Notícias

por Interlegis — publicado 23/03/2020 14h55, última modificação 16/11/2020 10h48
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Cidade Monitorada é proposta por vereador

por adm publicado 04/09/2018 10h43, última modificação 04/09/2018 10h43

A instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos de Campo Mourão é o objetivo do vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) com a recente apresentação de Indicação Legislativa na Câmara Municipal. Após a apreciação das comissões permanentes e a deliberação em plenário, a proposição será encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli.

A minuta do projeto Cidade Monitorada prevê que o Município poderá firmar convênio com as policiais civil e militar para monitoramento 24 horas. Também estabelece que o sistema de monitoramento e gravação eletrônica de imagens, em tempo real, através de circuito fechado de televisão interligado com a central de controle na sede da PM. As câmeras deverão contar com sensores capazes de captar imagens em cores com resolução capaz de permitir a clara identificação de assaltantes, criminosos e suspeitos, bem como de veículos.

Também especifica a minuta do projeto de lei que os equipamentos deverão permitir a gravação simultânea e ininterrupta das imagens geradas por todas as câmeras, com armazenamento por 24 horas. A integração das câmeras do sistema será por wi-fi. Pela proposição em tramitação no Poder Legislativo, a prefeitura poderá firmar parceria com instituições financeiras, casas lotéricas e comercio em geral, obtendo auxílio financeiro para custeio de despesas com o sistema de monitoramento.

Battilani pede melhorias

por adm publicado 04/09/2018 10h44, última modificação 04/09/2018 10h44

A inscrição de Campo Mourão no programa Restaurante Popular e assim o Município participe do processo de seleção para a implantação de uma unidade foi um das reivindicações que o vereador Edson Battilani (PPS) reiterou recentemente a Poder Executivo. Ele também voltou a pedir a quadra de esportes do Centro Social Urbano (jardim Laura) seja transformada em cancha esportiva destinada exclusivamente a pessoas com deficiências.

O vereador também solicitou a execução de serviços de recape asfáltico em vias públicas dos jardins Maia I e II, Flora e Gutierrez, além da retirada de redutor de velocidade localizado na rua Araruna (esquina com a perimetral Tancredo Neves). Battilani voltou a pedir ainda a recuperação da pavimentação da pista de caminhada do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), além da restauração do busto do pioneiro que dá nome ao logradouro.

Asa Leste: Pedida construção de ciclovia

por adm publicado 05/09/2018 14h34, última modificação 05/09/2018 14h34

Gestões foram iniciadas pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), através da Câmara Municipal, para que a prefeitura de Campo Mourão viabilize a construção de uma ciclovia na Asa Leste da cidade. A proposta é que a via se estenda pelas avenidas Ney Braga e José Tadeu Nunes (até as proximidades do Parque de Exposições Getúlio Ferrari).

A reivindicação foi fundamentada pelo vereador no intenso fluxo de pessoas que circulam todos os dias no trecho que dá acesso a diversos bairros e também ao campus do Centro Universitário Integrado. Na indicação deliberada nesta semana pela Câmara Municipal, o autor acentua que a opção da bicicleta como forma de transporte é favorável no trecho em razão da topografia plana e que o ciclismo constitui-se ainda em prática esportiva saudável e de lazer para toda a família, melhorando a qualidade de vida para a população.

O vereador Cabo Cruz apresentou várias outras indicações à administração municipal. Entre elas, a instalação de câmeras de segurança no entorno das escolas municipais, construção de faixa elevada para travessia de pedestres na rua Santos Dumont (em frente ao Colégio Estadual Unidade Polo), execução de pista de skate no jardim Lar Paraná, aquisição de material básico para o atletismo mourãoense e a construção de quadra de areia ao lado do campo de futebol da Comunidade Rural de São Benedito.

Mais reivindicações do vereador: instalação de Academia da Terceira Idade na comunidade rural de São Benedito, construção de canteiros na avenida dos Lagos (no trecho do conjunto habitacional Moradias Avelino Piacentini) e a implantação de sinalização horizontal e vertical em toda a extensão da avenida Paraná (jardim Nossa Senhora Aparecida).

Cidade Nova: Mulher Mais Ativa

por adm publicado 05/09/2018 14h36, última modificação 05/09/2018 14h36

O início das aulas do projeto Mulher Mais Ativa na escola municipal Cidade Nova, localizada no jardim Cidade Nova, foi reivindicado nesta semana pela vereadora Nelita Piacentini (PR) a prefeitura de Campo Mourão. Melhorar as condições de saúde da população é o objetivo.

A vereadora pediu ainda a execução de pavimentação asfáltica em toda a extensão da rua Pedro Intronvini (jardim Santa Cruz) e a identificação do ponto de parada do transporte coletivo urbano situado na avenida Manoel Nogueira (esquina com a rua Caçanjurê e Izabel Montezino – jardins Pio XII e Veneza), com a colocação de placa dos horários que os ônibus passam pelo local. O mesmo pedido foi encaminhado a direção da empresa Viação Mourãoense, que explora o serviço de transporte coletivo no Município.

Acessibilidade: Fim de descontos ou isenções

por adm publicado 05/09/2018 14h38, última modificação 05/09/2018 14h38

O vereador Olivino Custódio (PSC) apresentou indicação na Câmara Municipal para que a prefeitura de Campo Mourão viabilize estudos e adote as providências necessárias para que não sejam concedidos descontos ou isenções de IPTU aos proprietários de imóveis cujas calçadas não atendam a legislação acerca da acessibilidade. Pela proposta, os passeios públicos devem estar conservados e garantir acessibilidade a todos.

A proposição apresentada na última sessão do Poder Legislativo e encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli atende solicitação do munícipe Daniel da Silva, que relatou ao vereador as dificuldades enfrentadas para caminhar pela cidade.

Lago Azul

Olivino Custódio também apresentou requerimento para que sejam adotadas as providências necessárias visando à implantação imediata do Plano Ambiental de Conservação de Uso do Entorno do Reservatório Artificial no Parque Estadual Lago Azul (Usina Mourão), conforme portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), datada de 23 de maio último.

O pedido será encaminhado a governadora Cida Borghetti para que junto oficie o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti; o diretor presidente do IAP, Paulino Heitor Mexia; o chefe do escritório regional do IAP, José Carlos Laurani; o deputado estadual Márcio Nunes; o prefeito de Luiziana, Mauro Alberto Longo; a empresa Enell Green Power Mourão S.A. O pedido também foi enviado ao prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli.

Acentua o vereador que o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial do Parque Lago Azul promoverá sustentabilidade e o desenvolvimento regional, principalmente na área do turismo. Ressalta ainda que existem conflitos de uso e ocupação, com várias ações civis públicas que estão prejudicando os moradores ribeirinhos e a população regional.

Na sua avaliação, o uso sustentável do local irá colaborar ainda mais para a educação ambiental e conscientização da proteção ambiental do local. Existem vários empresários que pretendem instalar empreendimentos turísticos, gerando renda e emprego.

Reconhecimento: Aprovada moção para major

por adm publicado 05/09/2018 16h44, última modificação 05/09/2018 16h44

A Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou, por unanimidade, a outorga de Moção de Congratulações ao major Milton José dos Santos “pelo excelente trabalho prestado a sociedade mourãoense como policial militar”. No dia 10 de janeiro do próximo ano, o homenageado encerrará sua carreira na ativa, depois de completar 35 anos de serviço na corporação.

O autor da proposição para a concessão da honraria foi apresentada pelo vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS). Todos os demais 12 vereadores de Campo Mourão subscreveram a proposição, apreciada nas sessões que o Poder Legislativo realizou nesta semana.

A entrega da Moção de Congratulações será agendada nos próximos dias.

Melhorias

O vereador Pepita também apresentou indicações na Câmara Municipal para que a prefeitura providencie a instalação de uma Academia da Terceira Idade no jardim Indianópolis, recupere ao passeio público em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus (jardim Lopes) e execute a pintura de redutor de velocidade localizado na avenida Jorge Walter (entre as ruas Roberto Brzezinski e Araruna).

Solicitou ainda a instalação de uma parada do transporte coletivo urbano (com cobertura) em frente ao entreposto Araucária/Coamo, o rebaixamento de guia para acesso de cadeirantes em frente ao portão principal da Escola Municipal Professor Florestan Fernandes (com o rebaixamento de guia e a construção de calçada no canteiro central na sequência da faixa de pedestres).

Retorno de programas é pedido por Battilani

por adm publicado 06/09/2018 14h48, última modificação 06/09/2018 14h48

Nesta semana, o vereador Edson Battilani (PPS) voltou a solicitar ao prefeito Tauillo Tezelli, de Campo Mourão, o retorno de dois programas desenvolvidos no passado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente: “Lixo é Real” e “Jovem Jardineiro”.

Através do primeiro programa, as pessoas trocavam materiais recicláveis por Vale Real, que dava direito à compras na Feira do Produtor. Além de contribuir para a limpeza da cidade e a preservação ambiental, o programa estimulava as vendas na Feira do Produtor e melhorava a alimentação das famílias.

Já o programa Jovem jardineiro contribuía para a inserção social e cultural de adolescentes em situação de risco social, oferecendo aos participantes perspectivas de vida mais digna e a conquista de espaço como cidadão.

Melhorias

Battilani também solicitou a prefeitura que providencie a execução de sinalização horizontal e vertical (limite de velocidade, identificação de área escola e estacionamento) em frente a escola municipal Parigot de Souza (jardim Gutierrez) e do Centro Municipal de Educação Infantil Pequenos Brilhantes (jardim Maia II). Para o conjunto habitacional Parque Verde pediu o conserto ou substituição da traves do campo de futebol, a destinação de um cortador de grama para a manutenção do campo, instalação de lixeiras e projeto para a construção de dois vestiários, além da recuperação de bueiro e da pavimentação asfáltica.

Outras reivindicações apresentadas pelo vereador do PPS: instalação de pontos públicos de moto táxis, asfaltamento da rua Alcides Hauagge, designação de um servidor da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente para atuar como supervisor na Feira do Produtor e o rebaixamento das luminárias de cinco ruas dos jardins Três Marias e Maria Clara.

Arena multiuso para o Alto Alegre

por adm publicado 06/09/2018 14h50, última modificação 06/09/2018 14h50

A disponibilização de uma arena esportiva multiuso para ser instalada na comunidade rural de Alto Alegre (Vila Roberto Brzezinski), no município de Campo Mourão, foi solicitada nesta semana ao Governo do Estado pelo vereador Edilson Martins (PR). Através de requerimento apresentado na Câmara Municipal, o vereador pediu ao deputado estadual Douglas Fabrício que interceda no sentido da viabilização do empreendimento.

Edilson Martins ressalta que a comunidade rural do Alto Alegre tem grande tradição na realização e participação em eventos esportivos e que a arena multiuso contribuirá para o fomento de novas modalidades na localidade, além de além a oportunidades de entretenimento aos moradores. O pedido apresentado ao Governo do Estado foi informado também ao prefeito Tauillo Tezelli.

Através de indicação deliberada pelo Poder Legislativo, o vereador Edilson Martins pediu a execução de recapeamento asfáltico em toda a extensão da Travessa Vitória Régia (jardim Bandeirantes).

Piscina infantil no Complexo Esportivo Roberto Brzezinski

por adm publicado 10/09/2018 15h58, última modificação 10/09/2018 15h58

A viabilização de estudos para a construção de uma piscina destinada ao público infantil no Complexo Esportivo Roberto Brzezinski, localizado no centro de Campo Mourão, foi solicitada a administração municipal pelo vereador Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz (PSL). Também foi pedida a execução de reforma nas salas administrativas existentes naquela que é a mais antiga estrutura esportiva local.

O vereador Cabo Cruz reivindicou ainda a construção de banheiros públicos nas praças São José e Bento Munhoz da Rocha Neto (praça do Fórum), a revitalização da quadra de futsal localizada no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago) e a construção de faixa elevada para travessia de pedestres e sinalização vertical em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Dom Virgílio de Pauli (conjunto habitacional Fortunato Perdoncini).

Quatro indicações apresentadas pelo vereador foram para a construção de redutor de velocidade nas ruas Iguatemi (conjunto habitacional Parigot de Souza) e nas avenidas Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira (jardim Cidade Nova), José Tadeu Nunes e Paraná (jardim Nossa Senhora Aparecida). Outra indicação foi para a retirada de redutor de velocidade na avenida João Bento (nas proximidades do Corpo de Bombeiros).

A implantação de um parque infantil na praça São José (centro) e a instalação de alambrado no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, entre o lago e a pista de caminhada, foi outras melhorias pleiteadas pelo vereador

Recape e cascalhamento, reivindica Edoel Rocha

por adm publicado 10/09/2018 16h06, última modificação 10/09/2018 16h06

A Câmara Municipal de Campo Mourão encaminhou ao prefeito Tauillo Tezelli reivindicação do vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) para que seja providenciado – com urgência – a execução de serviço de recape asfáltico na rua Piquiri, entre as ruas Duque de Caxias e João Vecchi, no jardim Lar Paraná.

O vereador pediu ainda o cascalhamento da rua Hortência (entre as ruas Célia Simão Broza e José Roberto Rodrigues), no jardim Modelo, além da limpeza de tambores existentes na rua Pedro Guilherme Cavalli (antigo pátio do DER), no conjunto habitacional Governador José Richa. Segundo moradores da área, os tambores ficam cheios de água quando chove, com a proliferação do mosquito aedes aegypti, colocando em risco a saúde da comunidade local.


Reivindicados caminhões para a Associguá e a Cooperesíduos

por adm publicado 10/09/2018 16h07, última modificação 10/09/2018 16h07

O vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) iniciou gestões junto à administração do prefeito Tauillo Tezelli com a finalidade de viabilizar a destinação de caminhões de coleta para a Associação dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços da Vila Guarujá (Associaguá) e a Cooperativa Resíduo Solidário (Cooperesíduos).

A reivindicação foi formalizada através de indicações apresentadas na Câmara Municipal e que deliberadas favoravelmente na última sessão. Destaca o vereador que, de acordo com os presidentes das duas entidades, a disponibilidade de caminhão para realizar a coleta de material reciclável ajudaria sobremaneira o trabalho.

Através de outras proposições apresentadas no Poder Legislativo, o vereador Miguel Ribeiro solicitou a prefeitura e a direção da Viação Mourãoense a criação de linha do transporte coletivo urbano para atender os jardins Ipanema I e II.

Melhorias

Outras melhorias pleiteadas pelo vereador: construção de passeio público na rua Franz Kaiser (entre as ruas Edmundo Mercer e Quinto Slomp – jardim Copacabana) e a colocação de tampa em bueiros nas ruas Edmundo Mercer e Quinto Salvadori, recapeamento das ruas Quinto Slomp e dos Expedicionários.

Solicitou ainda o desentupimento de bueiros localizados nas ruas João Xavier Padilha, Jacy Brandão, Marechal do Ar Eduardo Gomes e Franz Kaiser (jardim Copacabana).

Vereador indaga Sanepar sobre conclusão de obra

por adm publicado 10/09/2018 16h09, última modificação 10/09/2018 16h09

“Qual a previsão para a conclusão das obras iniciadas pela Sanepar na rua Guarani, no conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira?”. O questionamento ao gerente regional da empresa de saneamento, José Carlos Barboni, foi feito pelo vereador Sidnei Jardim (PPS), através de requerimento aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Campo Mourão.

Segundo a proposição deliberada pelo Poder Legislativo, a obra está paralisada a mais de 15 dias, o que vem causando transtornos aos moradores do bairro. Fotos da obra inacabada foram anexadas à proposição do vereador e moradores vizinhos reclamam da situação.

Em outra indicação, endereçada ao prefeito Tauillo Tezelli, o vereador Sidnei Jardim pediu a regulamentação e demarcação de vagas de estacionamento exclusivo para motocicletas na avenida Capitão Índio Bandeira, no trecho compreendido entre as ruas Santa Catarina e Mato Grosso. Solicitou ainda a execução de serviços de manutenção no estacionamento localizado no canteiro central do mesmo trecho. Também reivindicou a pintura de faixa de pedestre na rua Laurindo Borges, entre as avenidas Guilherme de Paula Xavier e Comendador Norberto Marcondes.

Quatro indicações apresentadas por Sidnei Jardim foram para que a prefeitura providencie a substituição de luminárias queimadas nas ruas Belém (jardins Ana Elisa/Vitória), pavão (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira) e Ágata (conjunto residencial Diamante Azul).

Battilani quer melhorias para comunidades rurais

por adm publicado 11/09/2018 16h26, última modificação 11/09/2018 16h26

Parte das proposições que o vereador Edson Battilani (PPS) apresentou na última sessão da Câmara Municipal foi com pedidos a prefeitura de melhorias para comunidades localizadas na zona rural de Campo Mourão.

Ao deputado estadual Douglas Fabrício pediu que priorize recursos no orçamento do Paraná para a perfuração de poço artesiano e a instalação de sistema de abastecimento na comunidade Santa Clara (às margens da BR 487). Também pediu a melhoria ao prefeito Tauillo Tezelli.

Em outras indicações pleiteou a execução de serviços de recuperação e manutenção da estrada que tem início na BR 487 e vai até a Usina Salto Natal, com o levantamento do leito e cascalhamento dos trechos críticos. Battilani sugeriu ainda a realização de levantamento das estradas rurais para a elaboração de um mapa viário rural de Campo Mourão, inclusive com a denominação das estradas que ainda não tem nome.

