Notícias

por Interlegis — publicado 23/03/2020 14h55, última modificação 16/11/2020 10h48
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Comissão Permanente da Câmara dá pareceres favoráveis em projetos de Leis

por Dirceu Portugal publicado 29/10/2021 17h00, última modificação 29/10/2021 17h00

Os três vereadores da Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Campo Mourão, se reuniram nesta sexta-feira (29), e deram pareceres favoráveis aos sete Projetos de Leis e em um Projeto de Resolução que estavam na pauta de trabalhos da Comissão.

Composta pelos parlamentares, Miltinho Cidade Nova, Tio Leco e pelo presidente, Toninho Machado, a Comissão deu pareceres favoráveis – entre eles - nos projetos de Leis, 78/2021, de autoria do Poder Executivo que institui o Programa Cartão da Família Mourãoense e no projeto de Lei 80/2021, também de autoria do Executivo, que altera e acresce dispositivos na Lei 4.078, de 14 de novembro de 2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de manutenção de equipes de brigada civil de emergência, composta por bombeiro civil, nos estabelecimentos estabelecidos no projeto.

Os projetos seguem para apreciação e votação no plenário da Câmara.  

 

Funcionários da limpeza de Campo Mourão visitam a Câmara e pedem cuidados com cacos de vidros

por Dirceu Portugal publicado 05/11/2021 10h22, última modificação 05/11/2021 10h22

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), recebeu a visita de funcionários da secretaria municipal de Meio Ambiente (Seama) e da empresa responsável pela prestação de serviços de limpeza das vias urbanas e coleta de lixo da cidade.

Além de visitar o plenário e os gabinetes da Câmara, os funcionários, principalmente da empresa responsável pela limpeza no município, incentivaram a orientação da população quanto aos cuidados com descartes de material cortante. “Recentemente um funcionário se feriu, no braço, ao manusear uma sacola com um caco de vidro. Além de ficar sem trabalhar, os riscos de perdas de movimentos, principalmente dos braços, são grandes. A população precisa nos ajudar”, comentaram os funcionários.     

Para descartar cacos de vidro, por exemplo, corte uma garrafa pet ao meio, coloque o objeto cortante dentro e feche com fita adesiva, ou envolva os cacos em jornal, papel ou revista.

Conforme eles, o descarte de forma correta de material cortante evita acidentes. “A dica é agrupar vidros em jornal, caixas de papelão e, em garrafas pets, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte. Isso diminui o risco de cortes proporcionado pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes em qualquer lugar. Essa simples atitude, colabora com muito com o nosso trabalho”.

O presidente da Câmara, além de enaltecer o trabalho de limpeza e conservação da cidade, pediu a ajuda da população. “Eles são responsáveis por deixar nossa cidade cada vez mais bonita e por conta disso, merecem nosso respeito e nossa colaboração”, comentou.

Lâmpadas, copos, louças e embalagens de vidro podem não parecem perigosos, mas são um risco em potencial, já que podem quebrar com o manuseio. “Para não machucar os coletores, aconselho os moradores a procurar um material mais rígido como jornal, papelão, latas, garrafas pet ou mesmo embalagens de leite para acondicionamento. Pregos, parafusos, arames e, até mesmo, as lascas de madeiras, devem ser colocados em latas, embalagens plásticas ou embrulhados em grandes volumes de jornal”, explicou Pepita.

Ele lembrou ainda que pregos e parafusos devem ser entortados com martelo, sempre que possível. “A tampa da lata de conserva também pode machucar e a recomendação é dobrá-la para dentro, pois assim estará protegida pela própria lata. Todo cuidado e bem vindo para proteger os coletores”, frisou Pepita.

Legislativo e Executivo discutem transporte coletivo urbano em CM

por Dirceu Portugal publicado 05/11/2021 11h25, última modificação 05/11/2021 11h30

Os vereadores Toninho Machado, Marcio Berbet, Elvira Schen, Paulo Pilatte, Escrivão Parma (líder de governo na Câmara), Subtenente Macedo, Bina, Naiany Bolognesi Hruschka Salvadori e o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), participaram de uma reunião, com secretários municipais, para debater o andamento da licitação do transporte coletivo urbano. A licitação acontece no próximo dia 25 de novembro.    

 “Foram feitos alguns ajustes no edital para ver se desta vez conseguimos realizar essa licitação, que já foi agendada e suspensa várias vezes. O termo de referência já está pronto, publicado e aguardamos que as empresas do ramo participem”, salienta o diretor da Diretran, Luiz Antonio Sminka.

Na reunião ele também explicou aos vereadores sobre o valor máximo da tarifa estipulada no edital: R$ 6,87. “Esse é o valor de referência para as empresas apresentarem as propostas. A esperança é que reduza”, frisa o diretor. Ele esclareceu que o baixo número de usuários do transporte coletivo eleva os custos para as empresas. “O número de veículos e linhas são os mesmos e a manutenção aumentou muito com a elevação de preços de combustíveis, peças, entre outros”.

No processo licitatório está contemplado todo o atendimento do serviço de transporte no município, como itinerário, frota de veículos, integração das linhas para embarque e desembarque, previsão de isenções de tarifas e fiscalizações. “Conforme o edital, o prazo da concessão do serviço é de 20 anos. O cenário de mobilidade urbana é totalmente diferente de um ano atrás, por conta do avanço tecnológico, não saberemos se teremos ônibus daqui a 10 anos, por exemplo. Temos de nos unir para encontrar soluções para nossa cidade”, comentaram os vereadores.

O chefe do Departamento de Suprimentos, Sérgio Portela, explicou os tramites do processo licitatório. “É complexo, exigiu pelos vereadores, aprovação da Lei na Câmara, estudos técnicos da Secretaria de Planejamento, análise do Conselho Municipal de Transportes e durante o trâmite teve vários recursos de empresas que geraram suspensões. Mas tudo está sendo feito dentro da transparência e legalidade”.

Câmara de CM realiza sessões na segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 05/11/2021 16h53, última modificação 05/11/2021 16h53

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem em novo horário, a partir das 09 horas, na próxima segunda-feira (08) e na terça-feira (09), para debater e aprovar a pauta de trabalhos em primeiro turno de discussão e votação. A mesma ação acontece na terça-feira, com votação em segundo turno.

Pelo roteiro dos trabalhos em plenário, serão discutidos oito requerimentos, 85 indicações - sendo duas Legislativas - prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município, de cerca de R$7,6 milhões.

Na sessão também serão apresentados aos parlamentares, um projeto de Lei, de autoria da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara, que revoga a Lei 1206 que declara de utilidade pública Associação de Amigos da Pastoral da Criança, Diocese de Campo Mourão e um projeto de Resolução, de autoria dos vereadores, Bina, Toninho Machado, Tucano, Jadir Saores Pepita, Edilson Martins, Marcio Berbet, Miltinho Cidade Nova, Naiany Hruschka Salvadori, Paulo Pilatte e Subtenente Macedo. O projeto concede o título de cidadania honorária a Robervani Pierin do Prado.

Entra também em plenário para discussão e votação, os projetos de Lei Complementar 03/21, de autoria do Poder Executivo, que acrescenta e altera dispositivos da Lei complementar 19, de 29 de novembro de 2010, para implementação do domicílio eletrônico do contribuinte e o 06/21, também de autoria do Executivo, que institui o regime de previdência complementar no município, fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o artigo 40 da Constituição Federal e autoriza a adesão ao plano de benefícios de previdência complementar.

O programa Cartão da Família Mourãoense, também será votado em plenário. O projeto de Lei 78/2021 é de autoria do Poder Executivo. Os projetos receberam pareceres favoráveis das Comissões Permanentes da Câmara.  

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar todo o debate em casa, através do link https://youtu.be/k13DcgjtQpg

Para assistir a sessão da terça-feira, os moradores devem acessar o link https://youtu.be/Ee_3PMgGoRE

Alunos da Escola do Campo de Piquirivaí participam da sessão da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 09/11/2021 17h25, última modificação 09/11/2021 21h50

Trinta alunos da escola do Campo, Jaelson Biácio, do distrito de Piquirivaí, participaram nesta terça-feira (09), da sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão. Os estudantes acompanharam todo o debate, a votação e a aprovação, em segundo turno de discussão e votação dos projetos da pauta de trabalhos.

A presença deles na sessão da Câmara teve por objetivo aprender - na prática – uma parte do funcionamento do Poder Legislativo.  “Estamos mostrando aos alunos o funcionamento de uma parte do Legislativo, onde são formuladas as Leis do nosso município. Durante as aulas, em sala de aula, iremos conversar sem causar surpresa nos alunos, pois eles estão vivenciando - na prática - uma parte dos trabalhos do Legislativo”, comentou a secretária de Assuntos da Comunidade e professora, Marley Formentini.  

Todos os alunos presentes na sessão desta terça-feira (09), nunca haviam participado de uma sessão presencial na Câmara. “Foi à primeira vez em que os alunos tiveram contatos com o plenário da Casa de Leis. São alunos com idades de fazer o titulo, de participar da democracia. Aqui é mais uma escola”, comentou Formentini.

Segundo ela, os alunos estão elaborando uma Lei para participar do projeto Geração Atitude, do Ministério Público em parceria com o governo do estado.  “O objetivo principal do projeto é apoiar a formação cidadã de estudantes da rede estadual de ensino, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. As ações do programa buscam despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Compreendendo melhor esses assuntos, os estudantes podem tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam a escola, o bairro, a cidade, o estado e o país”.

Para a professora e diretora da Escola do Campo, Cristiane Kloster, a experiência dos alunos durante todo o trabalho dos parlamentares em plenário, foi única. “Ao final da sessão eles não estavam querendo ir embora. Acredito que todos puderam acompanhar de forma presencial o debate, a votação e a aprovação de Leis importantes para o nosso município”, comentou.

O presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), destacou a participação dos alunos e dos professores na sessão da Câmara. “Para nós é um momento muito feliz, esperamos receber vocês mais vezes. Quero parabenizar todos os alunos e as professoras pela busca do conhecimento aqui na Câmara. Em cinco anos de mandato é a primeira vez que vejo pessoas novas, interessadas em aprender e conhecer o trabalho dos vereadores. Em outras circunstancias, as pessoas estavam presentes na sessão porque tinham seus interesses em uma votação em plenário e não para buscar o conhecimento, como vocês alunos estão adquirindo hoje”, lembrou Pepita.

Ao final dos Trabalhos Legislativos, os parlamentares agradeceram a presença dos alunos e dos professores. “A Câmara está de portas abertas para colaborar com a Educação em nosso município”, frisaram os vereadores.  


Parma pede urgência no atendimento realizado por peritos em locais de mortes

por Dirceu Portugal publicado 10/11/2021 16h41, última modificação 10/11/2021 16h41

O vereador Escrivão Parma protocolou um requerimento em regime de urgência, aprovado na última sessão ordinária do Legislativo de Campo Mourão, solicitando informações à Polícia Cientifica do Paraná sobre aos peritos lotados no município. O documento, em regime de urgência, será encaminhado ao diretor geral, Luiz Rodrigo Grochocki.

O vereador questiona a quantidade de peritos lotados efetivamente na cidade, se houve profissionais emprestados ou cedidos a outros municípios, a previsão de início dos trabalhos com a conclusão do espaço físico do Instituto de Criminalística, e quais os serviços específicos de perícia, o Instituto irá conseguir atender. O parlamentar também questionou as cidades a serem atendidas pela Criminalística - com estrutura física em Campo Mourão - e se há solução, com urgência, para os atendimentos mais rápidos em locais de morte, mesmo antes do termino da construção da estrutura física.

“Solicito que esta situação seja avaliada com urgência”, pede o vereador.

Um dos motivos do pedido de informação junto a Polícia Cientifica foi à demora, de cerca de três, para que o Instituto Médico Legal (IML) recolhesse o corpo de um rapaz assassinado, no início da semana, no bairro Lar Paraná em Campo Mourão. Ele teria sido executado por volta das 08 horas, mas o corpo somente foi retirado pelo IML por volta das 11 horas. A situação deixou os moradores e familiares revoltados.

A longa demora na retirada do corpo do local é uma normativa adotada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Pela diretriz, o atendimento do (IML) para remoção de corpos só pode ser acionado pela Polícia Civil, através da Central de Comunicações Periciais (Cecomp), depois de confeccionado o boletim de ocorrência. No caso de acidentes com mortes, assim como homicídios, os primeiros atendimentos são prestados por equipes de socorro, como Bombeiros ou Samu. Até que a Polícia Civil faça o atendimento e cumpra os trâmites, os corpos das vítimas permanecem no local.

“Atualmente a região está sofrendo com a demora no recolhimento dos corpos de pessoas assassinadas e vítimas de acidentes de trânsito, entre outros. Essa demora tem ocasionado uma angústia de familiares das vítimas, que só querem a liberação do corpo para velar seus entes queridos”, comentou Parma.

Operação Alicate Afiado poderá ser realizada no quadrilátero de CM

por Dirceu Portugal publicado 10/11/2021 19h05, última modificação 10/11/2021 19h11

Na próxima semana, a Copel, em parceria com a Câmara e a prefeitura de Campo Mourão, irá realizar uma reunião com as empresas que compartilham os postes com cabeamento de internet - para definir um prazo, no máximo 30 dias - para que as empresas regularizem a rede. O não cumprimento, por parte das empresas, da retirada dos fios abandonados em postes da cidade, irá gerar multas, o corte e a retirada dos cabos, pela estatal.

“As empresas que não atenderem ao pedido de regularização da rede, a primeira ação da Copel será aplicação de multa, e segunda, o corte dos cabos deixados nos postes que geram prejuízos e preocupações a população”, alertou o gerente comercial da Copel, Fernando de Depra, durante uma reunião na prefeitura, nesta quarta-feira (10).

A reunião contou com a participação de técnicos da estatal, de secretários municipais, da vice-prefeita e de vereadores. “Vamos ter de tomar uma atitude mais drástica e colocar o alicate afiado para funcionar. A situação está cada vez pior com o aumento de cerca de 70% no fornecimento de internet”, comentaram os secretários municipais.

A vice-prefeita, Fatima Nunes, defendeu uma ação mais rápida e com resultados positivos. “Não podemos mais ficar apenas debatendo, temos de tomar atitudes com resultados satisfatórios para a população”.

A proposta de ação, em um primeiro momento, será de uma limpeza nos postes do quadrilátero que abrange as Ruas São Josafat até a Rua Rocha Pombo e a Avenida Goioerê até a Rua José Custódio de Oliveira.         

Audiência pública - Em maio deste ano, para tentar encontrar uma solução para um problema que coloca em risco a integridade física de pedestres, motoristas e usuários das vias públicas, os vereadores realizaram uma audiência pública com a participação de empresas de telefonia, de TV a cabo, operadoras de internet, Aneel, Anatel e a Copel. “Desde a audiência pública, além não ver nenhum resultado positivo, a situação ficou ainda pior. Está um caos, a quantidade de fios abandonados em postes em Campo Mourão”, lamentou o autor da audiência pública, vereador Marcio Berbet.

Para o gerente comercial da Copel, Fernando de Depra, as empresas de telefonia foram omissas. “As empresas de telefonia não atuaram conforme foi combinado durante a audiência pública realizada pelos vereadores da Câmara de Campo Mourão. Desde então, a Copel vem fazendo notificações de reclamações da população ou de casos relatados por vereadores. Por conta dessa ausência de ação por parte das empresas de telefonia, a Copel definiu pelo quadrilátero para uma atuação mais rígida e pesada contra as empresas de telefonia, as reais responsáveis pelos cabos”, enfatizou.

Em suas redes sociais, Berbet comentou sobre a reunião e os resultados esperados.  “Hoje estive em uma reunião junto a COPEL e o poder Executivo, para tratarmos sobre as medidas que serão tomadas em Campo Mourão em relação aos fios em desordem. Em breve teremos ações realizadas pela COPEL e teremos bons resultados, assim esperamos! Continuarei fiscalizando e cobrando, e repito NÃO VOU DESISTIR”.

Os cabos e a fiação excedentes, abandonados nos postes, também já foram alvos dos vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) e Escrivão Parma. Eles protocolaram na Câmara, uma indicação legislativa, solicitando a prefeitura o envio ao Legislativo de um projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de remoção dos cabos e fiação aérea, excedente e sem uso, instalados por concessionárias que operam ou utilizam a rede aérea dentro das divisas territoriais do município.

“O objetivo do pedido do envio do documento ao Legislativo é de responsabilizar as concessionárias prestadoras de serviços telefonia, de difusão de imagens e sons, internet, ou qualquer outro relacionado à rede aérea, para que possam remover os cabos e a fiação por elas instalados, quando em excesso e sem uso”, comentaram os vereadores Tucano e Parma.

Para o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), a fiação abandonada gera vítimas. “É um descaso com a vida dos moradores de Campo Mourão a quantidade de fios deixados sem uso, nos postes pelas empresas. Quando o morador entrega a linha telefônica, os fios não são retirados, ocasionando um emaranhado nos postes. Isso não pode continuar acontecendo. Espero resultados positivos para toda a nossa cidade”, comentou Pepita.

 

 

Vereadores das Comissões Permanentes da Câmara dão ok para Codusa

por Dirceu Portugal publicado 11/11/2021 16h51, última modificação 11/11/2021 16h51

Os 12 vereadores membros das quatro Comissões Permanentes da Câmara e o presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita), se reuniram nesta quinta-feira (11), e deram pareces favoráveis ao projeto de Lei 96/2021. O documento segue para discussão e votação na sessão extraordinária que será realizada nos próximos dias 16 e 17, ás 09 horas.

De autoria do Poder Executivo, o projeto de Lei, altera dispositivo e anexo da Lei 4.220, de 17 de agosto de 2021, que dispõe sobre a estrutura administrativa da empresa pública Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento de Campo Mourão (Codusa).

 

Câmara aprova em sessão extraordinária projeto de Lei e Emenda a Lei Orgânica

por Dirceu Portugal publicado 16/11/2021 16h15, última modificação 16/11/2021 16h15

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram nesta terça-feira (16), em sessão extraordinária, uma proposta de emenda a Lei Orgânica e um projeto Lei, ambos de autoria do Poder Executivo. O projeto e a proposta de emenda foram aprovados em primeiro turno de discussão e votação, e amanhã, quarta-feira (17) retornam ao plenário para aprovação em segundo turno.

A proposta 01/2021, de autoria do Executivo, tem por objetivo alterar a idade mínima para aposentadoria dos servidores públicos municipais, e o projeto de Lei 96/2021, trata da estrutura administrativa da empresa pública Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento de Campo Mourão (Codusa).

A sessão extraordinária da próxima quarta-feira (17), com início às 09 horas, poderá ser acompanhada através do Youtube, acessando o link https://youtu.be/0Cb5sI1nHio   

Câmara aprova projeto alterando estrutura administrativa da Codusa

por Dirceu Portugal publicado 17/11/2021 16h03, última modificação 17/11/2021 16h03

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram - em sessão extraordinária - na manhã desta quarta-feira (17), o projeto de Lei alterando a estrutura administrativa da empresa pública, Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento de Campo Mourão (Codusa).

O projeto de autoria do Poder Executivo foi aprovado por unanimidade dos parlamentares. Após a publicação da Lei, a empresa pública inicia o processo para realizar concurso público, obedecendo às recomendações do Tribunal de Contas do Paraná.

 

Méritos da Câmara de CM se reúne para dar parecer em dois projetos de Leis

por Dirceu Portugal publicado 17/11/2021 17h29, última modificação 17/11/2021 17h29

A Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Campo Mourão se reúne na próxima quinta-feira (18), às 14 horas, para dar parecer em dois projetos de Leis que tramitam pelas Comissões da Casa de Leis.

Formada pelos vereadores, Miltinho Cidade Nova, Tio Leco e pelo presidente, Toninho Machado, a Comissão aprecia os projetos de Leis, 97/2021, de autoria do Poder Executivo, que revoga a Lei 2385, de 03 de julho de 2008, autorizando a permissão de uso de terreno por uma empresa instalada no município, e o projeto de Lei 88/2021, de autoria da Mesa Executiva do Legislativo, que altera dispositivo e acrescenta um anexo a Lei 3809/2017, que dispõe sobre o plano de carreira e organiza a estrutura administrativa dos servidores da Casa de Leis.

Após os pareceres do presidente e dos membros da Comissão de Mérito, os projetos seguem para apreciação e votação no plenário da Câmara. 

Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública se reúne amanhã para apreciar Brigada de Emergência

por Dirceu Portugal publicado 17/11/2021 17h58, última modificação 17/11/2021 17h58

A Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública, da Câmara de Campo Mourão - composta pelo presidente, vereadora Elvira Maria Schen Lima e pelos parlamentares, Paulo Pilatte e Subtenente Macedo - se reúne na próxima quinta-feira (18), às 9h30, para dar parecer em um projeto de Lei, que tramita pelo Legislativo.

O projeto 80/2021, de autoria da prefeitura, trata da alteração nos dispositivos da Lei 4.078, de 14 de novembro de 2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de manutenção de equipes de brigada civil de emergência, composta por bombeiro civil, nos estabelecimentos constantes no projeto.  

