2022 16h27, última modificação 31/10/2022 16h27

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão apresentaram, na última sessão ordinária, um projeto de Resolução concedendo a Comenda 10 de outubro ao Lar dos Idosos Joaquim e Sant´Ana, em comemoração aos 50 anos da criação da entidade pública.

O projeto de autoria da vereadora Naiany Hruschka Salvadori com as assinaturas dos demais parlamentares segue para análise e pareceres das Comissões Permanentes e em seguida para votação em plenário, que deve acontecer nas sessões dos dias 21 e 22 do próximo mês.

O Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam - que em 2021 passou por mudanças na administração – e atualmente é denominado Lar dos Idosos Joaquim e Sant´Ana, foi inaugurado em 1972 e na época contava com 12 internos. Atualmente a instituição cuida de 55 idosos e conta com uma capacidade para até 65 idosos. A instituição tem previsão de aumentar o número de acolhidos, tendo em vista o envelhecimento populacional e a crescente demanda pelo serviço de instituição de longa permanência. “O Lar de Idosos Joaquim Sant'Ana planeja expandir sua capacidade visando o acolhimento para cerca de 100 idosos nos próximos anos, mas para isso ser viabilizado é necessário apoio financeiro para construção de um novo prédio e subsidio financeiro per capta condizente a manter um serviço de qualidade que vise o bem estar e a inclusão social desses idosos”, diz a instituição.

“O Lar de Idosos Joaquim Sant'Ana tem merecido o reconhecimento e o respeito de todos os mourãoenses, pois graças a implantação de um padrão de qualidade no atendimento institucional pautado na valorização da história de cada residente, no respeito à sua individualidade, autonomia e privacidade, na preservação dos vínculos e na participação na comunidade”, lembrou Naiany Hruschka Salvadori.

Vereadores participam da sanção do projeto de Lei do Magistério

por Dirceu Portugal publicado 27/10/2022 18h31, última modificação 27/10/2022 18h31

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Olivino Custódio, Bina, Edilson Martins, Miltinho Cidade Nova, Tio Leco e Elvira Maria Schen, participaram na tarde desta quinta-feira (27), no salão de eventos da prefeitura, da sanção do projeto de Lei - aprovado pela Câmara - que institui o novo Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério.

A Lei - que será publicada no órgão oficial eletrônico e os benefícios garantidos aos servidores, como melhorias salariais, já serão pagos pelo município na folha de novembro - foi sancionada pelo prefeito Tauillo Tezelli.

O Plano, aprovado por unanimidade nesta semana pelo Poder Legislativo, representa um incremento de quase R$ 7 milhões na folha de pagamento da rede municipal de Educação.  Trata-se de uma reformulação e uma atualização do plano de cargos e salários, uma antiga reivindicação da categoria. Entre os avanços estão a equiparação do salário do professor com o do orientador e a redenominação do cargo do orientador educacional para professor pedagogo.

“Junto aos vereadores das Comissões Permanentes agilizamos o andamento do projeto para que fosse aprovado rapidamente em plenário e enviado ao Executivo com celeridade - para que todos os funcionários do Magistério recebessem a gratificação em novembro. Agradeço todos os parlamentares pela dedicação”, disse o presidente do Legislativo.

O prefeito Tauillo Tezelli agradeceu o Legislativo pela parceria com o Executivo. “Tínhamos um compromisso com os servidores quando as finanças do município permitissem, por isso essa é uma data história para a Educação. Não posso deixar de reconhecer o trabalho dos vereadores, que agilizaram os trâmites e aprovaram o projeto para podermos conceder as melhorias ainda este ano”, disse.

Câmara de CM aprova voto de louvor a PM contra ‘Novo Cangaço’

por Dirceu Portugal publicado 27/10/2022 12h03, última modificação 27/10/2022 12h03

O plenário da Câmara de Campo Mourão aprovou na última sessão ordinária do Legislativo, o requerimento 181/2022, de autoria dos parlamentares, Edilson Martins, Escrivão Parma e Subtenente Macedo, concedendo voto de louvor ao comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, pela simulação de um ataque aos bancos pela quadrilha denominada ‘novo cangaço’.

Toda a ação - com uso de bombas, tiros de festim e bloqueios das principais avenidas do centro da cidade, onde estão localizados bancos, possíveis alvos da quadrilha, envolveu ‘bandidos’ e policiais e teve início às 23 horas do último dia 22 de setembro, se estendendo durante toda a madrugada.

As quadrilhas denominadas “novo cangaço”, são grupos criminosos fortemente armados que preferem atacar instituições que guardam dinheiro em cidades pequenas onde as forças de segurança não tem poderio bélico para enfrentar bandos fortemente armados.