Reiterados

Nove das indicações apresentadas foram para reiterar reivindicações anteriormente encaminhadas a administração municipal. Por exemplo, a construção de calçadas, a instalação de alambrado e a limpeza na área verde existente no conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira, recuperação da pavimentação asfáltica de nove ruas do conjunto residencial Parigot de Souza, adequação do padrão de energia elétrica (de monofásio para trifásico) da escola municipal Parigot de Souza (jardim Gutierrez), etc.

Transporte coletivo para o jardim Cidade Alta II

por adm publicado 11/09/2018 16h29, última modificação 11/09/2018 16h29

Embora no bairro existam pontos para a parada de ônibus, o jardim Cidade Alta II não é atendido por itinerários do transporte coletivo urbano pela Viação Mourãoense, que explora o serviço em Campo Mourão. O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) solicitou, através da Câmara Municipal, que o prefeito Tauillo Tezelli interceda junto à empresa para que atenda a reivindicação dos moradores do bairro.

Através de outras indicações apresentadas na última sessão do Poder Legislativo, o vereador Tucano pleiteou também a construção de um barracão para funcionar como sede da Associação de Moradores do Conjunto Mendes. Pediu ainda a realização de alterações na sinalização semafórica existente nos cruzamentos da Perimetral Tancredo Neves com as ruas Eulália Carneiro de Campos, Engenheiro Mercer e Araruna. Ele quer que a temporização dos semáfaros seja semelhante a adotada no cruzamento com a rua Panambi.

Outra reivindicação formulada por Tucano foi no sentido de quer seja rebaixada a iluminação pública de sete ruas do conjunto habitacional Mendes, de sete ruas do conjunto habitacional Parque Verde e da avenida Manoel Mendes de Camargo (entre as ruas Santos Dumont e Panambi – centro). Pediu ainda a implantação de sistema de iluminação na praça Professor Ephigênio José Carneiro (Residencial Cidade Alta II), além da construção de redutor de velocidade na rua José Wierzchon (jardim Albuquerque).

Mais melhorias solicitadas pelo vereador: iluminação e reposição de equipamentos em falta nas Academias da Terceira Idade do jardins Cidade Nova e Aeroporto e a implantação de estacionamento somente de um lado na rua Teodoro Metchko (entre as ruas Marechal-do-Ar Eduardo Gomes e Edmundo Mercer – jardim Copacabana), além de colocação de tampa em bueiros localizados na avenida Ney Braga e na rua Araruna.

Câmara: Proposta mudança de preferencial em 2 vias

por adm publicado 11/09/2018 16h31, última modificação 11/09/2018 16h31

Indicação de autoria do vereador Jadir Soares – Pepita (PPS), para que dois trechos de ruas que cortam a área central da cidade sejam transformadas em vias preferenciais, foi deliberada favoravelmente pelo Poder Legislativo e encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli.

O vereador sugeriu a realização da mudança nas ruas Roberto Brzezinski (entre as avenidas Afonso Botelho e Manoel Mendes de Camargo) e Araruna (entre a avenida Manoel Mendes de Camargo e a Perimetral Tancredo Neves).

“A área central não possui uma rua de via preferencial que corte as avenidas”, observa o vereador. “Pepita” também ressalta que nos dois trechos indicados é grande o movimento e que a transformação em vias preferenciais facilitaria o fluxo de veículos que necessitam atravessar a cidade.

A mudança na rua Roberto Brzezinski beneficiara o tráfego no sentido jardim Araucária-centro. Já a mudança na rua Araruna beneficiaria aqueles que precisam trafegar entre o Hospital Santa Casa e o centro da cidade. O vereador lembra que o trajeto é muito utilizado também por veículos de urgência e emergência.

Sinalização

Através de outra indicação, o vereador Jadir Soares solicitou a realização de melhorias na sinalização de via preferencial - horizontal e vertical – no cruzamento da avenida Capitão Índio bandeira com a rua Francisco Albuquerque. Pediu também a demarcação das rotatórias em toda a extensão das avenidas Afonso Botelho, João Bento, José Custódio de Oliveira, Irmãos Pereira, Capitão Índio Bandeira, Manoel Mendes de Camargo, Goioerê, Comendador Norberto Marcondes, Guilherme de Pula Xavier e Jorge Walter.

Pepita reivindicou ainda a recuperação da pavimentação asfáltica – com recape ou tapa buraco – na rua Marechal do Ar Eduardo Gomes.

BR 487: Vereador quer guard rail

por adm publicado 13/09/2018 15h56, última modificação 13/09/2018 15h56

Por iniciativa do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), a Câmara Municipal de Campo Mourão reivindicou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) a instalação de defensa metálica (guard rail) no quilometro 177 da BR 487. Em razão da existência de valas estão ocorrendo muitos acidentes no local.

Através de outras indicações apresentadas no Poder Legislativo, o vereador solicitou a prefeitura o asfaltamento das ruas do Lazer (entre a avenida dos Lagos e a rua dos Encontros – jardim Tropical II), José de Oliveira (jardim Damasco), Cristo Rei, dos Encontros, dos Chacareiros, das Missões e Ipanema (jardim Tropical II). Também pediu a readequação da pavimentação asfáltica na esquina da rua Galo da Serra com a avenida Jacutinga (jardim Tropical II), a realização de recape na rua Santa Catarina (entre as avenidas Guilherme de Paula Xavier e Jorge Walter) e a execução de operação tapa buraco nas ruas Chafic Bader Maluf (jardim Laura II), Presbítero José dos Santos Filho (jardim Country Club) e Teodoro Metchko (jardim Copacabana).

Cabo Cruz solicitou ainda a colocação de tampa em bueiros localizados na avenida Goioerê (centro) e nas ruas Ágata (conjunto residencial Diamante Azul), Perobal (jardim Santa Nilce), além de pedir a prefeitura que notifique os proprietários de imóveis localizados na avenida Manoel Mendes de Camargo e na rua Francisco Albuquerque (centro) para que providenciem a limpeza dos imóveis.

Polícia Ambiental: Sede no Parque das Torres

por adm publicado 13/09/2018 15h57, última modificação 13/09/2018 15h57

O vereador Edilson Martins (PR) protocolou indicação na Câmara Municipal de Campo Mourão com sugestão a prefeitura para que construa a sede da Polícia Ambiental – Força Verde no Parque das Torres. Nas sessões da próxima semana, o Poder Legislativo delibera a proposição.

Por não contar ainda com estrutura física própria na cidade, a Polícia Ambiental funciona atualmente junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Localizado entre os jardins Alvorada e Cidade Nova, a construção do Parque das Torres foi iniciada há mais de 10 anos e as obras ficaram paralisadas durante longo tempo. Na atual administração municipal, os trabalhos foram retomados e o futuro logradouro público a se configurar. Na entrada existe uma pracinha e o espaço vai contar com pista de caminhada, lago, Academia de Ginástica, mini arena multiuso de grama sintética, pista de skate, etc.

O vereador Edilson Martins acentua: “O Parque das Torres está sendo readequado e revitalizado. Entendemos que a implantação da sede da Polícia Ambiental no local resolverá a questão da estrutura física própria do órgão e também propiciará mais segurança para os munícipes frequentadores do parque e os moradores dos bairros vizinhos”.

Através de outra indicação protocolada, o vereador está reivindicando a execução de recapeamento asfáltico na rua das Glórias, entre as ruas Primavera e das Tilápias (vila Cândida). “Trata-se de uma melhoria de extrema importância e urgente, pois na região há cadeirantes que estão com dificuldades de atravessar a rua por conta dos buracos”, alerta Edilson Martins.

Constituição em Miúdos nas escolas de Campo Mourão

por adm publicado 14/09/2018 15h53, última modificação 14/09/2018 15h53

A implantação do estudo da Constituição em Miúdos nas escolas da rede municipal de Campo Mourão é o que quer o vereador Edson Battilani (PPS). Indicação Legislativa que dispõe sobre a proposta ao Poder Executivo foi protocolada na Câmara Municipal e encontra-se em análise nas comissões permanentes.

Segundo o vereador, a intenção é proporcionar aos jovens na faixa de 12 a 15 anos um contato direto com o tema – a Constituição Federal do Brasil -, numa linguagem simples, acessível e didática “com desenhos e explicações que possibilitem a qualquer cidadão brasileiro – até mesmo uma criança – estudar e entender os princípios e regras básicas que norteiam o país”, explica Battilani.

Na minuta do projeto de lei que será encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli, para que promova a implantação da ação em Campo Mourão, é destacado que o estudo da Constituição em Miúdos consistirá em promover, fomentar e estimular o estudo e a compreensão da Carta Magna do país. O objetivo é expandir a noção cívica dos estudantes, despertando-lhes o interesse em conhecer as leis que regem o país, estado e município, bem como a aprendizagem sobre os instrumentos que garantem seus direitos constitucionais, assim como seus deveres.

Pedidos

Edson Battilani também protocolou indicação no Poder Legislativo reiterando a prefeitura o pedido de execução de serviços de manutenção na Ciclovia Júlio Vieira dos Santos, localizada na avenida Presidente John Kennedy (Lar Paraná). Além da execução de serviço de limpeza nos canteiros foi solicitado que os buracos existentes na pista sejam tampados.

O vereador reiterou ainda o pedido de transformação de área existente entre as ruas Poty Lazzarotto, Francisco Schreiner Filho e Sabia, no jardim América, em praça pública, com a execução de serviços de paisagismo e a instalação de equipamentos de esporte e lazer (infantil e adulto).

C. Mourão Legislativo têm sessões

por adm publicado 17/09/2018 08h21, última modificação 17/09/2018 08h21

Serão realizadas nesta segunda e terça-feira (17 e 18/9), a partir das 19 horas, as duas últimas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Campo Mourão no mês de setembro. Sob a presidência de Edson Battilani (PPS) e secretariadas por Jadir Soares –Pepita (PPS), as sessões – abertas à comunidade – vão acontecer no Plenário Vereador José Pereira Carneiro.

O roteiro prévio, divulgado sexta-feira, prevê a deliberação de 76 indicações, 11 requerimentos e uma moção protocolados pelos vereadores. Também serão apresentadas e encaminhadas as comissões permanentes, para parecer, quatro indicações legislativas. Apenas um projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, consta do roteiro prévio para discussão e votação, mas outros projetos deverão ser incluídos na ordem do dia para deliberação.

Tucano propõe “Vou de Bike” e Empresa Amiga do Ciclista

por adm publicado 17/09/2018 18h29, última modificação 17/09/2018 18h29

Em breve, Campo Mourão poderá contar com o programa “Vou de Bike”, inclusive com a outorga do selo Empresa Amiga do Ciclista. É que na Câmara Municipal tramita indicação legislativa de autoria do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) que propõe ao prefeito Tauillo Tezelli a implantação do programa.

“O objetivo é incentivar a popularização do uso da bicicleta enquanto modal de transporte urbano”, explica o vereador. Ele ressalta que Campo Mourão tem avançado em seu crescimento “e incentivar o transporte limpo, como o uso de bicicletas – por ser um meio de transporte não motorizado – é de extrema importância”, destaca Tucano na justificativa da proposição.

Porém, na avaliação do vereador, a adesão ao uso da bicicleta como meio de transporte (não de lazer), ainda é tímido. Entende ele que se faz necessário a elaboração de política de incentivo ao uso diário de bicicleta que possa criar uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários.

A minuta do projeto de lei que acompanha a indicação legislativa propõe que às empresas sejam incentivadas a criar estruturas físicas para guardar bicicletas. Como incentivo, as indústrias, empresas e lojas que tenham estacionamento de bicicletas e vestiário apropriado para seus trabalhadores passariam a ter desconto no IPTU, além de receber o selo Empresa Amiga do Ciclista.

Melhorias

Tucano também protocolou indicações para que a prefeitura providencie a construção de redutor de velocidade na rua Nossa Senhora Aparecida (vila Cândida), realize operação tapa buraco ou recape na rua das Araucárias (jardim Araucária) e execute serviços de manutenção em bueiros localizados na rua Maria Olímpia Jardim (jardim Isabel) e nas avenidas Ney Braga (jardim Nossa Senhora Aparecida) e Armelindo Trombini (jardim Flora II).


Cabo Cruz; Melhorias em estradas rurais

por adm publicado 17/09/2018 18h31, última modificação 17/09/2018 18h31

A realização de serviços de readequação em sistema de micro bacias para o escoamento da água pluvial, com o execução ainda de cascalhamento, em estradas rurais do distrito administrativo de Piquirivaí foi solicitada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).

A reivindicação foi formulada através de indicações protocoladas no Poder Legislativo e o vereador quer a realização das melhorias na estrada que dá acesso à comunidade do Divisor, do Rio Ranchinho e do Sítio dos Santos. Os produtores rurais dessas áreas reclamam que as estradas são estreitas, o que dificulta o trânsito de colheitadeiras.

Na justificativa das indicações, o vereador observa que a base das cabeceiras foi feita sem planejamento, faltando base para contenção do aterramento “o que faz com que em dias chuvosos a erosão leve a terra, causando grandes buracos e, consequentemente, riscos aos usuários das estradas”, alerta Cabo Cruz. Também o deslocamento de caminhões e demais máquinas agrícolas para o escoamento da safra está prejudicado e as pontes oferecem riscos.

O vereador Cabo Cruz pediu ainda o atendimento, em caráter de urgência, de pedido de cascalhamento de estrada rural localizada na rua Pioneiro Ladislau Lonkoski. Moradora do local protocolou pedido do serviço há três anos na prefeitura.

Mais melhorias solicitadas pelo vereador do PSL: implantação de mão única na rua Pedro da Veiga (onde se encontra o Centro Municipal de Educação Infantil Dom Virgílio de Pauli – conjunto habitacional Fortunato Perdoncini), asfaltamento da rua José Antônio Fuchs (jardim Silvana) e colocação de tampa em bueiro localizado na rua das Emas (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira).

Legislativo: Homenagem a Pastoral da Criança

por adm publicado 20/09/2018 09h43, última modificação 20/09/2018 09h43

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou moção de congratulações a Pastoral da Criança da Diocese de Campo Mourão pelos 30 anos de fundação. O autor da proposição foi o vereador Edson Battilani (PPS), mas outros 11 vereadores subscreveram a proposição aprovada na sessão desta segunda-feira.

A Pastoral da Criança foi fundada em 1983, na cidade de Florestópolis (PR, pela médica sanitarista e pediatra, Zilda Arns Neumann, morta no Haiti em 2010, vítima de um terremoto (quando tentava socorrer a população local). Já de início, a ação teve o suporte de Dom Geraldo Majella Agnelo, atualmente Arcebispo de Londrina.

O projeto, que teve seu início na Paróquia de São João Batista, hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

Campo Mourão

Em Campo Mourão, a Pastoral da Criança teve início em 1988. Atualmente atende uma média mensal de 1.194 crianças atendidas, com 999 famílias cadastradas e 161 voluntários. Trata-se de uma entidade social criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ligada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

A ação desenvolve práticas referentes à saúde, à alimentação, à educação, à cidadania e à espiritualidade da faixa infantil, que compõe os grupos mais miseráveis. Os trabalhadores da Pastoral são voluntários e, normalmente, suas lideranças integram a comunidade na qual atuam, o que lhes permite conhecer mais intimamente a realidade familiar do ambiente em que residem e assim melhor orientar e auxiliar os que buscam ajuda junto a esta organização de cunho social.

As tarefas desenvolvidas pela Pastoral têm como objetivo atender às crianças carentes desde o momento da gestação até os seis anos de idade, zelando por uma existência qualitativa e pelo progresso pessoal de cada uma. As famílias também são assistidas em suas necessidades, na melhoria de suas condições, na compreensão de seus direitos e obrigações, na erradicação da violência dentro do lar.

A assistência à comunidade é de natureza ecumênica, sempre com a bandeira da prática do amor, da fraternidade e da paz. A intenção é sustentar também moralmente os membros das famílias pobres, para que elas possam melhor resolver suas dificuldades. Os dirigentes dos grupos são constantemente conduzidos pelo Guia do Líder da Pastoral da Criança.

A atuação da Pastoral se disseminou para várias outras áreas do Brasil, com auxílio constante dos bispos. Hoje, uma média de 260 mil voluntários se empenham em contribuir para o crescimento qualitativo de pelo menos 1,8 milhões de crianças na faixa de zero a seis anos, cerca de 94 mil mulheres grávidas integrantes de 42 mil grupos de famílias carentes, em 4.066 cidades por todo o país.

De 2008 para cá, a Pastoral começou a ser liderada pela Irmã Vera Lúcia Altoé, em substituição à Zilda Arns Neumann. A jornada desta entidade continua a colecionar histórias de vida, impregnadas de amor, solidariedade, esperança e amor, de pessoas sempre dispostas a vencer desafios e transcender dificuldades.

Campo Mourão: Legislativo reduz orçamento para 2019 em cerca de 16%

por adm publicado 21/09/2018 16h06, última modificação 21/09/2018 16h06

A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, reunida nesta semana, decidiu reduzir em cerca de 16 por cento o orçamento da Casa de Leis para o próximo ano. Determina a legislação federal que sete por cento da receita fiscal do Município deve ser destinada ao Poder Legislativo – o que equivaleria a R$ 11.917.931,49 -, mas ficou definido que o orçamento para o próximo ano será de R$ 10 milhões.

O presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani, ressalta que mesmo com a redução do orçamento deverão sobrar recursos em 2019, que ao final do ano serão devolvidos ao Poder Executivo, conforme manda a legislação vigente. A expectativa é de sobras mesmo com a realização de obras no prédio do Poder Legislativo. Como existente uma ação contra a empresa que construiu o prédio, a mesa diretora da Câmara Municipal aguardava uma decisão judicial para executar as melhorias e reparos necessários. Recentemente o Poder Judiciário liberou a realização das obras.

Como em 2019-2020 o Poder Legislativo de Campo Mourão estará sob o comando de nova mesa diretora, optou-se por não promover uma redução ainda maior no orçamento.

Economia

Em janeiro deste ano, o Legislativo de Campo Mourão abriu mão de R$ 1 milhão do seu orçamento, com os recursos incluídos no orçamento do Poder Executivo. No último mês de agosto, mais R$ 1.400.000,00 do orçamento da Câmara Municipal foram destinados ao orçamento do Poder Executivo. Também neste ano, os vereadores devolveram R$ 1.485,000,00 de sobras acumuladas dos repasses mensais para a prefeitura.

Delegacia Cidadã para Campo Mourão

por adm publicado 21/09/2018 16h08, última modificação 21/09/2018 16h08

A viabilização e implantação de uma Delegacia Cidadã no Município de Campo Mourão foi reivindicada nesta semana a governadora Cida Borghetti pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS). Ele também pediu a destinação de viaturas e a disponibilização de mais agentes para reforçar o efetivo da Polícia Rodoviária Estadual, em especial da 4ª Companhia.

Os pedidos foram feitos através de requerimentos aprovados pela Câmara Municipal. Sidnei Jardim ressalta que a Delegacia Cidadã tem por objetivo a humanização do atendimento prestado pela Polícia e a aproximação da população com a polícia, dinamizando a investigação dos delitos e acelerando a prestação dos serviços.

“O programa Delegacia Cidadã visa melhorar não só a estrutura física das delegacias de polícia, com a construção de novos prédios, mas também valorizar os profissionais que nelas trabalham, implantando novas metodologias de trabalho”, explica o vereador.

Sobre o pedido de reforço da estrutura da Polícia Rodoviária Estadual, Sidnei Jardim acentua que – por determinação da União – a corporação absorveu mais malha rodoviária, assumindo trechos que antes eram supervisionados pela Polícia Rodoviária Federal. É o caso, na região, de trechos localizados entre Peabiru, Campo Mourão e Iretama, totalizando mais de 97 quilômetros.

Melhorias

Através de indicações apreciadas nas sessões que o Poder Legislativo realizou nesta semana, o vereador do PPS solicitou a manutenção e demarcação dos redutores de velocidade existentes na saída para Maringá (BR 158), o asfaltamento da rua André Slomp Azevedo (jardim Paulino), a substituição de luminária queimadas na rua Osório Barnabé Pontes (jardim Cidade Nova) e a realização de limpeza e capinagem em terreno localizado na rua Jaguatirica (jardim Aeroporto).

10 de Outubro: Comenda para a Marujo Sport

por adm publicado 21/09/2018 16h10, última modificação 21/09/2018 16h10

Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita projeto de resolução, de autoria do vereador Edilson Martins (PR), que concede a Comenda 10 de Outubro à empresa Marujo Sport, que em dezembro comemora 17 anos de fundação e atividade na cidade. Todos os demais 12 vereadores mourãoenses subscreveram a proposição.

A empresa foi inaugurada no dia 17 de dezembro de 2001 como Marujo Caça, Pesca e Camping, instalada em uma sala localizada na avenida Manoel Mendes de Camargo (próximo à prefeitura). Com o êxito alcançado pelo empreendimento, que tem Ivone Nazari e Alcir Rodrigues da Silva como sócios proprietários, a loja foi transferida em 2005 para a avenida Capitão Índio Bandeira, passando a ocupar um imóvel de maior dimensão para viabilizar a linha de produtos comercializados e assegurar bom atendimento aos clientes. Surgiu aí a Marujo Sport, agregando a linha de esporte e o aumento significativo do quadro de funcionários.

A empresa conta atualmente com 13 funcionários e atende não apenas Campo Mourão, mas uma vastíssima região.

Certificado de qualidade para asfalto de novos loteamentos

por adm publicado 25/09/2018 11h16, última modificação 25/09/2018 11h16

Através de indicação legislativa protocolada na Câmara Municipal, o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) está propondo ao prefeito Tauillo Tezelli que seja instituída a obrigatoriedade da emissão de certificado de qualidade da pavimentação asfáltica em novos loteamentos de Campo Mourão. O objetivo é responsabilizar as empresa loteadoras no sentido de que ofereçam qualidade na pavimentação asfáltica executada nos empreendimentos, evitando problemas de deterioração precoce.

De acordo com a minuta do projeto de lei que acompanha a proposição do vereador é estipulado que o certificado deverá ser emitido por empresa qualificada em fiscalização de campo e laboratorial. Também propõe multa no valor de três mil UFM – Unidade de Valor Fiscal do Município pelo não cumprimento do dispositivo.

Tucano explica que os responsáveis por novos loteamentos passariam a ser obrigados a apresentar certificado de que o asfalto executado é de boa qualidade e que foi executado dentro das normas técnicas. Segundo ele, muitas ruas são tomadas por buracos e tornam-se intransitáveis pouco tempo depois de realizado o loteamento, gerando problemas aos moradores e criticas a administração municipal.

Estacionamento vertical

O vereador Tucano também apresentou indicação legislativa para que a prefeitura encaminhe projeto de lei a Câmara Municipal instituindo incentivo fiscal para os empreendimentos particulares de estacionamento vertical de veículos em Campo Mourão.

Ressalta o vereador que investimentos privados na edificação de estacionamentos verticais de veículos, além de contribuir amenizar o problema de falta de vagas nas vias públicas, também redundará na geração de empregos, fomentará a construção civil e redundará ainda na arrecadação de tributos.

Projeto proíbe incentivos para empresas corruptas

por adm publicado 25/09/2018 11h20, última modificação 25/09/2018 11h20

A concessão de incentivo fiscal à empresa processada ou condenada por envolvimento com corrupção de qualquer espécie ou como coparticipante em ato de improbidade administrativa por agente público pode ser proibida em Campo Mourão. É que na Câmara Municipal tramita projeto de lei, de autoria do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) que estabelece a proibição.

“Embora exista lei federal que dispõe à respeito de sanções para empresas que se envolvem com a corrupção, é preciso contar com mais instrumentos e políticas para coibir essa prática no Município. São necessários instrumentos de natureza repressiva, como o que estamos propondo”, explica o vereador.

O projeto de lei - que encontra-se em análise nas Comissões Permanentes do Poder Legislativo – estende a proibição da concessão de incentivos as empresas que possuem em seu quadro societário pessoas físicas condenadas por ato de improbidade administrativa, em decisão judicial transitada em julgado.

Maternidade Responsável

O vereador Cabo Cruz também apresentou indicação legislativa para que a administração municipal encaminhe ao Poder Legislativo projeto de lei que trate da disponibilização de cursos práticos e teóricos sobre maternidade responsável para famílias de baixa renda.

Nas últimas sessões da Câmara Municipal, o vereador solicitou ainda várias melhorias a prefeitura. Entre elas, a execução de sinalização vertical e horizontal delimitando horário de embarque e desembarque de alunos em frente a três colégios estaduais (Marechal Rondon, Unidade Polo e Campo Mourão), a instalação de placa indicativa de preferencial na avenida José Wierzchon (esquina com a rua João Goulart – jardim Albuquerque) e a readequação com cascalho na rua Pioneiro Adinor Cordeiro (jardim Silvana). Solicitou ainda a retirada do muro existente no entrono da quadra esportiva ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil Ilha Bela (conjunto residencial Ilha Bela) e a readequação no sistema de micro bacia e cascalhamento na estrada que dá acesso a Comunidade Boiko e ao sítio São Pedro II (distrito de Piquirivaí).

Battilani reitera reivindicações

por adm publicado 25/09/2018 11h21, última modificação 25/09/2018 11h21

Dezessete indicações apresentadas pelo vereador Edson Battilani (PPS) na última sessão do Poder Legislativo de Campo Mourão foram para reiterar reivindicações apresentadas em 2017 e 2018 à administração municipal, contemplando as mais diferentes áreas e regiões da cidade.

Para a praça Professor Ephigênio José Carneiro (jardim Cidade Alta) voltou a solicitar a instalação de Academia da Primeira Idade e mesas para jogos, além da realização de serviço de limpeza. Já para o parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago) reiterou os pedidos de instalação de bicicletário na entrada pela Vila Teixeira, revitalização paisagística e a manutenção da roda d’água.

Através de três indicações, pleiteou novamente a implantação de sistema de controle de velocidade móvel na rua Quinto Salvadori (jardim Cidade Nova) e na avenida Luciano Marmontel (esquina com a avenida do Bosque – jardim Araucária), Para as ruas Pedro Hruschka e Francisco Preisner (jardim Batel) solicitou a instalação de sistema fixo ou móvel de controle de velocidade.

Outras reivindicações reapresentadas pelo vereador Edson Battilani: instalação de internet com velocidade mínima de 15 MB no Centro de Integração Primavera (conjunto Primavera), doação de terreno para a instalação da sede da Associação de Trabalhadores com Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços da Vila Guarujá (Associguá) e o rebaixamento das luminárias com a colocação de lâmpadas de sódio, instalação de sinalização horizontal e vertical – em especial, de via preferencial –, pintura de faixas de pedestres e limpeza do terreno onde será construído o Colégio Estadual Novo Horizonte (jardins Batel I e II).

Zona Rural

O vereador do PPS também reafirmou pedidos de melhorias para várias estradas rurais: Saltinho (região do Parque Estadual Lago Azul), do Meio e que dá acesso a Comunidade Vale da Paz. A execução de serviços de manutenção, cascalhamento de trechos críticos, reforma de ponte foram as melhorias solicitadas.

Battilani voltou a pedir ainda a execução de melhorias nas escolas municipais Professor Florestan Fernandes (jardim Albuquerque), Manoel Bandeira (jardim Alvorada) e Castro Alves (vila Guarujá), bem como para o Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz (vila Guarujá).

Vereador propõe frente de trabalho e proteção social

por adm publicado 25/09/2018 11h23, última modificação 25/09/2018 11h23

O encaminhamento de projeto de lei a Câmara Municipal, que trate da instituição do programa de frente de trabalho e proteção social em Campo Mourão, está sendo proposto ao prefeito Tauillo Tezelli através de indicação legislativa apresentada pelo vereador Sidnei Jardim (PPS).

O objetivo é proporcionar serviço temporário à pessoas que estão desempregada no Município, através da execução de atividades sem vínculo empregatício com órgãos públicos municipais, no intuito de propiciar ocupação e renda. Com a ação também seria oferecida qualificação profissional para que os participantes garantam subsistência por um período de tempo e, posteriormente, com maior qualificação, possam voltar ao mercado de trabalho.

Sidnei Jardim salienta que “diante da atual realidade vivida pelo país, com altos índices de desemprego e necessidade de diversificação de mão de obra, a proposta apresentada ao Poder Executivo constitui-se em importante política pública de combate às questões sociais que atingem o trabalhador desempregado e sua família, contribuindo para a movimentação da economia local através da geração de renda”, explica.

Alimentação

Outra indicação legislativa protocolada pelo vereador do PPS propõe ao Poder Executivo que encaminhe projeto de lei ao Poder Legislativo que estenda aos profissionais da Educação em exercício, o direito à alimentação escolar oferecida em escolas públicas da rede municipal.

Na justificativa da proposição, o vereador observa que “é notória as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação em todo o Brasil. As duras condições de trabalho, a remuneração insuficiente com frequência impedem que educadores e funcionários das escolas públicas possam se deslocar para fazer suas refeições em casa ou em estabelecimentos comerciais. Além disso, muitos professores trabalham nos três turnos, comumente em escolas diferentes e, por perderem tempo no deslocamento de um local para outro, não conseguem reservar tempo para comer”, conclui Sidnei Jardim.

Projeto: Música apenas em lanchonetes e similares com tratamento acústico

por adm publicado 26/09/2018 14h49, última modificação 26/09/2018 14h49

As comissões permanentes da Câmara Municipal de Campo Mourão analisam projeto de lei que dispõe sobre o controle de sons, ruídos e vibrações na execução de músicas por qualquer dispositivo eletrônico ou som ao vivo em bares, lanchonetes e estabelecimentos similares da cidade. Em breve, o projeto deverá ser levado a plenário para discussão e votação.

O autor do projeto é o vereador e advogado Edoel Rocha (PDT e o artigo 1º determina: “Fica proibido perturbar o sossego e o bem estar público com sons, ruídos e vibrações na execução de música por qualquer dispositivo eletrônico tipo Jukebox ou similar e som ao vivo em ambiente interno ou externo que funcione em bar, lanchonete ou similar”.

O artigo seguinte do projeto estabelece: “Somente será permitido o uso de equipamentos sonoros em bares, lanchonetes similares, no ambiente interno, se o local já estiver contemplado com isolamento acústico, conforme projeto técnico que deverá ser protocolado e aprovado no departamento competente do Município”.

O vereador ressalta que em Campo Mourão existem vários estabelecimentos comerciais do gênero que causam transtornos as famílias pelos excessos sonoros.

Interrupção

Outro projeto de lei protocolado pelo vereador Edoel Rocha proíbe a interrupção dos serviços de fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento nas sextas-feiras, vésperas de feriados e nos finais de semana sem que o consumidor seja notificado da suspensão dos serviços com no mínimo 48 horas de antecedência. Também proíbe o corte de energia elétrica se o consumidor, a qualquer tempo antes do efetivo “corte”, comprovar o pagamento da fatura em atraso.

Destaca o vereador que o próprio Código de defesa do Consumidor já proíbe a interrupção do fornecimento de energia elétrica nesses casos, visto que as agências bancárias e os escritórios das próprias concessionárias encontram-se fechados.

Legislativo: Audiências públicas nesta quinta e sexta

por adm publicado 26/09/2018 14h50, última modificação 26/09/2018 14h50

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza audiências públicas – abertas a participação da comunidade - para prestação de contas do Poder Executivo e da Secretaria Municipal da Saúde.

 

Nesta quinta-feira (27/9), às 14 horas, acontece audiência pública para que o Poder Executivo apresente a prestação de contas, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Já na sexta-feira (28/9), às 14 horas, a audiência pública é para a prestação de contras da Secretaria Municipal de Saúde, na condição de gestora local do SUS – Sistema Único de Saúde.

Presidida pela vereadora Elvira Schen Lima, a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento é integrada ainda pelos vereadores Luiz Alfredo e Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano”.

Legislativo: Voto de Louvor a Cmeg/C. Mourão

por adm publicado 26/09/2018 14h49, última modificação 26/09/2018 14h49

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou Voto de Louvor à nova diretoria da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (Cmeg), que foi recentemente empossada. A empresária do ramo de seguros, Ester de Abreu Piacentini, permanecerá mais dois anos à frente da entidade sediada em Campo Mourão e de âmbito regional, ligada a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná/Sistema Fecomércio Sesc Senac.

A outorga do Voto de Louvor foi resultado de requerimento apresentado pela vereadora Nelita Piacentini (PR). Está assim constituída a diretoria da Cmeg/Campo Mourão: Presidente – Ester de Abreu Piacentini; Vice-Presidente – Cláudia Santos de Oliveira Ferreira; Diretoria de Comércio, Serviços e Turismo – Ruth Alves Santos e Sandra Favarão; Diretoria de Responsabilidade Social, Ambiental, Cultural e de Sustentabilidade – Iracema Tavares Daleffe e Margareth Grassi; Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento da Gestão Empresarial – Lucilene de Araújo e Marli Corso; Diretoria Administrativa e Financeira – Sônia Regina Affonso e Cristina Glaucia Mota; Diretoria de Marketing e Eventos – Maria Giselta da Silva Veiga e Cidinha Coletti (colaboradora: Sônia Regina Chacorowski).

A entidade está em atividade desde 2009.

Melhorias

A vereadora Nelita Piacentini apresentou ainda indicação para que a prefeitura providencie a execução de serviço de recape asfáltico na travessa 19 de Dezembro (jardim Antônio Toledo Silveira), além da execução de serviços de manutenção da iluminação pública na travessa do Pinho (jardim Maria Barletta). Pediu também explicações ao prefeito Tauillo Tezelli sobre o recente fechamento do aeroporto municipal pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Educação ambiental na rede municipal de ensino

por adm publicado 28/09/2018 15h36, última modificação 28/09/2018 15h36

Mudanças na lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da educação ambiental no currículo das escolas da rede municipal de ensino de Campo Mourão estão sendo propostas ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR). Além de palestras sobre conscientização socioambiental com temas específicos, em observância às necessidades ambiental e urbanística da região, ele quer o desenvolvimento de ações específicas voltadas à preservação do meio ambiente.

Tucano salienta que a escola é o lugar onde o aluno dá sequência ao processo de socialização “No entanto, comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no decorrer da vida escolar, com o intuito de contribuir para a formação de cidadãos responsáveis”, acentua. Ele acrescenta ainda: “A educação ambiental se tornou uma ferramenta indispensável no combate à destruição ambiental. Professores e alunos tornaram-se os principais agentes de transformação e conservação do meio ambiente, pois é na escola onde muitos conceitos são formados”.