Após o parecer da Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública, o projeto segue para as demais comissões da Casa de Leis.

Comissão dá parecer favorável a equipe de Brigada Civil

por Dirceu Portugal publicado 18/11/2021 15h38, última modificação 18/11/2021 15h38

Os três vereadores da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública, da Câmara de Campo Mourão - composta pela presidente, vereadora Elvira Maria Schen Lima e pelos parlamentares, Paulo Pilatte e Subtenente Macedo - se reuniram nesta quinta-feira (18), e deram parecer favorável a tramitação do projeto de Lei 80/2021, de autoria do Poder Executivo.

O projeto trata da alteração nos dispositivos da Lei 4.078, de 14 de novembro de 2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de manutenção de equipes de brigada civil de emergência, composta por bombeiro civil, nos estabelecimentos constantes no projeto.  

Após o parecer da Comissão, o projeto segue para votação em plenário nas próximas sessões ordinárias, que acontecem na segunda e terça-feira (22 e 23 respectivamente), às 09 horas.

ALEP declara de utilidade pública Hospital Sisnor de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 18/11/2021 18h07, última modificação 18/11/2021 18h07

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), decretou e o governador do estado, Ratinho Junior, sancionou a Lei 20.711 de 23 de setembro de 2021, declarando de utilidade pública, o Sistema Integrado de Saúde do Norte do Paraná (Sisnor).

O pedido de utilidade pública foi feito pelo presidente da Câmara de Campo Mourão – Jadir Soares (Pepita), através de um requerimento – enviado ao governador do estado e ao deputado estadual, Douglas Fabrício.

Credenciado como referência em trauma de ortopedia de média e alta complexidade para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 25 municípios da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, o hospital também realiza cirurgia cardiovascular aos pacientes do (SUS).

“A declaração de utilidade pública trará ainda mais credibilidade e prestígio à Central Hospitalar que será considerada uma prova de reconhecimento oficial dos serviços prestados pela entidade, sendo esse título uma forma de reconhecimento da instituição sem fins lucrativos, prestadora de serviço à sociedade”, comentou Pepita.

Pepita lembrou ainda que para o município de Campo Mourão, transformar o hospital do Sisnor em utilidade pública, é de extrema importância. “É motivo de orgulho um hospital tradicional - construído em 1971, pelo médico Francisco Fernandes Claudino – que passa a vigorar com a nova Lei de utilidade pública. Essa conquista - através da nossa articulação junto ao deputado estadual Douglas Fabricio – irá beneficiar o hospital na busca por recursos - junto ao estado e ao governo federal - para atender cada vez melhor nossa população”, disse.

Câmara de CM realiza sessões na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 19/11/2021 17h02, última modificação 19/11/2021 17h02

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem na próxima segunda-feira (22) e na terça-feira (23), para debater e aprovar a pauta de trabalhos em primeiro turno de discussão e votação. A mesma ação acontece na terça-feira, com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Para assistir na segunda-feira, basta acessar o link https://youtu.be/ZBLJB8UG_sY e na terça-feira, o link https://youtu.be/qDyVxye6h34

Pelo roteiro prévio serão discutidos sete requerimentos, 38 indicações, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos.

Na sessão também serão apresentados aos parlamentares, quatro projeto de Lei e três projetos de Resolução, além da votação em primeiro turno, de dois projetos de Leis de autoria do Poder Executivo.

Servidores de 2021 são homenageados pela Câmara e pela prefeitura de CM

por Dirceu Portugal publicado 19/11/2021 17h47, última modificação 19/11/2021 17h47

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), o prefeito Tauillo Tezelli e os secretários municipais entregaram na tarde desta sexta-feira (19), no anfiteatro da prefeitura, homenagens aos servidores municipais, eleitos servidores do ano em 2021. Eles Receberam placas e brindes da administração municipal.

Todo ano são entregues premiações aos servidores escolhidos pelos próprios servidores da Câmara e das secretarias como uma forma de reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação daqueles que se destacam no desempenho de suas funções.

Na Câmara, a escolha foi realizada no dia 01 outubro com 29 candidatos, sendo oito mais votados, entre eles o 1° lugar com o maior número de votos. Marcia Aparecida Pereira, assessora da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação recebeu 22 votos validos. “A ideia é homenagear as pessoas que trabalham pela coletividade mourãoense. O servidor público municipal merecem respeito e serem destacados. E com esta premiação, estamos valorizando o servidor”, comentou Pepita.

Na prefeitura foram escolhidos 11 servidores do ano. “A responsabilidade pelo bom andamento da administração municipal passa por todos nós, desde o gestor público até os servidores municipais. Temos tido um trabalho importante em diversas áreas, atendendo a população da melhor forma, e o servidor público é importante em todo este processo, e assim, valorizar o funcionário para nós é muito especial, pois todos os serviços oferecidos dependem do trabalho e da dedicação de cada um”, disse o prefeito Tauillo Tezelli.

Câmara de CM realiza sessões hoje e amanhã

por Dirceu Portugal publicado 22/11/2021 09h55, última modificação 22/11/2021 09h55

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem hoje e amanhã (segunda-feira (22) e  terça-feira (23), respectivamente, para debater e aprovar a pauta de trabalhos em primeiro turno de discussão e votação. A mesma ação acontece amanhã com votação em segundo turno.

As sessões iniciam às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Para assistir hoje, basta acessar o link https://youtu.be/ZBLJB8UG_sY e amanhã, o link https://youtu.be/qDyVxye6h34

Pelo roteiro serão discutidos sete requerimentos, 38 indicações, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos.

Também serão apresentados aos parlamentares, quatro projeto de Lei e três projetos de Resolução, além da votação em primeiro turno, de dois projetos de Leis de autoria do Poder Executivo.

 

Vereadora conclama mulheres para movimento ‘Por Elas’ na Praça São José, hoje às 18h

por Dirceu Portugal publicado 22/11/2021 17h30, última modificação 22/11/2021 17h39

Um grupo de mulheres realiza no final da tarde desta segunda-feira (22), uma passeata na Praça da Catedral São José, no centro de Campo Mourão, repudiando a violência sexual contra as mulheres e reivindicando a instalação de uma rede de proteção integral para apoio as mulheres vítimas de violência.

As integrantes do movimento denominado ‘Por Elas’ também irão formular uma carta aberta ao governo do estado pedindo a designação de uma delegada, de agentes e de escrivãs femininas para atuar na delegacia da mulher em Campo Mourão.

“Estava incomodada e desde a prisão do acusado de estupro, em conversa com outras mulheres de diversos setores da sociedade, decidimos que não daria mais para somente reclamar, alguma atitude especifica - com resultado efetivo - deveria ser tomada. Esse movimento na praça é um grito das mulheres, um grito nosso por socorro, e um chega de violência”, disse a vereadora Naiany Hruschka Salvadori.

Por Elas pede mais segurança durante manifesto contra violência feminina

por Dirceu Portugal publicado 23/11/2021 12h25, última modificação 23/11/2021 12h25

A vereadora Naiany Hruschka Salvadori e um grupo de mulheres de diversos setores de Campo Mourão realizaram no final da tarde da última segunda-feira (22), um manifesto na Praça da Catedral São José, no centro da cidade, repudiando a violência sexual contra as mulheres e reivindicando a instalação de uma rede de proteção integral para apoio as mulheres vítimas de violência.

As integrantes do movimento denominado ‘Por Elas’ também formularam uma carta aberta ao governo do estado pedindo a designação de uma delegada, de agentes e de escrivãs femininas para atuar na delegacia da mulher em Campo Mourão. O documento também será encaminhado aos órgãos policiais, prefeitura, Ministério Público e para representantes do Poder Judiciário.

“Após a prisão do acusado de estupro de pelo menos seis mulheres em Campo Mourão, decidimos não mais somente reclamar. A nossa rede está esfacelada, com atendimento não estruturado, falta delegada e equipe que possa atender a casos como esse”, disse a vereadora Naiany Hruschka Salvadori.

Para o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), a causa é justa. “Estamos buscando junto ao governo do estado melhorias na área da segurança pública da nossa cidade. Essa causa é mais que justa e a vereadora Naiany tem nosso apoio para que unidos possamos encontrar uma solução”.

Na última quarta-feira (17), um homem foi preso acusado de ter estuprado pelo menos seis mulheres na cidade. Segundo investigações da Polícia Civil, o acusado abordava as vítimas de moto e as levava a um local ermo, onde praticava violência contras as vítimas. O homem foi reconhecido por três vítimas, mas, após a prisão, outras mulheres o denunciaram por terem sido violentadas por ele.

Corte de cabos pela Copel começam 30 dias após vencimento de notificações

por Dirceu Portugal publicado 23/11/2021 16h49, última modificação 23/11/2021 16h49

Vereadores, secretários municipais, técnicos da Companhia Paranaense de Energia (Copel), funcionários de operadoras de internet, de empresas de telefonia e de tv a cabo, debateram em uma reunião no plenário da Câmara de Campo Mourão, as formas de como serão realizadas as operações da Copel para a retirada dos fios abandonados nos 13.886 postes da rede elétrica.

“Dez empresas do quadrante do estacionamento rotativo já foram notificadas e terão 30 dias para regularizar a situação dos fios. O não cumprimento irá gerar multas, o corte e a retirada dos cabos, pela Copel”, comentou o gerente comercial da estatal, Fernando de Depra,

A multa, conforme ele, para os casos não regularizados deve ser de 250 vezes o valor do aluguel de um poste, que gira em torno de R$ 6. “Todas as situações de fios abandonados - geradores de risco a população - serão cortados. Vamos regularizar diariamente de 20 a 25 postes e em 18 dias, os trabalhos estarão finalizados”, explicou Depra.

Segundo ele, a Copel foi obrigada a tomar uma atitude mais efetiva. “Foram diversas audiências públicas na Câmara de Campo Mourão sem nenhuma ação concreta. Desta vez a Copel saiu a campo para notificar, multar e cortar cabos que geram danos à população. Na notificação foi alertado para que as empresas identifiquem seus cabos. Os fios não identificados serão cortados por entender que são clandestinos”.

Os trabalhos de retirada dos fios devem acontecer após o vencimento do prazo de 30 dias dados pela Copel para a regularização. “Vamos aguardar a retirada desses fios - que colocam em risco a população - além de deixar a cidade com uma estética péssima”, comentou o vereador Marcio Berbet, autor do pedido da reunião com a Copel e com as empresas de telefonia, internet e Tv a cabo.   .     

Para o presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita), a reunião mostrou o interesse de todos por uma cidade mais limpa e com menos riscos à população. “A Câmara já realizou vários encontros com o mesmo tema, mas neste tem um diferencial, estamos acreditando em ações imediatas para solução de um problema que afeta toda a população”, disse.

Câmara de CM entrega Mérito Militar a sargento do Exército

por Dirceu Portugal publicado 24/11/2021 16h37, última modificação 24/11/2021 16h37

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam no próximo dia 13 de dezembro, o título de Mérito Militar ao primeiro sargento do Exército, Lisandro de Freitas Alves. A homenagem será entregue no plenário do Legislativo, em sessão solene às 19h30.

O autor do projeto de resolução, vereador Ibneias Teixeira (Bina), lembrou os motivos que o levaram a entregar  a honraria ao sargento do Exército.

“Ao chegar a Campo Mourão, em janeiro de 2019, Freitas Alves assumiu a função de chefe de Instrução do Tiro de Guerra (TG), sendo responsável por selecionar, instruir, formar, educar, orientar, corrigir, dialogar, e principalmente, ser um constante exemplo aos cidadãos mourãoenses matriculados no órgão de formação da reserva. Na sua chefia, O TG participou da realização de inúmeras campanhas e projetos, apoiando também órgãos como o DETRAN-PR, SESC - Campo Mourão, O PROVOPAR, entre outros”, contou Bina.

Segundo ele, diante de um vasto curriculum de boas ações à comunidade de Campo MourÃO, a Câmara decidiu homenageá-lo. “O 1º Sargento Lisandro de Freitas Alves é merecedor de receber desta Casa de Leis a honraria de “Título de Mérito Militar Mourãoense”.

 

Câmara de CM entrega moções a religiosos

por Dirceu Portugal publicado 25/11/2021 17h31, última modificação 25/11/2021 17h31

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam no início do mês de dezembro, dia 04, duas moções de congratulações a dois pastores da igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério Madureira, no bairro Lar Paraná.

As honrarias - de autoria do vereador Marcio Berbet - serão entregues em comemoração aos 50 anos da Igreja, que atualmente conta com 587 membros em Campo Mourão, e 409 membros em cinco municípios da Comcam.

Uma das moções será entregue ao Bispo Samuel Cássio e a outra ao pastor José Pereira de Lima.

“O objetivo de vida do bispo Samuel e do pastor José é levar conhecimento as milhares de pessoas que o ouvem e assiste a mensagem redentora e libertadora”, comentou Marcio Berbet.

 

 

 

 

Audiência pública irá debater soluções para problemas sociais nas Praças São José e Getúlio Vargas

por Dirceu Portugal publicado 26/11/2021 12h19, última modificação 26/11/2021 12h19

Na próxima semana, os vereadores da Câmara de Campo Mourão e autoridades se encontram no plenário do Legislativo, às 09h30, para debater - com o objetivo de encontrar uma solução a - um problema que vem gerando preocupações em vários setores da sociedade. A audiência pública foi proposta pelo vereador Ibneias Teixeira (Bina), através de um requerimento aprovado por unanimidade dos parlamentares.   

Para debater “O Problema de Ordem Social, Segurança e Saúde Pública nas Praças São José e Getúlio Vargas”, foram convidados, o prefeito Tauillo Tezelli, o secretário municipal de Saúde, a presidente do Conselho Municipal da Saúde, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, a secretaria Executiva de Ação Social, a secretaria Executiva dos Conselhos e membros de Clubes de Serviços de Campo Mourão.

“Considerando as informações repassadas por munícipes, a Praça São José e Getúlio Vargas, tem servido como pernoite para muitos moradores de ruas, além de sofrer depredações e furtos causando danos ao patrimônio público. Por conta da iluminação e da falta de câmeras de segurança, os locais tem sido ponto de assaltos e vários outros incidentes, tornado perigosa à circulação de pessoas, seja durante o dia ou à noite”, contou Bina.

Segundo ele, o debate na audiência pública foi uma forma de encontrar uma solução para um problema de ordem social que vem incomodando e preocupando a comunidade. “Vamos ouvir as autoridades, encontrar uma solução e tranquilizar a população”.

A audiência pública será realizada no próximo dia 06 de dezembro, às 09h30, no plenário do Legislativo. Em razão da pandemia do Covid-19, a presença de público será restrita e estará condicionada as normas que proíbem aglomerações em locais públicos para evitar a propagação da doença, que já matou no Paraná 40.537 mil e no Brasil 614 mil.

Os moradores interessados no debate em torno dos problemas sociais nas Praças São José e Getúlio Vargas podem acompanhar e interagir com os debatedores através do link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/50

Câmara de CM entrega honraria para coordenador da Rota da Fé

por Dirceu Portugal publicado 26/11/2021 16h09, última modificação 26/11/2021 16h09

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e os demais vereadores entregam uma moção de congratulações ao presidente da Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, Samoel Kozelinski, pelos serviços prestados em prol da Rota da Fé – Caminho Verdade Viva.

Kozelinski será homenageado no próximo dia 14 de dezembro durante a sessão ordinária do Legislativo, que tem início às 09 horas.

Para o autor da honraria, Jadir Soares (Pepita), a moção é um reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação de Kozelinski na coordenação da Rota da Fé, junto com Ruben Orlando Moyano.

 “O movimento de romeiros acontece a cada dois meses, partindo da Catedral de São José da Cidade e visita, no mínimo dois municípios, passando por lugares sagrados, do rito católico, ucraniano e evangélico. A Rota passa em três cidades, movimentando centenas de pessoas direta e indiretamente, envolvendo apoio das prefeituras, empresas, entidades, instituições públicas e mistas, da diocese da região de Campo Mourão”, comentou Pepita.

Pepita comentou ainda que o objetivo do evento é reintegrar os valores e vínculos familiares. “Os romeiros passam o dia juntos, compartilham caminhadas, orações, reflexões, motivação, conscientização e participação na preservação do meio ambiente, plantando árvores e realizando a soltura de peixes”, disse Pepita.

Segundo ele, é importante salientar que as rotas de peregrinação, além do seu papel de disseminar a fé e a construção de um mundo cada vez mais solidário e fraterno, têm contribuído de forma eficiente para divulgação do município em nível nacional e internacional. “Essas rotas não aparecem apenas em publicações religiosas, mas também nas de turismo, o que contribui para o fortalecimento econômico e a geração de emprego e renda em nosso município”.

 

Vereadores participam da assinatura de contrato de pavimentação de ruas em cinco bairros em CM

por Dirceu Portugal publicado 30/11/2021 17h15, última modificação 30/11/2021 17h15

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), e os vereadores Miltinho Cidade Nova, Bina, Toninho Machado, Escrivão Parma e Marcio Berbet, participaram nesta terça-feira (30), da assinatura do contrato para execução de recape asfáltico em ruas e avenidas de cinco bairros em Campo Mourão.

Ao todo serão pavimentados 18.595,11 metros quadrados nos bairros Jardim Maia, Araucária, Laura, Florida e na Vila Teixeira. O investimento será de R$ 913.487,10.  “Estamos trabalhando para proporcionar bem estar à nossa comunidade”, frisou o vereador, Marcio Berbet.

Além da pavimentação, serão realizados serviços em meio-fio, drenagem, sinalização de trânsito, placas de comunicação visual, entre outros.

“É mais uma obra que contou com o empenho e a articulação dos vereadores e do prefeito de Campo Mourão. Quem ganha com isso é a nossa comunidade que terá tranquilidade e conforto ao trafegar pelas ruas e avenidas dos bairros da nossa cidade”, comentou o presidente da Câmara Jadir (Pepita).

O prazo para conclusão das obras será de 90 dias, mas segundo a empresa, em 60 dias toda a pavimentação estará concluída. “Quero agradecer os vereadores pelo empenho, a Câmara foi parceira nesta obra. Conseguimos os recursos com trabalho de todos”, comentou o prefeito Tauillo Tezelli.   

 

Estudantes do ensino fundamental visitam as instalações da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 30/11/2021 17h55, última modificação 01/12/2021 09h26

Um grupo de 30 alunos do terceiro ano do ensino fundamental do Colégio Santa Cruz participou de um ‘Tour’ pelas dependências da Câmara de Campo Mourão. As crianças, com idades entre oito e nove anos, acompanhadas de quatro professoras, visitaram os gabinetes dos vereadores, os departamentos e aprenderam o funcionamento da Casa de Leis com uma palestra no plenário da Câmara.

De acordo com as professoras, a visita faz parte do conteúdo das disciplinas de História e Geografia. “Aliamos teoria à prática. Os alunos estavam curiosos em saber tudo da Câmara, principalmente como é o trabalho dos vereadores. Pela quantidade de perguntas, acredito que a visita foi muito válida”.

No retorno à sala de aula, as crianças irão produzir um texto contando as experiências durante a visita na Câmara de Campo Mourão.               

Câmara de CM participa da formatura de 100 soldados do Tiro de Guerra

por Dirceu Portugal publicado 02/12/2021 10h07, última modificação 02/12/2021 10h07

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), participou na manhã desta quinta-feira (02), no Tiro de Guerra, da formatura de encerramento do ano de instrução, que teve início em março de 2021.

A cerimônia de conclusão do compromisso dos 100 atiradores com o Serviço Militar aconteceu às 07h10 no pátio do Tiro de Guerra, com a presença de autoridades e familiares dos soldados formandos.

O presidente da Câmara Jadir Pepita e o prefeito Tauillo Tezelli entregaram ao soldado Guilherme Lima de Carvalho, o certificado de Mérito Militar. Ele foi escolhido como destaque da turma. “É uma satisfação fazer a entrega da homenagem a quem se dedicou e se destacou no Tiro de Guerra. Parabéns nessa nova jornada”, parabenizou Pepita.

Os soldados também receberam certificados como melhores atiradores combatentes e por assiduidade durante as 40 semanas de instrução. “Nesse período além das atividades militares, os atiradores também tiveram a oportunidade de participar de palestras com representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, instrutores da sociedade civil e também cursos no Senac, bolsas para cursos técnicos e idiomas”, lembrou o chefe de instrução, Jarbas Renê Gonçalves.

 

 

 

Vereadores assinam contrato de reforma de escola na Vila Guarujá

por Dirceu Portugal publicado 02/12/2021 16h06, última modificação 02/12/2021 16h06

Os vereadores Miltinho Cidade Nova, Escrivão Parma e o presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), participaram nesta quinta-feira (02), da assinatura de um contrato para a reforma da escola Castro Alves, na Vila Guarujá.  A obra deve custar cerca de R$ 652 mil.

A escola, que enfrenta problemas com a estrutura antiga, irá receber um novo telhado, janelas, portas, pisos e revestimentos cerâmicos, reboco em salas de aula, troca de tubulações hidráulicas, substituição do portão além de uma pintura interna e externa. “A Câmara é parceira nessa obra. Ao longo do mandato temos aprovado projetos e recursos para investimentos em escolas, hospitais e na cidade como um todo. Quando colocamos recursos em escolas estamos investindo no futuro da nossa cidade e do nosso país”, comentou Pepita.