O ‘novo cangaço’ está cada vez mais ousado, atacando com armamento pesado, usando, inclusive, reféns como escudos humanos para dificultar a ação policial.

A última ação da quadrilha instalou um clima de guerra e aterrorizou o município de Guarapuava, na Região Central do Paraná, deixando um morador e dois policiais feridos, em abril deste ano.

O bando, em oito veículos sendo cinco blindados, tentou assaltar uma empresa de valores, mas fugiu sem levar o dinheiro. A Secretaria de Segurança Pública acredita que o ‘novo cangaço’ contou com pelo menos 30 homens fortemente armados - com fuzis e duas armas ponto 50 – além de equipados com mochilas de mantimentos, com kits de primeiros socorros e capacetes balísticos.

“Solicitamos que seja inserido em ata, o voto de louvor, pelo excelente trabalho de prevenção e preparação da PM de Campo Mourão, e em ato de reconhecimento ao comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, na simulação”, disseram os vereadores Edilson Martins, Escrivão Parma e Subtenente Macedo.

Vereadores aprovam projeto de Lei vedando a nomeação de condenados

por Dirceu Portugal publicado 26/10/2022 18h08, última modificação 26/10/2022 18h08

O plenário da Câmara de Campo Mourão aprovou por unanimidade, na última sessão ordinária do Legislativo, o projeto de Lei 13/22, vedando a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas criminalmente no município.

De autoria do vereador Marcio Berbet, o projeto veda a nomeação, na administração pública direta e indireta, dos Poderes Executivo e Legislativo do município, para todos os cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, de pessoas que foram condenadas nas condições previstas na Lei Federal 2.848 de dezembro de 1940. O bloqueio na contratação tem início com a condenação em decisão transitada em julgado, até o cumprimento da pena.

“Nos casos das pessoas com decisões transitadas em julgado - durante o exercício do cargo em comissão – elas devem ser exoneradas imediatamente até o cumprimento da pena”, lembrou Berbet.

Alunos e vereadores arborizam Parque das Torres

por Dirceu Portugal publicado 26/10/2022 16h20, última modificação 26/10/2022 16h20

Os vereadores Miltinho Cidade Nova, Paulo Pilatte e Elvira Schen, participaram na manhã desta quarta-feira (26), de uma ação ambiental no Parque das Torres. Junto com alunos da escola municipal Cidade Nova, os dois parlamentares ajudaram a arborizar o parque, plantando mais de 50 mudas de espécies Ipê e Rezedá.

A atitude ambiental faz parte da programação do aniversário de 75 anos do município. “São estudantes – em sua maioria moradores do bairro Cidade Nova - que contribuíram para tornar o parque cada vez mais arborizado e futuramente, poderão usar a sombra das árvores que eles mesmos plantaram.  Essa geração está ajudando a cuidar do planeta”, comentou o vereador, Miltinho Cidade Nova.

Projeto Lei de valorização do Magistério é aprovado pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 25/10/2022 14h50, última modificação 25/10/2022 17h24

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade na manhã desta terça-feira (25), em segundo turno de discussão e votação - em sessão ordinária - o projeto de Lei 98/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o plano de cargos, carreira e salários do Magistério.  Ao final da sessão, os parlamentares parabenizaram professores, diretores e demais profissionais da Educação pela conquista.  

O projeto aprovado é uma reformulação e uma atualização do plano de cargos e salários, uma antiga reivindicação da categoria. Entre os avanços estão à equiparação do salário do professor com o do orientador e a redenominação do cargo do orientador educacional para professor pedagogo. A última revisão do Plano foi em 2004. O novo Plano representa um incremento de quase R$ 7 milhões na folha de pagamento da rede municipal de Educação.

O projeto segue para o Executivo ser sancionado pelo prefeito Tauillo Tezelli.

“Agradecemos aos vereadores pela agilidade nos trâmites do projeto e aprovação desse plano, que norteia as ações da Secretaria de Educação e representa o reconhecimento ao trabalho dos nossos servidores”, disse Tezelli. 

 

Câmara de CM participa do lançamento do projeto Cidade Natal 22

por Dirceu Portugal publicado 24/10/2022 16h44, última modificação 24/10/2022 16h44

Os vereadores Bina, Edilson Martins, Escrivão Parma, Miltinho Cidade Nova e o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), participaram na manhã desta segunda-feira (24), no mini auditório da prefeitura, do lançamento do projeto Cidade Natal/2022, que irá contar com inúmeras atrações no centro e nos bairros de Campo Mourão.