Cadeira de roda

O vereador também apresentou indicação para que o Poder Executivo encaminhe ao Poder Legislativo projeto de lei dispondo sobre a obrigação das agências bancárias manterem a disposição cadeira de rodas para uso de pessoas com deficiência, idosos e qualquer cidadão com mobilidade reduzida.

Através de proposições apresentadas na Câmara Municipal, o vereador Tucano reivindicou ainda a revitalização do campo de futebol do jardim Paulista (com a reforma do alambrado e das traves), a criação de um bosque no espaço de preservação natural localizado na rua Antônio Justino Ferreira (jardim Paulista), construção de redutor de velocidade e execução de sinalização de “Pare” na rua Ponta Grossa (jardim Tropical II) e instalação de estacionamento exclusivo para idosos e deficientes físicos em frente a Central Hospitalar.

Mais pedidos apresentados pelo vereador: construção de redutor de velocidade e instalação de placas de sinalização na travessa antúrio (jardim Paulista), abertura de uma rua na praça Servidor Público Domingos Maciel Ribas, colocação de tampa em bueiro localizado na avenida João Xavier Padilha (jardim Copacabana), capinagem e limpeza do campo de futebol do jardim Cidade Verde.

Campo Mourão: Sessões da Câmara Municipal

por adm publicado 28/09/2018 15h39, última modificação 28/09/2018 15h39

O Poder Legislativo de Campo Mourão realiza sessões ordinárias na segunda e terça-feira (1º e 2/10), a partir das 19 horas, sob a presidência do vereador Edson Battilani. Abertas a comunidade, as sessões vão acontecer no Plenário Vereador José Pereira Carneiro, na sede da Câmara Municipal. Do roteiro prévio contam 117 indicações e cinco requerimentos protocolados pelos vereadores para deliberação em plenário. Nove indicações legislativas serão apresentadas e encaminhadas para parecer das comissões permanentes.

Da ordem do dia constam dois projetos de lei, de autoria da mesa executiva do Poder Legislativo. Um deles dispõe sobre o reconhecimento e a filiação da Câmara Municipal de Campo Mourão a Associação de Câmaras da Micro Região Doze (Acamdoze). O outro projeto de lei altera e acrescenta dispositivos na lei que dispões sobre o Plano de Carreira e Organiza a Estrutura Administrativa dos Servidores do Poder Legislativo.

Tucano questiona sobre Jogos da Terceira Idade

por adm publicado 05/10/2018 08h37, última modificação 05/10/2018 08h37

A prefeitura de Campo Mourão tem prazo máximo de 30 dias para responder questionamento do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) sobre a realização dos Jogos da Terceira Idade no Município. Instituída através de lei sancionada em 2003, a competição deveria ser realizada anualmente.

O vereador quer saber, por exemplo, sobre a possibilidade da realização dos Jogos da Terceira Idade ainda neste ano. Na justificativa do pedido de informações, Tucano esclarece que tem sido indagado sobre a realização do evento e o desenvolvimento de atividades físicas e recreativas para a população da terceira idade.

Através de outro requerimento apresentado na Câmara Municipal, o vereador indagou a prefeitura se Campo Mourão aderiu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Trata-se de política instituída no Sistema Único de Saúde (SUS) com abordagens de cuidado integral à população, por meio de outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos e traz diretrizes gerais para a incorporação das práticas que podem ser ofertadas pela rede municipal de saúde.

Iluminação

Já o vereador Olivino Custódio (PSC) solicitou a administração municipal à execução de serviço de manutenção no sistema de iluminação pública da travessa do Pingo (jardim Maria Barletta), com a substituição de luminárias queimadas.

Solicitadas melhorias para os jardins Modelo e Santa Cruz

por adm publicado 05/10/2018 08h42, última modificação 05/10/2018 08h42

Através de indicações apresentadas nas sessões que o Poder Legislativo realizou nesta semana, o vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) reivindicou ao prefeito Tauillo Tezelli a execução de melhorias em vias públicas dos jardins Modelo e Santa Cruz, localizados na Asa Leste de Campo Mourão.

Para o jardim Modelo, o vereador pediu o asfaltamento das ruas Hortência (em toda a extensão no bairro) e de trechos das ruas Amarilis, Jasmin, Célia Simão Broza e Ana Teodoro de Lima. Também solicitiou a execução de serviço de recapeamento asfáltico em trechos das ruas Porfírio Querino Pereira, Pedro Ptaszek, Antônio Vargas Netto e Elias Simão.

Já para o jardim Santa Cruz, o vereador Miguel Batista Ribeiro pleiteou a realização de recapeamento asfáltico em trechos das ruas Carlos Massaretto, Yvan Bittencourt, Antônio Lourival Bathke e Engenheiro Airton de Paula Siqueira Alves, como como da avenida Germano Francisco Rodolfo Bathke.

Melhorias para o Parque do Lago, aponta Sidnei Jardim

por adm publicado 08/10/2018 13h46, última modificação 08/10/2018 13h46

A viabilização dos procedimentos necessários para a abertura de uma lanchonete nas dependências físicas já existentes do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago) foi uma das indicações que o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) apresentou nesta semana ao prefeito Tauillo Tezelli. Ele também reivindicou a instalação de um portão de acesso para a rua Antônio Bueno Camargo (jardim Residencial do Lago) e a execução – com urgência – de serviços de manutenção nos decks existentes no logradouro.

Ressalta o vereador que “devido a vários fatores, o Parque do Lago foi ficando cada vez mais esquecido. A lanchonete que existia no local fechou, as atividades culturais foram cessando e a estrutura existente atualmente demanda de manutenção e investimentos”, observa Sidnei Jardim. O intuito, acentua ele, é melhorar a estrutura existente e possibilitar novas opções de lazer para toda a comunidade mourãoense.

Ballet

Sidnei Jardim também apresentou indicação na Câmara de Vereadores para que a prefeitura providencie a reforma da sala de balé da Casa da Cultura Thomaz Edison de Andrade Vieira, com a execução de pintura, adequação do sistema elétrico, instalação de espelhos e – em especial – a troca do tablado.

“Tucano” pede melhorias na sinalização de trânsito

por adm publicado 08/10/2018 13h48, última modificação 08/10/2018 13h48

O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) voltou a reivindicar a instalação de sinalização vertical e pintura de faixa de pedestre e de estacionamento diagonal na rua Edmundo Mercer, entre a as avenidas Goioerê e Manoel Mendes de Camargo (centro). Também reiterou o pedido de sinalização semafórica no cruzamento da perimetral Tancredo Neves com a rua São José (vila Urupês), além da construção de um redutor de velocidade – com a colocação de placas de sinalização – na rua Marfim (jardim Flora).

Ainda na área de trânsito, o vereador solicitou a instalação de placa de sinalização e pintura do redutor de velocidade localizado na avenida Jorge Walter (entre as ruas Edmundo Mercer e São Josafat), a construção de redutor de velocidade – com a colocação de sinalização – em frente a escola rural municipal Manoel da Nóbrega (Comunidade do KM 128) e a pintura de faixas de pedestre e a implantação de placas de sinalização nas avenidas Guilherme de Paula Xavier e Jorge Walter (entre as ruas Edmundo Mercer e São Josafat).

Através de outras indicações apresentadas esta semana na Câmara Municipal, o vereador Tucano pleiteou a realização de operação tapa buracos nas ruas Miguel Scharan (conjunto habitacional Capricórnio) e João Serathiuk (jardim Paraíso do Campo), a reforma de ponto de ônibus na rua Araruna (vila Rio Grande) e a realização de serviços de manutenção em bueiros nas avenidas Armelindo Trombini (jardim Albuquerque) e Capitão Índio Bandeira (próximo a subestação da Copel).

BR 487 Redutor de velocidade em frente a Apae Rural

por adm publicado 08/10/2018 13h49, última modificação 08/10/2018 13h49

A construção de um redutor de velocidade no quilômetro dois da BR 487, em frente à sede da Apae Rural de Campo Mourão, além da colocação de placa indicativa na entrada de acesso a Vila Guarujá, foram reivindicadas pelo vereador Jadir Soares – “Pepita” ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Com a execução do quebra mola a meta é reduzir a velocidade dos veículos naquele trecho da via e assim garantir mais segurança. No local, que tem tráfego intenso, já foram registrados vários acidentes graves, inclusive com vítimas fatais. Por outro lado, a rodovia constitui-se na principal via de acesso a Vila Guarujá, mas não existe nenhuma placa indicativa do acesso.

Pepita também reivindicou a administração municipal a instalação de iluminação pública na entrada de acesso a Vila Guarujá.

Melhorias

“Pepita” reivindicou ainda o asfaltamento de trecho da rua Professor José Roberto Rodrigues (jardim Modelo), cascalhamento da rua Halle Nasser (jardim Damasco), execução de serviços de manutenção em bueiros na rua Santa Catarina e a instalação de iluminação pública na rua Pantanal (vila Guarujá).

Nove indicações apresentadas pelo vereador Jadir Soares na última sessão da Câmara Municipal foram com pedidos a prefeitura para a realização de manutenção da iluminação pública em vias públicas do jardim Araucária. Foi pedida a substituição de luminárias queimadas na avenida Luciano Marmontel e nas ruas das Cerejeiras, das Palmeiras, das Araucárias, das Acácias, das Seringueiras, dos Pessegueiros, das Figueiras e das Magnólias.


Revitalização de quadra esportiva em Piquirivaí

por adm publicado 08/10/2018 13h51, última modificação 08/10/2018 13h51

Através de indicação apresentada na última sessão da Câmara Municipal, o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) reivindicou á prefeitura de Campo Mourão a revitalização da quadra esportiva localizada na rua Visconde do Rio Branco, na sede do distrito de Piquirivaí.

O vereador solicitou várias outras melhorias ao prefeito Tauillo Tezelli. Entre elas, a construção de faixa elevada para travessia de pedestres na rua das Tipuanas (jardim Botânico), a realização de operação tapa buracos em toda a extensão da rua Ferruccio Panessa (jardim Nossa Senhora Aparecida) e a execução de sinalização horizontal e vertical no cruzamento entre as avenidas Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho e Armelindo Trombini (jardim Aeroporto).

Mais pedidos apresentados pelo vereador Cabo Cruz: construção de redutor de velocidade nas avenidas José Custódio de Oliveira (centro) e Ney Braga (conjunto residencial Ilha Bela), execução de bueiro na rua Padre João Viecelli (jardim Maia) e a mudança do ponto de ônibus localizado na avenida Goioerê (das proximidades do Colégio estadual Marechal Rondon para aa imediações do Supermercado São Luiz).

Pontos para fornecimento de energia na praça S. José

por adm publicado 10/10/2018 08h31, última modificação 10/10/2018 08h31

A instalação de pontos para fornecimento de energia elétrica na praça São José, com a eliminação de instalações irregulares no logradouro público localizado na área central de Campo Mourão, voltou a ser sugerida a administração municipal pelo vereador Edson Battilani (PPS). Além de oferecem risco, as “gambiarras” existentes são proibidas pelo Código de Arborização Urbana.

A proposta já havia sido encaminhada pelo vereador, neste ano, a prefeitura. Muitos eventos e promoções são realizados ao longo do ano pelo poder público local, empresas e instituições na praça São José. Desde apresentações culturais, feiras, exposições e manifestações populares, por exemplo, a festas religiosas.

Battilani também voltou a pedir a reforma do ponto de táxi existente na praça Getúlio Vargas.

Colégio Agrícola

O vereador do PPS iniciou gestões junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e ao deputado estadual Douglas Fabrício no sentido de que seja viabilizada a execução de recape na pavimentação em torno das salas de aula do Colégio Agrícola Estadual de Campo Mourão. A pavimentação existente foi realizada há 35 anos e encontra-se deteriorada. Em 2006, a recuperação chegou a ser iniciada, mas uma das máquinas apresentou problemas e o trabalho foi interrompido.

Outras melhorias reivindicadas por Edson Battilani: recapeamento da rua Prefeito Daniel Portela (jardim Isabel), substituição de luminárias queimadas em via pública da Usina Mourão, limpeza – com a eliminação – da vegetação dentro do lago do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), realização dos Jogos Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiência, criação de central de atendimento à população – “A Prefeitura Conectada ao Cidadão” e o asfaltamento das ruas Hilton Santin (jardim Esperança) e Basílio Pellizer (jardim Modelo).

Legislativo: Voto de Louvor para delegado

por adm publicado 10/10/2018 08h36, última modificação 10/10/2018 08h36

A Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento de autoria do vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) para a outorga de Voto de Louvor ao delegado chefe da 16ª Subdivisão Policial, Gustavo de Pinho Alves, extensivo a toda a equipe de investigação do órgão de segurança pública.

A homenagem constitui-se em reconhecimento “pela agilidade e excelente trabalho realizado na elucidação do caso de latrocínio do mourãoense José Marcos Cunha, que acarretou na identificação e prisão dos responsáveis pelo crime em menos de 24 horas do ocorrido”, explica o vereador.

Na última sessão do Poder Legislativo, Sidnei Jardim também apresentou indicações para que a prefeitura providencie a limpeza das margens da rua João Ribeiro Haenish, no trecho próximo à microcabia do Rio do Campo (Parque Industrial I). Também solicitou que sejam identificados e responsabilizados os responsáveis pelo despejo de lixo no local.

O vereador pediu ainda a reforma da ponte existente na estrada vicinal que dá acesso ao Sítio São Jorge (comunidade rural KM 128) e o cascalhamento e compactação do solo na avenida Manoel Nogueira (entre as ruas Daniele Slomp Busarelo e Ucrânia – jardins Paulino e Europa).

Programa de saúde vocal para professores em Campo Mourão

por adm publicado 16/10/2018 08h07, última modificação 16/10/2018 08h07

A implantação do projeto Viva Voz, voltado à saúde vocal dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Campo Mourão, é a meta dos vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) e Elvira Schen Lima (PPS). Com a iniciativa, eles querem promover a prevenção e tratamento de disfonias – que é a dificuldade na emissão da voz com suas características naturais - nos professores.

Pela proposta, o programa deverá oferecer assistência preventiva na Rede Pública de Saúde, com a realização de cursos teóricos e práticos, além da distribuição de material informativo sobre a voz. Por exemplo, a cartilha “Voz – Instrumento de Trabalho”, que orienta sobre o uso adequado da voz profissionalmente.

Um fonoaudiólogo deverá coordenar o programa, que terá caráter fundamentalmente preventivo. No entanto, uma vez detectado alguma disfonia, deverá garantir ao professor pleno acesso a tratamento fonoaudiólogo ou médico.

Entulhos

O vereador Tucano também apresentou indicação legislativa para que a administração municipal encaminhe projeto de lei ao Poder Legislativo dispondo sobre a implantação do Programa de Reciclagem de Entulhos da Construção Civil e Demolição.

A proposta prevê a instalação de um centro de transbordo desses resíduos visando incentivar a utilização de materiais recicláveis oriundos do processo de construção civil e demolição, no intuito de estimular projetos de construção sustentável.

Campo Mourão: Proibição de canudos plásticos

por adm publicado 16/10/2018 08h08, última modificação 16/10/2018 08h08

O vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) é autor de indicação legislativa apresentada na Câmara Municipal para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe projeto de lei dispondo sobre a proibição do fornecimento de canudos plásticos a clientes de bares, restaurantes, padarias, lanchonetes, pizzarias, hotéis, carrinho de lanche, etc. em Campo Mourão

Acentua o vereador que a proposição tem por finalidade contribuir para um ambiente ecologicamente equilibrado. Ele ressalta ainda que a vida útil de um canudo é – em média – de quatro minutos, que é o tempo para consumir a bebida. Como são normalmente feitos de prolipropileno ou poliestireno, não são biodegradáveis e demoram até 100 anos para se decompor na natureza.

A minuta do projeto de lei estabelece que os estabelecimentos comerciais poderão fornecer canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material. Penalidades para os infratores também estão previstas na minuta do projeto de lei que acompanha a indicação legislativa do vereador Pepita.

Na justificativa da proposição, o vereador salienta ainda quer os canudos plásticos poder ser carregados pela chuva para mares e rios, impactando a fauna aquática “O canudo plástico também é fonte de formação de microplástico, partículas quase invisíveis que são prejudiciais a biodiversidade aquática e marinha e ainda ao ser humano”.

C. Mourão pode disciplinar a distribuição de panfletos

por adm publicado 16/10/2018 08h10, última modificação 16/10/2018 08h10

Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita indicação legislativa dispondo sobre a distribuição de panfletos, jornais publicitários, cartazes e congêneres em imóveis residenciais e comerciais da cidade. A iniciativa é do vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB).

Ressalta o vereador que o objetivo é diminuir o lixo nas ruas e os transtornos dos munícipes “que diariamente se deparam com grande quantidade de jornais e panfletos jogados no jardim de suas residências”, explica. Observa ainda que raramente os entregadores de panfletos depositam seus materiais na caixa de correio.

Miguel Batista Ribeiro acentua que a minuta de projeto de lei proposta ao prefeito Tauillo Tezelli permite a distribuição de panfletos, jornais publicitários, cartazes e congêneres em imóveis residenciais e comerciais. Porém, com uma ressalva: “desde que sejam devidamente colocados em suas caixas de correio, ficando expressamente vedado que sejam jogados no interior dos imóveis, passeios públicos – calçadas externas dos imóveis – ou fixados em grades, portões, muros e similares”.

O Artigo 2º da minuta do projeto de lei é enfático: “A distribuição do material publicitário ... é de responsabilidade das empresas beneficiadas”. Pela proposta, os infratores poderão ser punidos com pena de prestação de serviço ou obra pública ou através de multa pecuniária no valor de 300 UFCM, dobrada a cada reincidência.