A escola Castro Alves atende 156 alunos do ensino fundamental - do 1º ao 5º ano - e do infantil níveis um e dois. “A Câmara está trabalhando intensamente para tornar Campo Mourão, uma cidade com ainda mais qualidade de vida. Investir em escola é garantia de retorno futuro garantido”, lembrou o vereador, Escrivão Parma.

Câmara de CM completa 74 anos no próximo domingo (05)

por Dirceu Portugal publicado 03/12/2021 17h57, última modificação 03/12/2021 17h57

No próximo domingo (05), a Câmara de Campo Mourão completa seus 74 anos de instalação no município. A Casa de Leis empossou os primeiros vereadores e elegeu a primeira Mesa Diretora, em 1947, tendo o vereador Devete de Paula Xavier eleito o primeiro presidente. Na primeira Legislatura, que se estendeu de 1947 a 1951, foram eleitos os vereadores, Augusto Mendes dos Santos, Daniel Portella, Devete de Paula Xavier, Joaquim Teodoro de Oliveira, Newton Ferreira Albuquerque, Porfírio Quirino Pereira, Waldemar Roth e Waldomiro Cilião de Araújo.

Por conta da pandemia do Covid-19 e do sofrimento das famílias que perderam seus entes queridos, neste ano não haverá comemorações no Legislativo. A Instituição e os parlamentares se solidarizam com todas as famílias que perderam seus entes queridos.

Desde o início da pandemia, a Câmara se mantém ativa, com ações efetivas para diminuir os impactos negativos causados pela proliferação do Covid-19 em Campo Mourão.

A Instituição - que chegou a ter 17 vereadores - atualmente conta com 13 parlamentares, sendo o presidente Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Ibneias Teixeira (Bina), Elvira Maria Schen Lima, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Edilson Vedovatti Martins, Devanildo Parma Bassi (Escrivão Parma), Marcio Berbet, Amilton Gomes de Souza (Miltinho Cidade Nova), Naiany Bolognesi Hruschka Salvadori, Paulo Cesar Pilatte, Alex Sandro Alves Nunes (Tio Leco), Antônio Machado da Silva (Toninho Machado) e Claudemir Macedo de Souza (Subtenente Macedo).

 

Câmara debate agora pela manhã, soluções para problemas sociais nas Praças São José e Getúlio Vargas

por Dirceu Portugal publicado 06/12/2021 09h57, última modificação 06/12/2021 09h57

Vereadores da Câmara de Campo Mourão e autoridades se encontram nesta segunda-feira (06), às 09h30, no plenário do Legislativo, para debater - com o objetivo de encontrar uma solução a - um problema que vem gerando preocupações em vários setores da sociedade. A audiência pública foi proposta pelo vereador Ibneias Teixeira (Bina), através de um requerimento aprovado por unanimidade dos parlamentares. 

Os moradores interessados no debate em torno dos problemas sociais nas Praças São José e Getúlio Vargas podem acompanhar e interagir com os debatedores através do link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/50

Para debater “O Problema de Ordem Social, Segurança e Saúde Pública nas Praças São José e Getúlio Vargas”, foram convidados, o prefeito Tauillo Tezelli, o secretário municipal de Saúde, a presidente do Conselho Municipal da Saúde, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, a secretaria Executiva de Ação Social, a secretaria Executiva dos Conselhos e membros de Clubes de Serviços de Campo Mourão.

“Considerando as informações repassadas por munícipes, a Praça São José e Getúlio Vargas, tem servido como pernoite para muitos moradores de ruas, além de sofrer depredações e furtos causando danos ao patrimônio público. Por conta da iluminação e da falta de câmeras de segurança, os locais tem sido ponto de assaltos e vários outros incidentes, tornado perigosa à circulação de pessoas, seja durante o dia ou à noite”, contou Bina.

Segundo ele, o debate na audiência pública foi uma forma de encontrar uma solução para um problema de ordem social que vem incomodando e preocupando a comunidade. “Vamos ouvir as autoridades, encontrar uma solução e tranquilizar a população”.

A audiência pública será realizada no próximo dia 06 de dezembro, às 09h30, no plenário do Legislativo. Em razão da pandemia do Covid-19, a presença de público será restrita e estará condicionada as normas que proíbem aglomerações em locais públicos para evitar a propagação da doença, que já matou no Paraná 40.537 mil e no Brasil 614 mil.

Câmeras de segurança, iluminação e políticas públicas poderão amenizar problemas nas praças de CM

por Dirceu Portugal publicado 06/12/2021 19h28, última modificação 06/12/2021 19h28

As propostas de melhorias na iluminação, da instalação de câmeras de segurança e de politicas públicas voltadas a atender as necessidades dos moradores de rua foram feitas pelos vereadores e por debatedores durante a audiência pública realizada nesta segunda-feira (06), na Câmara de Campo Mourão.

A reunião - com vereadores, autoridades de Saúde e segurança pública - foi proposta pelo vereador Ibneias Teixeira (Bina), para encontrar soluções a um problema social que está gerando preocupações em vários setores da sociedade.  

“A Fundação Cultural irá realizar reformas e utilizará o espaço da Praça São José para promover eventos culturais com a participação de crianças. Nossa preocupação é com os moradores de rua, com as depredações que estão ocorrendo no local e também com a segurança das crianças que irão participar dos eventos”, comentou Bina. “Essa reunião é para debater e encontrar uma alternativa”, disse Bina. Ele lembrou ainda que comerciantes reclamam das constantes desavenças e do comportamento dos moradores de rua.

“Prestamos todos os serviços de assistência, mas tem vários casos que os moradores de rua não querem ajuda ou não querem deixar as ruas. Não podemos força-los a nada. Nesses casos iniciamos uma pesquisa para encontrar a família e tentar uma reinserção familiar, algo complicado também, pois em alguns casos, as famílias não querem”, comentou a Coordenadora do Centro especializado de Assistente Social, Andreia Rejane Vinch. “A maioria dos casos dos moradores de rua é de pessoas com conflito familiar, usuários de drogas e álcool, perda de empregos e escolha por mais liberdade”, lembrou.

Vinch destacou a importância de não doar esmolas. “Alguns moradores de rua comentaram ganhar cerca de R$ 120,00 por dia, além da alimentação, doada por restaurantes. Dessa forma eles não querem deixar as ruas. Se a população ajudar, não doando, estará colaborando para reduzir a quantidade de moradores de rua na cidade”, comentou.

O vereador Marcio Berbet propôs a instalação de câmeras de segurança no centro da cidade. “O mais importante, precisamos criar politicas públicas para atender as necessidades, dar dignidade e tirá-los das ruas. Campo Mourão tem uma carência gigantesca de mão de obra em todos os setores. O que nós podemos fazer para tirá-los das ruas e dar condições para que possam viver com dignidade”, indagou Berbet.

Já o vereador Escrivão Parma, sugeriu a destinação de parte dos recursos devolvidos pela Câmara- ao Poder Executivo - ser revertido às entidades assistenciais que prestam trabalhos sociais. “A ideia é que moradores de rua permaneçam nessas entidades e após, um período, a assistência social forneça a passagem para que possam retornar as suas cidades. Para os moradores de Campo Mourão, deve ser realizado um projeto para dar a primeira oportunidade de reinserção na sociedade, sem isso, fica complicado”.

O vereador Subtenente Macedo acredita que a criação da Guarda Municipal poderá auxiliar na segurança. “Se tivesse a Guarda na Praça, em um dos cartões portais da cidade, não teria tantas ocorrências e moradores de ruas”, disse.

O vereador Toninho Machado propôs o aumento de rondas por parte dos vigilantes municipais na Praça São José.  “Acredito que irá auxiliar na segurança. Vivemos um problema de ordem social, cultural e conscientização das pessoas. Sou evangélico e tenho certeza que essas pessoas que estão depredando patrimônio público, fazendo algazarra e até matando um ao outro, não vão à igreja todos os domingos, não estão nem ai para a bíblia”, comentou. “Se a cidade é muito acolhedora, alguém gosta de vir para Campo Mourão, e se não cuidarmos, o caos está colocado”, afirmou Machado.  

Audiência vai debater zoneamento de uso e ocupação do solo urbano e rural em CM

por Dirceu Portugal publicado 08/12/2021 11h05, última modificação 13/01/2022 09h39

A Comissão Especial de Mérito da Câmara de Campo Mourão conduz no próximo dia 16, às 09h30, os debates em torno do Projeto de Lei Complementar 05/2021, que altera os anexos da Lei Complementar sobre o zoneamento de uso e ocupação do solo urbano e rural em Campo Mourão.

A audiência pública, proposta pelo presidente da Comissão Especial de Méritos Temáticos, vereador Escrivão Parma, será realizada presencialmente no plenário da Câmara. Os interessados podem acompanhar o debate através do chat https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/51

Para debater o assunto foram convidados representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão, do Sindicato dos Engenheiros, (regional CM), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (regional CM) e a representante da Agenda 21, além do prefeito Tauillo Tezelli e do Secretário de Planejamento; Marcio Francisco Carraro Rocha. 

“Após alterações ocorridas no ano de 2020 na Lei Complementar n° 62/2020, observou-se algumas inconsistências não detectadas naquela oportunidade, bem como surgiram algumas demandas de alteração de interesse público. Estão ocorrendo mudanças no meio urbano e os dispositivos legais precisam estar atualizados para que haja desenvolvimento ordenado do município, pautado exclusivamente no interesse público”, comentou o vereador Escrivão Parma.

Para o presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita), como houve um grande crescimento, há necessidade de debater a urbanização e realizar um planejamento da cidade para os próximos anos. “O zoneamento pode ser apontado como uma das maneiras mais palpáveis de solução dos problemas urbanos atuais, já que uma parcela deles foi causada pelo crescimento do município”, frisou Pepita.

O zoneamento urbano é um plano que divide um determinado espaço em zonas territoriais e determina, para cada uma delas, as regulamentações referentes ao uso e ocupação do solo.

Essa divisão da cidade em zonas leva em consideração vários fatores, como a função predominante pretendida para a região (comercial, industrial, residencial e mista), a pretensão de preservar patrimônios naturais ou áreas de interesse cultural e a manutenção de centros históricos.

O Zoneamento também é um instrumento importante capaz de promover o aumento da concentração populacional em uma determinada região, possibilitando uma maior oferta de emprego à medida que facilita a implantação de atividades econômicas comerciais, agrícolas ou industriais no local. Tudo isso garante uma melhor qualidade de vida a população.

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão. 

Membros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente tomam posse

por Dirceu Portugal publicado 09/12/2021 16h32, última modificação 09/12/2021 16h32

O vereador Marcio Berbet participou nesta quinta-feira (09), da cerimonia de posse dos integrantes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, gestão 2021/2023. O Conselho é composto por representantes de segmentos governamentais e da sociedade civil.

A posse aconteceu no auditório da prefeitura de Campo Mourão. Entre titulares e suplentes não governamentais foram empossados 14 membros e 14 conselheiros titulares e suplentes de secretarias municipais.

“É um trabalho voluntário que os membros do Conselho realizam em prol das crianças e dos adolescentes do município. A participação dos conselheiros nos atos políticos é de extrema importância, pois são eles que irão delinear as politicas públicas necessárias para o atendimento das crianças e dos adolescentes. Parabéns a todos os Conselheiros”, destacou Berbet.

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), lembrou a importância da participação popular no conselho. “São pessoas voluntárias que trabalham em benefício do próximo. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”, disse.

O Conselho tem como responsabilidade deliberar e controlar as ações, governamentais e não governamentais, da política de atendimento à criança e ao adolescente em Campo Mourão, de acordo com o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Câmara de CM realiza duas sessões na próxima semana

por Dirceu Portugal publicado 10/12/2021 17h33, última modificação 10/12/2021 17h33

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem na próxima semana, na segunda e terça-feira, dias 13 e 14 respectivamente, a partir das 09 horas, para debater e aprovar a pauta de trabalhos em primeiro turno de discussão e votação. A mesma ação acontece na terça-feira, com votação em segundo turno.

Pelo roteiro dos trabalhos em plenário, serão discutidos 10 requerimentos, 61 indicações, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual - em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão - e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município.

Na sessão também serão apresentados aos parlamentares dois projetos de Lei, de autoria do Poder Executivo, um deles que dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Plano Municipal de Políticas para as mulheres, o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher e a Conferência Municipal dos Direitos da Mulher. O outro dispõe sobre o Estatuto Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.  

Após o espaço da Palavra Livre, os vereadores analisam e votam o Projeto de Lei Complementar 04/2021, que dispõe sobre o regime próprio de previdência social do município (RPPS), que trata o artigo 40 da Constituição Federal e os Projetos de Lei 85/2021, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio de 2022 a 2025.

O projeto de Lei 86/2021, dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2022 e projeto de Lei 87/2021 que estima a receita e fixa a despesa do município (LOA), para o exercício financeiro do próximo ano, também serão votados pelos vereadores.

O projeto de Lei 94/2021, de autoria do vereador Marcio Berbet, que dispõe sobre o alinhamento e a retirada de fios em desuso e desordenados nos postes que sustentam as redes de telefonia, de Tv a cabo, de internet e de energia elétrica, também entra em plenário para votação.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar todo o debate em casa, através do link https://youtu.be/wgdXEjzKHGI

Para assistir a sessão da terça-feira, os moradores devem acessar o link https://youtu.be/fbcb1bzcaAw

 

Vereadores da Câmara de CM se reúnem hoje às 09 horas

por Dirceu Portugal publicado 13/12/2021 09h32, última modificação 13/12/2021 09h32

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem hoje, a partir das 09 horas, para debater e aprovar a pauta de trabalhos em primeiro turno de discussão e votação. A mesma ação acontece amanhã, terça-feira (14), com votação em segundo turno. A sessão será transmitida pelo Youtube. Para assistir, os moradores devem acessar o link abaixo https://youtu.be/wgdXEjzKHGI

Pelo roteiro dos trabalhos em plenário, serão discutidos 10 requerimentos, 61 indicações, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual - em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão - e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município.

Na sessão também serão apresentados aos parlamentares dois projetos de Lei, de autoria do Poder Executivo, um deles que dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Plano Municipal de Políticas para as mulheres, o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher e a Conferência Municipal dos Direitos da Mulher. O outro dispõe sobre o Estatuto Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.  

Após o espaço da Palavra Livre, os vereadores analisam e votam o Projeto de Lei Complementar 04/2021, que dispõe sobre o regime próprio de previdência social do município (RPPS), que trata o artigo 40 da Constituição Federal e os Projetos de Lei 85/2021, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio de 2022 a 2025.

O projeto de Lei 86/2021, dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2022 e projeto de Lei 87/2021 que estima a receita e fixa a despesa do município (LOA), para o exercício financeiro do próximo ano, também serão votados pelos vereadores.

O projeto de Lei 94/2021, de autoria do vereador Marcio Berbet, que dispõe sobre o alinhamento e a retirada de fios em desuso e desordenados nos postes que sustentam as redes de telefonia, de Tv a cabo, de internet e de energia elétrica, também entra em plenário para votação.

Câmara entrega moção de congratulações após sessão ordinária

por Dirceu Portugal publicado 13/12/2021 17h49, última modificação 13/12/2021 17h49

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam uma moção de congratulações ao presidente da Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, Samoel Kozelinski, pelos serviços prestados em prol da Rota da Fé – Caminho Verdade Viva.

Kozelinski será homenageado amanhã, após a sessão ordinária do Legislativo, que tem início às 09 horas.

O autor da moção, Jadir Soares (Pepita), lembra que a honraria é um reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação de Kozelinski na coordenação da Rota da Fé, junto com Ruben Orlando Moyano.

 “O movimento de romeiros acontece a cada dois meses, partindo da Catedral de São José da Cidade e visita, no mínimo dois municípios, passando por lugares sagrados, do rito católico, ucraniano e evangélico. A Rota passa em três cidades, movimentando centenas de pessoas direta e indiretamente, envolvendo apoio das prefeituras, empresas, entidades, instituições públicas e mistas, da diocese da região de Campo Mourão”, comentou Pepita.

Pepita comentou ainda que o objetivo do evento é reintegrar os valores e vínculos familiares. “Os romeiros passam o dia juntos, compartilham caminhadas, orações, reflexões, motivação, conscientização e participação na preservação do meio ambiente, plantando árvores e realizando a soltura de peixes”, disse Pepita.

Segundo ele, é importante salientar que as rotas de peregrinação, além do seu papel de disseminar a fé e a construção de um mundo cada vez mais solidário e fraterno, têm contribuído de forma eficiente para divulgação do município em nível nacional e internacional. “Essas rotas não aparecem apenas em publicações religiosas, mas também nas de turismo, o que contribui para o fortalecimento econômico e a geração de emprego e renda em nosso município”.

Câmara de CM vota em segundo turno projetos da pauta

por Dirceu Portugal publicado 13/12/2021 18h17, última modificação 13/12/2021 18h17

Para concluir a pauta de trabalhos deste ano, os vereadores de Campo Mourão se reúnem, em plenário, amanhã a partir das 09 horas, e votam em segundo turno de discussão, 23 indicações, um requerimento, um Projeto de Lei Complementar, 16 projetos de Leis e três projetos de Resolução. A sessão será transmitida pelo Youtube, os interessados em assistir em casa basta acessar o link https://youtu.be/fbcb1bzcaAw

Após a sessão, os vereadores entregam uma honraria ao presidente da Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, Samoel Kozelinski, pelos serviços prestados em prol da Rota da Fé – Caminho Verdade Viva. Kozelinski será homenageado com uma moção de congratulações.

O autor da moção, Jadir Soares (Pepita), lembra que a honraria é um reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação de Kozelinski na coordenação da Rota da Fé, junto com Ruben Orlando Moyano.

 

Câmara entrega Mérito Militar a Sgt do Exército

por Dirceu Portugal publicado 13/12/2021 22h09, última modificação 13/12/2021 22h09

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram na noite desta segunda-feira (13), o título de Mérito Militar ao primeiro sargento do Exército, Lisandro de Freitas Alves. A homenagem foi entregue no plenário do Legislativo durante a sessão solene.

O autor do projeto de resolução, vereador Ibneias Teixeira (Bina), lembrou os motivos que o levaram a entregar a honraria ao sargento do Exército.

“Ao chegar a Campo Mourão, em janeiro de 2019, Freitas Alves assumiu a função de chefe de Instrução do Tiro de Guerra (TG), sendo responsável por selecionar, instruir, formar, educar, orientar, corrigir, dialogar, e principalmente, ser um constante exemplo aos cidadãos mourãoenses matriculados no órgão de formação da reserva. Na sua chefia, O TG participou da realização de inúmeras campanhas e projetos, apoiando também órgãos como o DETRAN-PR, SESC - Campo Mourão, O PROVOPAR, entre outros”, contou Bina.

Segundo ele, diante de um vasto curriculum de boas ações à comunidade de Campo Mourão, a Câmara homenageou o sargento Lisandro de Freitas Alves. “Ele é merecedor desta homenagem pelos excelentes trabalhos realizados em Campo Mourão”.

 

Câmara homenageia com honraria presidente da Rota da Fé

por Dirceu Portugal publicado 14/12/2021 15h21, última modificação 14/12/2021 15h21

Os vereadores de Campo Mourão entregaram nesta terça-feira (14), uma moção de congratulações ao presidente da Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, Samoel Kozelinski, pelos serviços prestados em prol da Rota da Fé – Caminho Verdade Viva.

Kozelinski foi homenageado, durante uma sessão solene, após a sessão ordinária do Legislativo.

Para o autor da honraria, o presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), a moção é um reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação de Kozelinski na coordenação da Rota da Fé, junto com Ruben Orlando Moyano.

 “O movimento de romeiros acontece a cada dois meses, partindo da Catedral de São José da Cidade e visita, no mínimo dois municípios, passando por lugares sagrados, do rito católico, ucraniano e evangélico. A Rota passa em três cidades, movimentando centenas de pessoas direta e indiretamente, envolvendo apoio das prefeituras, empresas, entidades, instituições públicas e mistas, da diocese da região de Campo Mourão”, comentou Pepita.

Pepita comentou ainda que o objetivo do evento é reintegrar os valores e vínculos familiares. “Os romeiros passam o dia juntos, compartilham caminhadas, orações, reflexões, motivação, conscientização e participação na preservação do meio ambiente, plantando árvores e realizando a soltura de peixes”, disse Pepita.

Segundo ele, é importante salientar que as rotas de peregrinação, além do seu papel de disseminar a fé e a construção de um mundo cada vez mais solidário e fraterno, têm contribuído de forma eficiente para divulgação do município em nível nacional e internacional. “Essas rotas não aparecem apenas em publicações religiosas, mas também nas de turismo, o que contribui para o fortalecimento econômico e a geração de emprego e renda em nosso município”.

 

Câmara de CM participa da troca de comando da PM

por Dirceu Portugal publicado 15/12/2021 12h30, última modificação 15/12/2021 14h46

O presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita) e os parlamentares Edilson Martins e Bina, participaram na manhã desta quarta-feira (15), na unidade da Polícia Militar, da troca de comando do 11º Batalhão.    