Entre os eventos estão a tradicional apresentação da chegada do Papai Noel na Praça da Catedral de São, o cortejo natalino pela Avenida Irmãos Pereira, túnel de luzes, mostra cultural, carreata, Quintal do Noel, entre outras.

Vereadores de CM aprovam por unanimidade projeto de Lei de valorização do Magistério

por Dirceu Portugal publicado 24/10/2022 16h20, última modificação 24/10/2022 16h20

 

Com o plenário lotado com dezenas de professores, diretores e demais profissionais da Educação, os vereadores da Câmara de Campo Mourão, aprovaram por unanimidade -  em primeiro turno de discussão e votação - em sessão ordinária - o projeto de Lei 98/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o plano de cargos, carreira e salários do Magistério.  

O projeto é uma reformulação e uma atualização do plano de cargos e salários, uma antiga reivindicação da categoria. Entre os avanços estão à equiparação do salário do professor com o do orientador e a redenominação do cargo do orientador educacional para professor pedagogo. A última revisão do Plano foi em 2004. O novo Plano representa um incremento de quase R$ 7 milhões na folha de pagamento da rede municipal de Educação

O projeto volta ao plenário na sessão da próxima terça-feira (25), para ser votado em segundo turno de discussão e votação. A sessão terá início às 09 horas e será transmitida pelo Youtube. Para assistir a sessão basta dar um click no link https://youtu.be/uZB2gwDyD3A.

Câmara de CM vota nas próximas sessões projeto de Lei do Magistério

por Dirceu Portugal publicado 21/10/2022 11h13, última modificação 21/10/2022 11h13

Na próxima segunda e terça-feira, 24 e 25 respectivamente, os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares.

Um dos projetos que entra em plenário para discussão e aprovação dos parlamentares - dispõe sobre o plano de cargos, carreira e salários do Magistério. O projeto de Lei 98/2022, recebeu pareceres favoráveis das quatro Comissões Permanentes do Legislativo.  

De autoria do Executivo, o projeto é uma reformulação e uma atualização do plano de cargos e salários, uma antiga reivindicação da categoria. Entre os avanços estão à equiparação do salário do professor com o do orientador e a redenominação do cargo do orientador educacional para professor pedagogo. A última revisão do Plano foi em 2004. O novo Plano representa um incremento de quase R$ 7 milhões na folha de pagamento da rede municipal de Educação

Além do projeto, os vereadores irão debater e aprovar, na sessão de segunda-feira (24), a pauta com 76 indicações, 29 requerimentos, três Indicações Legislativas, três projetos de Leis, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual - em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão. Três projetos de Leis, de autoria do Executivo, serão apresentados aos parlamentares durante a sessão ordinária.  

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os interessados podem acompanhar a sessão através do link https://youtu.be/bf8BidC-JhE. Para assistir a sessão da terça-feira, basta dar um click no link https://youtu.be/uZB2gwDyD3A.

Comissões Permanentes da Câmara dão pareceres favoráveis ao plano de cargos do Magistério

por Dirceu Portugal publicado 18/10/2022 18h22, última modificação 18/10/2022 18h22

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, presidentes e membros das quatro Comissões Permanentes do Legislativo, se reuniram na manhã desta terça-feira (18), e deram pareceres favoráveis ao projeto de Lei 98/2022, que dispõe sobre o plano de cargos, carreira e salários do Magistério.  O documento segue para ser votado em plenário nas próximas sessões ordinárias que acontecem nos dias 24 e 25 deste mês.

O projeto de autoria do Executivo é uma reformulação e uma atualização do plano de cargos e salários, uma antiga reivindicação da categoria. “No dia da entrega pelo prefeito e pelos representantes do Magistério, nos comprometemos a dar celeridade ao andamento do projeto e votar nas sessões dos dias 24 e 25. Estamos cumprindo o compromisso pelo fato do projeto corrigir uma reivindicação da categoria”, comentou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).  

Pelo projeto, entre os avanços estão à equiparação do salário do professor com o do orientador e a redenominação do cargo do orientador educacional para professor pedagogo. A última revisão do Plano foi em 2004.

De acordo com a secretária de Educação, Tânia Caetano, o novo Plano representa um incremento de quase R$ 7 milhões na folha de pagamento da rede municipal de Educação. “Esse Plano norteia todas as ações da Secretaria, inclusive distribuição de aulas, eleição de diretores, enfim, tudo o que envolve a vida profissional dos servidores”.

Câmara e prefeitura inauguram parque infantil no Cidade Alta

por Dirceu Portugal publicado 11/10/2022 11h03, última modificação 11/10/2022 11h03

As crianças dos bairros, Cidade Alta I e II, Cidade Nova, Jardim Bronzel  1 e 2, Jardim Vitória, Jardim Santa Casa e Alphaville, ganharam um presente antecipado para brincar e se divertir no dia 12 de outubro, Dia das Crianças.   