Saúde

Outra indicação legislativa de autoria do vereador Miguel Ribeiro propõe que o Poder Executivo encaminhe projeto de lei dispondo sobre a proibição do uso de guarda-pó, jaleco, aventais e outros equipamentos de proteção individual, utilizados por servidores, funcionários, profissionais e acadêmicos da área da saúde, ao transitarem em via pública ou ao frequentarem estabelecimentos comerciais.

Triagem do Autismo nas UBS

por adm publicado 16/10/2018 08h11, última modificação 16/10/2018 08h11

“A detecção dos sinais de risco para transtornos do espectro do autismo nos primeiros anos de vida traz ganhos consideráveis para o desenvolvimento da criança, desde que a descoberta seja seguida de acompanhamento adequado”, destaca o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).

Por esse motivo, o vereador apresentou indicação legislativa para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe projeto de lei a Câmara Municipal instituindo a aplicação do teste de triagem do autismo em crianças entre os 18 e 36 meses atendidas nas unidades básicas de saúde (UBS) de Campo Mourão.

O teste é realizado mediante a utilização do questionário Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-Chat), que constitui-se numa escala de rastreamento que pode ser utilizado com o objetivo de identificar traços de autismo em idade precoce. O questionário tem 23 questões do tipo sim/não. Por se tratar de um teste de uso livre, tão somente clínico, não envolvendo laboratórios nem custos adicionais, a adoção na Rede Municipal de Saúde não implicará em novos gastos.

Na justificativa da indicação legislativa, em tramitação na Câmara Municipal, o vereador Cabo Cruz sugere à prefeitura a celebração de parceria com instituição de ensino superior que ofereça o curso de Psicologia ou correlatos para auxiliar na aplicação do teste.

Lupus

Outra indicação legislativa apresentada pelo vereador do PSL propõe ao Poder Executivo a instituição da Semana de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico em Campo Mourão, com a implantação ainda de programa municipal.

Trata-se de uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (meses) ou mais rapidamente (semanas).

Homenagem à Santa Casa pela conquista de prêmio

por adm publicado 16/10/2018 08h12, última modificação 16/10/2018 08h12

No próximo dia 23, durante a sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão fará a entrega de Moção de Congratulações ao Hospital Santa Casa de Campo Mourão pela conquista do prêmio “Revelação 2017”, conferido à Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da instituição.

A homenagem é resultado de proposição apresentada em abril pelo vereador Sidnei Jardim (PPS), subscrita por outros 10 vereadores: Edilson Martins, Elvira Schen Lima, Cícero Pereira de Souza, Miguel Batista Ribeiro, Luiz Alfredo, Edson Battilani, Edoel Rocha, Nelita Piacentini, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano e Olivino Custódio.

Nos últimos anos, o trabalho de captação de órgãos realizado pela CIHDOTT do Hospital Santa Casa de Campo Mourão vem se intensificando, ganhando destaque no Paraná. Em outubro do ano passado, a comissão foi premiada no Congresso da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos, com mais de 80 leitos, devem ter uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. As CIHDPOTT’s são responsáveis por organizar o hospital para que seja possível identificar potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplante; viabilizar o diagnóstico de morte encefálica; criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade da doação e articular-se com a Central de Transplante do Estado para organizar o processo de doação e captação de órgãos e tecidos.

Trânsito

O vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT) apresentou indicação para que a prefeitura providencie a construção de redutor de velocidade na avenida Armelindo Trombini (entre as ruas João Batista Perdoncini e dos Colonizadores – jardim Albuquerque).

Revitalização da quadra da escola municipal Paulo VI

por adm publicado 17/10/2018 08h06, última modificação 17/10/2018 08h06

A execução de completa revitalização na quadra de esportes da escola municipal Papa Paulo VI (jardim Pio XII) foi reivindicada ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano” (PR), através de indicação apresentada na última sessão do Poder Legislativo. Funcionários, alunos, professores e a comunidade pedem a execução das melhorias.

Através de outras proposições apresentadas na Câmara Municipal, o vereador solicitou a instalação de iluminação na rua 27 de Dezembro e na estrada de acesso ao Frigorífico Orion & Magistral (ao lado do CTG Índio Bandeira), a limpeza e corte de grama no pátio da Associação de Moradores da Comunidade do KM 128 e o cascalhamento e adequação na rua Orlando Haesbaert (entre a avenida José Tadeu Nunes e a rua Maria Olímpia Jardim – jardim Nossa Senhora Aparecida). Também pleiteou a readequação do canteiro da rua Araruna (esquina com a avenida Irmãos Pereira) para que seja restabelecido o tráfego nos dois sentidos.

Mais obras e serviços pedidos pelo vereador Tucano: cascalhamento e adequação da rua São Paulo (confluência com a perimetral Tancredo Neves), recape ou tapa buraco na rua das Papoulas jardim Cidade Verde) e erradicação de árvore condenada na avenida Guilherme de Paula Xavier (jardim Santa Nilce I).

Solicitada a recuperação do viveiro de mudas do horto

por adm publicado 17/10/2018 08h28, última modificação 17/10/2018 08h28

O Horto Municipal “Pioneiro Pedro Ovídio Pereira”, de Campo Mourão, não recebeu a manutenção adequada ou investimento para as necessárias melhorias nas últimas gestões, o que levou o viveiro de mudas a uma avançada situação de degradação e deterioração das condições de trabalho e de produção.

Para reverter essa situação, o vereador Edson Battilani mantém gestões junto ao prefeito Tauillo Tezelli, desde o ano passado, para que sejam reconstruídos os canteiros de produção (adaptando-os para o sistema de produção em tubetes), além da realização de reforma nas residências de servidores existentes no local. Com a recuperação do empreendimento, a meta é racionalizar a produção de mudas, melhorar as condições de trabalho, aumentar os rendimentos operacionais e aprimorar a qualidade fisiológica das mudas.

Mais reivindicações reiteradas nas últimas semanas por Edson Battilani: desafetação e alienação de áreas institucionais no jardim Albuquerque e na vila Teixeira (sobras de terrenos), recape asfáltico na travessa dos Gerânios e na rua das Petúnias (conjunto moradias Verdes Campos), instalação de sinalização de estacionamento em apenas um lado na rua Condor (entre as ruas Andorinhas e das Gaivotas – vila Teixeira) e a recuperação da ponte sobre a voçoroca resultante do despejo de água pluviais de emissário urbano na sequência rua Harrison José Borges (a partir da perimetral Tancredo Neves).

O vereador do PPS voltou a pedir ainda o estreitamento dos passeios e o alargamento da avenida Ney Braga, com a retomada do estacionamento nos dois sentidos; realização de estudos para a criação de um circuito regional de cicloturismo, implantação de área de lazer nos fundos do jardim Modelo (na antiga pedreira do DER), inclusão de cisterna para aproveitamento da água das chuvas no projeto do Centro de Eventos e retirada do estacionamento em diagonal existente na rua Rocha Pombo (praça Bento Munhoz da Rocha Netto), com a reconstrução da calçada.

Denominação

Os vereadores Edson Battilani, Olivino Custódio e Jadir Soares (Pepita) são os autores de projeto de lei, em tramitação no Poder Legislativo de Campo Mourão, que denomina as vias públicas do Residencial Parque do Lago. Pelo projeto, as vias receberão os nomes de: Antonio Marques Claro, Dr. Eugênio Lapezak, José Custódio Sobrinho, Celso Aparecido de Oliveira, Carlos Ribeiro, Roberto Carlos Guarido, Mitica Seki Uehara, Cesar Alexandre Nunes, Sérgio Luiz Panceri, Benedito Avelino Bezerra, Antonio Fortini Filho, Manuel Fernandes, Sadayoshi Shimizu, Dr. José Haito Doi, Alcides Serafim Borges e Fabiano Alves.

Comissão: Reunião para analisar 7 projetos

por adm publicado 17/10/2018 08h32, última modificação 17/10/2018 08h32

Orçamento do Município para 2019 está na pauta

 Sob a presidência de Elvira Schen Lima (PPS), a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Campo Mourão reúne-se nesta quarta-feira (17/10), a partir das 10 horas, para apreciar seis projetos de lei e um projeto de resolução. A pauta inclui ainda prestações de contas recebidas de entidades e ofícios do Ministério da Saúde informando sobre a liberação de recursos para o Município.

Dois seis projetos de lei, três são oriundos do Poder Executivo, um é de autoria da Mesa Executiva do Poder Legislativo e dois foram apresentados por vereadores. Entre os projetos está o do vereador Edoel Rocha (PDT) que proíbe a interrupção do fornecimento de energia elétrica - sem aviso prévio – em finais de semana e véspera de feriados. Também será apreciado o projeto que dispõe sobre a proibição da concessão de incentivos fiscais pelo Município a empresa processada ou condenada por envolvimento em ato de corrupção de qualquer espécie ou como coparticipante em ato de improbidade administrativa por agente público (de autoria do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz/PSL).

O projeto de lei de autoria da Mesa Executiva altera a legislação vigente que dispõe sobre o Plano de Carreira e a Estrutura Administrativa do Poder Legislativo, com a regulamentação do cargo de Consultor Legislativo. Um dos projetos oriundos do Poder Executivo trata do orçamento do Município para o exercício financeiro de 2019. Outro altera anexos da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para 2019.

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento do Poder Legislativo é integrada também pelos vereadores Luiz Alfredo e Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano.

Proposta: Opção de hospital particular nos atendimentos do SAMU

por adm publicado 18/10/2018 08h05, última modificação 18/10/2018 08h22

A proposta para que os pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) possam, em Campo Mourão, optar para serem removidos a hospitais privados ou ala particular de hospital público tramita na Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).

Com a medida, a expectativa do vereador é contribuir no sentido de desafogar o setor de emergência de hospitais que atendem pelo sistema público, além de aprimorar o serviço realizado pelo SAMU. “Os locais de atendimento municipal ficariam com uma demanda menos excessiva, desafogando o fluxo e permitindo melhores condições aqueles que dependem tão somente desse tipo de atendimento. Ou seja, do atendimento público municipal”, observa o vereador.

Pelo projeto de Lei apresentado, a opção poderá ser feita pelo paciente ou a família. Porém, caberá ao médico regulador, juntamente com a equipe de atendimento emergencial, avaliar o melhor procedimento para o paciente, levando em conta o estado físico, a gravidade do caso e se o hospital atende o plano de saúde do paciente.

Servidores

O vereador Cabo Cruz também apresentou indicação legislativa que propõe mudança na lei que instituiu o Plano de Cargos e o Sistema de Evolução Funcional dos Servidores Públicos da administração direta de Campo Mourão. Segundo o autor da proposta, a medida tem por “objetivo garantir promoção horizontal por nível de habilitação aos servidores estáveis do Município que concluírem o curso de doutorado, uma vez que a legislação atual estabelece 10 graus de promoção para aqueles que concluírem o mestrado ou doutorado, o que prejudica aqueles que concluíram os dois cursos”, explica.

Condolências

por adm publicado 19/10/2018 08h12, última modificação 19/10/2018 08h12

O Poder Legislativo de Campo Mourão externa votos de condolência à família Piacentini pelo falecimento, nesta quinta-feira (18 de outubro), da matriarca e pioneira Lurdes Piacentini (mãe da vereadora Nelita Piacentini), aos 90 anos. Sua participação sempre foi marcante e intensa nas ações de cunho social e nos movimentos religiosos desde que radicou-se na cidade, há 67 anos. A história do Município também registra sua participação ao lado do esposo, Avelino Piacentini (in memoriam) e dos filhos, em momentos relevantes da construção da Campo Mourão em que hoje vivemos.

 

O Município é imensamente grato.

A família Piacentini, os sentimentos do Poder Legislativo

 

 

Edson Battilani

Presidente da Câmara Municipal

Campo Mourão: Sessões do Poder Legislativo

por adm publicado 22/10/2018 09h02, última modificação 22/10/2018 09h02

As últimas sessões de caráter ordinário do Poder Legislativo de Campo Mourão neste mês de outubro serão realizadas na próxima segunda e terça-feira (22 e 23/10), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro. Abertas ao público, as sessões serão presididas pelo vereador Edson Battilani (PPS).

De acordo com o roteiro prévio serão deliberados seis requerimentos e 84 indicações protocoladas pelos vereadores nas últimas semanas. Duas indicações legislativas apresentadas por vereadores serão encaminhadas para parecer das comissões permanentes.

A ordem do dia do roteiro prévio prevê a discussão e votação de dois projetos de lei. Um de autoria do Poder Executivo que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do Município. Outro projeto é de autoria da mesa executiva do Poder Legislativo e altera a lei que dispõe sobre o Plano de Carreira e Organiza a Estrutura Administrativa da Câmara de Vereadores, com a regulamentação do cargo de Consultor Legislativo.

Congratulações

Na sessão de terça-feira, a Câmara de Vereadores fará a entrega de Moção de Congratulações ao Hospital Santa Casa de Campo Mourão pela conquista do prêmio “Revelação 2017”, conferido à Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da instituição.

A homenagem é resultado de proposição apresentada em abril pelo vereador Sidnei Jardim (PPS), subscrita por outros 10 vereadores: Edilson Martins, Elvira Schen Lima, Cícero Pereira de Souza, Miguel Batista Ribeiro, Luiz Alfredo, Edson Battilani, Edoel Rocha, Nelita Piacentini, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano e Olivino Custódio.

Nos últimos anos, o trabalho de captação de órgãos realizado pela CIHDOTT do Hospital Santa Casa de Campo Mourão vem se intensificando, ganhando destaque no Paraná. Em outubro do ano passado, a comissão foi premiada no Congresso da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos, com mais de 80 leitos, devem ter uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. As CIHDPOTT’s são responsáveis por organizar o hospital para que seja possível identificar potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplante; viabilizar o diagnóstico de morte encefálica; criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade da doação e articular-se com a Central de Transplante do Estado para organizar o processo de doação e captação de órgãos e tecidos.

Doação de órgãos: Comissão do Hospital Santa Casa recebe Moção de Congratulações

por adm publicado 25/10/2018 09h32, última modificação 25/10/2018 09h32

Durante a sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (23/10), a Câmara de Vereadores de Campo Mourão fez a entrega de Moção de Congratulações ao Hospital Santa Casa local pela conquista do prêmio “Revelação 2017”, conferido à Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da instituição.

 

Aprovada por unanimidade, a homenagem prestada pelo Poder Legislativo resultou de proposição apresentada em abril pelo vereador Sidnei Jardim (PPS), subscrita por outros 10 vereadores: Edilson Martins, Elvira Schen Lima, Cícero Pereira de Souza, Miguel Batista Ribeiro, Luiz Alfredo, Edson Battilani, Edoel Rocha, Nelita Piacentini, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano e Olivino Custódio.

Coube ao vereador autor da proposição, Sidnei Jardim, juntamente com o vice-prefeito, Beto Voidelo (que representou o prefeito Tauillo Tezelli), fazer a entrega da Moção de Congratulações ao presidente do Hospital Santa Casa, Pedro Montans Baer. Vários integrantes da diretoria da instituição hospitalar e membros da CIHDOTT, além de lideranças locais e representantes de órgão ligados a área da saúde, participaram da cerimônia.

Nos últimos anos, o trabalho de captação de órgãos realizado pela CIHDOTT do Hospital Santa Casa de Campo Mourão vem se intensificando, ganhando destaque no Paraná. Em outubro do ano passado, a comissão foi premiada no Congresso da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos, com mais de 80 leitos, devem ter uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. As CIHDPOTT’s são responsáveis por organizar o hospital para que seja possível identificar potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplante; viabilizar o diagnóstico de morte encefálica; criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade da doação e articular-se com a Central de Transplante do Estado para organizar o processo de doação e captação de órgãos e tecidos.

Cerimônia

Após a entrega do diploma, o vereador Sidnei Jardim fez uso da palavra para destacar a importância do trabalho realizado pelo Hospital Santa Casa de Campo Mourão e a atuação da comissão homenageada. Também o vice prefeito Beto Voidelo teceu elogios ao trabalho realizado pela Santa Casa e enfatizou o alcance do trabalho de captação de órgãos para transplantes.

Em nome da Santa Casa falou o presidente Pedro Baer, que agradeceu a homenagem, enalteceu o trabalho da CIHDOTT e conclamou o poder público e a comunidade a continuarem unidos em torno da instituição hospitalar. Ao final discursou o presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani.

Alunos propõem incentivo para adequação de calçadas

por adm publicado 25/10/2018 17h37, última modificação 25/10/2018 17h37

Em carta aberta protocolada na Câmara de Vereadores de Campo Mourão, alunos do segundo ano da Escola Municipal Gurilândia propuseram a criação de incentivo fiscal para os proprietários de imóveis que regularizem as calçadas de acordo com as normas vigentes, garantido acessibilidade aqueles com mobilidade reduzida. Também sugeriram a criação de um aplicativo digital que indique aos usuários os locais com melhores condições de trafegabilidade.

Cinco alunos da escola localizada na área central da cidade, acompanhados da professora Regina Aparecida Oliveira Biazon, fizeram nesta quarta-feira (24/10) a entrega do documento com as propostas ao presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani.

A carta aberta , os estudantes citam inicialmente um trecho da Constituição Federal: : Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”. Na sequência salientam a necessidade dos vereadores não se esquecerem jamais desse referencial, acrescentando “É sabido que é indispensável a participação popular nas questões políticas considerando que as decisões tomadas no âmbito das instituições públicas afetam diretamente a vida de todos os cidadãos”.