O tenente-coronel Cléverson Vidal Veiga, que comandou a unidade por um ano, deixou o posto e seguiu para reserva remunerada. Em seu lugar, assumiu o tenente-coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, que já atuou na cidade em 1996.

Criação da Procuradoria da Mulher é aprovada pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 15/12/2021 18h20, última modificação 02/03/2022 16h16

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram - por unanimidade - na última sessão ordinária, um projeto de Resolução criando a Procuradoria da Mulher, no município.

A vereadora Naiany Hruschka Salvadori, recentemente protocolou com a presidência do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita), o projeto de Resolução, propondo a criação da Procuradoria da Mulher.

Naiany comemorou a aprovação do projeto e contou que o foco principal da Procuradoria da Mulher será o combate de todas as formas de violência e discriminações, em todas as áreas, contra as mulheres. “Estou muito feliz com essa aprovação e com o apoio dos demais parlamentares em plenário. O primeiro passo foi dado na busca pela defesa dos direitos das mulheres”, lembrou a vereadora.

Pelo projeto, a Procuradoria da Mulher será independente, terá o suporte técnico da estrutura da Câmara e contará com uma Procuradora, designada pela Mesa Executiva da Câmara, com o mandato de um ano, podendo se estender por mais um ano.

“A função da Procuradora da Mulher deverá ser ocupada preferencialmente por uma vereadora, poderá ser substituído por outro vereador da Câmara, indicado pela Mesa Executiva. A Procuradoria terá de zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades do Poder Legislativo, e ainda, promover ações que busquem a garantia dos direitos das mulheres, promovendo a sua autonomia e qualidade de vida, além de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher”, explicou Naiany.

Ela lembra que a Procuradoria terá a incumbência de fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, assim como a implantação de campanhas educativas, além de cooperar com organismos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.

Vereadores e técnicos debatem uso e ocupação de solo urbano e rural

por Dirceu Portugal publicado 16/12/2021 10h02, última modificação 16/12/2021 10h02

A Comissão Especial de Mérito da Câmara de Campo Mourão realiza na manhã desta quinta-feira (16), às 09h30, os debates em torno do Projeto de Lei Complementar 05/2021, que altera os anexos da Lei Complementar sobre o zoneamento de uso e ocupação do solo urbano e rural em Campo Mourão.

A audiência pública, proposta pelo presidente da Comissão Especial de Méritos Temáticos, vereador Escrivão Parma, será presencialmente no plenário da Câmara. Os interessados podem acompanhar o debate através do chat https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/51

Para falar sobre o assunto foram convidados representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão, do Sindicato dos Engenheiros, (regional CM), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (regional CM) e a representante da Agenda 21, além do prefeito Tauillo Tezelli e do Secretário de Planejamento; Marcio Francisco Carraro Rocha. 

“Após alterações ocorridas no ano de 2020 na Lei Complementar n° 62/2020, observou-se algumas inconsistências não detectadas naquela oportunidade, bem como surgiram algumas demandas de alteração de interesse público. Estão ocorrendo mudanças no meio urbano e os dispositivos legais precisam estar atualizados para que haja desenvolvimento ordenado do município, pautado exclusivamente no interesse público”, comentou o vereador Escrivão Parma.

Para o presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita), como houve um grande crescimento, há necessidade de debater a urbanização e realizar um planejamento da cidade para os próximos anos. “O zoneamento pode ser apontado como uma das maneiras mais palpáveis de solução dos problemas urbanos atuais, já que uma parcela deles foi causada pelo crescimento do município”, frisou Pepita.

O zoneamento urbano é um plano que divide um determinado espaço em zonas territoriais e determina, para cada uma delas, as regulamentações referentes ao uso e ocupação do solo.

Essa divisão da cidade em zonas leva em consideração vários fatores, como a função predominante pretendida para a região (comercial, industrial, residencial e mista), a pretensão de preservar patrimônios naturais ou áreas de interesse cultural e a manutenção de centros históricos.

O Zoneamento também é um instrumento importante capaz de promover o aumento da concentração populacional em uma determinada região, possibilitando uma maior oferta de emprego à medida que facilita a implantação de atividades econômicas comerciais, agrícolas ou industriais no local. Tudo isso garante uma melhor qualidade de vida a população.

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão. 

Projeto para construção de escolas é aprovado pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 16/12/2021 17h27, última modificação 16/12/2021 17h27

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade, na última sessão ordinária do Legislativo, o projeto de Lei 104/2021, do Poder Executivo, autorizando a prefeitura a fazer abertura de crédito adicional de R$ 2 milhões no orçamento deste ano para continuar as obras em escolas dos Jardins Avelino e Flora, e na nova sede da escola municipal Gurilândia.

Segundo o projeto, o município firmou junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os termos de compromisso para a construção dos Proinfâncias dos Jardins Avelino e Flora e da nova sede da escola municipal Gurilândia. “Entretanto, o repasse dos recursos financeiros para essas obras não estão acontecendo. No caso da obra da escola Gurilândia, o último repasse pelo (FNDE) foi efetuado no mês de outubro de 2020, desde então a empresa foi executando a obra, entretanto, já soma 42% de recursos deferidos que não ocorrem, chegando próximo de R$ 2.275.558,00”.

No caso do Proinfância, segundo o projeto, os recursos para as obras do Jardim Avelino foi o repassado. “Para o Jardim Flora, o último repasse, pelo (FNDE), foi realizado em setembro de 2020, desde então a empresa está executando os trabalhos e a soma chega a 20% de recursos deferidos que não foram pagos e que se aproximam dos R$ 385.000,00”.

Segundo a prefeitura, para que as obras não sejam paralisadas gerando prejuízos aos cofres públicos, à empresa será paga com recursos próprios da secretaria da Educação até que os recursos do (FNDE) sejam repassados ao município.

“Investir na Educação das nossas crianças é investir no futuro do país. Investir em educação é sempre o melhor investimento que podemos fazer, pois a Educação amplia nossa visão de mundo e abre caminhos e oportunidades”, comentou o presidente da Câmara, vereador Jadir Soares (Pepita).  

 

Vereadores assinam contrato para construção do novo CRAS

por Dirceu Portugal publicado 17/12/2021 13h13, última modificação 17/12/2021 13h13

O presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), e os parlamentares Escrivão Parma, Marcio Berbet, Edilson Martins, Bina e Miltinho Cidade Nova, assinaram na manhã desta sexta-feira (17), o contrato para construção da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A obra de R$ 367 mil, será construída na Rua das Gardênias, no Jardim Primavera (ao lado da Biblioteca Cidadã).

Vereadores participam da instalação da polícia científica em CM

por Dirceu Portugal publicado 17/12/2021 15h26, última modificação 17/12/2021 15h26

O presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), e os parlamentares Escrivão Parma, Marcio Berbet, Edilson Martins, Bina e Miltinho Cidade Nova, participaram da instalação da Polícia Científica em Campo Mourão.

A sede provisória ficará no prédio da antiga Unidade de Saúde do Jardim Paulista, reformada e adequada para o funcionamento da unidade policial. No prédio também irá funcionar o Instituto Médico Legal.

A partir de hoje, todo o trabalho de criminalística, antes atendido por profissionais de Maringá, passa ser realizado em Campo Mourão. “O ganho é inestimável para a população dos 16 municípios atendidos”, comentou o diretor geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki. O novo posto da Polícia Cientifica, de acordo com Grochocki irá contar com 16 peritos, em plantão 24 horas.

Para o presidente da Câmara, a Asa Leste de Campo Mourão, ganha mais uma obra importante que irá atender a população no quesito segurança pública. “Estou muito feliz, pois é mais uma obra importante sendo entregue aos moradores de nossa cidade”.

O vereador Escrivão Parma destacou a importância no posto da Polícia Científica em Campo Mourão. “Corremos contra o tempo para implantar a unidade policial no município. A cidade estava precisando deste posto”, disse Parma.

Ele lembrou as dificuldades quando não havia polícia científica no município. “Por inúmeras vezes tive de levar material para ser periciado e analisado pela policia cientifica de Maringá ou Curitiba. Foram tempos complicados com gastos para o estado, tudo por não ter uma unidade em Campo Mourão. Agora o trabalho irá ficar mais prático. Foi ações em conjunto, em parceria, que ajudaram na instalação da polícia científica no município”, comentou Parma.       

 

 

Vereadores participam da liberação de recursos pelo governador Ratinho Junior

por Dirceu Portugal publicado 17/12/2021 20h07, última modificação 17/12/2021 20h07

O presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), e os parlamentares Escrivão Parma, Marcio Berbet, Edilson Martins, Bina, Toninho Machado e Miltinho Cidade Nova, participaram do anúncio de recursos para Campo Mourão feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, na tarde desta sexta-feira (17).

Ratinho Junior anunciou a abertura de processo licitatório para a contratação da construtora responsável pelas obras do Condomínio dos Idosos. O projeto, coordenado pela Cohapar, deverá receber investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões do programa Viver Mais Paraná, com a construção de 40 moradias em um sistema de aluguel social.

O governador também entregou 58 veículos da Estratégia da Saúde da Família para a 11ª Regional de Saúde, sendo 11 somente para Campo Mourão. O investimento nos carros para a região foi de R$ 2 milhões.

 

Câmara de CM autoriza a prefeitura a financiar obras de R$ 42 milhões

por Dirceu Portugal publicado 20/12/2021 17h37, última modificação 20/12/2021 17h37

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na última sessão ordinária, o projeto de Lei 111/21, autorizando a prefeitura a fazer um empréstimo de cerca de R$ 42 milhões junto a Caixa Econômica Federal para realizar obras de infraestrutura no município.

O dinheiro será investido no Centro de Inovação e Tecnologia, na Praça do Fórum (Praça Bento Munhoz da Rocha), no ginásio de Esportes Valternei de Oliveira, no Terminal Rodoviário municipal Estanislau Gurginski, na Escola do Trabalho, no aeroporto municipal Geraldo Guia de Aquino, Cemitério São Judas Tadeu, em pontes e na Avenida das Torres, na Rua Afonso Germano Hruschka; na Avenida João Batista Salvadori, na Rua Santa Catarina e em pavimentação asfáltica.

“O projeto passou pela avaliação das Comissões da Câmara e todas deram pareceres favoráveis tendo em vista a necessidade de investimentos e melhorias no município. A Câmara é parceira em obras importantes que irão beneficiar a população”, comentou o presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita).

 

Entidades assistenciais de CM recebem R$ 1.434.287,00 da Campanha do IR

por Dirceu Portugal publicado 21/12/2021 18h09, última modificação 21/12/2021 18h09

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Bina, Escrivão Parma, Toninho Machado e Miltinho Cidade Nova, junto com o prefeito Tauillo Tezelli, repassaram nesta terça-feira (21), recursos para entidades assistências de Campo Mourão, resultado da arrecadação na Campanha do Imposto de Renda, edição 2020/2021. O montante atingiu R$1.434.287,00.

Foram beneficiadas, a APAE, o Lar Miriã, o Abrigo A Mão Cooperadora, o Centro de Educação Santa Rita, o Lar dos Idosos São Joaquim e Sant´Ana, a Comunidade Terapêutica Lar Dom Bosco, a Associação dos Amigos Autista, a Associação Dojo.com e a Associação Sou Arte .

“Essas entidades prestam um trabalho sensacional à nossa comunidade de Campo Mourão. Só tenho a agradecer pelo excelente trabalho desenvolvido pelas entidades. O Poder Legislativo está sempre de portas abertas para atender as entidades. Vamos nos unir para que no final de 2022 possamos fazer um repasse ainda maior, resultado de uma Campanha de Imposto de Renda engajada com toda a comunidade”, comentou o presidente da Câmara.

O prefeito Tauillo Tezelli lembrou que o município tem potencial de arrecadação ainda maior. “Temos ainda muito a trabalhar de modo que as informações de como destinar chegue ao maior número de contribuintes potencialmente aptos, e assim alcançaremos 50% do potencial de arrecadação de nossa cidade nesta próxima edição 2021/2022”.

Os representantes das entidades beneficiadas comemoraram os recursos. “Esse dinheiro chegou na hora certa”, comentaram.           

 

Parlamentares de CM assinam contrato para conclusão das obras do Parque de Exposições

por Dirceu Portugal publicado 22/12/2021 16h07, última modificação 22/12/2021 16h07

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Miltinho Cidade Nova, Escrivão Parma, Toninho Machado e Bina, participaram da assinatura de um contrato entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal para a conclusão da primeira etapa das obras do Parque de Exposições Getúlio Ferrari.

Os R$ 865 mil, financiados através da linha do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa), serão utilizados no término da primeira etapa das obras do Centro de Eventos. “Essa obra não era prioridade do município, mas não poderíamos perder o recurso”, comentou o prefeito Tauillo Tezelli.

O presidente da Câmara lembrou os inúmeros contratos assinados e os projetos aprovados pelo Legislativo para beneficiar os moradores de Campo Mourão. “A Câmara não mede esforços para aprovar propostas e projetos que beneficiem os moradores de município”, disse Pepita.

Vereadores participam de encontro com deputada federal Aline Sleutjes e conversam sobre projetos para CM

por Dirceu Portugal publicado 17/01/2022 12h40, última modificação 18/01/2022 09h45

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jardir Soares (Pepita) e os vereadores Bina, Naiany Hruschka Salvadori, Toninho Machado e Paulo Pilatte participaram na última sexta-feira (14), de uma reunião com a presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, deputada federal, Aline Sleutjes. O encontro foi realizado na Associação Comercial de Campo Mourão (Acicam) e contou com a presença de lideranças políticas e de entidades ligadas ao agronegócio de Campo Mourão.

No encontro, a deputada falou dos recursos liberados, através de emendas parlamentares para Campo Mourão, cerca de R$ 2 milhões, de projetos para agricultura e dos problemas gerados pela estiagem que castiga a agricultura paranaense. “Há regiões no estado em que os produtores perderam 100% da terceira safra consecutiva. Isso não vai impactar somente o produtor rural e sim a cadeia produtiva, que está passando por uma série de dificuldades. Estamos conversando com a Ministra da Agricultura para encontrar uma solução para os produtores prejudicados com as perdas”, comentou a deputada.

Além da ACICAM, a deputada acompanhada do presidente da Câmara, Jadir Pepita, também visitou a Coamo, maior cooperativa agrícola da América Latina. No encontro com os presidentes executivos, Airton Galinari e Alcir José Goldoni (CrediCoamo), foram debatidos as crises na agricultura do país, geradas pela seca e pelo excesso de chuvas, investimentos, mercado agrícola e projetos direcionados ao agronegócio. “É na crise que encontramos as melhores soluções”, frisou a parlamentar federal.

Para o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), a visita da deputada traz ao município oportunidades de investimentos federais. “Através da articulação com a deputada Aline Sleutjes, conseguimos trazer ela a Campo Mourão para falar sobre seus projetos para o município. Já foram liberados cerca de R$ 2 milhões em emendas para investimentos na nossa cidade e ela continuará ajudando com projetos futuros. Neste ano vamos dar continuidade nos projetos que estão beneficiando os cidadãos mourãoenses, com apoio e a articulação da deputada, em Brasília”, frisou Jadir Soares (Pepita).

  

Câmara de CM realiza tomada de preços para reformas estruturais

por Dirceu Portugal publicado 19/01/2022 11h55, última modificação 20/01/2022 17h18

O prédio da Câmara de Campo Mourão irá passar por várias reformas, anunciadas pelo presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita). As obras devem começar nos próximos dias, após a tomada de preços, que será realizada no dia sete de fevereiro, às 09 horas.  

A proposta do Legislativo é investir R$ 284.354,53 na obra com prazo de execução de 120 dias. A empresa que apresentar o menor valor fará a reforma. “Todos os tramites legais foram realizados conforme a legislação exige. Nos próximos dias será feito a tomada de preços para realizar a reforma do prédio do Legislativo”, lembrou Jadir Soares (Pepita). “A expectativa - conforme orçamentos realizados - é de abrir o pregão de R$ 284.354,53, e a empresa que apresentar o menor valor irá realizar a obra. Acreditamos que o prazo da entrega será de até quatro meses”, destacou.   

Entre as principais alterações estão à recuperação do telhado, dos sistemas de captação de águas pluviais e do hidráulico para cisterna, das passarelas de manutenção, das marquises, das infiltrações entre outras reformas.

Inaugurado em 2012, obra que custou cerca de 5,3 milhões aos cofres públicos, o prédio apresenta inúmeros problemas estruturais, principalmente em períodos de chuvas intensas com ventos fortes.  “Após a entrega do prédio, pela construtora, a Câmara notificou a empresa para que realizasse consertos por conta de goteiras que apareceram no telhado. Entramos na Justiça, o tempo voou e somente agora, a justiça concedeu o direito para que o Poder Legislativo possa fazer as reformas necessárias no prédio”, explicou Jadir Soares (Pepita).

Segundo ele, as calhas apresentam uma estrutura ineficiente para suportar a vazão da agua pluvial. “Em dias de temporais, o prédio fica alagado. Nos gabinetes, os foros estão se deteriorando por causa da água da chuva que entra pelo telhado”, comentou.

Para evitar ainda mais prejuízos, por conta da quantidade de goteiras no prédio, em dias de chuvas fortes, o improviso ajuda muito. “No plenário enfrentamos o mesmo problema com as goteiras, em dias de chuvas fortes, somos obrigados a colocar lona para proteger os computadores e evitar ainda mais danos aos cofres públicos”, destacou o presidente.

A reforma no prédio, de acordo com ele, é urgente. Uma das preocupações é com as marquises, que apresentam rachaduras e em alguns pontos, a massa descolou e caiu, colocando em risco as pessoas que utilizam as calçadas próximas ao prédio. “Não podemos colocar em riscos a população. A Câmara precisa passar por reformas urgentes”.

Legislativo de CM retoma calendário das sessões deste ano

por Dirceu Portugal publicado 31/01/2022 15h59, última modificação 31/01/2022 15h59

Sob a presidência de Jadir Soares (Pepita), a Câmara de Campo Mourão volta a se reunir, em caráter ordinário, na próxima segunda e terça-feira (21 e 22), a partir das 09 horas, no plenário vereador José Pereira Carneiro.

O calendário anual com as datas das sessões ordinárias de 2022 da Câmara foi definido através de uma instrução normativa da Mesa Executiva do Legislativo e publicado no Órgão Oficial Eletrônico.

A Mesa Executiva da Câmara é composta pelos vereadores Jadir Soares (Pepita) (presidente), Naiany Salvadori na 1ª vice-presidência, Ibinéias Teixeira, 2º vice-presidente; Tucano, 1º secretário; e Antônio Machado como 2º secretário.

De acordo com o calendário, serão realizadas 38 sessões ordinárias no ano: fevereiro – dias 21 e 22; março – dias 07, 08, 21 e 22; abril – dias 04,05, 18 e 19; maio – dias 09, 10, 23 e 24; junho – dias 13, 14, 27 e 28; julho – dias 11 e 12; agosto – dias 08, 09, 22 e 23; setembro – dias 05, 06, 19 e 20; outubro – dias 03, 04, 24 e 25; novembro – dias 07, 08, 21 e 22; dezembro – dias 12 e 13. As sessões além de abertas à comunidade também serão transmitidas através do Youtube.

Comissão Representativa da Câmara de CM dá parecer favoráveis em projetos de Leis

por Dirceu Portugal publicado 01/02/2022 14h58, última modificação 01/02/2022 14h58

A Comissão Representativa (CR) da Câmara de Campo Mourão se reuniu, de forma remota nesta terça-feira (01), para analisar e dar pareceres em três projetos de Leis e um de Resolução.

Formada pelo presidente Jadir Soares (Pepita) e pelos membros Miltinho Cidade Nova, Toninho Machado, Subtenente Macedo, Marcio Berbet, Escrivão Parma e Bina, a (CR) deu pareceres favoráveis à tramitação dos projetos, sendo dois deles de autoria do Poder Executivo, um de autoria do vereador Paulo Pilatte e o projeto de Resolução, que tem a assinatura de todos os parlamentares.

Nos próximos dias 07 e 08, os vereadores membros das Comissões Permanentes da Casa de Leis se reúnem - em uma sessão extraordinária para debater e votar os seguintes projetos;

Projeto de Lei 106/2021, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o Conselho municipal dos Direitos da Mulher, o Plano municipal de Políticas para as Mulheres, o Fundo municipal dos Direitos da Mulher e a Conferência municipal dos Direitos da Mulher.

Projeto de Lei 107/2021, também de autoria do Executivo, que dispõe sobre o Estatuto municipal do Idoso, Conselho municipal dos e Direitos da Pessoa Idosa e do Fundo municipal da Pessoa Idosa.

Projeto de Lei 84/2021, de autoria do vereador Paulo Pilatte, que declara de utilidade pública, o Instituto Betânia Comunidade Familiar.

Projeto de Resolução 14/2021, de autoria dos vereadores Naiany Hruschka Salvadori, Elvira Lima, Tucano, Paulo Pilatte, Toninho Machado, Subtenente Macedo, Miltinho Cidade Nova, Escrivão Parma, Marcio Berbet, Edilson Martins, Tio Leco e o presidente, Jadir Soares (Pepita), que concede o título de Cidadania Honorária ao médico Paulo Sérgio Bezerra da Silva.