No final da tarde da última segunda-feira (10), os vereadores Miltinho Cidade Nova, Bina e o presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), acompanhados do prefeito Tauillo Tezelli e do deputado estadual, Douglas Fabrício, entregaram um parque infantil para beneficiar os filhos dos moradores dos bairros; Cidade Alta I e II, Cidade Nova, Jardim Bronzel  1 e 2, Jardim Vitória, Jardim Santa Casa e Alphaville.

O parque infantil custou cerca de R$ 160,5 mil e conta com dois escorregadores, uma escalada meia lua, carrossel, gangorra e balanço duplo, pirâmide de corda, todos instalados em piso ecológico emborrachado, proporcionando mais segurança às crianças.

Autor de uma Indicação, protocolada e aprovada no plenário da Câmara, solicitando a instalação de um parque infantil - entre as Ruas professor Alex Denker e Maria Zuleica Theodoro - no bairro Jardim Cidade Alta II, o vereador Miltinho Cidade Nova, destacou a necessidade do investimento no bairro.

“Com a crescente expansão urbana na cidade de Campo Mourão, mais especificamente na região do Jardim Cidade Alta II, os moradores solicitaram a implantação de um local de lazer para levar os filhos nos finais de semana. Articulamos junto ao deputado Douglas Fabrício e hoje o pedido virou realidade. A comunidade merece, pois tem zelo pelo patrimônio público”, destacou Miltinho Cidade Nova.

Câmara entrega Comenda 10 de Outubro a Santuário Nossa Senhora Aparecida

por Dirceu Portugal publicado 10/10/2022 16h21, última modificação 10/10/2022 16h21

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão homenagearam no último domingo (09), o Santuário Nossa Senhora da Aparecida, localizado no bairro Vila Urupês, com a Comenda 10 de outubro, em comemoração aos 20 anos do Santuário.

A homenagem - proposta pelo vereador Escrivão Parma - através de um projeto de Resolução - com as assinaturas dos parlamentares; Miltinho Cidade Nova, Subtenente Macedo, Olivino Custódio, Edilson Martins, Paulo Pilatte, Tio Leco, Toninho Machado, Bina, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori, Elvira Lima e do presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), foi entregue ao padre Wesley de Almeida dos Santos em uma sessão solene no próprio templo.  

“O Santuário é reconhecido em todo o Brasil, além de toda a sua estrutura de acolhimento, acessibilidade, o santuário atua na área da ação social. Os números de beneficiados pelas parcerias e projetos atingem milhares de pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais”, lembrou Parma.

Câmara participa das comemorações aos 75 anos da emancipação política de CM

por Dirceu Portugal publicado 10/10/2022 11h04, última modificação 10/10/2022 11h04

Os vereadores Bina, Escrivão Parma, Toninho Machado e o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), participaram na manhã desta segunda-feira (10), em frente ao prédio da prefeitura de Campo Mourão, de um ato cívico em comemoração aos 75 anos de emancipação política de Campo Mourão.

Em 10 de outubro de 1947, a cidade foi emancipada de Pitanga, tornando-se município pela Lei 02/47, sancionada pelo governador Moysés Lupion. José Antônio dos Santos foi nomeado prefeito até a instalação do município e a posse de Pedro Viriato de Souza Filho, eleito prefeito.

Durante a cerimônia cívica, foram entregues álbuns de figurinhas sobre a história do município para escolas municipais. Pela primeira vez foi executado em ato público o dobrado “Campo Mourão”, cuja partitura doada pelo maestro Leoni di Biagio, em 1978, foi encontrada pela Fundação Cultural dentro do processo de reorganização interna. A partitura foi oferecida por di Biagio, em 10 de outubro de 1959, quando o município comemorou pela primeira vez seu aniversário.

O presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), o prefeito Tauillo Tezelli e o deputado estadual, Douglas Fabricio, hastearam as três bandeiras, do Brasil, do Paraná e de Campo Mourão.  Ao final do evento, os participantes cantaram o parabéns a você.

 

Câmara entrega Comenda 10 de Outubro à Loja Maçônica

por Dirceu Portugal publicado 07/10/2022 11h20, última modificação 07/10/2022 11h20

O vereador Paulo Pilatte entregou na noite da última quinta-feira (06), durante a sessão solene do Legislativo, a Comenda 10 de Outubro à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense.  Acompanhado da procuradora geral do município, Alessandra Chiroli, o parlamentar fez a entrega da homenagem ao mestre da Loja Maçônica, Ériton Toledo Arcain.