A proposta apresentada sugere a criação de desconto de 10 por cento no valor do IPTU no ano seguinte a execução da adequação da calçada. “Assim ganhará o contribuinte, a comunidade e a cidade ficará mais bonita e organizada”, acentuam os alunos na carta aberta.

Heloísa Biazon, Natália Riazon, Estela Schroder, Giovana Ventura e Adrian Nogaroli foram os alunos que apresentaram as propostas.

Vereador Cabo Cruz faz solicitações a prefeitura

por adm publicado 26/10/2018 17h02, última modificação 26/10/2018 17h02

Nas sessões que a Câmara Municipal de Campo Mourão realizou nesta semana, o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), formulou uma série de reivindicações a prefeitura, através de indicações deliberadas em plenário. Pediu, por exemplo, a instalação de iluminação pública na rua das Tilápias, no trecho entre a rua dos Pioneiros e a Estrada Boiadeira (vila Cândida).

O vereador solicitou também a reforma da pista da canha de malha localizada na avenida dos Pardais (jardim Tropical I), a readequação com cascalhamento na extensão da ruas 6 da vila Guarujá (que dá acesso a escola municipal Castro Alves) e a construção de redutor de velocidade na avenida José Custódio de Oliveira (nas proximidades do Bar do Italiano) e nas ruas Tapejara e Rolândia (conjunto habitacional Parigot de Souza). Pediu ainda a eliminação de árvore situada na rua Assad Nasser (jardim Damasco), que encontra-se pode e eminente risco de queda sobre residência.


Vereador pede melhorias e serviços de manutenção

por adm publicado 26/10/2018 17h04, última modificação 26/10/2018 17h04

O asfaltamento ou ao menos o cascalhamento do trecho paralelo a BR 158, que dá acesso ao Conjunto Habitacional Milton de Paula Walter a aos jardins Esperança e Modelo, foi uma das reivindicações que o vereador Sidnei Jardim (PPS) apresentou esta semana na Câmara Municipal. Para comprovar a precariedade da via – que sequer tem sinalização -, o vereador anexou fotos ao pedido encaminhado ao prefeito Tauillo Tezelli.

Sidnei Jardim também solicitou a execução de serviços de manutenção nas janelas da Casa da Cultura Thomaz Edison de Andrade Vieira (inclusive com a substituição de vidro quebrados), além da execução de reparos na pavimentação da avenida Capitão Índio Bandeira para eliminar buracos próximos ao meio fio. Em outras duas indicações pleiteou a realização de serviços de limpeza e capinagem – com urgência – em terrenos localizados nas ruas Abelar Gonçalves Neto (jardim Parque das Acácias) e Aleluia (jardim Maria Barleta), com a identificação e penalização dos responsáveis pelo lixo depositado no local.

O vereador pediu ainda a realização de serviços de manutenção em bueiro localizado na avenida Miguel Luiz Pereira (cruzamento com a avenida Comendador Norberto Marcondes) e a substituição de luminárias queimadas na travessa Dom Bosco (Lar Paraná), na avenida Paraná (jardim Nossa Senhora Aparecida) e nas ruas João Vecchi (jardim Paulino), Guarani (Lar Paraná), Ponta Grossa (jardim Tropical) e Andirá (jardim Flora).

A fiscalização e tomada das medidas cabíveis com relação ao estacionamento de caminhões e bi-trens em vias públicas do jardim Araucária após às 18 horas e nos finais de semana e feriados foi outro pedido feito a prefeitura pelo vereador Sidnei Jardim.


Vereadores fazem reivindicações

por adm publicado 26/10/2018 17h07, última modificação 26/10/2018 17h07

Nesta semana, através de indicações apresentadas na sessão da Câmara Municipal, o vereador Olivino Custódio (PSC) solicitou a adequação da estrada rural que liga a Comunidade da Água da Binga a BR 272 e a substituição de luminárias queimadas na rua Francisco Preisner (jardim Santa Cruz).

Já o vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) pediu a pavimentação da rua Reineiro Bernardes (jardim Alcântara). Por sua vez, o vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT) reivindicou a execução de melhorias na iluminação pública da avenida Armelindo Trobini (entre as ruas João Batista Perdoncini e dos Colonizadores – jardim Albuquerque).

Os vereadores Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) e Jadir Soares – Pepita (PPS) pleitearam a execução de pavimentação asfáltica na avenida Pedro Viriato de Souza Filho (entre a avenida da Natureza e a rua Galo da Serra – jardim Tropical).

Pedidos vão de reparos em banheiro de UBS a asfalto

por adm publicado 30/10/2018 16h02, última modificação 30/10/2018 16h02

Providências em relação ao banheiro da unidade básica de saúde do jardim Alvorada, que encontra-se interditado, foi uma das reivindicações que a vereadora Nelita Piacentini (PR) encaminhou a prefeitura de Campo Mourão, através de proposição apresentada na Câmara Municipal.

Ela também solicitou a execução de poda na árvore existente dentro do Terminal de Transporte Coletivo Urbano “Pioneiro Benedito Martins de Almeida” (centro) e o asfaltamento das ruas Antônio Kloster Sobrinho, Antônio Zaramela, Déa Ribas do Amaral, Geraldo Walter Bronzel, Genoveva Kolodziewska Lepinski, Nelson Behrens e Pioneiro Alberto Tanigut (jardim Silvana).

Outras melhorias reivindicadas pela vereadora Nelita Piacentini: colocação de placas proibindo o estacionamento de caminhões e carrocerias na rua Engenheiro Mercer e na travessa Girassol (em frente a praça Alice Alves de Macena – jardim Santa Nilce I). limpeza no paredão da subestação da Copel (rua Engenheiro Mercer – jardim Conrado) para evitar que outros andarilhos se instalem no local. Também pediu que o prédio onde funcionava o Centro de Integração do jardim Modelo (que foi transferido para o Clube de Mães) seja destinado para alguma outra atividade, com a realização de limpeza interna e externa, além da colocação de vigia para evitar depredações.

Nelita Piacentini solicitou ainda que todo o sistema de iluminação da praça São José (centro) seja ligado nos finais de semana. Ela quer ainda que sejam ligadas as luzes da praça do conjunto habitacional Capricórnio sejam ligadas, pois é no período noturno que os moradores fazem uso do logradouro.

Louvor

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, requerimento de voto de louro – de autoria da vereadora Nelita Piacentini – a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pela inauguração do Centro da História da Família (CHF) em Campo Mourão.

Módulo Odontológico no Modelo

por adm publicado 30/10/2018 16h03, última modificação 30/10/2018 16h03

Atualmente, os moradores do jardim Modelo que necessitam de atendimento odontológico pela Rede Municipal de Saúde precisam se deslocar até a unidade do jardim Tropical. Na última sessão do Poder Legislativo, o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) apresentou indicação para que a prefeitura instale um Módulo Odontológico anexo à unidade básica de Saúde “Benedita Duarte”, no jardim Modelo, aproveitando as antigas instalações da UBS.

Tucano reivindicou ainda a pintura do redutor de velocidade localizado na rua Edmundo Mercer (jardim Copacabana), além da realização de serviços de limpeza e manutenção em bueiro situado na rua Engenheiro Mercer (jardim Santa Nilce II). Também pediu a construção de redutores de velocidade – com a execução da devida sinalização – nas ruas Antônio Constâncio de Souza (jardim Paulista) e Ivo Bichara (jardim Nossa Senhora Aparecida).

Através de outra indicação, o vereador Tucano solicitou a pintura de faixas de pedestre, de redutor de velocidade e de estacionamento de carros e motos na rua Prefeito Roberto Brzezinski (entre as avenida Manoel Mendes de Camargo e José Custódio de Oliveira e entre as avenidas Goioerê e Comendador Norberto Marcondes – centro).

Câmara: Méritos Temáticos tem reunião

por adm publicado 30/10/2018 16h05, última modificação 30/10/2018 16h05

Dois projetos de lei fazem parte da pauta para a reunião que a Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara Municipal de Campo Mourão realiza nesta quarta-feira (31/10), a partir das 10 horas, sob a presidência de Edoel Rocha (PDT). Outros dois projetos encontram-se em fase de diligência na comissão.

Um dos projetos que será analisado nesta quarta-feira dispõe sobre a proibição da concessão de incentivos fiscais pelo Município a empresa processada ou condenada por envolvimento em corrupção de qualquer espécie ou como coparticipante em ato de improbidade administrativa por agente público. O autor do projeto é o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).

O segundo projeto é de autoria do vereador Edoel Rocha e proíbe a interrupção dos serviços de fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento, assim como os cortes de energia, sem aviso prévio, nas sextas-feiras, véspera de feriados, nos finais de semana (até às 8 horas de segunda-feira).

A Comissão Permanente de Méritos Temáticos é integrada por três vereadores: Edoel Rocha, Nelita Piacentini e Olivino Custódio.

Pepita quer melhorias na iluminação pública

por adm publicado 01/11/2018 10h20, última modificação 01/11/2018 10h20

Doze das indicações que o vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) apresentou na última sessão da Câmara Municipal de Campo Mourão foram com pedidos à prefeitura de melhorias e investimentos no sistema de iluminação pública. As reivindicações já foram encaminhadas ao prefeito Tauillo Tezelli.

O vereador solicitou a instalação de iluminação pública em trechos da Via Lauro de Oliveira Souza (jardim Batel) e das ruas Flamboyant (jardim Paulista) e Pioneiro Ladislau Lonkoski. Também pediu a substituição de luminárias queimadas na rua Francisco Albuquerque (centro) e o rebaixamento da iluminação nas ruas João Bueno, Lino Hermógenes da Silva, Porto Alegre, Antônio Frederico Ozanan (jardim Tomasi), Graúna e Edmar Caetano Pinto (jardim Orly), José Francisco da Silva (jardim Lopes) e José Voidelo (jardim Voidelo).

Pepita reivindicou ainda a execução de serviços de pavimentação nas ruas Flamboyant e Taquari (jardim Paulista).

Transferência da Casa de Apoio ao Doente de Câncer

por adm publicado 01/11/2018 10h22, última modificação 01/11/2018 10h22

Indicação para que a Casa de Apoio aos Doentes de Câncer de Campo Mourão passe a funcionar no imóvel ocupado pelo Albergue Noturno José do Patrocínio, no jardim Alcântara, foi apresentada na Câmara Municipal pelo vereador e advogado Edoel Rocha (PDT).

A proposição, encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli, é no sentido de que a transferência aconteça assim que o imóvel seja desocupado. A Casa de Apoio dos Doentes de Câncer funciona em uma velha casa de madeira, em péssimas condições. Segundo o vereador, as camas estão infestadas por cupins e foram encontrados focos do escorpião amarelo “causando transtornos e insegurança a todos os que utilizam o local”, explica Edoel Rocha.

O vereador também apresentou indicações para que a prefeitura providencie a substituição de luminárias queimadas na avenida Presidente Kennedy (jardim Lar Paraná), o nivelamento asfáltico na rua Dr. Carlos Boeing (jardim Albuquerque) e a construção de calçadas em todo o entorno do estádio municipal do jardim Aeroporto.

Em outras proposições apresentadas na última sessão do Poder Legislativo, o vereador Edoel Rocha solicitou a aquisição de equipamentos de aferição de pressão arterial para a unidade básica de saúde do jardim Cidade Nova, a extração de árvores localizadas na rua Akibono (jardim Lar Paraná) e a realização de limpeza e roçada nos arredores e também na parte interna do estádio municipal do jardim Aeroporto.

Lar Paraná: Lombada eletrônica na av. Presidente John Kennedy

por adm publicado 05/11/2018 14h18, última modificação 05/11/2018 14h18

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento do vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) com pedido ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que seja instalada uma lombada eletrônica na avenida Presidente John Kennedy (que corta a Asa Oeste da cidade).

No ano passado, o pedido já havia sido feito ao órgão federal. Segundo ofício remetido pelo Dnit na ocasião, datado de 21 de março de 2017, estudos seriam realizados para verificar a viabilidade da instalação de um equipamento de radar na via. Como nenhuma decisão foi anunciada, o vereador reapresentou a reivindicação “pois aumentou o número de acidentes naquela via, inclusive com vítimas fatais”, alerta Edoel Rocha.

O pedido é para que a lombada eletrônica seja instalada no sentido Goioerê- Campo Mourão, no trecho compreendido entre as ruas 27 de Dezembro e Lemos do Prado (jardim Lar Paraná).

Mão Única

Edoel Rocha também sugeriu a prefeitura que providencie a execução de estudo visando a transformação da avenida Ney Braga, entre a avenida Manoel Mendes de Camargo (semáfaro) e a rua Hamilton Tavella Borges, em via de mão única.

A proposição do vereador atendeu solicitações de comerciantes instalados no trecho da via pública, tendo em vista que a avenida Ney Braga está muito estreita. Com a transformação em via de mão única, poderão ser utilizados os dois lados para estacionamento de veículos.

O vereador apresentou ainda indicação para que a administração municipal substituta as luminárias existentes nos postes da rua Roberto Brzezinski (do cento ao rua das Araucárias – jardim Araucária) por lâmpadas de maior potência.

Edoel Rocha é autor também de projeto de lei que Determina a Sanepar a transferência da titularidade da conta de água para o nome do inquilino, quando se trata de imóvel locado ou cedido.

Batel e Pio XII: Battilani pede Clube de Mães

por adm publicado 05/11/2018 14h21, última modificação 05/11/2018 14h21

O prefeito Tauillo Tezelli recebeu nesta semana indicação da Câmara Municipal, de autoria do vereador Edson Battilani (PPS), para que seja agilizada a instalação de unidades do Clube de Mães nos jardins Batel e Pio XII.

“O pedido justifica-se pela necessidade de projetos principalmente de capacitação profissional, inserindo as pessoas no contexto social a ponto de torná-las independentes economicamente, direcionando-as para o mercado de trabalho, estimulando o empreendedorismo e rendas alternativas. Também contribuindo com a qualidade de vida, o conhecimento cultural, ambiental e econômico”, explica o vereador.

Através de outra indicação, Battilani solicitou a prefeitura que seja determinada a limpeza de lote na rua São José (próximo a antiga pista de treinamento da Auto Escola Allan).

Reiterados

Dezessete indicações apresentadas por Edson Battilani foram para reiterar reivindicações encaminhadas anteriormente ao Poder Executivo (algumas apresentadas três vezes nos últimos dois anos). Por exemplo, a instalação de sistema de controle de velocidade na rua Vila Rica (jardim Flora), a instalação de iluminação pública na rua Quinto Slomp (a partir do jardim Copacabana até o jardim Ipanema) e elaboração de projeto de arborização para o jardim Parque das Acácias e as avenidas Luciano Marmontel e do Bosque (jardim Araucária).

Mais pedidos reiterados pelo vereador: busca de parceria com a Copel para a implantação do Projeto Cultivar Energia – Hortas Comunitárias, recuperação da pavimentação asfáltica de oito ruas do Parque Industrial I – Augusto Tezelli Filho, construção de ciclovia na faixa de domínio da BR 487 (entre o perímetro urbano e o portal de acesso ao Parque Estadual Lago Azul), doação de terreno ao Ministério Público para a construção de sede própria ao lado do novo fórum, etc.

Em C. Mourão: Maus tratos a animais punidos com sanções e penalidades

por adm publicado 05/11/2018 14h23, última modificação 05/11/2018 14h23

Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita Indicação Legislativa de autoria da vereadora Elvira Schen Lima (PPS) que estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus tratos aos animais. A iniciativa visa promover uma atualização da legislação de proteção animal vigente, contemplando novos preceitos, compatíveis com a nova demanda da sociedade.

A minuta de projeto de lei que acompanha a proposição define como maus tratos contra animais toda e qualquer ação decorrente de imprudência, imperícia ou ato voluntário e intencional que atente contra sua saúde e necessidades naturais, físicas e mentais. Também enumera 17 situações de maus tratos. Por exemplo, abandoná-los (em qualquer circunstância), mantê-los sem abrigo ou em lugares em condições inadequadas, abusá-los sexualmente, deixar - o motorista ou qualquer outro passageiro do veículos – de prestar o devido atendimento a animais atropelados, etc.

Também é estabelecido na minuta que não se considera maus tratos contra animais a prática regular de rodeio, prova de montaria, prova de laço, apartação, prova de rédeas, prova de balizas, prova dos três tambores, team penning, work penning, ranch sorting, hipismo clássico e hipismo rural. No caso de animais abandonados em residências cujo locatário tenha rescindido o contrato e deixado de residir no local, a responsabilidade será do locador e do locatário, que responderão solidariamente pelas penalidades.

As penalidades administrativas começam com advertência por escrito e vão as sanções restritivas de direito, passando por multa de R$ 2 mil, apreensão de animais, instrumentos, apetrechos ou equipamentos de qualquer natureza utilizados na infração; destruição ou inutilização de produtos e suspensão parcial ou total das atividades.

Já as sanções restritivas de direito vão de suspensão de registro, licença, permissão, autorização ou alvará até a proibição de contratar com a administração pública pelo período de três anos.,

Elvira Schen Lima explica que a proposta apresenta uma estrutura que inclui temas antes não abordados na Lei nº 1410 e tem por objetivo contribuir para a proteção da vida animal “em virtude dos inúmeros casos de agressão, maus tratos e abandono nos quais são submetidos os animais”, acentua.