“Os projetos 106 e 107 possuem prazos regimentais para ser votados em plenário, por conta disso, a sugestão é de realizar uma Sessão Extraordinária, nos dias 07 e 08, para apreciar e votar os dois projetos”, comentou o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita).   

 

Vereadores assinam ordem de serviço para o Jardim Voidelo

por Dirceu Portugal publicado 03/02/2022 17h31, última modificação 03/02/2022 17h31

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), e os vereadores Bina e Escrivão Parma participaram nesta quinta-feira (03), da assinatura da ordem de serviço para pavimentação asfáltica da Rua José Voidelo, no Jardim Voidelo. O documento foi assinado pelo prefeito Tauillo Tezelli e pelos vereadores de Campo Mourão.

O investimento do município foi de R$ 147,6 mil e a pavimentação, com serviços de terraplanagem, base e sub-base, revestimento em Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ), meio fio com sarjeta, drenagem, serviços de urbanização e sinalização de trânsito, deve estar concluída no próximo mês.

A pavimentação asfáltica na Rua José Voidelo, no Jardim Voidelo, era uma reivindicação dos moradores. No ano passado, o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), protocolou uma indicação sugerindo a prefeitura a realização da obra por conta dos transtornos aos moradores. “A indicação é necessária devido aos problemas causados aos moradores pela poeira e pelo barro. Com essa obra, estamos dando solução a reivindicação, tranquilizando os moradores”, comentou Pepita.

O prefeito Tauillo Tezelli ressaltou a importância da parceria com a Câmara nas realizações das obras na cidade. “Aos poucos estamos conseguindo levar o asfalto onde não existia, com recursos que temos conseguido junto ao governo, com apoio dos nossos deputados, vereadores e lideranças”.

O ex-vice-prefeito de Campo Mourão, José Roberto Voidelo, que representou a família que deu nome ao bairro, destacou a importância do asfaltamento da via. “Pode parecer pouca coisa, mas a gente que mora e trabalha ali conhece bens os transtornos por conta da poeira e do barro, que em breve será resolvido. Só temos que agradecer e comemorar esse momento”, disse.

Câmara de CM aprova Conselhos, Planos, Fundos, Conferência dos Direitos da Mulher e o estatuto do Idoso

por Dirceu Portugal publicado 07/02/2022 11h57, última modificação 07/02/2022 11h57

Em uma sessão extraordinária remota, realizada na manhã desta segunda-feira (07), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, aprovaram por unanimidade, os Projetos de Leis 106/2021 e 107/2021, de autoria do Poder Executivo.

O primeiro projeto aprovado, 106/2021, dispõe sobre o Conselho municipal dos Direitos da Mulher, o Plano municipal de Políticas para as Mulheres, o Fundo municipal dos Direitos da Mulher e a Conferência municipal dos Direitos da Mulher.

“É um projeto de extrema importância ao município, tendo em vista que as políticas públicas direcionadas as mulheres estavam paradas por conta da pandemia. Através do Fundo, o município consegue receber recursos do governo federal para investimentos em ações que irão beneficiar as mulheres. Acredito que com a aprovação do projeto teremos essa pauta mais ativa”, destacou a vereadora Naiany Hruschka Salvadori.  

O segundo projeto aprovado por unanimidade pelos parlamentares, 107/2021, trata do Estatuto municipal do Idoso, o Conselho municipal, os Direitos da Pessoa Idosa e sobre o Fundo municipal da Pessoa Idosa.

“Com a união e a colaboração dos demais vereadores, aprovamos mais um projeto importante para o município, desta vez voltado aos cuidados com nossos idosos. Estamos cada vez mais fortalecidos, com a união de todos os vereadores, para aprovar projetos de interesse da população”, comentou o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita).

Os dois projetos voltam ao plenário na manhã da próxima terça-feira (08), para votação em segundo turno.

Saúde e Executivo prestam contas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 09/02/2022 12h10, última modificação 09/02/2022 12h16

Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, da Câmara de Campo Mourão, realizam nos próximos dias 24 e 25, duas audiências públicas para prestação de contas da secretaria de Saúde e do Poder Executivo. As audiências serão realizadas às 09 horas, sendo no dia 24, apresentação dos dados do 3º quadrimestre de 2021 da secretaria de Saúde e dia 25, da secretaria da Fazenda.

As duas audiências serão realizadas de forma presencial no plenário do Legislativo com os cuidados com a higienização e uso de máscara, por conta da pandemia do Covid-19. 

Na primeira audiência, técnicos da secretaria de Saúde apresentam documentos com dados referentes ao 3º quadrimestre do ano passado aos vereadores e à população. O relatório da Saúde contém informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada.    

Na segunda audiência, no dia 25, o secretário de Fazenda, Aldecir Roberto da Silva, apresenta os dados das receitas e despesas do município. As prestações de contas são exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os dados são apresentados com o objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais, definidas na Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO).

As audiências também podem ser acompanhadas através dos links abaixo, na plataforma que permite a interação online com os debatedores  https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/52 para acompanhar a audiência da Saúde e https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/53 para assistir a audiência da secretaria da Fazenda.

 

Delegacia Cidadã será implantada com parceria da Câmara de vereadores de CM

por Dirceu Portugal publicado 17/02/2022 17h44, última modificação 17/02/2022 17h44

Através de um requerimento de autoria do vereador Devanildo Parma Bassi (Escrivão Parma), aprovado pelos vereadores da Câmara de Campo Mourão, o município e a polícia civil assinaram na tarde desta quinta-feira (17), o termo da escritura pública de doação de um terreno da prefeitura ao estado para a construção da Delegacia Cidadã.

O terreno com cerca de 5 mil metros quadrados está localizado no Jardim Albuquerque. Obra deve iniciar ainda este ano, assegurou o delegado da Polícia Civil, Nilson Rodrigues da Silva. “A expectativa é de início das obras ainda esse ano. A assinatura da escritura foi o primeiro ato e agora vou pessoalmente levar o documento para Curitiba para o prosseguimento dos trâmites”, contou.  Ele explicou ainda que a Delegacia Cidadã possui infraestrutura de atendimento com espaços mais humanizados para o público em geral e para as vítimas de crimes. “É uma delegacia que não há presos. Ela reúne diversas especialidades em um único local, com serviços centralizados para a população, o que diminui custos diários da Polícia Civil”.

O projeto foi pensado para um novo fluxo de atendimento com salas para advogados e para a Polícia Militar. Outro espaço exclusivo é do Instituto de Identificação, responsável pela emissão do RG, o que vai acelerar a confecção de documentos dos moradores.

O vereador Escrivão Parma justificou o pedido para implantação da Delegacia Cidadã para oferecer melhores condições de trabalhos aos policiais e atendimento ao cidadão. “Recebi pedidos da população e também por conta das condições de trabalho e dificuldades em apurar crimes ocorridos na extensão da 16ª Subdivisão policial. Temos de oferecer melhores condições de trabalhos aos nossos policiais e no melhor atendimento aos cidadãos. A Delegacia Cidadã tem por objetivo a humanização do atendimento prestado pela Polícia e a aproximação da população com a polícia, dinamizando a investigação dos delitos e acelerando a prestação dos serviços”, comentou o vereador, Escrivão Parma.

A doação do terreno, de acordo com o prefeito Tauillo Tezelli, teve a parceria da Câmara de Campo Mourão. “Agradeço aos vereadores que não mediram esforços para a aprovação da doação do terreno da prefeitura para o Estado. Essa delegacia é mais um avanço no nosso projeto de cidade mais humana e inteligente”, disse. 

 

Câmara participa da inauguração do CMEI Mundo Encantado no Jardim Flora

por Dirceu Portugal publicado 18/02/2022 12h21, última modificação 18/02/2022 12h21

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), participou na manhã desta sexta-feira (18), da inauguração da unidade de Educação infantil - CMEI Mundo Encantado, no bairro Jardim Flora.

O estabelecimento de ensino que está atendendo cerca de 190 crianças de 0 a cinco anos de idade - com berçário, maternal 1,2,3, sendo sete turmas em turno integral e três em período parcial - recebeu investimentos de R$ 2,3 milhões, sendo recursos próprios do município e de convênios com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.  

“Sempre entendi que a transformação da sociedade começa com a Educação. A Câmara e os vereadores têm colaborado com a administração para investimentos em Educação, pois investir em Educação é aplicar em qualidade de vida e na formação de bons cidadãos. Estamos plantando sementes que iremos colher no futuro”, disse Pepita. “Não temos aqui apenas uma estrutura física, mas a transformação da vida de famílias e crianças. Os profissionais que trabalham aqui dedicam com amor, vocação e sensibilidade, à Educação”, completou Pepita.

Câmara de CM realiza duas sessões na próxima semana

por Dirceu Portugal publicado 18/02/2022 17h42, última modificação 18/02/2022 17h42

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem na próxima semana, na segunda e terça-feira, dias 21 e 22 respectivamente, a partir das 09 horas, para debater e aprovar a pauta de trabalhos em primeiro turno de discussão e votação. A mesma ação acontece na terça-feira (22), com votação em segundo turno.

Pelo roteiro dos trabalhos em plenário, serão discutidos 14 requerimentos, 121 indicações, três indicações legislativas, uma moção, dois projetos de resolução, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual - em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão - e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município.

Na sessão também serão apresentados aos parlamentares quatro projetos de Lei, de autoria dos vereadores Tucano, Tio Leco e Marcio Berbet.  

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar todo o debate em casa, através do link https://youtu.be/fNzZxjMUyFg  

Para assistir a sessão da terça-feira, os moradores devem acessar o link https://youtu.be/Nf87x8-I4zs

Prestações de Contas – Nos dias 24 e 25 (quinta e sexta-feira respectivamente), os vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, da Câmara realizam duas audiências públicas para prestação de contas da secretaria de Saúde e do Poder Executivo. As audiências serão realizadas às 09 horas, sendo no dia 24, apresentação dos dados do 3º quadrimestre de 2021 da secretaria de Saúde e dia 25, da secretaria da Fazenda.

As duas audiências serão realizadas de forma presencial no plenário do Legislativo com os cuidados com a higienização e uso de máscara, por conta da pandemia do Covid-19. 

Na primeira audiência, técnicos da secretaria de Saúde apresentam documentos com dados referentes ao 3º quadrimestre do ano passado aos vereadores e à população. O relatório da Saúde contém informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada. 

Na segunda audiência, no dia 25, o secretário de Fazenda, Aldecir Roberto da Silva, apresenta os dados das receitas e despesas do município. As prestações de contas são exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os dados são apresentados com o objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais, definidas na Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO).

As audiências também podem ser acompanhadas através dos links abaixo, na plataforma que permite a interação online com os debatedores  https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/52 para acompanhar a audiência da Saúde e https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/53 para assistir a audiência da secretaria da Fazenda.

Os moradores também podem acompanhar a audiência da Saúde pelo Youtube através do link https://youtu.be/jInP0iBsu9M

Na sexta-feira (25), a audiência da secretaria da Fazenda pode ser acompanhada pelo https://youtu.be/Tde_cebRIdc

Presidente da Câmara espera melhorias no transporte coletivo público em Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 22/02/2022 08h30, última modificação 22/02/2022 08h30

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), visitou na última segunda-feira (21), o terminal de ônibus da cidade e aproveitou para conhecer os novos veículos da frota do transporte público urbano. Ele espera um aumento na quantidade de ônibus e melhorias nos horários dos itinerários.    

Os ônibus de cor amarela - com cinza e listra verde, adesivada com o brasão do município nas laterais - pertencem a empresa Melissa Transportes, de Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba), vencedora da licitação do transporte coletivo em Campo Mourão.

A empresa inicia os trabalhos partir do dia 1º de março, quando a viação Mourãoense deixa de operar na cidade, após 38 anos no transporte coletivo de passageiros.

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), elogiou a nova frota. “Os ônibus são novos e bonitos, espero que melhore a qualidade no transporte de passageiros e que aumente a quantidade de veículos nas linhas, com isso a população terá mais flexibilidade nos horários”, comentou.     

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Campo Mourão, Luiz Sminka, a empresa está analisando, definindo e melhorando a questão dos horários nas 13 linhas. “Hoje, as circulares passam apenas de hora em hora nos bairros, vamos ter que fazer uns 90 dias de um conceito diferente de transporte, mas nas mesmas linhas de hoje. Havendo possibilidade de mudanças conforme estudos que estamos realizando, iremos aplicar, conversando com o usuário”.

Sminka aguarda a transição da empresa nos próximos dias. “A Melissa venceu a licitação para oferecer o serviço por um período de 10 anos. A concessão pode ser prorrogada por igual período. A licitação foi no valor de cerca de R$ 150 milhões”.

 

Vereadores cobram fiscalizações da Lei que proíbe a queima de fogos de artifício em CM

por Dirceu Portugal publicado 23/02/2022 09h55, última modificação 23/02/2022 09h57

O presidente da Câmara de Campo Mourão Jadir Soares (Pepita), protocolou um requerimento, aprovado na última sessão ordinária do Legislativo, solicitando do município, esclarecimento sobre a fiscalização em cumprimento ao artigo 7º da Lei 43/1965, que proíbe a queima de morteiros, bombas, rojões, foguetes e fogos de artifícios, em locais públicos. “Apesar de ser considerados por muitas pessoas uma tradição e belo espetáculo, a queima de fogos de artifícios e similares, pode causar diversos malefícios em crianças, idosos e ao meio ambiente, afetando animais, rios e lagos”, destacou Pepita.

Ele também solicitou informações a respeito do cumprimento do artigo 8º da mesma Lei, que compete ao Executivo conceder autorização ou licença para a venda ou comércio de fogos de artifícios que não causem poluição sonora. “Estes artefatos podem causar queimaduras, perda de visão, amputação de membros, entre outras lesões a quem dispara os fogos e também, de pessoas que estejam próximas. Os estampidos altos também provocam danos à saúde dos acamados, dos hospitalizados e dos idosos com saúde debilitada, além de provocar pânico às crianças e as pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista”.

Pepita lembrou ainda, que o barulho gerado durante as explosões dos fogos tem um forte impacto para os animais domésticos e silvestres. “Muitos cachorros e gatos, assustados e estressados fogem de seus lares em busca de um local seguro, podendo ser atropelados, ou então, não retornam para seus donos ficando nas ruas. Já alguns pássaros, em busca de um ambiente livre de barulho abandonam seus ninhos. Além disso, os compostos derivados desses fogos são poluentes para a atmosfera, entre outros danos ambientais”, comentou.

No requerimento aprovado em plenário por unanimidade, Pepita solicitou um relatório desde 2020 com datas e locais onde foram realizadas fiscalizações e também, pediu esclarecimento quanto à autorização ou licença dos estabelecimentos que vendem fogos sem poluição sonora, e uma lista com os nomes das empresas autorizadas a comercializar os produtos e se houve casos de empresas que descumpriram a Lei.

Segundo ele, houve queima de fogos na Usina do Lago nas comemorações da virada do ano. “A prática ilegal foi registrada com fotos e vídeos. Não adianta o Legislativo criar uma Lei, aprovar e ela não ser fiscalizada quando do seu descumprimento”.

Durante a aprovação do requerimento, os parlamentares parabenizaram a iniciativa e cobraram fiscalizações. “As pessoas têm de perceber o mal que estão causando com a queima dos fogos. Se não se preocupam com os animais, pensem quanto um autista sofre com esse barulho”, lembrou a vereadora Elvira Lima. “As pessoas deveriam ter a noção do mal que causam aos animais, as pessoas e ao meio ambiente com a queima dos fogos. O barulho é cruel a todos”.

Os vereadores Edilson Martins e Paulo Pilatte comentaram a importância do requerimento. “Esse pedido de informação é muito importante. Deve haver uma fiscalização rigorosa quanto essa prática proibida por Lei”, disse Martins. “Sugiro que seja feita uma campanha de conscientização da população”, disse Pilatte.

Saúde presta contas em audiência pública da CFO na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 23/02/2022 16h06, última modificação 23/02/2022 16h06

Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, da Câmara de Campo Mourão, realizam amanhã, quinta-feira (24), uma audiência pública para prestação de contas da secretaria de Saúde, com a apresentação dos dados do 3º quadrimestre de 2021.

A audiência será realizada às 09 horas, de forma presencial, no plenário do Legislativo com os cuidados com a higienização e uso de máscara, por conta da pandemia do Covid-19. 

Técnicos da secretaria apresentam um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada. 

A audiência poderá ser acompanhada pelo Youtube acessando o link https://youtu.be/jInP0iBsu9M ou pelo https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/52, plataforma que permite a interação online com os debatedores.

 

 

Saúde presta contas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 24/02/2022 16h28, última modificação 24/02/2022 16h28

Por cerca de uma hora e meia, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, apresentou aos vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Mourão, documentos com dados referentes ao 3º quadrimestre de 2021 sobre a Saúde em Campo Mourão.

A Comissão de Finanças e Orçamento é composta pelos vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Naiany Hruschka Salvadori e Bina. Os vereadores Subtenente Macedo, Marcio Berbet, Miltinho Cidade Nova, Paulo Pilatte e o Escrivão Parma também participaram da audiência.

Foram apresentados dados do montante e fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada.

Segundo o relatório apresentado pelo secretário, o investimento do município com o setor chegou a 17,79, o que está acima da exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é 15%.  

Uma das preocupações dos vereadores foi quanto ao sistema de Telemedicina, onde o médico poderá consultar o paciente de forma online, por um sistema de vídeo chamada. Ou seja, o paciente será atendido sem que seja necessário ir até o consultório. O novo serviço deverá estar disponível à população a partir do dia 7 de março, com médicos que atendem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

“É uma ferramenta desenvolvida por uma startup de Campo Mourão que irá desafogar os serviços públicos de saúde e agilizar o diagnóstico de pacientes. Porém, se o médico que estiver atendendo achar que a pessoa precisa de atendimento presencial ele já orienta o paciente a procurar o serviço” comentou o secretário.

Conforme ele, não será necessário baixar um aplicativo. “Basta ter um smartphone com câmera e um acesso à internet e em poucos instantes a pessoa estará conectada com um dos médicos da prefeitura”, explicou Sérgio Santos.

Câmara participa da apresentação das Leis dos Direitos dos Idosos e dos Direitos da Mulher

por Dirceu Portugal publicado 25/02/2022 15h57, última modificação 25/02/2022 15h57

Os vereadores Naiany Hruschka Salvadori, Bina, Marcio Berbet, Miltinho Cidade Nova e Escrivão Parma participaram nesta sexta-feira (25), no salão de eventos da prefeitura, da apresentação oficial das Leis 4272 e 4273/2022 aprovadas pela Câmara de Campo Mourão e que tratam de políticas públicas e garantia de direitos  para mulheres e para a pessoa idosa.

Foi instituído o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e também realizadas alterações na Lei sobre o Estatuto Municipal e Conselho do Idoso, bem como o Fundo do Idoso. Os Conselhos estão vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social, como órgão paritário, consultivo, deliberativo e fiscalizador das políticas públicas.

A Lei 4273 dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Plano de políticas para as mulheres, o Fundo dos Direitos da Mulher e a Conferencia dos Direitos da Mulher.

“Desde 2019 trabalhamos sem uma Lei municipal de proteção as mulheres. Hoje estamos com expectativas positivas com a Lei aprovada pela Câmara”, lembrou a Andrea Rejane, representante do grupo que norteou a Lei de criação do Conselho municipal dos Direitos da Mulher.  

A Lei 4272/2022, também já aprovada pela Câmara, dispõe sobre o Estatuto do Idoso, Conselho de Direitos da Pessoa Idosa e o Fundo da Pessoa Idosa.

“Foram mudanças importantes realizadas no Estatuto do Idoso que irão garantir um futuro com qualidade de vida ao Idoso”, comentou João Maria Chagas, presidente do Conselho do Idoso.     .  

Para a secretaria de Ação Social, Marcia Calderan de Morais, os vereadores de Campo Mourão tiveram papel importantíssimo nas duas Leis. “Somos gratos a Câmara pelo empenho na aprovação das duas Leis que irão beneficiar as mulheres e os idosos”.

Para o vereador Escrivão Parma, os dois Conselhos trabalharam unidos. “Se foram aprovadas as Leis é porque os dois Conselhos realizaram um trabalho extraordinário”

A vereadora Naiany Hruschka Salvadori lembrou a responsabilidade enquanto cidadã e parlamentar. “Temos de ter um olhar com cuidados aos idosos, pois foram eles que ajudaram a construir o município onde hoje nós vivemos. A luta pela causa da mulher é nobre e a Câmara está atenta para ajudar mais de forma efetiva”, disse.   

Executivo apresenta números do 3º quadrimestre de 2021 na Câmara

por Dirceu Portugal publicado 25/02/2022 16h54, última modificação 25/02/2022 16h54

O secretário municipal de Fazenda e Administração, Aldecir Roberto da Silva, apresentou nesta sexta-feira (25), na Câmara de Campo Mourão, um relatório de metas fiscais do 3° quadrimestre de 2021.