“É um momento de celebração. A Casa de Apoio ao doente de câncer por longo período sofreu por dificuldades financeiras, estava prestes a fechar as portas e deixar de atender justamente a quem mais precisava. Surgiu a mão amiga da Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense, a qual com sabedoria, trabalho, organização e apoio financeiro, conseguiu restaurar a saúde da Casa de Apoio ao doente de câncer. A Comenda 10 de Outubro do Legislativo é uma singela homenagem pelo respeito e admiração da sociedade mouãoense aos trabalhos realizados pela Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense em prol da comunidade de Campo Mourão”, homenageou Pilatte.

A homenagem - proposta pelo vereador Paulo Pilatte – teve as assinaturas dos parlamentares; Subtenente Macedo, Olivino Custódio, Escrivão Parma, Edilson Martins, Tio Leco, Toninho Machado, Miltinho Cidade Nova, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori e do presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita). “Um agradecimento especial ao homenageado e à Loja Maçônica pelo gratificante trabalho realizado em benefício dos mourãoenses. É uma honra recebe-los no Legislativo”, lembrou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).   

Fundada em outubro de 2013 - a Loja - que conta com 35 obreiros – segundo Pilatte tem contribuído com a comunidade anonimamente por intermédio de ações de filantropia com a doação de alimentos, vestuário, medicamentos, entre outras atividades em prol da comunidade mourãoense.

Loja Maçônica será homenageada hoje pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 06/10/2022 15h50, última modificação 06/10/2022 17h35

Os vereadores de Campo Mourão entregam hoje a comenda 10 de outubro à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense.  

A homenagem - proposta pelo vereador Paulo Pilatte – com as assinaturas dos parlamentares; Subtenente Macedo, Olivino Custódio, Escrivão Parma, Edilson Martins, Tio Leco, Toninho Machado, Miltinho Cidade Nova, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori e do presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), será entregue às 19 horas, no plenário do Legislativo.  

Fundada em outubro de 2013 - a Loja - que conta com 35 obreiros – segundo Pilatte tem contribuído com a comunidade anonimamente por intermédio de ações de filantropia com a doação de alimentos, vestuário, medicamentos, entre outras atividades em prol da comunidade mourãoense.

“Somado a estas as ações, a Loja já foi sede do Encontro Regional de Aprendizes e Companheiros (ERAC), com a presença de mais de 200 obreiros da região e sediou o Congresso Nacional Maçônico, com a participação de obreiros de todo o país, gerando renda na cidade. O maior desafio foi em 2020, quando a Loja assumiu a Casa de Apoio a Doentes de Câncer de Campo Mourão, fechada e com dificuldades financeiras. Neste sentido, a homenagem à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense é mais que merecida”, lembrou Pilatte.

Câmara de CM participa do lançamento do CRAM e da abertura da Casa Fênix

por Dirceu Portugal publicado 06/10/2022 14h53, última modificação 06/10/2022 14h53

A vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori, o presidente Jadir Soares (Pepita) e o vereador, Escrivão Parma, participaram nesta quinta-feira (06), do lançamento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e da abertura da Casa Abrigo Fênix.

O CRAM é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.

A Casa Abrigo Fênix irá prestar serviço de acolhimento institucional provisório, destinado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, sob risco de morte ou ameaças, acompanhadas ou não dos filhos, residentes em Campo Mourão. O CRAM irá funcionar na própria sede da Secretaria. Já o endereço da Casa Abrigo não será divulgado para garantir a segurança e a proteção das mulheres e dos filhos.

Para a vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori, a casa vai proteger e salvar vidas. “Visitamos a casa e pudemos perceber em cada detalhe que tudo foi feito com muito amor. A mulher que chegar na casa estará destruída e os filhos angustiados, então o que irá fazer a diferença é o amor que terá na casa. Parabéns a todos os envolvidos e acredito que muitos bons frutos irão surgir. Podem contar com a Procuradoria da Mulher na Câmara e com a própria instituição, Legislativo”, enfatizou a vereadora. Naiany Hruschka.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Márcia Calderan, o CRAM é constituído de uma equipe interdisciplinar, com psicóloga, assistente social, advogada e orientadoras sociais. “Toda mulher que sofrer qualquer tipo de violência e necessitar de atendimento poderá procurar a Secretaria. Esse trabalho já era realizado pelo CREAS, mas agora teremos um espaço e equipe exclusivos”, explicou a secretária de Assistência Social, Márcia Calderan.

Ela lembrou ainda que neste período, as mulheres irão receber orientações, oficinas e até encaminhamento para o mercado de trabalho e para as demais políticas públicas que compõem a rede de atendimento. “O intuito é proteger e orientar a mulher nesse recomeçar da vida após rompimento com o agressor”, disse.