“Tucano” propõe plantio de grama nos terrenos baldios

por adm publicado 05/11/2018 14h23, última modificação 05/11/2018 14h23

“Padronização ecológica de lotes vagos” é o objetivo da proposta apresentada pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) na Câmara Municipal de Campo Mourão. Além de melhorar o aspecto urbanístico da cidade com o plantio de grama nos terrenos baldios, a medida contribuiria para reduzir o acúmulo de mato e lixo nesses lotes, que resultam na proliferação de insetos e mosquitos transmissores de doenças (inclusive da dengue).

“Tucano” apresentou a proposta através de Indicação Legislativa ao prefeito Tauillo Tezelli para que a medida seja incluída no Código Municipal de Limpeza Urbana. Pela minuta do projeto de lei que acompanha a proposição, o plantio de grama deve ser feito pelos proprietários dos imóveis vagos, com a utilização da grama tipo Zoysia Japônica (grama esmeralda).

Na justificativa da Indicação Legislativa, o vereador explica que a medida vai amenizar o impacto visual e ambiental dos lotes sem edificação. E acrescenta: “E com isso promover também a prevenção contra a violência urbana, acabando com possíveis esconderijos de meliantes e gerando uma melhor sensação estética da cidade”.

Legislativo realiza sessões na segunda e terça-feira

por adm publicado 05/11/2018 14h44, última modificação 05/11/2018 14h44

As primeiras sessões de caráter ordinário do Poder Legislativo de Campo Mourão, neste mês de novembro, serão realizadas na próxima segunda e terça-feira (5 e 6/112), a partir das 19 horas. Abertas ao público, acontecerão no Plenário Vereador José Pereira Carneiro, sob a presidência de Edson Battilani (PPS).

Sessenta e cinco indicações e oito requerimentos, protocolados pelos vereadores nas últimas semanas, serão deliberados nas sessões. O roteiro prévio prevê ainda a apresentação e encaminhamento de quatro indicações legislativas para a apreciação das comissões permanentes.

Da ordem do dia do roteiro prévio constam três projetos de lei para discussão e votação. Um deles, de autoria do vereador Edoel Rocha (PDT), proíbe a interrupção dos serviços de fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento, assim como os cortes de energia, sem aviso prévio, nas sextas-feiras, véspera de feriados, nos finais de semana (até às 8 horas de segunda-feira).

Outro projeto, de autoria do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), dispõe sobre a proibição da concessão de incentivos fiscais pelo Município a empresa processada ou condenada por envolvimento em corrupção de qualquer espécie ou como coparticipante em ato de improbidade administrativa por agente público.

Comissão

A Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública de Campo Mourão reúne-se às 9 horas da segunda-feira para apreciar três projetos de lei – um oriundo do Poder Executivo e dois de autoria de vereadores -, que também poderão ser levados a votação nas sessões ordinárias. Jadir Soares – Pepita (PPS) é o presidente da comissão, integrada ainda pelos vereadores Professor Cícero Pereira de Souza (PT) e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).

10 de Outubro: Comenda para a Marujo Sport

por adm publicado 12/11/2018 13h28, última modificação 12/11/2018 13h28

Na sessão realizada na noite desta segunda-feira (5/11), a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou a outorga da Comenda 10 de Outubro à empresa Marujo Sport, que em dezembro comemora 17 anos de fundação e atividade na cidade. Com cerca de 15 funcionários, a empresa atende não apenas Campo Mourão, mas uma vastíssima região.

O autor do projeto de resolução para a concessão da honraria foi o vereador Edilson Martins (PR), mas os demais 12 mourãoenses subscreveram a proposição. Em breve deverá ser marcada a data para a entrega da Comenda 10 de Outubro, que é destinada a homenagear empresas privadas e públicas, além de instituições, que prestam serviços relevantes, credoras do conhecimento e gratidão do povo mourãoense.

A empresa foi inaugurada no dia 17 de dezembro de 2001 como Marujo Caça, Pesca e Camping, instalada em uma sala localizada na avenida Manoel Mendes de Camargo (próximo à prefeitura). A frente do empreendimento, Ivone Nazari e Alcir Rodrigues da Silva, que eram funcionários de uma loja do mesmo ramo em Cascavel e que decidiram empreender. A cidade escolhida para iniciarem a carreira de empresários foi Campo Mourão, atraídos pela economia baseada na agricultura e a inexistência na época de lojas especializadas em armas e material de pesca e camping .

Com o êxito alcançado pelo empreendimento, que tem como sócios proprietários, a loja foi transferida em 2005 para a avenida Capitão Índio Bandeira, passando a ocupar um imóvel de maior dimensão para viabilizar a ampliação da linha de produtos comercializados e assegurar bom atendimento aos clientes. Surgiu aí a Marujo Sport, agregando a linha de esporte e o aumento significativo do quadro de funcionários.

Alcir Rodrigues da Silva é o presidente da Associação Comercial e Industrial (Acicam) e neste ano recebeu o Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná, outorgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio). Ivone Nazari faz parte da diretoria da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região (Cmeg).

União: Vereadores contrários a corte no orçamento de Assistência Social

por adm publicado 12/11/2018 13h30, última modificação 12/11/2018 13h30

Os 13 vereadores de Campo Mourão subscreveram pedido a todos os deputados federais do Paraná manifestando preocupação com as implicações decorrentes da drástica redução na proposta orçamentária para 2019 para a área de assistência social, atingindo serviços e programas. No manifesto encaminhado aos parlamentares, o Poder Legislativo de Campo Mourão pede que envidem esforços para corrigir as distorções do orçamento para o próximo ano, derrubando o veto presidencial a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2019).

Na proposta apresentada pelo governo federal há a previsão de redução de 49,46 por cento do orçamento para a assistência social, com corte de 44 por cento no Benefício de Prestação Continuada (BPC) concedido as pessoas com deficiência física e de 57,39 por cento à pessoa idosa. “Tal benefício ofertado às pessoas em condição de vulnerabilidade social consiste em despesa obrigatória, prevista constitucionalmente, portando deve ter prioridade orçamentária”, destaca o manifesto.

A iniciativa dos vereadores mourãoenses atende conclamação feita pelo Fórum das Entidades Socioassistenciais de Campo Mourão. Acentua o manifesto que o impacto do déficit nos serviços assistenciais acarretará na redução dos atendimentos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), abrangendo cerca de 10 milhões por ano às pessoas e famílias em situação de desemprego, fome e eminência de violência doméstica. Também reduzirá os atendimentos nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), no percentual de 50 por cento dos atendimentos as pessoas e famílias em situação de violência doméstica ou comunitária.

O corte orçamentário levará ainda a redução dos atendimentos de pessoas em situação de rua (cerca de 280 mil por mês no cenário de aumento desse grupo populacional frente à crise 3econômica) e na redução das equipes que atendem e identificam pessoas de rua, incluindo crianças e adolescentes em trabalho infantil ou exploração sexual que impacta na redução de cerca de 700 mil atendimentos.

Outro ponto abordado no manifesto é a redução de 133 mil vagas em abrigos (orfanatos e asilos), que impacta na redução de 39 mil vagas para crianças e adolescentes, 58 mil vagas para idosos e 27 mil para adultos desabrigados ou em situação de rua.

O Poder Legislativo de Campo Mourão reivindicou aos deputados federais do Paraná a revisão da proposta orçamentária para a Assistência Social (em âmbito nacional) para o próximo ano, além da derrubada do veto presidencial a LDO/2019.

ATI para o Barreiro das Frutas

por adm publicado 12/11/2018 13h34, última modificação 12/11/2018 13h34

A instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) no terreno ao lado da Associação de Moradores do Barreiro das Frutas foi reivindicada ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador e advogado Edoel Rocha (PDT). Trata-se de um pedido das famílias que residem naquela localidade rural.

O vereador também apresentou requerimento na Câmara Municipal para que a prefeitura informe por que os equipamentos para a implantação de uma ATI anexa ao ginásio de esportes Valternei de Oliveira (jardim Lar Paraná) ainda não foram instalados. Indagou ainda sobre quando serão instalados. As informações são de que os aparelhos já encontram-se no local.

Outras reivindicações apresentadas por Edoel Rocha à administração municipal: manutenção do sistema de iluminação pública da travessa Antônio Godniuk (jardim Bandeirantes), construção de redutor de velocidade na avenida Ney Braga (em frente ao cemitério municipal São Judas Tadeu), instalação – em caráter de urgência – de uma lombada eletrônica (radar) na avenida Armelindo Trombini (jardim Albuquerque) e a notificação de dois terrenos situados na rua Ivailândia (jardim Tropical II) para que os proprietários façam a limpeza do imóvel.

DER

Ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o vereador Edoel Rocha solicitou a realização de estudo para a implantação de sinalização vertical (placa de advertência) na BR 158 (saída para Maringá) proibindo a conversão à esquerda para a rua Engenheiro Mercer (acesso a capela mortuária do Prever).

Também pediu a realização de estudo para a implantação de trevo de acesso – para acesso a esquerda – na rua Alcides Hauagge, na BR 158 (jardim Santa Cruz). “O trevo visa prevenir acidentes automobilísticos, uma vez que o movimento no local é muitíssimo intenso, principalmente nos horários de aulas no campus da Faculdade Integrado”, alerta o vereador.

Novas ligações entre os jardins Paulino e Europa

por adm publicado 14/11/2018 08h09, última modificação 14/11/2018 08h09

Gestões para que a prefeitura de Campo Mourão faça a abertura de novas vias públicas ligando os jardins Paulino e Europa I e II foram iniciadas pelo vereador Jadir Soares – Pepita (PPS), através de proposição apresentar na última sessão do Poder Legislativo.

O pedido é para que sejam ligadas as ruas Dr. Antônio Fernando (jardim Paulino) a ruas Rússia (jardim Europa I). Também que seja aberta uma via ligando as ruas Dr. Hugo Lisot Slomp (jardim Paulino) a rua projetada “B” (jardim Europa II). Destaca o vereador Pepita que a abertura das novas vias facilitará o acesso dos moradores que vem do centro e residem nos jardins Europa I e II, que atualmente precisam fazer a volta pelo conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira.

Outras reivindicações apresentadas pelo vereador: transformação da rua Miss Yolanda em mão única no trecho da avenida Presidente John Kennedy a rua Duque de Caxias (jardim Lar Paraná), recuperação da malha asfáltica de trechos da rua Conrado (jardim Conrado) e da travessa Geraldo Bastos (jardim São Sebastião) e a execução de roçada, limpeza, manutenção do alambrado, demarcação e pintura das traves do campo de futebol do jardim Paulino.

Para o Centro Municipal de Educação Infantil Afonso Staniszewski, o vereador Pepita solicitou a construção de cobertura nas laterais do refeitório, enquanto para o Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz pleiteou a construção de rampas de acesso ao pátio. Também pediu a adequação da avenida Manoel Mendes de Camargo (entre as ruas Laurindo Borges e Santos Dumont) para o devido escoamento da água.

Em conjunto

Duas indicações foram apresentadas, em conjunto, pelos vereadores Jadir Soares – pepita (PPS) e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL). Uma para a construção de um quiosque e uma quadra de malha nas dependências da escola municipal Professor Domingos José de Souza (com entrada pela rua Cardeal – jardim Tropical I) e a execução de roçada de terreno na avenida dos Lagos (jardim Tropical II).

Tucano pede semáfaros na av. Capitão Índio Bandeira

por adm publicado 14/11/2018 08h13, última modificação 14/11/2018 08h13

A instalação de dois semáforos na avenida Capitão Índio Bandeira – no cruzamento com as ruas Mato Grosso e Francisco Albuquerque – foi sugerida nesta semana à prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR). Melhorar e garantir segurança na travessia dos cruzamentos na principal avenida da cidade é o objetivo.

Na justificativa da proposição apresentada através do Poder Legislativo, o vereador salienta: “devido ao aumento de tráfego de veículos em nossa cidade, a sinalização semafórica vem ajudar na organização do trânsito e garantir uma maior segurança para motoristas e pedestres”, explica.

Tucano também solicitou a pintura de pedestres e a colocação de placas de sinalização no cruzamento da avenida Comendador Norberto Marcondes com a rua Brasil (centro) e a mudança no sentido de tráfego dos veículos na rua das Andorinhas (entre as ruas Vereador Valdomiro Cilião de Araújo e Falcão – vila Teixeira).

Outras melhorias pleiteadas pelo vereador: corte de grama, limpeza, reforma do alambrado e instalação de cobertura e iluminação na quadra de esportes (futebol suíço) da Associação de Moradores da Comunidade Rural KM 128, recape ou tapa buraco na rua Engenheiro Mercer (jardim Santa Nilce I) e limpeza e corte de tampa de bueiro rua Engenheiro Mercer (jardim Santa Nilce II).

Colégio Militar

Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou requerimento do Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano com pedido ao presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), Andrey Legnani, bem como ao deputado estadual Douglas Fabrício, para que manifestem apoio junto ao Governo do Estado para a instalação de um Colégio Militar em Campo Mourão.

Preservação do Black Bass é o objetivo em C. Mourão

por adm publicado 19/11/2018 08h18, última modificação 19/11/2018 08h18

Indicação legislativa que propõe a proibição da captura, embarque, transporte, comercialização, processamento, industrialização e a guarda do peixe da espécie Bass/Black Bass em Campo Mourão encontra-se em apreciação nas comissões permanentes do Poder Legislativo do Município. O autor da proposição é o vereador Edilson Martins (PR) e o objetivo é preservar a espécie por 10 anos e promover o repovoamento.

Segundo o vereador, a proibição é uma reivindicação de grupos de pescadores para que seja preservada a espécie e estimulada a pesca esportiva. A mi nuta do projeto de lei que acompanha a Indicação Legislativa autoriza a pesca da espécie apenas na modalidade “Pesque e solte”. Edilson Martins acentua que a medida fomentaria o turismo de pesca esportiva no Município “pois essa espécie de peixe não é comercializada para consumo no Brasil. No estado de São Paulo, por exemplo, a indústria de pesca esportiva tem um a movimentação de R$ 500 milhões”.

A minuta do projeto de lei permite ainda a pesca para fins científicos e prevê a celebração de parcerias pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente com instituições públicas ou privadas de pesquisa com a finalidade de monitorar os estoques pesqueiros.

Vereador quer melhorias

por adm publicado 19/11/2018 08h19, última modificação 19/11/2018 08h19

A substituição de luminárias queimadas nas ruas Regina Fabris Trivelatto (jardim Aeroporto) e Sabiá (jardim Tropical) foi apenas uma das melhorias que o vereador e advogado Sidnei Jardim (PP) reivindicou nesta semana a prefeitura de Campo Mourão. Através de outras indicações apresentou na última sessão do Poder Legislativo, o vereador também solicitou a execução de serviços de manutenção em bueiro localizado na avenida Perimetral Tancredo Neves (entre a avenida Miguel Luiz Pereira e a rua Apolonia Staniszewski), além da limpeza e capinagem de terreno situado na avenida Jorge Walter (entre as ruas Laurindo Borges e Santa Cruz).

“Coração da Mulher” em C. Mourão

por adm publicado 19/11/2018 08h22, última modificação 19/11/2018 08h22

Através de Indicação Legislativa recentemente apresentada na Câmara Municipal, o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) deu início a gestões junto ao prefeito Tauillo Tezelli para que o Município institua a campanha “Coração da Mulher” em Campo Mourão. Alertar e orientar às mulheres sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares é o objetivo.

A minuta de projeto de lei que acompanha a proposição do vereador estabelece que a campanha deverá ser realizada anualmente na última semana de setembro, coincidindo com a Semana Nacional do Coração e com a Semana Municipal de Prevenção e Informação sobre Doenças Cardiovasculares. Por meio da Secretaria da Saúde, a administração municipal deverá realizar campanhas e reunir entidades que envolvam as mulheres, grupos médicos e representantes da sociedade civil, a fim de promover palestras e outras atividades.

Poluição sonora

O vereador Tucano também apresentou indicação legislativa para que seja alterada a lei municipal – de 1965 – que regula o uso de máquinas, motores, alto falantes, fogos de artifício, anúncios e tudo mais que cause ruído no perímetro urbano de Campo Mourão. Pela proposição em tramitação na Câmara Municipal, a prefeitura somente concederá autorização ou licença de venda ou comércio de venda de bombas, rojões, foguetes, fogos de artifício e explosivos em geral que causem poluição sonora, desde que os estampidos sejam silenciosos, a fim de proteger o bem estar da comunidade, dos enfermos e dos animais.

Legislativo: Comissões Permanentes têm reuniões

por adm publicado 19/11/2018 08h23, última modificação 19/11/2018 08h23

Duas comissões permanentes da Câmara Municipal de Campo Mourão têm reuniões marcadas para a manhã de segunda-feira (19/11). Na pauta, a análise de projetos de projetos de lei e outras matérias que poderão ser levadas a discussão e votação nas próximas sessões ordinárias do Poder Legislativo.

Às 8h30min, sob o comando do presidente Jadir Soares (Pepita) reúne-se a Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública. Um dos projetos que consta da pauta estabelece normas para os atendimentos emergenciais pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) quanto a remoção de pacientes para hospitais privados. O autor do projeto é o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz.

Para às 10 horas está marcada reunião da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, que é presidida pela vereadora Elvira Schen Lima. Entre os projetos que constam da pauta de trabalho está a proposta de alteração na legislação que instituiu o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam).