O documento foi apresentado à Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), da Casa de Leis, composta pelos parlamentares Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Naiany Hruschka Salvadori e Bina. Os vereadores Marcio Berbet, Paulo Pilatte e Miltinho Cidade Nova também participaram da prestação de contas.

O relatório exposto pelo secretário de Fazenda faz parte da prestação de contas da prefeitura que deve ser apresentado à Comissão de Finanças, da Câmara, a cada quatro meses, conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“A apresentação dos dados teve por objetivo, demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais, definidas na Lei de Diretrizes Orçamentarias para o 3° quadrimestre deste ano”, lembrou Silva.

O relatório apresentado pelo secretário apontou uma receita de 459.3 milhões e despesas que totalizaram R$ 368.823 milhões. A elevação na receita, explica o secretário, foi por conta dos aumentos de arrecadações de impostos, como o IPTU que teve um aumento de 22,67% em relação ao 2º quadrimestre e o ISSQN com aumento de 34,09% na arrecadação.  

O município fechou o quadrimestre com um superávit de R$ 90.516 milhões. “Esse superávit vai suprir a demanda deste ano no município”, lembrou o secretário Aldecir Roberto da Silva.    

Para os vereadores presentes na prestação de contas, a audiência além de ser obrigatória é uma oportunidade dos membros da Comissão de Finanças e Orçamento - e da população, de questionar a administração para sanar eventuais dúvidas a respeito das receitas e despesas do município. “As audiências demonstram a transparência do Poder Legislativo e do Executivo”.

Vereadora Naiany toma posse na Procuradoria da Mulher na próxima terça-feira (08)

por Dirceu Portugal publicado 03/03/2022 09h50, última modificação 03/03/2022 09h50

Na próxima terça-feira (08), a vereadora, Naiany Hruschka Salvadori toma posse na Procuradoria da Mulher da Câmara de Campo Mourão. O evento será realizado, após o final da sessão ordinária, que tem início às 09 horas. A posse será dada pelo presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e pelos demais parlamentares.  

A Procuradoria da Mulher do Legislativo foi criada através de um projeto de Resolução - de autoria da própria vereadora – e aprovado em dezembro do ano passado, por unanimidade dos parlamentares.

De acordo com Naiany, a procuradoria - com o cargo ocupado por uma vereadora, indicado pela Mesa Executiva da Câmara - irá promover ações garantindo os direitos, a autonomia e a qualidade de vida das mulheres, além de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência e discriminação contra a mulher. “Vamos também zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades do Poder Legislativo”.

Ela salienta também que a Procuradoria será responsável por fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, da implantação de campanhas educativas, além de cooperar com organismos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.

A vereadora lembrou ainda, que a Procuradoria será independente, terá suporte técnico da estrutura da Câmara e contará com uma Procuradora, designada pela Mesa Executiva da Câmara, com o mandato de um ano, podendo se estender por mais um ano. “O foco está no combate a todas as formas de violência e discriminações, contra a mulher, nas mais diversas áreas”, disse.

Para o presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita), a iniciativa da criação da Procuradoria temática para discutir e alavancar políticas para as mulheres no âmbito do Legislativo é uma inovação que trará inúmeros benefícios às mulheres, que sofrem abusos ou maus tratos. “Com a nova Procuradoria criada pelo Legislativo, através da vereadora Naiany, as mulheres terão protegidos os direitos contra a violência e a discriminação”.  

Vereadores de CM se reúnem em plenário na próxima semana

por Dirceu Portugal publicado 04/03/2022 16h44, última modificação 04/03/2022 16h44

Nos dias 07 e 08, (segunda e terça-feira respectivamente), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares.  

Pelo roteiro, no início da sessão será apresentado aos parlamentares, dois projeto de Lei – sendo um de autoria do Poder Executivo e outro do vereador, Paulo Pilatte, que denomina Lauro de Oliveira Souza, um logradouro público municipal, 04 requerimentos, 13 indicações e duas indicações legislativas. Após o espaço da Palavra Livre, serão apresentados aos vereadores quatro projetos de Leis para votação em primeiro turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar todo o debate em casa, através do link https://youtu.be/lV4PvC-kMmc  

Para assistir a sessão na terça-feira, os moradores devem acessar o link https://youtu.be/yZrKqOIsE3Q

 

Vereadores de CM se reúnem em plenário hoje e amanhã

por Dirceu Portugal publicado 07/03/2022 08h52, última modificação 07/03/2022 08h52

Hoje e amanhã, (segunda e terça-feira respectivamente), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares.  

Pelo roteiro, no início da sessão será apresentado aos parlamentares, dois projeto de Lei – sendo um de autoria do Poder Executivo e outro do vereador, Paulo Pilatte, que denomina Lauro de Oliveira Souza, um logradouro público municipal, 04 requerimentos, 13 indicações e duas indicações legislativas. Após o espaço da Palavra Livre, serão apresentados aos vereadores quatro projetos de Leis para votação em primeiro turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar todo o debate em casa, através do link https://youtu.be/lV4PvC-kMmc  

Para assistir a sessão na terça-feira, os moradores devem acessar o link https://youtu.be/yZrKqOIsE3Q

 

Vereadores de CM cobram manutenções na Praça do Fórum e no Parque do Lago

por Dirceu Portugal publicado 07/03/2022 17h15, última modificação 07/03/2022 17h17

Através de requerimento de urgência, aprovado na última sessão ordinária do Legislativo de Campo Mourão, os vereadores cobraram da prefeitura mais atenção quanto à manutenção da Praça Bento Munhoz da Rocha (Praça do Fórum) e do Parque do Lago.

De autoria do vereador Marcio Berbet, o requerimento será enviado à prefeitura.

“Encontramos todo tipo de lixo na praça, desde marmitex, garrafas de bebidas entre outros, sem contar que a grama precisar ser cortada. Temos de cobrar das autoridades maior atenção para com a praça, já que estamos há anos aguardando a revitalização do espaço público. A equipe da administração tem deixado a desejar”, lamentou Berbet.

O vereador Toninho Machado lembrou que o prefeito tem boa vontade. “A ideia é que nós todos se assentemos junto com o prefeito para levar as reivindicações e melhorar nossa cidade. Temos de conversar para dar um ajuste naquilo que está faltando”, disse.

Escrivão Parma, líder de governo, lembrou que a revitalização da praça será feita com a destinação de uma parte dos R$ 42 milhões, aprovados em dezembro durante uma sessão extraordinária pela Câmara. “Aprovado o financiamento pelo Banco Central, o recurso será utilizado na revitalização, conforme a definição da administração”, lembrou. “A nossa cidade precisa de uma manutenção melhor”, afirmou Parma.

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), sugeriu mutirão das secretarias municipais na manutenção na cidade. “A secretaria de Meio Ambiente tem de dar uma atenção especial às praças. Sugiro um mutirão entre as secretarias de Meio Ambiente e de Obras para fazer as manutenções necessárias. Representamos cada Mouraoense e nossa cidade merece respeito”, comentou.

A vice-presidente da Câmara, Naiany Hruschka Salvadori, cobrou atenção no Parque do Lago. “Enquanto não há recursos do governo para fazer as obras necessárias, tem de fazer as manutenções mínimas. Não há justificativa para o Parque não ter essas manutenções, seja pintura, reforma dos parquinhos infantis e dos decks sobre o lago. Os decks estão colocando as crianças em riscos”, frisou.        

Naiany Salvadori assume a Procuradoria da Mulher no Dia Internacional da Mulher

por Dirceu Portugal publicado 08/03/2022 08h30, última modificação 08/03/2022 08h30

Na data da celebração do Dia Internacional da Mulher, a vereadora, Naiany Hruschka Salvadori assume a Procuradoria da Mulher da Câmara de Campo Mourão. O evento será realizado no plenário do Legislativo de Campo Mourão, na manhã desta terça-feira (08), após o final da sessão ordinária, que tem início às 09 horas, e poderá ser acompanhado através do link do Youtube https://youtu.be/HQ7v86ONf6o

A Procuradoria da Mulher do Legislativo foi criada através de um projeto de Resolução - de autoria da própria vereadora – e aprovado em dezembro do ano passado, por unanimidade dos parlamentares.

De acordo com Naiany, a procuradoria - com o cargo ocupado por uma vereadora, indicado pela Mesa Executiva da Câmara - irá promover ações garantindo os direitos, a autonomia e a qualidade de vida das mulheres, além de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência e discriminação contra a mulher. “Vamos também zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades do Poder Legislativo”.

Ela salienta também que a Procuradoria será responsável por fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, da implantação de campanhas educativas, além de cooperar com organismos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.

A vereadora lembrou ainda, que a Procuradoria será independente, terá suporte técnico da estrutura da Câmara e contará com uma Procuradora, designada pela Mesa Executiva da Câmara, com o mandato de um ano, podendo se estender por mais um ano. “O foco está no combate a todas as formas de violência e discriminações, contra a mulher, nas mais diversas áreas”, disse.

Para o presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita), a iniciativa da criação da Procuradoria temática para discutir e alavancar políticas para as mulheres no âmbito do Legislativo é uma inovação que trará inúmeros benefícios às mulheres, que sofrem abusos ou maus tratos. “Com a nova Procuradoria criada pelo Legislativo, através da vereadora Naiany, as mulheres terão protegidos os direitos contra a violência e a discriminação”, comentou.  

 

Vereadora Naiany assume Procuradoria da Mulher em CM

por Dirceu Portugal publicado 08/03/2022 16h33, última modificação 08/03/2022 16h33

Com presença de familiares e de diversas autoridades de vários setores, principalmente a ala feminina, a vereadora Naiany Hruschka Salvadori assinou na manhã desta terça-feira (08), a portaria do exercício do mandato da Procuradoria da Mulher da Câmara de Campo Mourão. O evento foi realizado no plenário do Legislativo, após o final da sessão ordinária, na celebração do Dia Internacional da Mulher.

“Tivemos muitos avanços, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. A Procuradoria foi criada para garantir a participação ativa da mulher na política, para cooperar no desenvolvimento de políticas públicas de equidades, para fazer parte de uma rede de proteção à mulher em situação de violência, para fiscalizar os serviços prestados a cada cidadã mouraoense. Acima de tudo, para acolher e orientar mulheres que estiverem sofrendo discriminação ou violência. O gabinete, agora, Procuradoria da Mulher está de portas abertas para todas as mulheres”, lembrou Naiany Hruschka Salvadori.

A vereadora Elvira Lima parabenizou a criação da Procuradoria. “A vereadora Naiany está de parabéns, acredito que as mulheres serão acolhidas da melhor forma pela Procuradoria”, disse.

Miltinho Cidade Nova, Paulo Pilatte, Toninho Machado, Subtenente Macedo, Tucano, Tio Leco, Escrivão Parma, Marcio Berbet, Edilson Martins e Bina parabenizaram as mulheres presentes pelo Dia Internacional da Mulher e também pela criação da Procuradoria.  “Todos os dias são especiais dedicados às mulheres. Tenho orgulho em compartilhar o mandato com você e com a vereadora Elvira Lima”, afirmou o presidente do Legislativo, Jadir Soares Pepita. “Quando a vereadora apresentou a proposta, 100% dos parlamentares concordaram com a criação da Procuradoria, por conta da sua importância para as mulheres”, lembrou Pepita.     

A Procuradoria da Mulher do Legislativo foi criada através de um projeto de Resolução - de autoria da própria vereadora – e aprovado em dezembro do ano passado, por unanimidade dos parlamentares.

De acordo com Naiany, a procuradoria - com o cargo ocupado por uma vereadora, indicado pela Mesa Executiva da Câmara - irá promover ações garantindo os direitos, a autonomia e a qualidade de vida das mulheres, além de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência e discriminação contra a mulher. “Vamos também zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades do Poder Legislativo”.

Ela salienta também que a Procuradoria será responsável por fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, da implantação de campanhas educativas, além de cooperar com organismos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.

A vereadora lembrou ainda, que a Procuradoria será independente, terá suporte técnico da estrutura da Câmara e contará com uma Procuradora, designada pela Mesa Executiva da Câmara, com o mandato de um ano, podendo se estender por mais um ano. “O foco está no combate a todas as formas de violência e discriminações, contra a mulher, nas mais diversas áreas”, disse.

Câmara aprova Setembro Lilás para beneficiar terceira idade em CM

por Dirceu Portugal publicado 09/03/2022 16h34, última modificação 09/03/2022 16h34

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, aprovaram - por unanimidade - na última sessão ordinária, o projeto de Lei 03/22 de autoria do Poder Executivo, que institui a campanha Setembro Lilás, que irá ajudar nos cuidados com a Saúde da terceira idade em Campo Mourão.

O projeto foi encaminhado pela prefeitura à Câmara para análise e aprovação dos vereadores, após um pedido - via Indicação Legislativa - de autoria do parlamentar Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano).  “Em atendimento à Indicação Legislativa 1417/2021, de autoria do Vereador Sidney Ronaldo Ribeiro, encaminhamos para apreciação o projeto de Lei que Institui a Campanha Setembro Lilás em prol da saúde do idoso no Município de Campo Mourão”, diz a justificativa do Executivo.

Na Indicação Legislativa, Tucano, justificou o pedido do envio do projeto a Câmara, pois segundo ele, o objetivo era instituir no município a Campanha Setembro Lilás em prol da saúde dos idosos, promovendo ações à população da terceira idade. De acordo com dados levantados pelo parlamentar, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campo Mourão conta com cerca de 96.102 mil habitantes, sendo que 11,2% são pessoas com mais de 60 anos que merecem atenção especial.

Pelo projeto aprovado pela Câmara, durante a Campanha Setembro Lilás serão desenvolvidas ações de prevenção de doenças, promoção à saúde direcionada a melhoria da qualidade de vida dos idosos e conscientização da sociedade para questões referentes à saúde física e mental dos idosos. “Considerando que 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Idoso e a cor lilás representa e simboliza respeito e dignidade, a Campanha instituída pelo projeto será uma forma de cuidado e respeito com a população da terceira idade, em Campo Mourão”, disse Tucano.

Após aprovado pela Câmara, o projeto segue para ser sancionado pelo prefeito Tauillo Tezelli.

Pastor será homenageado com moção de congratulação pela Câmara

por Dirceu Portugal publicado 10/03/2022 15h17, última modificação 10/03/2022 15h17

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na próxima quinta-feira (24), às 19h30, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Campo Mourão, uma moção de congratulação ao pastor, José Anunciação dos Santos, em comemoração aos seus 91 anos.  

A homenagem será entregue nas dependências da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Rua Araruna, 88, no centro da cidade. “É uma singela homenagem ao pastor que muito fez em prol da comunidade de Campo Mourão e região. São 91anos marcados pelo excelente trabalho, pela Fé, determinação e responsabilidade”, disse o vereador, Edilson Martins, autor da moção ao pastor.

Aos 91 anos, o ex-presidente da Assembleia de Deus em Campo Mourão, pastor José Anunciação dos Santos, coleciona títulos de Cidadão Honorário de Campo Mourão e do Paraná.

 

CFO se reúne para analisar projetos de Leis e prestações de contas

por Dirceu Portugal publicado 14/03/2022 15h24, última modificação 14/03/2022 15h24

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, se reúne na próxima terça-feira (15), às 09h30 horas, para analisar e dar parecer em dois projetos de Lei - de autoria do Poder Executivo, em prestações de contas de entidades assistenciais instaladas no município e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos para a Saúde.

A Comissão, que tem como membros, o presidente Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), e os vereadores, Naiany Hruschka Salvadori e Ibneias Teixeira (Bina), terá a tarefa de analisar e dar parecer nos projetos de Leis, 14/2022, que institui a política pública de incentivo à Educação, à pesquisa, ao desenvolvimento científico e tecnológico, por meio do projeto Juntos Educar, prevendo o desenvolvimento de ações complementares, voltadas ao avanço da Educação e da qualidade do ensino e aprendizagem da rede municipal de ensino no município.

A Comissão também irá dar parecer no projeto 15/2022, que autoriza o Poder Executivo a efetuar crédito especial de R$ 250 mil no orçamento deste ano para a compra de carrinhos de recolhimento de materiais recicláveis. Os recursos também serão empregados na compra de camisetas, bonés, e sinalização para os carrinhos.     

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.  

Obra de pavimentação deixa satisfeitos moradores do Jardim Santa Nilce

por Dirceu Portugal publicado 14/03/2022 16h44, última modificação 14/03/2022 16h44

O vereador Miltinho Cidade Nova protocolou na Câmara de Campo Mourão, uma indicação – aprovada por todos os parlamentares em sessão ordinária - sugerindo à prefeitura, a pavimentação asfáltica na Rua Amazonas, no bairro Jardim Santa Nilce.

As obras – construção de uma galeria pluvial e a pavimentação asfáltica - que iniciaram na semana passada, devem beneficiar diversos moradores que enfrentavam problemas para entrar nas residências.

“Como é uma travessa, uma rua sem saída, às vezes tinha de andar no mato alto, correndo o risco de encontrar aranhas ou cobras. Com a pavimentação não vamos mais ter esses problemas”, comentaram os moradores.

Segundo o vereador, a indicação com a sugestão da obra à prefeitura, foi feita após pedidos da comunidade. “O mais importante é que a obra já começou e vai beneficiar os moradores do bairro, proporcionando qualidade de vida e principalmente, segurança a todos que transitam pela rua”.

Projeto Carrinhos de recicláveis passa pela CFO e segue para votação em plenário

por Dirceu Portugal publicado 16/03/2022 09h25, última modificação 16/03/2022 10h50

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, deu parecer favorável a tramitação do projeto 15/2022, que autoriza o Poder Executivo a efetuar crédito especial de R$ 250 mil no orçamento deste ano para a compra de carrinhos de recolhimento de materiais recicláveis. Os recursos também serão empregados na aquisição de camisetas, bonés e de sinalizadores para os carrinhos.  

A (CFO) que tem como membros, o presidente Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), e os vereadores, Naiany Hruschka Salvadori e Ibneias Teixeira (Bina), se reuniu na manhã da última terça-feira (15). Após o parecer da Comissão, o projeto segue para votação em plenário na próxima sessão ordinária, na segunda-feira (21).

Para o vereador Tio Leco - que fez a Indicação Legislativa para a prefeitura para a compra dos carrinhos para os trabalhadores - o objetivo foi de ajudar os coletores de recicláveis. “A compra dos carrinhos é uma bandeira levantada desde o início do mandato para contribuir com os coletores. Corri atrás dos recursos e graças a nossa articulação política, conseguimos conquistar a verba para comprar os carrinhos”, disse.  

 

Vencedora de licitação inicia as obras na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 16/03/2022 16h05, última modificação 04/04/2022 13h13

Funcionários da construtora Plano Sul, sediada em Maringá, vencedora da licitação para a reforma estrutural da Câmara de Campo Mourão, iniciaram nesta quarta-feira (16), os trabalhos de instalação dos tapumes em torno do prédio. A proteção será colocada para evitar acidentes com pedestres durante os trabalhos da reforma, autorizada pela justiça.

A estrutura da Câmara irá passar por várias reformas em decorrência de falhas de execução na construção do prédio, pela empresa Engedelp. As falhas foram identificadas pelo perito nomeado no processo judicial que envolve a Engedelp.

A obra licitada por R$ 270.151,99 mil tem previsão para ser concluída em até quatro meses. Entre as principais alterações estão à recuperação do telhado, dos sistemas de captação de águas pluviais e do hidráulico para cisterna, das passarelas de manutenção, das marquises, das infiltrações entre outras reformas.

Inaugurada em 2012, a obra - que custou cerca de 5,3 milhões aos cofres públicos - apresentava inúmeros problemas estruturais, principalmente em períodos de chuvas intensas com ventos fortes.  “Após a entrega do prédio, pela construtora, a Câmara notificou a empresa para que realizasse consertos por conta de goteiras que apareceram no telhado. Entramos na Justiça, o tempo voou e somente agora, a justiça concedeu o direito para que o Poder Legislativo possa fazer as reformas necessárias no prédio”, explicou Jadir Soares (Pepita).

Segundo ele, as calhas apresentam uma estrutura ineficiente para suportar a vazão da agua pluvial. “Em dias de temporais, o prédio fica alagado. Nos gabinetes, os foros estão se deteriorando por causa da água da chuva que entra pelo telhado”, comentou.

Para evitar ainda mais prejuízos, por conta da quantidade de goteiras no prédio, em dias de chuvas fortes, o improviso ajuda muito. “No plenário enfrentamos o mesmo problema com as goteiras, em dias de chuvas fortes, somos obrigados a colocar lona para proteger os computadores e evitar ainda mais danos aos cofres públicos”, destacou o presidente.

Uma das preocupações é com as marquises, que apresentam rachaduras e em alguns pontos, a massa descolou e caiu, colocando em risco as pessoas que utilizam as calçadas próximas ao prédio. “Não podemos colocar em riscos a população”, disse Pepita.

Construtora cerca Câmara de CM com tapumes

por Dirceu Portugal publicado 17/03/2022 09h37, última modificação 17/03/2022 09h37

A construtora PlanoSul, sediada em Maringá, vencedora da licitação para a reforma estrutural da Câmara de Campo Mourão, começou os trabalhos de instalação dos tapumes em torno do prédio. A proteção será colocada para evitar acidentes com pedestres durante os trabalhos da reforma, autorizada pela justiça.