Miltinho Cidade Nova pede avaliações de árvores plantadas na cidade

por Dirceu Portugal publicado 05/10/2022 16h25, última modificação 05/10/2022 16h25

O vereador Miltinho Cidade Nova protocolou uma Indicação na Câmara de Campo Mourão, sugerindo ao Poder Executivo para que realize uma avaliação nas árvores plantadas na cidade. O documento foi lido, aprovado em plenário na última sessão ordinária do Legislativo e encaminhado à prefeitura.

A análise, de acordo com o parlamentar, teria por objetivo avaliar as condições das árvores para evitar a queda em dias de chuvas com ventos fortes. “As árvores comprometidas com a base podre seriam abatidas e as árvores com galhos quebradiços, seriam podadas”, comentou Miltinho.

Segundo ele, os moradores pedem as avaliações das árvores por conta dos prejuízos em dias de chuvas. “Eles pedem por conta dos riscos de vida e aos bens matérias em dias de chuva com fortes ventos”.

Santuário Nossa Senhora Aparecida será homenageado com comenda 10 de outubro

por Dirceu Portugal publicado 04/10/2022 16h25, última modificação 05/10/2022 09h06

No próximo domingo (09), vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam a comenda 10 de outubro em comemoração aos 20 anos do Santuário Nossa Senhora da Aparecida, localizado no bairro Vila Urupês.

A homenagem - proposta pelo vereador Escrivão Parma - através de um projeto de Resolução - com as assinaturas dos parlamentares; Miltinho Cidade Nova, Subtenente Macedo, Olivino Custódio, Edilson Martins, Paulo Pilatte, Tio Leco, Toninho Machado, Bina, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori, Elvira Lima e do presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), será entregue às 16h30, em uma sessão solene no próprio santuário.  

“No natal de 1974 foi inaugurada a capela e em 1982, transformada em paroquia, a igreja construída pela comunidade. Em outubro de 2002, a paroquia foi elevada a condição de Santuário Diocesano e desde então vem promovendo acolhimento de pessoas necessitadas de fé e espiritualidade, e até mesmo de amor. O Santuário é reconhecido em todo o Brasil, além de toda a sua estrutura de acolhimento, acessibilidade, o santuário atua na área da ação social. Os números de beneficiados pelas parcerias e projetos atingem milhares de pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais”, contou Parma.

 

Câmara de CM homenageia Loja Maçônica na próxima quinta-feira (06)

por Dirceu Portugal publicado 03/10/2022 16h12, última modificação 03/10/2022 16h12

Os vereadores de Campo Mourão entregam na próxima quinta-feira (06), a comenda 10 de outubro à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense.  

A homenagem - proposta pelo vereador Paulo Pilatte – com as assinaturas dos parlamentares; Subtenente Macedo, Olivino Custódio, Escrivão Parma, Edilson Martins, Tio Leco, Toninho Machado, Miltinho Cidade Nova, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori e do presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), será entregue às 19 horas, no plenário do Legislativo.  

Fundada em outubro de 2013 - a Loja - que conta com 35 obreiros – segundo Pilatte tem contribuído com a comunidade anonimamente por intermédio de ações de filantropia com a doação de alimentos, vestuário, medicamentos, entre outras atividades em prol da comunidade mourãoense.

“Somado a estas as ações, a Loja já foi sede do Encontro Regional de Aprendizes e Companheiros (ERAC), com a presença de mais de 200 obreiros da região e sediou o Congresso Nacional Maçônico, com a participação de obreiros de todo o país, gerando renda na cidade. O maior desafio foi em 2020, quando a Loja assumiu a Casa de Apoio a Doentes de Câncer de Campo Mourão, fechada e com dificuldades financeiras. Neste sentido, a homenagem à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense é mais que merecida”, lembrou Pilatte.

Vila Guarujá recebe escola reformada através da parceria entre prefeitura e Legislativo

por Dirceu Portugal publicado 30/09/2022 21h50, última modificação 30/09/2022 21h50

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Miltinho Cidade Nova, Márcio Berbet, Edilson Martins e Bina, participaram no final da tarde desta sexta-feira (30), da entrega das reformas da Escola municipal Castro Alves, na Vila Guarujá.

A escola iniciou as atividades em 1965 e atualmente atende alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e infantil, nível 1 e 2. “Muitos investimentos foram feitos na Vila Guarujá, não apenas na educação, como na infraestrutura do bairro, com as ruas asfaltadas, o acesso ao bairro e os imóveis regularizados. Em breve será reformado também o posto de saúde”, disse o prefeito, Tauillo Tezelli.

Ao todo o município investiu R$ 652 mil com a troca do telhado e reforma das salas de aulas, com substituição de janelas, portas, pisos e revestimentos cerâmicos, além da ampliação do depósito, da troca de tubulações hidráulicas, da troca de portão, pintura externa e interna e calçamento. “Chego na Vila Guarujá e encontro um bairro organizado, fruto dos investimentos maciços da administração. Em parceria com o Executivo estamos trabalhando pelo bem estar de nossa comunidade e a entrega destas obras aos professores, alunos e comunidade, é mais um resultado do trabalho do Legislativo em parceria com o município”, comentou o presidente da Câmara.

 

Vereadores participam da entrega de aparelhos auditivos

por Dirceu Portugal publicado 30/09/2022 15h30, última modificação 30/09/2022 15h30

Os parlamentares Bina, Edilson Martins e Miltinho Cidade Nova, participaram junto com o prefeito Tauillo Tezelli e o secretário de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, da entrega de aparelhos auditivos para 38 pacientes que aguardavam a vez.

A entrega foi realizada no Centro de Especialidades, no Lar Paraná.

“A entrega desses aparelhos mostra o nosso esforço de atender melhor e reduzir as filas de espera em várias especialidades. Sabemos que é muito difícil zerar a fila, mas temos trabalhado para que as pessoas sejam atendidas da melhor maneira possível”, destacou o prefeito.

Os vereadores lembraram a importância da ação. “Com essa entrega, o município proporciona melhor qualidade de vida aos pacientes”, comentaram Bina, Edilson Martins e Miltinho Cidade Nova.

Câmara de CM entrega votos de louvores a policiais militares

por Dirceu Portugal publicado 30/09/2022 15h14, última modificação 30/09/2022 15h14

O vereador subtenente Macedo entregou nesta sexta-feira (30), nas dependências da Câmara de Campo Mourão, dois votos de louvores a dois policiais militares pela dedicação e pelo cumprimento do dever durante o atendimento a uma ocorrência realizada em agosto deste ano. Os votos de louvores foram aprovados por unanimidade dos parlamentares.

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), a vice-presidente, Naiany Hruschka Salvadori e os vereadores, Paulo Pilatte, Escrivão Parma, Edilson Martins e Olivino Custódio participaram do evento em homenagens aos policias.

De acordo com o autor dos votos de louvores, Subtenente Macedo, no dia 09 de agosto deste ano, os sargentos Nelcides Antônio da Silva e Edson Batista de Paula, participaram de uma busca por conta de um roubo em uma propriedade rural que resultou na prisão dos marginais e apreensão de armamentos. “Os policiais se depararam com o veiculo roubado, houve intensa troca de tiros sendo que o resultado foi um dos ladrões feridos, o veículo recuperado, apreensão de armas de grosso calibre, sendo uma submetralhadora nove milímetros, uma espingarda calibre 12, uma carabina puma calibre 38 e um cano duplo de espingarda, calibre 28, que estavam escondidos em uma vegetação. Os policiais demonstraram ser merecedor do voto de louvor pelo atendimento impar da ocorrência”, destacou Macedo.

 

Desembargador do TJ recebe honraria da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 29/09/2022 16h09, última modificação 29/09/2022 16h09

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram no final da tarde da última quarta-feira (28), o título de cidadania honorária, ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador José Laurindo de Souza Netto.

A honraria foi entregue pelos vereadores Edilson Martins e Bina, autores da homenagem em uma sessão solene no plenário do Legislativo. “Hoje é um dia especial para o Legislativo, o Executivo e em especial o Judiciário, que estamos honrando e homenageando o Tribunal de Justiça, através do seu representante, o desembargador José Laurindo, pelo seu trabalho e competência frente ao Tribunal”, disse Martins. “O desembargador foi o responsável pela liberação do Fórum e da Usina fotovoltaica em Campo Mourão, investimentos de cerca de R$ 50 milhões. Esses investimentos importantíssimos para o município justificam para a população o motivo de homenagear o presidente do Tribunal de Justiça, como cidadão honorário de nossa cidade”, lembrou Martins.

José Laurindo de Souza Netto formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná com mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, também é presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (CONSEPRE), membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas, professor, diretor geral e supervisor pedagógico da Escola da Magistratura do Paraná.

Para o vereador Bina, também autor da homenagem, o presidente do Tribunal de Justiça, está colaborando com o desenvolvimento da cidade ao prestigiar a cidade com o Fórum e a Usina fotovoltaica. “Diante dessas conquistas e do reconhecimento, em nome de toda a população, somos gratos ao presidente do TJ, muito obrigado”, agradeceu Bina.