De acordo c om o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), o prédio - inaugurado em 2012 - apresentava inúmeros problemas estruturais. “Após a entrega do prédio, pela construtora, a Câmara notificou a empresa para que realizasse consertos por conta de goteiras que apareceram no telhado. Entramos na Justiça, o tempo voou e somente agora, a justiça concedeu o direito para que o Poder Legislativo pudesse fazer as reformas necessárias”, explicou.

Segundo Pepita, as calhas apresentavam uma estrutura ineficiente para suportar a vazão da agua pluvial. “Em dias de temporais, o prédio ficava alagado. Nos gabinetes, os foros estavam deteriorando por causa da água da chuva que entrava pelo telhado”, comentou.

Para evitar ainda mais prejuízos, por conta da quantidade de goteiras no prédio, em dias de chuvas fortes, o improviso ajudou. “No plenário enfrentávamos o mesmo problema com as goteiras, em dias de chuvas fortes, éramos obrigados a colocar lona para proteger os computadores e evitar ainda mais danos aos cofres públicos”, destacou o presidente.

Uma das preocupações eram as marquises, que apresentavam rachaduras e em alguns pontos, a massa descolou e caiu, colocando em risco as pessoas que utilizavam as calçadas próximas ao prédio. “Não poderíamos colocar em riscos os pedestres”, disse Pepita.

Vereadores participam do lançamento do Cartão da Família

por Dirceu Portugal publicado 18/03/2022 13h56, última modificação 18/03/2022 13h56

Os vereadores Miltinho Cidade Nova, Escrivão Parma, Edilson Martins e Marcio Berbet, participaram nesta sexta-feira (18), do lançamento do programa Cartão da Família Mourãoense. O projeto do programa passou - em outubro de 2021 - pelas Comissões da Câmara e foi aprovado, em novembro de 2021, por unanimidade dos parlamentares.

O Cartão da Família vai proporcionar liberdade de escolha às famílias beneficiadas, facilitar a vida delas, além de fomentar o comércio local. “As pessoas não precisam mais ir até o Cras buscar a cesta básica com o cartão em mãos, elas terão liberdade de escolha do estabelecimento comercial onde irão comprar. Essa mudança, além de gerar economia ao município, pois não haverá necessidade da enorme logística de compra e distribuição das cestas, também vai fomentar o comércio local”, explicaram os vereadores.

No lançamento do programa, o prefeito Tauillo Tezelli comentou sobre a importância da aprovação do projeto pelos vereadores da Câmara de Campo Mourão. “Graças a Lei aprovada pela Câmara de Vereadores, transformamos a em programa de governo, onde o subsídio financeiro substituirá a cesta básica de alimentos”, disse.      

O programa vai beneficiar 600 famílias em situação de vulnerabilidade com créditos mensais de R$ 100,00. A secretária municipal de Assistência Social, Márcia Calderan, reforça que nesta modalidade é possível a compra de alimentos diversificados como frutas, legumes, proteínas que não são possíveis de conceder na atual cesta básica, por serem perecíveis. “Além disso, a pessoa tem até a opção de escolha dos produtos que mais gosta de consumir”, acrescenta Calderan.

Câmara vota carrinhos de recicláveis em duas sessões na próxima semana

por Dirceu Portugal publicado 18/03/2022 16h20, última modificação 18/03/2022 16h34

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem na próxima semana, na segunda e terça-feira, dias 21 e 22 respectivamente, a partir das 09 horas, para debater e aprovar a pauta de trabalhos em primeiro turno de discussão e votação. A mesma ação acontece na terça-feira (22), com votação em segundo turno.

Um dos projetos a ser votado autoriza o Executivo a efetuar crédito adicional especial de R$ 250 mil, no orçamento deste ano, para a compra de carrinhos de recolhimento de materiais recicláveis. Os recursos também serão empregados na aquisição de camisetas, bonés, e sinalizadores para os carrinhos.

Para o vereador Tio Leco – autor da Indicação Legislativa à prefeitura para a compra dos carrinhos para os coletores - o objetivo foi de ajudar os coletores de recicláveis. “A compra dos carrinhos é uma bandeira levantada desde o início do mandato para contribuir com os coletores. Corri atrás dos recursos e graças a nossa articulação política, conseguimos conquistar a verba para comprar os carrinhos”, disse. 

Pelo roteiro dos trabalhos em plenário, serão discutidos 07 requerimentos, 163 indicações, três indicações legislativas, uma moção, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual - em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão - e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município.

Na sessão também serão apresentados aos parlamentares três projetos de Leis, de autoria do Executivo, sendo dois de abertura de crédito adicional e um anulando a doação de um terreno à Associação dos Docentes do Ensino Superior de Campo Mourão (ADESCAM).

Após a leitura dos projetos que entraram na Câmara, os parlamentares votam o projeto de Lei 22/2022, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara (CFO), anulando a Lei que declarou de utilidade pública a Associação dos Discípulos e Missionários da Misericórdia.   

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar todo o debate em casa, através do link https://youtu.be/2OAccP3A6AI

Para assistir a sessão da terça-feira, os moradores devem acessar o link https://youtu.be/C8IYUA1lOdo

Câmara de CM vota carrinhos de recicláveis hoje e amanhã

por Dirceu Portugal publicado 21/03/2022 08h17, última modificação 21/03/2022 08h17

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem hoje e amanhã, segunda e terça-feira, 21 e 22 respectivamente, a partir das 09 horas, para debater e aprovar a pauta de trabalhos em primeiro turno de discussão e votação. A mesma ação acontece na terça-feira (22), com votação em segundo turno.

As duas sessões serão transmitidas pelo Youtube. Hoje os moradores interessados podem acompanhar todo o debate em casa, através do link https://youtu.be/2OAccP3A6AI. Para assistir a sessão da terça-feira, os moradores devem acessar o link https://youtu.be/C8IYUA1lO

Um dos projetos a ser votado autoriza o Executivo a efetuar crédito adicional especial de R$ 250 mil, no orçamento deste ano, para a compra de carrinhos de recolhimento de materiais recicláveis. Os recursos também serão empregados na aquisição de camisetas, bonés, e sinalizadores para os carrinhos.

Para o vereador Tio Leco – autor da Indicação Legislativa à prefeitura para a compra dos carrinhos para os coletores - o objetivo foi de ajudar os coletores de recicláveis. “A compra dos carrinhos é uma bandeira levantada desde o início do mandato para contribuir com os coletores. Corri atrás dos recursos e graças a nossa articulação política, conseguimos conquistar a verba para comprar os carrinhos”, disse. 

Pelo roteiro dos trabalhos em plenário, serão discutidos 07 requerimentos, 163 indicações, três indicações legislativas, uma moção, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual - em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão - e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município.

Na sessão também serão apresentados aos parlamentares três projetos de Leis, de autoria do Executivo, sendo dois de abertura de crédito adicional e um anulando a doação de um terreno à Associação dos Docentes do Ensino Superior de Campo Mourão (ADESCAM).

Após a leitura dos projetos que entraram na Câmara, os parlamentares votam o projeto de Lei 22/2022, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara (CFO), anulando a Lei que declarou de utilidade pública a Associação dos Discípulos e Missionários da Misericórdia.   

Câmara aprova projeto do Colar de Girassol

por Dirceu Portugal publicado 21/03/2022 16h25, última modificação 21/03/2022 16h32

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade - em primeiro turno de discussão e votação - nesta segunda-feira (21) em sessão ordinária, o projeto de Lei 07/2022, de autoria do vereador Tio Leco, que estabelece o uso do Colar de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas, em Campo Mourão.  

São classificadas por doenças ocultas, o autismo, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa, fobias relacionadas a voos e a síndrome de Tourette, transtorno neuropsiquiátrico caracterizado por tiques súbitos e repetitivos, em geral motores (como piscar e contrair os músculos da face). Em alguns casos, os tiques se manifestam através de gritos, palavrões ou gestos considerados inadequados. As principais características dessas deficiências estão relacionadas à interação social, comunicação (verbal e não verbal), comportamentos restritivos e destemperos emocionais.

De acordo com o vereador, autor da proposta aprovada, a ideia e a iniciativa da apresentação projeto partiu de uma moradora de Campo Mourão, portadora da Síndrome de Tourette, doença rara e sem cura, mas que tem tratamento. “A moradora conta que começou a desenvolver os primeiros sintomas aos 14 anos em 2004, mas só conseguiu diagnostico em 2019 aos 29 anos, depois de diversas tentativas infelizes a diversos médicos, fazendo tratamentos errôneos, até encontrar finalmente seu diagnostico. Hoje faz uso de medicamentos adequados para amenizar as crises”.

Tio Leco conta, que a moradora busca inclusão, respeito e compreensão social e para isso quer alcançar o máximo de pessoas, com informações sobre a Síndrome de Tourrette. “O Cordão existe para facilitar a identificação das pessoas que tem alguma doença oculta”, disse.

Segundo ele, é importante o uso do Cordão Girassol para pessoas com deficiência ocultas. “O Cordão tem como principal objetivo auxiliar a identificação de pessoas com deficiências ocultas em estabelecimentos. Ele é composto por uma faixa estreita verde e estampada com figuras de girassóis para sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a indivíduos com deficiências. Quando uma pessoa com o Cordão Girassol é identificada, as equipes de atendimento devem priorizar a assistência a essa pessoa”.

Para o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), o projeto aprovado vai beneficiar as pessoas com deficiências ocultas. “O projeto é de fundamental importância para dar mais tranquilidade e segurança às pessoas com deficiências ocultas”, comentou.

 

 

Vereador pede à população para denunciar depredações e furtos em espaços públicos

por Dirceu Portugal publicado 22/03/2022 17h20, última modificação 22/03/2022 17h20

Na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, o vereador Ibneias Teixeira (Bina) utilizou o espaço da Palavra Livre para pedir a colaboração da população quanto às depredações e furtos em espaços públicos, que mensalmente oneram os cofres do município. “A população tem de ajudar fazendo denúncias quando perceber a destruição ou furto do patrimônio público”, pediu Bina.

Em seu pronunciamento, o parlamentar lamentou a situação encontrada no Parque do Jardim Modelo, durante uma visita às obras que estão sendo realizadas no local. “As luminárias estavam montadas, mas infelizmente toda a fiação foi roubada. Ficamos tristes, pois seria um lugar de lazer, um espaço para a população se divertir, mas a minoria acaba estragando tudo isso. Temos de chamar a atenção de toda a população, pois nós - sendo a maioria - não podemos permitir ou deixar que a minoria estrague os espaços públicos e toda a nossa cidade”, lembrou Bina.

Segundo ele, as depredações e furtos acontecem em diversas áreas públicas, incluindo escolas e postos de Saúde. “Não foi somente no Parque que esse tipo de ação ocorreu. Estamos presenciando esse tipo de selvageria, de depredações e furtos em postos de Saúde, em escolas e em diversas outras áreas. Peço a toda à população que nos ajude, avisando quando perceber qualquer movimentação estranha direcionada a destruição ou furto do patrimônio público. Precisamos identificar essas pessoas para que os espaços não sejam totalmente destruídos”.

Para o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), as denúncias ajudam no trabalho da polícia na identificação dos autores das depredações e furtos. “Os moradores tem de colaborar para que tenhamos espaços públicos em perfeitas condições de uso, proporcionando bem estar a todos. É uma união de forças em prol do bem comum”, disse.   

Município conquista equipamento de 13,5 toneladas, após requerimento do presidente da Câmara

por Dirceu Portugal publicado 23/03/2022 16h02, última modificação 23/03/2022 16h02

Através de um requerimento do presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), e das articulações do deputado estadual Douglas Fabricio e do prefeito Tauillo Tezelli, o município recebeu na tarde desta quarta-feira (23), uma máquina pesando 13,5 toneladas que irá beneficiar moradores das comunidades rurais e pequenos, médios e grandes produtores rurais de Campo Mourão.

O rolo compactador vibratório autopropelido custou cerca de R$ 550 mil, recurso do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos municípios do Paraná. “Fiz um requerimento, aprovado por unanimidade dos vereadores, levei a Curitiba e em uma audiência com o deputado Douglas Fabrício e solicitei a ele um rolo compactador de 13,5 toneladas para ajudar nas reformas e manutenções das nossas estradas rurais”, comentou Pepita. “O maquinário não foi uma promessa do deputado e sim, uma realidade que o município ganha com essa parceria entre Poder Legislativo, Executivo e o governo do estado, através do deputado”, lembrou o presidente da Câmara, durante a cerimonia de entrega das chaves do maquinário. O vereador Edilson Martins também participou da entrega das chaves.

Conforme o deputado, o equipamento entrou como emenda parlamentar direcionada para Campo Mourão. “Graças a nossa articulação, do presidente da Câmara e do prefeito, junto ao governador, conquistamos esse importante maquinário para o município”.

Para o prefeito Tauillo Tezelli, o equipamento será útil para a cidade e para o campo. “O município não tem muitos maquinários, aos poucos estamos equipando a cidade, mas para isso precisamos do governo do estado. O presidente da Câmara fez o pedido ao deputado que viabilizou essa importante máquina que em muito vai contribuir nos trabalhos, principalmente, de recuperação das nossas estradas rurais”, frisou.         

Prefeito sanciona Lei Setembro Lilás de Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano)

por Dirceu Portugal publicado 24/03/2022 14h20, última modificação 24/03/2022 14h55

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli sancionou na segunda quinzena deste mês, a Lei de autoria do vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), que institui a campanha Setembro Lilás, para ajudar nos cuidados com a Saúde da terceira idade em Campo Mourão.

No mês de setembro, segundo Tucano, irão acontecer ações - da prefeitura com suas secretarias – voltadas a promover ações à população da terceira idade. “No mês de setembro na Campanha Setembro Lilás serão desenvolvidas ações de prevenção de doenças, promoção à saúde direcionada a melhoria da qualidade de vida dos idosos e conscientização da sociedade para questões referentes à saúde física e mental dos idosos”, disse.

Tucano lembrou que o mês de setembro foi escolhido por ser o mês de cuidados aos idosos. “Considerando que 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Idoso e a cor lilás representa e simboliza respeito e dignidade, a Campanha será uma forma de cuidado e respeito com a população da terceira idade, em Campo Mourão”, comentou Tucano.

Ainda, segundo a Lei sancionada pelo prefeito, o Poder Executivo, através da Secretaria ou Órgão competente, poderá celebrar convênios e parcerias com organizações, entidades e a iniciativa privada, para atender a terceira idade.

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), parabenizou o parlamentar pela iniciativa em propor a Lei de maiores cuidados com os idosos. “Foi uma iniciativa brilhante do vereador Tucano, que visa dar mais atenção aos nossos idosos”.

 

Câmara entrega homenagem a pastor nesta quinta-feira (24)

por Dirceu Portugal publicado 24/03/2022 15h20, última modificação 24/03/2022 15h18

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na noite desta quinta-feira (24), às 20h30, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Campo Mourão, uma moção de congratulação ao pastor, José Anunciação dos Santos, em comemoração aos seus 91 anos.  

A homenagem será entregue nas dependências da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Rua Araruna, 88, no centro da cidade. “É uma singela homenagem ao pastor que muito fez em prol da comunidade de Campo Mourão e região. São 91anos marcados pelo excelente trabalho, pela Fé, determinação e responsabilidade”, disse o vereador, Edilson Martins, autor da moção ao pastor.

Aos 91 anos, o ex-presidente da Assembleia de Deus em Campo Mourão, pastor José Anunciação dos Santos, coleciona títulos de Cidadão Honorário de Campo Mourão e do Paraná.

Edilson Martins entrega moção a pastor da Assembleia de Deus

por Dirceu Portugal publicado 25/03/2022 10h38, última modificação 25/03/2022 10h38

O vereador Edilson Martins - representando os parlamentares da Câmara de Campo Mourão – entregou na noite da última quinta-feira (24), uma moção de congratulação ao pastor, José Anunciação dos Santos, em comemoração aos seus 91 anos. A honraria foi entregue na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Campo Mourão, na presença de diversas autoridades e centenas de fieis.  

“É uma singela homenagem ao pastor que muito fez em prol da comunidade de Campo Mourão e região. São 91 anos marcados pelo excelente trabalho, pela Fé, determinação e responsabilidade”, lembrou Edilson Martins, autor da moção ao pastor.

Aos 91 anos, o ex-presidente da Assembleia de Deus em Campo Mourão, pastor José Anunciação dos Santos, coleciona títulos de Cidadão Honorário de Campo Mourão e do Paraná.

Vereadores participam da inauguração da pavimentação da Vila Guarujá

por Dirceu Portugal publicado 25/03/2022 22h04, última modificação 25/03/2022 22h04

Janaina Lopes, de 24 anos, moradora na Vila Guarujá, lembra como era desgastante sair de casa em dias chuvosos. Antes de sair de casa, ela envolvia o tênis ou o sapato em uma sacola plástica e se aventurava em meio ao barro, até o ponto do ônibus. “A gente entrava na lotação, tirava a sacola, mas não resolvi muito, sujava a roupa e o calçado do mesmo jeito. Era um sacrifício”, lembra.

Lopes conta também que os carros apresentavam problemas e sempre estavam na oficina. “Tinha buraco esperando lugar na rua, agora ficou ótimo com asfalto em frente de casa. Demorou mais saiu”, brinca.

Na tarde desta sexta-feira (25), o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Toninho Machado e Edilson Martins entregaram, junto com o prefeito Tauillo Tezelli, as obras de pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro, distante cerca de cinco quilômetros do centro de Campo Mourão.

“Os vereadores não mediram esforços para aprovar o projeto que dava condições para que a prefeitura realizasse o empréstimo, para pavimentar a Vila Guarujá. Essa obra mudou a vida dos moradores e principalmente, está proporcionando qualidade de vida à toda comunidade. É uma reivindicação antiga que hoje se tornou realidade”, comentou Pepita. “A Câmara lutou incansavelmente para que essa obra fosse realizada”, frisou o presidente da Câmara.

Elisangela Timoteo em seus 20 anos de Vila Guarujá não recorda as vezes que deixou as janelas e as portas abertas. O varal de roupas sempre teve de ficar dentro de casa. “Quando passava um carro na frente de casa, levantava um poeirão e sujava tudo. Era impossível deixar portas e janelas abertas. O varal ficava no quarto onde pegava sol, se colocasse para fora, tinha de lavar a roupa de novo”, contou. “Hoje posso deixar tudo aberto e o varal para fora de casa. Foi uma benção esse asfalto”, disse Timoteo.

Toda a pavimentação, incluindo as obras de emissários, galerias, sinalização de trânsito e paisagismo, teve investimento que ultrapassam os R$ 7 milhões. “Os recursos vieram do governo federal, via financiamento pela Caixa Econômica. Além do asfalto, a comunidade foi contemplada com várias outras melhorias, como anti-pó no trecho de acesso ao centro da cidade pela BR 158”, disse o prefeito Tauillo Tezelli.

O bairro já foi conhecido, no passado, por ser o local onde era depositado o lixo da cidade, até ser construído o aterro sanitário em uma área rural. “Os moradores da Vila Guarujá eram descriminados por morar no ‘lixão’. Agradeço a Deus por tudo ter mudado. Só gratidão a tudo de bom que aconteceu na Guarujá”, contou Adelaide Ferreira, de 75 anos, que reside há 46 na comunidade.

O loteamento foi formado há mais de 40 anos e conta com aproximadamente 400 lotes. Deste total, apenas 79 possuíam escritura e matrícula do processo de usucapião. Outros 232 foram regularizados pela prefeitura em razão da maioria das famílias não dispor de condições financeiras.

“Hoje é um dia histórico para a comunidade da Vila Guarujá e para nós vereadores. Colaboramos com a obra da pavimentação, na reforma do CMEI e tantas outras que ainda estão por vir”, destacou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).

Câmara de CM debate políticas pública para TEA em audiência na próxima sexta-feira (01)

por Dirceu Portugal publicado 30/03/2022 17h35, última modificação 30/03/2022 17h35

Na próxima sexta-feira (01), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, autoridades e especialistas debatem políticas públicas para intervenção precoce no tratamento e desenvolvimento das crianças, com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A audiência pública será realizada, de forma presencial, no plenário do Legislativo, a partir das 09 horas e poderá ser acompanhada, pela plataforma do Edemocracia, que permite a interação online com os debatedores, basta acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/54

“O número de casos de crianças diagnosticada com (TEA) vem aumentando em Campo Mourão e por conta disto, o requerimento protocolado no Legislativo para a realização da audiência pública, tem por objetivo debater as dificuldades que uma criança dentro do espectro autista possui, e também conversar sobre Políticas Públicas para a realização de intervenções precoce no tratamento e desenvolvimento da criança”, comentou o vereador Marcio Berbet, autor do requerimento para a realização da audiência pública.

Para debater o assunto foram convidados, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, o secretário de Saúde, Sergio Henrique dos Santos, a secretária de Educação, Tânia Aparecida Caetano Pinto Silveira, o promotor de proteção aos Direitos do Consumidor de Campo Mourão, Marcos José Porto Soares e representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

“Por conta do aumento de casos é necessário a audiência para ouvir os especialistas e autoridades envolvidas com o assunto para esclarecer dúvidas, programar acordo e levar a população uma resposta”, lembrou Berbet.