Após receber a honraria, o desembargador José Laurindo de Souza Netto, assinou a autorização para início do processo licitatório da construção do novo fórum estadual e de uma usina fotovoltaica (energia solar).

“Fico muito feliz em receber essa homenagem e ter a oportunidade de assinar o lançamento dessas duas obras muito importantes para o Poder Judiciário e que trará melhores condições de trabalho para os serventuários da Justiça”, disse o desembargador José Laurindo de Souza Netto.

A produção de energia solar na usina de Campo Mourão será utilizada por todos os fóruns das comarcas do Estado. O terreno doado pelo município fica na Vila Guarujá, numa área de aproximadamente 100 mil metros quadrados. Já o novo Fórum Estadual será edificado nas proximidades do Parque do Lago.

“Agradeço a presença de todos, em especial do homenageado José Laurindo de Souza Netto, mais novo ilustre Cidadão Honorário de Campo Mourão. Parabéns pelo trabalho e dedicação frente ao TJ”, agradeceu o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).   

Câmara de CM recebe projeto de Lei de cargos e salários do Magistério

por Dirceu Portugal publicado 28/09/2022 15h20, última modificação 29/09/2022 11h01

Uma comitiva com centenas de professores, diretores e demais profissionais da Educação lotou o plenário da Câmara na manhã desta quarta-feira (28), para participar da entrega do projeto de Lei de cargos e salários do Magistério. O documento foi entregue pelo prefeito Tauillo Tezelli e pela secretária de Educação, Tania Caetano, ao presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e aos parlamentares presentes na reunião em plenário.

O projeto de autoria do Executivo é uma reformulação e uma atualização do plano de cargos e salários, uma antiga reivindicação da categoria. O projeto entra em vigor, após a aprovação em plenário pelos parlamentares. “É uma honra e um orgulho receber os profissionais da Educação na Casa de Leis. Pelo regimento interno do Legislativo, tenho 30 dias para colocar em andamento, mas todos os projetos vindos do Executivo e que beneficiam os moradores de Campo Mourão, são despachados pela presidência com urgência para tramitar pelas Comissões Permanentes”, disse Pepita.

Ele prometeu articular com os vereadores das Comissões para acelerar a tramitação. “Vamos marcar uma reunião com todos os parlamentares membros das Comissões para tratar da análise e do andamento do projeto. Acredito que nas próximas sessões, nos dias 24 e 25, o projeto já estará em plenário para votação”, comentou.   

Pelo projeto recebido pela Câmara, entre os avanços estão à equiparação do salário do professor com o do orientador e a redenominação do cargo do orientador educacional para professor pedagogo. A última revisão do Plano foi em 2004.

“Se o projeto for aprovado no mês de outubro, o município já tem condições de conceder os benefícios a partir do mês de novembro”, garantiu o prefeito. “Esse é mais um momento histórico para a Educação do município. Essa reformulação foi elaborada com a participação dos professores e traz, além da melhoria nos salários, vários outros avanços”, destacou Tânia Caetano.

O novo Plano representa um incremento de quase R$ 7 milhões na folha de pagamento da rede municipal de Educação. “Esse Plano norteia todas as ações da Secretaria, inclusive distribuição de aulas, eleição de diretores, enfim, tudo o que envolve a vida profissional dos servidores”, complementou Caetano.

 

Legislativo entrega hoje título de cidadania ao presidente do TJPR

por Dirceu Portugal publicado 28/09/2022 09h14, última modificação 28/09/2022 09h14

Hoje às 17 horas, no plenário do Legislativo, os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, entregam o título de cidadania honorária, ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador José Laurindo de Souza Netto.

A honraria será entregue em uma sessão solene transmitida pelo Youtube através do link https://youtu.be/NRvMFhAaJlQ e pelo Facebook. O título de cidadania foi proposto por Edilson Martins, com a parceria do parlamentar Ibnéias Teixeira (Bina), e assinaturas dos demais vereadores.

Os autores do título lembraram o legado deixado às novas gerações, motivo para a homenagem ao presidente do Tribunal de Justiça. “O desembargador José Laurindo de Souza Netto foi o responsável pela liberação do Fórum e da Usina fotovoltaica em Campo Mourão. Assim, diante dessas conquistas e reconhecimento da população Mourãoense, e seu grande legado deixado para novas gerações, com reflexos significativos para o município, não podemos deixar de reconhecer”, lembraram Martins e Bina.

José Laurindo de Souza Netto formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná com mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, também é presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (CONSEPRE), membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas, professor, diretor geral e supervisor pedagógico da Escola da Magistratura do Paraná.

 

Ações do documento