Vereadores participam do ciclo de palestras do TRE Paraná

por Dirceu Portugal publicado 31/03/2022 15h34, última modificação 31/03/2022 15h34

Os vereadores Edilson Martins e Ibneias Teixeira (Bina), participaram nesta quinta-feira (31), no Auditório Miguel Kfouri, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Campo Mourão, de uma reunião com juízes e juízas eleitorais para apresentação de painéis sobre voto eletrônico, segurança institucional e comunicação social.

O ciclo de palestras foi comandado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, pela juíza diretora do Fórum eleitoral de Campo Mourão, Luiza Terezinha Grasso Ferreira e pelo diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Valcir Mombach.

“Nosso dever maior em frente a Justiça Eleitoral é o de fazer valer a confiança e levar a informação correta, combatendo a desinformação, as Fake News. Nosso sistema de votação é seguro, rápido eficiente e o mais importante, transparente. Espero que esse encontro seja para plantar uma semente de esperança e otimismo na nossa luta contra a desinformação”, disse Moura.

O presidente do Tribunal Eleitoral acredita que o pleito de outubro de 2022 será difícil. “será um pleito difícil, por isso precisamos organizar e preparar uma eleição que seja totalmente transparente e segura. Somos servidores e temos que servir bem à sociedade. Toda eleição é trabalhosa e nós já estamos preparados para essa missão com excelência”, comentou.

Para o vereador Edilson Martins, o ciclo de debates com especialistas foi importante para demonstrar que o pleito é e será seguro. “Fico satisfeito em ter representado o Legislativo nesse ciclo de palestras direcionado a um tema de extrema importância a todos nós. O voto eletrônico é mais rápido, seguro e diferente do sistema antigo. Temos de avançar com a ajuda da tecnologia e não voltar no tempo”, comentou.

O vereador Ibneias Teixeira (Bina), acredita que a iniciativa do TRE foi válida pela troca de informações neste ano eleitoral. “No ciclo de palestras foram debatidos todos os temas de extrema importância para a comunidade de Campo Mourão, levando em conta que este ano é período eleitoral”, lembrou.

Especialistas, técnicos e vereadores da Câmara de CM debatem autismo

por Dirceu Portugal publicado 01/04/2022 15h47, última modificação 01/04/2022 15h47

Por cerca de duas horas, vereadores, secretários, especialistas e membros da comunidade de Campo Mourão, debateram nesta sexta-feira (01), no plenário do Legislativo, políticas públicas para intervenção precoce no tratamento e desenvolvimento das crianças, com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Participaram também da audiência pública, o autor da proposta da audiência, Marcio Berbet e os parlamentares Tio Leco, Edilson Martins, Bina, Elvira Maria Schen Lima, Naiany Bolognesi Hruschka Salvadori, Claudemir Macedo de Souza (Subtenente Macedo), Paulo Pilatte e o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita).

A audiência pública foi uma proposta do vereador Marcio Berbet pela preocupação com o aumento de casos de crianças diagnosticada com (TEA), em Campo Mourão. “Uma das propostas é que seja adotada no município, o símbolo da ONU por conta de que há muitas deficiências que não são visíveis. A nossa preocupação é com as crianças, com a Educação, com a fase da adolescência e, principalmente com a fase adulta das pessoas com autismo. Como será inserida no mercado de trabalho, na prática de esportes entre outras questões que temos em relação ao autista, que necessita de uma atenção especial. Por conta de todos esses itens citados e que estamos reunidos, na tentativa de buscar soluções e também debater sobre o TEA para que aqui seja uma cidade com tratamento diferenciado em relação a criança com autismo, que amanhã será um adolescente e depois um adulto”, disse Berbet.

Ele comentou ainda sobre questões preocupantes sobre o futuro de portadores do TEA. “Qual será a oportunidade que nós e a cidade iremos proporcionar ao autista. Sabemos que o diagnóstico e tratamento precoce entre outros, podem colaborar para trazer essas crianças mais próximo de uma pessoa normal, e essas deficiências e essas necessidades serem melhoradas para poder incluir essas crianças em uma sociedade que a trate não como uma pessoa com deficiência, e sim como uma pessoa normal, igual a nós”, lembrou Berbet.

Uma das ações na explanação do secretário de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, durante a audiência pública, foi a da implantação do Centro Especializado no Atendimento a Pessoas com Transtornos do Espectro Autista (AMPARA), que irá oferecer atendimento multidisciplinar, individual e em grupos, treinamentos e visitas, além de orientar e capacitar familiares e cuidadores. Uma das características do Centro será de conscientizar a sociedade sobre o autismo e a importância do tratamento.  “O AMPARA é um sonho que está se tornando realidade para ajudar as pessoas com transtornos do espectro autista”, disse Santos.

A secretária de Educação, Tânia Aparecida Caetano Pinto Silveira, lembrou que a preocupação com o autismo começa desde os primeiros sinais, no berçário. “Hoje não estamos mais sozinhos, há uma rede interligada para nos dar um amparo, um suporte no tratamento das questões relacionadas as pessoas com autismo”, comentou.

Um programa criado em 2018 em parceria com a APAE, para detecção e intervenção precoce quando há sinais indicativos em crianças entre 4 e 18 meses atendidas nos CMEIs. “Se for necessário fazemos encaminhamento para intervenção para trabalhar as áreas que apresentam algum tipo de dificuldade”, disse Silveira.

A audiência pública teve por objetivo debater as dificuldades que uma criança dentro do espectro autista possui, e também conversar sobre Políticas Públicas para a realização de intervenções precoce no tratamento e no desenvolvimento da criança. “Hoje estamos dando mais um passo importantíssimo debatendo as questões para ajudar pessoas com TEA. O AMPARA também faz parte das nossas conquistas no tratamento dos transtornos do espectro autista. O Legislativo estará sempre a disposição para ajudar, principalmente a APAE com seu quatro técnico e especialista no cuidado com as crianças, adolescentes e adultos do município. Gratidão é a palavra para agradecer a APAE”, comentou o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita).   

 

Audiência pública irá debater problemas e soluções do trânsito em Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 06/04/2022 16h10, última modificação 07/04/2022 10h10

No próximo dia 20, vereadores, especialistas em trânsito e a comunidade, debatem no plenário do Legislativo, às 09 horas, os problemas e as soluções para o trânsito em Campo Mourão.

O crescimento no número de veículos circulando pela cidade e consequentemente o aumento de acidentes, um dos maiores nos últimos anos, fez o vereador, Marcio Berbet protocolar um requerimento na Câmara, aprovado em plenário por unanimidade dos parlamentares, solicitando uma audiência pública para debater os problemas e encontrar uma solução para melhorar o trânsito na cidade.       

Para debater o tema foram convidados, o prefeito Tauillo Tezelli, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Sminka, o secretário do Planejamento e engenheiro civil, Márcio Francisco Carraro Rocha, o comandante do 11º Batalhão da PM, tenente-coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, o Ministério Público, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, Ben-hur Roberval, o representante da BRASMOOVE - PARE AZUL e um representante da empresa Melissa Turismo e Transporte, responsável pelo transporte urbano em Campo Mourão.

“O número de veículos vem aumentando em nossa cidade, com isso os casos de acidentes de trânsito têm sido maiores nos últimos anos. A audiência visa esclarecer, conscientizar e avançar a mobilidade urbana do município, minimizando por meio de um trânsito inteligente, acidentes por veículos motores, e também debater políticas públicas frente ao trânsito Municipal”, lembrou Berbet.

Conforme ele, o elevado número de acidentes com vítimas motivou a audiência. “Precisamos ouvir as autoridades no setor para sanar dúvida, programar acordo e levar a população uma resposta”.

A audiência pública será realizada, de forma presencial, no plenário do Legislativo, a partir das 09 horas, mas poderá ser acompanhada, pela plataforma do Edemocracia, que permite a interação online com os debatedores, basta acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/55

Para o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), o assunto é de extrema importância e precisa ser debatido. “Precisamos conversar, trocar ideias e debater muito esse assunto para encontrar soluções para quem se desloca com veículos pela cidade e também para quem anda a pé. Precisamos pensar um trânsito que traga benefícios para ambas as partes”, lembrou Pepita.   

Segundo ele, para que haja um trânsito seguro, tem de haver conscientização. “Um trânsito inteligente se faz com a conscientização dos motoristas para o cuidado com a vida aliado a melhoria da mobilidade urbana”.

Parlamentares de CM votam pauta de trabalhos nesta terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 08/04/2022 09h45, última modificação 12/04/2022 07h45

Na próxima segunda e terça-feira, 11 e 12 respectivamente, os vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (12), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar todo o debate em casa, através do link https://youtu.be/Dmfab0h30y4. Para assistir a sessão na terça-feira, os moradores devem acessar o link https://youtu.be/oVPnkzB_pd4

Pelo roteiro dos trabalhos em plenário, será apresentado aos parlamentares, no início da sessão, dois projeto de Lei – de autoria dos vereadores Marcio Berbet e Paulo Pilatte - 10 requerimentos, 123 indicações e quatro indicações legislativas, uma moção, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual - em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão - e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município.

A moção, de autoria do vereador Escrivão Parma, com a assinatura dos parlamentares, Bina, Toninho Machado, Naiany Hruschka Salvadori, Jadir Soares Pepita, Marcio Berbet, Elvira Lima, Tucano, Paulo Pilatte, Miltinho Cidade Nova, Edilson Martins, Tio Leco e Subtenente Macedo, irá prestar homenagem ao bispo Dom Bruno Elizeu Versari, em comemoração aos 80 anos de criação da paróquia São José, Catedral da Diocese de Campo Mourão e seu jubileu de Nogueira.

Após o espaço da Palavra Livre, serão apresentados aos vereadores quatro projetos de Leis, de autoria do Executivo. Um deles, resultado de uma Indicação Legislativa do parlamentar Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), institui a obrigatoriedade da emissão de um certificado de qualidade do asfalto em loteamentos em Campo Mourão.

Vereador faz desabafo sobre atendimento na UPA

por Dirceu Portugal publicado 12/04/2022 17h09, última modificação 12/04/2022 17h09

O vereador Claudemir Macedo de Souza (Subtenente Macedo) utilizou o espaço da Palavra Livre, durante a sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, para fazer um desabafo sobre o mau atendimento presenciado na Unidade de Saúde Básica (UPA), na última sexta-feira (08).

De acordo com o parlamentar, ele chegou à unidade de Saúde para visitar um amigo e antes de entrar, foi questionado por moradores sobre a longa demora nos atendimentos. “Procurei a responsável pela UPA e antes de ser atendido, presenciei uma enfermeira ser extremamente grosseira e mal educada com um senhor que aguardava atendimento para o filho. O pai ainda comentou que caso reclamasse do mau atendimento da enfermeira, poderia ser preso por desacato”, disse.

Macedo lembra ainda, que tentou conversar com a enfermeira, mas foi mal atendido. “Ela me ignorou, virou as costas e fechou a porta. Entendo que a demanda é grande, ninguém está fazendo o favor em atender os pacientes. Todos os funcionários recebem salários – pagos pela população – e deveriam atender bem os pacientes”, lembrou Macedo. “Já recebi inúmeras denúncias de mau atendimento na UPA, lamentável essas situações. Vamos conversar com o prefeito e com o secretário de Saúde para tentar uma solução para tudo isso”, afirmou Macedo.

O vereador Tio Leco, também comentou a respeito dos atendimentos na unidade de Saúde. “O paciente precisa de urgência no atendimento, mas o funcionário está em conversas no aplicativo de mensagens instantânea (whatsApp). Os moradores não podem ser tratados com tamanho desprezo, esperando horas nas filas. Ou pior ainda, esperar que o funcionário ou o médico termine a conversa no whatsApp. Seria importante a proibição do celular para os profissionais da Saúde em atendimentos a população”, disse Leco.

O vereador Marcio Berbet lembrou as necessidades dos moradores quando se dirigem a UPA. “Quando um morador vai até a unidade de Saúde, ele precisa de atendimento, não vai para brincar. O atendimento não é gratuito, todos pagam para ter um atendimento de excelência. Se é tão ruim, porque tanto médicos atendem pelo SUS?”, indagou Berbet.

Câmara homenageia 80 anos da Catedral de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 13/04/2022 15h56, última modificação 13/04/2022 15h56

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram, por unanimidade, na última sessão ordinária, uma moção de congratulações ao bispo Dom Bruno Elizeu Versari, em comemoração aos 80 anos de criação da Paróquia São José, Catedral da Diocese de Campo Mourão e seu Jubileu de Nogueira.

“A criação da Paróquia São José, em Campo Mourão, no dia 8 de dezembro de 1942, apresentou se como um ponto de referência significativo para a organização eclesiástica na região mourãoense”, lembrou o vereador, Devanildo Parma Bassi (Escrivão Parma), autor da moção.

A homenagem, segundo Parma, é um reconhecimento pela importância da diocese e pelos trabalhos realizados em prol da comunidade de Campo Mourão. “É uma das maiores do estado do Paraná, sendo uma precursora de outras dioceses da nossa região. A honraria será entregue ao representante da diocese, ao bispo Dom Bruno Elizeu Versari”, disse Parma.

Vereadores participam do anúncio de R$ 2,7 milhões em obras no Paulista

por Dirceu Portugal publicado 14/04/2022 13h45, última modificação 14/04/2022 13h45

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Edilson Martins, Marcio Berbet e Elvira Schen Lima participaram na manhã desta quinta-feira (14), no salão nobre da prefeitura, do anúncio da liberação, pelo governo do estado, de R$ 2,7 milhões para obras de pavimentação asfáltica em quatro ruas do bairro Jardim Paulista.

Ao todo serão 10,6 mil metros quadrados de ruas pavimentadas. O investimento do governo do estado em Campo Mourão foi anunciado pelo prefeito Tauillo Tezelli e pelo deputado estadual, Douglas Fabrício.

“São mais R$ 2,7 milhões de investimentos no bem estar, na tranquilidade e na qualidade de vida dos moradores do Jardim Paulista. Hoje é um dia especial, pois estamos anunciando obras que trarão benefícios a todos os moradores. Desde 2018, quando assumimos o mandato, iniciamos conversas com as lideranças do bairro, lembrando que o Legislativo, o prefeito junto com a secretaria de Planejamento, estavam trabalhando para conseguir recursos e realizar as obras. Esse dia chegou, para a alegria de todos”, comemorou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).

O processo de licitação da obra deve começar nos próximos dias. “A nossa receita não permite investimentos como esse, por isso dependemos de recursos do governo e do trabalho dos nossos representantes, no caso deste projeto, do deputado Douglas”, lembrou o prefeito Tauillo Tezelli. “Começamos a trabalhar nesse projeto em 2018 e desde então tivemos o apoio da comunidade e principalmente da Câmara de Vereadores para finalmente podermos anunciar hoje mais essa conquista”, completou o prefeito.

 

Câmara deve injetar R$ 195 mil na economia com antecipação de 50% do 13º

por Dirceu Portugal publicado 14/04/2022 15h25, última modificação 14/04/2022 18h00

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), acompanhando o prefeito Tauillo Tezelli, decidiu nesta quinta-feira (14), antecipar o pagamento de 50% do décimo terceiro salário para o próximo dia 17 de maio.

A antecipação do Legislativo irá beneficiar 60 servidores e injetar na economia da cidade cerca de R$ 195 mil.  “Esse dinheiro vai ajudar os servidores e com isso fomentar o comércio de Campo Mourão”, comentou Pepita.

A prefeitura irá injetar na economia cerca de R$ 6,2 milhões com o pagamento de R$ 4,4 milhões aos 2.634 servidores e R$ 1,8 milhões com a antecipação aos 928 aposentados e pensionistas. “Não é apenas um benefício aos servidores. Esse dinheiro extra vai fomentar o comércio, ajudando na economia da cidade. Como havia receita do IPTU e do IPVA reservada para o pagamento do 13º em julho, e esse dinheiro já estava disponível, o prefeito resolveu antecipar o pagamento de 50% do décimo terceiro”, explicou o secretário de Finanças e Orçamento, Aldecir Roberto da Silva.

 

 

Trânsito em Campo Mourão será debatido em audiência pública na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 18/04/2022 11h26, última modificação 18/04/2022 11h26

Na próxima quarta-feira (20), vereadores, especialistas em trânsito e a comunidade, debatem problemas e soluções para o trânsito em Campo Mourão.

A audiência pública será realizada, de forma presencial, no plenário do Legislativo, a partir das 09 horas. Todo o debate poderá ser acompanhado, pela plataforma do Edemocracia, que permite a interação online com os participantes, basta acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/55

O crescimento no número de veículos circulando pela cidade e consequentemente o aumento de acidentes, um dos maiores nos últimos anos, fez o vereador, Marcio Berbet protocolar um requerimento na Câmara, aprovado em plenário por unanimidade dos parlamentares, solicitando uma audiência pública para debater os problemas e encontrar uma solução para melhorar o trânsito na cidade.       

Para debater o tema foram convidados, o prefeito Tauillo Tezelli, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Sminka, o secretário do Planejamento e engenheiro civil, Márcio Francisco Carraro Rocha, o comandante do 11º Batalhão da PM, tenente-coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, o Ministério Público, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, Ben-Hur Roberval, o representante da BRASMOOVE - PARE AZUL e um representante da empresa Melissa Turismo e Transporte, responsável pelo transporte urbano em Campo Mourão.

“O número de veículos vem aumentando em nossa cidade, com isso os casos de acidentes de trânsito têm sido maiores nos últimos anos. A audiência visa esclarecer, conscientizar e avançar a mobilidade urbana do município, minimizando por meio de um trânsito inteligente, acidentes por veículos motores, e também debater políticas públicas frente ao trânsito Municipal”, lembrou Berbet.

Conforme ele, o elevado número de acidentes com vítimas motivou a audiência. “Precisamos ouvir as autoridades no setor para sanar dúvida, programar acordo e levar a população uma resposta”.

Para o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), o assunto é de extrema importância e precisa ser debatido. “Precisamos conversar, trocar ideias e debater muito esse assunto para encontrar soluções para quem se desloca com veículos pela cidade e também para quem anda a pé. Precisamos pensar um trânsito que traga benefícios para ambas as partes”, lembrou Pepita.   

Segundo ele, para que haja um trânsito seguro, tem de haver conscientização. “Um trânsito inteligente se faz com a conscientização dos motoristas para o cuidado com a vida aliado a melhoria na mobilidade urbana”.

 

Nota de Pesar

por Dirceu Portugal publicado 19/04/2022 10h40, última modificação 19/04/2022 10h40
Pelo falecimento do ex-vereador João Alves

Trânsito em Campo Mourão será debatido na Câmara na manhã desta quarta-feira (20)

por Dirceu Portugal publicado 20/04/2022 08h34, última modificação 20/04/2022 08h34

Vereadores, especialistas em trânsito e a comunidade, debatem problemas e soluções para o trânsito em Campo Mourão, na manhã desta quarta-feira (20).

A audiência pública será realizada, de forma presencial, no plenário do Legislativo, a partir das 09 horas. Todo o debate poderá ser acompanhado, pela plataforma do Edemocracia, que permite a interação online com os participantes, basta acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/55

O crescimento no número de veículos circulando pela cidade e consequentemente o aumento de acidentes, um dos maiores nos últimos anos, fez o vereador, Marcio Berbet protocolar um requerimento na Câmara, aprovado em plenário por unanimidade dos parlamentares, solicitando uma audiência pública para debater os problemas e encontrar uma solução para melhorar o trânsito na cidade.       

Para debater o tema foram convidados, o prefeito Tauillo Tezelli, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Sminka, o secretário do Planejamento e engenheiro civil, Márcio Francisco Carraro Rocha, o comandante do 11º Batalhão da PM, tenente-coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, o Ministério Público, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, Ben-Hur Roberval, o representante da BRASMOOVE - PARE AZUL e um representante da empresa Melissa Turismo e Transporte, responsável pelo transporte urbano em Campo Mourão.

“O número de veículos vem aumentando em nossa cidade, com isso os casos de acidentes de trânsito têm sido maiores nos últimos anos. A audiência visa esclarecer, conscientizar e avançar a mobilidade urbana do município, minimizando por meio de um trânsito inteligente, acidentes por veículos motores, e também debater políticas públicas frente ao trânsito Municipal”, lembrou Berbet.

Conforme ele, o elevado número de acidentes com vítimas motivou a audiência. “Precisamos ouvir as autoridades no setor para sanar dúvida, programar acordo e levar a população uma resposta”.

Para o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), o assunto é de extrema importância e precisa ser debatido. “Precisamos conversar, trocar ideias e debater muito esse assunto para encontrar soluções para quem se desloca com veículos pela cidade e também para quem anda a pé. Precisamos pensar um trânsito que traga benefícios para ambas as partes”, lembrou Pepita.   

Segundo ele, para que haja um trânsito seguro, tem de haver conscientização. “Um trânsito inteligente se faz com a conscientização dos motoristas para o cuidado com a vida aliado a melhoria na mobilidade urbana”.

 

 

Ações do documento