Utilidade Pública

A vereadora Nelita Piacentini protocolou projeto de lei que declara de utilidade pública o conselho da Comunidade da Comarca de Campo Mourão.

Carneiro no Buraco: Vereador quer mais informações

por adm publicado 19/11/2018 13h27, última modificação 19/11/2018 13h27

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento do vereador e advogado Luiz Alfredo para que a prefeitura forneça mais documentos e informações referentes a prestação de contas da Festa Nacional do Carneiro no Buraco/2018.

A administração municipal terá de encaminhar ao Poder Legislativo, no prazo máximo de 30 dias, relatório especificando as receitas e despesas do evento, por item. Também terá de informar quais as atividades – serviços e/ou entretenimento foram desenvolvidos nos parque de exposição durante a última Festa Nacional do Carneiro no Buraco.

Através do requerimento, o vereador pediu ainda um demonstrativo – por meio de planta baixa do parque de exposição – do local de cada uma dessas atividades, apontando as respectivas receitas geradas (sejam de origem pública, privada ou parcerias com entidades).

Sessões ordinárias da Câmara de Vereadores

por adm publicado 19/11/2018 13h28, última modificação 19/11/2018 13h28

A população está convidada para acompanhar as últimas sessões de caráter ordinário da Câmara de Vereadores de Campo Mourão neste mês de novembro, que serão realizadas nesta segunda e terça-feira (19 e 20/11), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro.

O roteiro prévio prevê a deliberação de 114 indicações, seis requerimentos e duas moções protocoladas pelos vereadores. Uma indicação legislativa será apresentada em plenário e encaminhada para análise das comissões permanentes.

A ordem do dia do roteiro prévio inclui a discussão e votação de dois projetos de lei de autoria do vereador e advogado Edoel Rocha (PDT). Um dos projetos determina que a Sanepar permita a transferência de titularidade da conta de fornecimento da água para o nome do inquilino.

O outro projeto de lei proíbe a interrupção dos serviços de fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento – sem aviso prévio –, nas sextas-feiras, véspera de feriados, nos finais de semana (até às 8 horas de segunda-feira).

Parque do Lago: Estudo para conter assoareamento

por adm publicado 19/11/2018 17h10, última modificação 19/11/2018 17h10

O vereador Edson Battilani apresentou requerimento na Câmara Municipal de Campo Mourão para que o prefeito Tauillo Tezelli informe se existe algum estudo ou projeto para a recuperação do reservatório do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), incluindo ações para conter o processo constante e crescente de assoreamento.

A administração municipal tem prazo de 30 dias para fornecer as informações solicitadas. Pelo menos em duas oportunidades já foi realizada a limpeza do lago do logradouro, com a remoção de enormes quantidades de terra e a aplicação de consideráveis quantidades de recursos públicos. O lago está novamente assoreado, com o surgimento de verdadeiras ilhas. Edson Battilani alerta que o processo de assoreamento é constante e crescente.

O vereador do PPS também apresentou indicação para que a prefeitura providencie a instalação de um parque infantil na escola municipal Florestan Fernandes (jardim Albuquerque), adequado a lei municipal que exige a disponibilização de equipamento também para portadores de necessidades especiais. Atualmente, a unidade escolar está passando por um processo de divisão do centro municipal de educação infantil.

Reiterados

Quinze indicações apresentadas por Edson Battilani na última sessão do Poder Legislativa foram para reiterar pedidos de obras e melhorias já formulados anteriormente e que não foram ainda atendidos. Por exemplo, a reivindicação para a instalação de iluminação pública com lâmpadas de vapor de sódio no prolongamento da rua João Batista Salvadori (no entorno do Hospital Santa Casa).

Outros pedidos reiterados: instalação de sistemas de controle de velocidade na avenida Afonso Botelho (entre as ruas Mato Grosso e Santa Catarina), aquisição de computadores para o Centro municipal de Educação Infantil Pioneiro Afonso Staniszewski (jardim Batel), melhorias nas instalações da Escola de Música Rose Mary Albuquerque (jardim Araucária), construção de refeitório na escola municipal Parigot de Souza (jardim Gutierrez), etc.


Vereador requer informações sobre rampas e pavimentação

por adm publicado 19/11/2018 17h16, última modificação 19/11/2018 17h16

O vereador e advogado Luiz Alfredo apresentou requerimentos em regime de urgência, na última sessão da Câmara Municipal, para que a prefeitura preste informações e forneça documentos relacionados a obras e melhorias contratadas junto a empresas privadas. Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade no Poder Legislativo.

Um dos requerimentos foi para que a administração municipal preste esclarecimentos sobre a construção de rampas de acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida na avenida Manoel Mendes de Camargo (próximo a avenida Miguel Luiz Pereira). Luiz Alfredo quer saber quem autorizou a construção das referidas rampas, que foi o responsável pelo projeto, qual o custo de cada rampa e quem executou o serviço. Indagou ainda se foram ou serão construídas rampas em outros locais.

Em outro requerimento pediu informações e documentos comprobatórios sobre serviços de tapa buraco realizados na rua Santa Catarina (abaixo da avenida Goioerê). A prefeitura terá de informar o nome da empresa responsável, o custo do serviço e os nomes dos servidores responsáveis pelo acompanhamento dos serviços e pelo recebimento da melhoria.

Campusmorão

Os outros dois requerimentos apresentados em regime de urgência pelo vereador Luiz Alfredo foram para solicitar informações e esclarecimentos de serviços de pavimentação e drenagem contratados junto a empresa Campusmorão Construção Ltda. A prefeitura terá de fornecer cópia da ordem de serviço e do cronograma das obras, nome dos servidores responsáveis pela fiscalização dos serviços e recebimento das obras, empenhos dos pagamentos realizados, etc.

Moção para major do 11º BPM

por adm publicado 20/11/2018 14h46, última modificação 20/11/2018 14h46

A Câmara Municipal de Campo Mourão faz a entrega de Moção de Congratulações ao major Milton José dos Santos, do 11º Batalhão de Polícia Militar, durante a sessão ordinária que realiza nesta terça-feira (20/11), a partir das 19 horas, na sede do Poder Legislativo.

A outorga da honraria é resultado de proposição apresentada em agosto último pelo vereador Jadir Soares – Pepita (PPS). Todos os demais 12 vereadores mourãoenses subscreveram a moção, aprovada por unanimidade. Destaca o autor da posição que a concessão da moção de congratulações constitui-se em reconhecimento “pelo excelente trabalho prestado a sociedade mourãoense como policial militar”, acentua Pepita.

O major Milton José dos Santos encerrará sua carreira ativa na Polícia Militar do Paraná no dia 10 de janeiro de 2019, quando completará 35 anos de serviço. Nascido em Cianorte, ingressou na Polícia Militar em 19 de janeiro de 1987, através do curso de Formação de Soldado no 7º Batalhão da PM, em Cruzeiro do Oeste. Entre 1991-1993 realizou curso de Formação de Oficiais na Academia Policia Militar do Guatupê.

O homenageado possui curso de Ciências (com licenciatura plena em Biologia) e cinco pós-graduações em Biologia, Educação Ambiental, Educação (Matemática) e em Formulação e Gestão de Políticas Públicas e em Gestão de Pessoas. Em 2015 fez o curso de Aperfeiçoamento de Oficias – Especialização em Planejamento em Segurança Pública.

A ficha funcional do homenageado detalha as promoções obtidas na PM: Soldado de 1ª Classe – 29/10/1987; Aspirante a Oficial – 10/12/1993; 2º Tenente – 10/12/1994; 1º Tenente – 11/09/1999; Capitão – 18/06/2008; Major – 10/08/2016.

Reconhecimento: Legislativo de Campo Mourão homenageou major do 11º BPM

por adm publicado 21/11/2018 13h22, última modificação 21/11/2018 13h22

Em reconhecimento pelo trabalho prestado à sociedade mourãoense como policial militar, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão fez a entrega de Moção de Congratulações, na noite desta terça-feira (20/11), ao major Milton José dos Santos, do 11º Batalhão de Polícia Militar. A homenagem foi prestada após a sessão ordinária do Poder Legislativo, em cerimônia que teve a participação de muitos militares, familiares, autoridades e lideranças locais.

A outorga da Moção de Congratulações foi proposta em agosto último pelo vereador Jadir Soares – Pepita (PPS). Todos os demais vereadores mourãoenses subscreveram a moção, aprovada por unanimidade em votação nominal.

Cerimônia

A cerimônia teve início com a composição da mesa principal pelos vereadores, o comandante do 11º BPM, major Júlio César Vieira da Rosa; o prefeito Tauillo Tezelli e o delegado Gustavo de Pinho Alves (da 16ª Subdivisão Policial). Coube aos vereadores Jadir Soares – Pepita e Olivino Custódio conduzirem o homenageado a mesa principal.

O irmão do major Milton José dos Santos, o padre César Augusto dos Santos, fez a oração. Após a leitura do currículo do homenageado, o vereador Pepita usou da palavra para enaltecer a atuação do major Milton dos Santos e agradecer a sua dedicação a causa da segurança pública.

A entrega da Moção de Congratulações foi feita ao homenageado pelo vereador Pepita e o prefeito Tauillo Tezelli. Na sequência, discursaram: major Júlio César da Rosa (comandante do 11º BPM); o prefeito Tauillo Tezelli e o major Milton José dos Santos. O último a falar foi o presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani.

O homenageado

O major Milton José dos Santos encerrará sua carreira ativa na Polícia Militar do Paraná no dia 10 de janeiro de 2019, quando completará 35 anos de serviço. Nascido em Cianorte, ingressou na Polícia Militar em 19 de janeiro de 1987, através do curso de Formação de Soldado no 7º Batalhão da PM, em Cruzeiro do Oeste. Entre 1991-1993 realizou curso de Formação de Oficiais na Academia Policia Militar do Guatupê.

O homenageado possui curso de Ciências (com licenciatura plena em Biologia) e cinco pós-graduações em Biologia, Educação Ambiental, Educação (Matemática) e em Formulação e Gestão de Políticas Públicas e em Gestão de Pessoas. Em 2015 fez o curso de Aperfeiçoamento de Oficias – Especialização em Planejamento em Segurança Pública.

A ficha funcional do homenageado detalha as promoções obtidas na PM: Soldado de 1ª Classe – 29/10/1987; Aspirante a Oficial – 10/12/1993; 2º Tenente – 10/12/1994; 1º Tenente – 11/09/1999; Capitão – 18/06/2008; Major – 10/08/2016.

Edoel Rocha pede recape, tapa buraco e pavimentação

por adm publicado 23/11/2018 14h57, última modificação 23/11/2018 14h57

A maior parte das proposições que o vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) apresentou na última sessão da Câmara Municipal foi com pedidos a prefeitura de pavimentação de vias públicas em bairros e de execução de recape em vários trechos de ruas e avenidas. Também solicitou a realização de operação tapa buraco em diversas vias públicas de Campo Mourão. Em todas as proposições solicitou providências em caráter de urgência.

Edoel Rocha reivindicou o asfaltamento das ruas Faustino Elias dos Santos, Maria Olímpia Jardim, Casemiro Staniszewski, Alberto Nogaroli e Orlando Haesbaert (jardim Nossa Senhora Aparecida). Segundo o vereador, os moradores aguardam a melhoria há mais de 15 anos e várias administrações anteriores prometeram a pavimentação das cinco vias públicas.

Para 14 trechos de vias públicas do Residencial Isabela, o vereador do PDT pediu a realização de operação tapa buraco: Prefeito Dr. Milton Luiz Pereira, Prefeito Paulo Vinicios Forte, Rizoleta Mary Pereira, Vereador Antônio Abrão dos Santos, Severino Gomes de Oliveira, André Veiga da Silva, Paulino Gozer, Antônio Marques Carreira, Pedro Irineu Lídio, Aristeu José dos Santos, Kazuo Kaneda, José Oliveira dos Santos,, Antenor Mendes Pereira e Nair Estevão de Jesus Araújo.

Edoel Rocha pleiteou ainda a realização de recape asfáltico em três ruas do conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira: Nossa Senhora Aparecida, Bela Vista e Dr. Nelson Bittencourt do Prado.

Através de outras indicações pleiteou a limpeza de bueiro na rua Nossa Senhora Aparecida (jardim Pio XII), a pintura de reserva de estacionamento na avenida Goioerê (para os profissionais da perícia médica do Governo do Estado) e a realização de poda drástica em árvores na rua Nelson Guimarães Monteiro (escola municipal Maria do Carmo Pereira – jardim Paulista), além da extração de árvores na avenida Paraná (jardim Nossa Senhora Aparecida) e na travessa Antônio Godniuk (jardim Bandeirantes).

Sanepar: Vereador cobra cumprimento de lei que veda taxa mínima

por adm publicado 23/11/2018 14h58, última modificação 23/11/2018 14h58

A Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento para que o prefeito Tauillo Tezelli informe por que a Sanepar não foi notificada para que cumpra lei que trata da cobrança exclusiva pela água consumida. Em vigor desde 2002, a lei veda a fixação e cobrança de valor ou taxa mínima de consumo no Município.

O requerimento para que a administração municipal preste a informação foi apresentado pelo vereador Edson Battilani, em regime de urgência, na sessão que o Poder Legislativo realizou nesta semana. A proposição foi aprovada por unanimidade e o chefe do Executivo tem prazo máximo de 30 dias para prestar a informação. Tauillo Tezelli terá de informar também se existem estudos em andamento sobre a aplicação da lei em vigor há 16 anos e que resultou de projeto de lei de autoria de Edson Battilani.

Na discussão do requerimento foi destacada que a cobrança pelo que não foi consumido é injusto que que o próprio Código de Defesa do Consumidor proíbe essa prática.

Calçadas

Em atendimento a pleito de alunos da Escola Municipal Gurilândia, Battilani – com o apoio dos demais vereadores - propôs a prefeitura a criação de incentivo fiscal para proprietários que regularizem calçadas de acordo com as normas vigentes. Também propôs a criação de aplicativo digital que indique aos usuários os locais com melhores condições de trafegabilidade.

O vereador do PPS pediu ainda a instalação de sinalização horizontal e a colocação de placas de via preferencial, de limite de velocidade e de identificação de área escolar na escola municipal Urupês (centro). Battilani quer ainda que seja permitido estacionamento em apenas um lado da via.

Melhorias para distrito e sete bairros de C. Mourão

por adm publicado 27/11/2018 08h11, última modificação 27/11/2018 08h11

Através de indicações apresentadas na última sessão do Poder Legislativo, o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) reivindicou à prefeitura a execução de melhorias e serviços de manutenção em sete bairros da periferia de Campo Mourão e na sede do distrito de Piquirivaí.

Para o jardim Cidade Nova solicitou o cascalhamento com a compactação do revestimento em toda a extensão da rua Celeste Keller Dec (em especial no trecho em frente do novo presídio). Moradores da região têm reclamado das condições precárias da via, que dificulta o tráfego e causa danos nos veículos.

O maior número foi de pedidos de melhorias na iluminação pública, com a substituição de luminárias queimadas. Foi solicitada a troca de lâmpadas queimadas nas ruas Prefeito Rosalino Mansuetto Salvadori (jardim Tropical), Vassílio Boiko (jardim Aeroporto, Alcides de Castro (jardim América) e Vereador Carlos Stalmann (jardim Bandeirantes.

Piquirivaí

O vereador Sidnei Jardim reivindicou ainda a instalação de iluminação e decoração natalina na praça da capela Imaculada Conceição, no distrito de Piquirivaí. Também pediu a prefeitura que sejam tomadas as providências necessárias para assegurar a execução de serviços de limpeza e capinagem em propriedade na rua Bela Vista (grande Lar Paraná) e a eliminação de árvore na calçada da rua Guarani (jardim Pio XII).

Preocupação com o bem estar de animais em casas agropecuárias

por adm publicado 27/11/2018 08h13, última modificação 27/11/2018 08h13

O desenvolvimento de ações visando garantir o bem estar dos animais vendidos e/ou expostos em casas agropecuárias e lojas do gênero em Campo Mourão – especialmente durante os finais de semana e feriados – foi solicitado a prefeitura pelo vereador e advogado Luiz Alfredo (PT do B). Na área central da cidade e também nos bairros existem dezenas de estabelecimentos comerciais do gênero.

O pedido foi formulado através de indicação deliberada na última sessão do Poder Legislativo e já foi encaminhada à administração municipal. Segundo o vereador, a proposição foi apresentada a pedido de munícipes preocupados com a situação desses animais. A preocupação é no sentido de que os animais expostos e/ou à venda fiquem em gaiolas de tamanha compatível com o porte e a ventilação dos estabelecimentos comerciais nos dias em que não estão abertas ao público (finais de semana e feriados, quando ficam fechadas).

A disponibilidade de alimento e água fresca são outras preocupações manifestadas na justificativa da indicação pelo vereador Luiz Alfredo.

Melhorias

Através de outra indicação, o vereador solicitou a execução – com urgência – de serviços de manutenção na malha asfáltica da rua das Lontras (jardim Pio XII). Também pediu que a prefeitura verifique a situação de uma oficina localizada na avenida Guilherme de Paula Xavier, que utiliza a via pública para realizar serviços nos veículos. No local existem ainda carros “abandonados” há longo período, estacionados nas proximidades.

Natal com horário do comércio diferente em C. Mourão e região

por adm publicado 27/11/2018 08h15, última modificação 27/11/2018 08h15

Para o período que antecede o Natal, o horário especial de abertura do comércio em Campo Mourão e região vai variar de acordo com o município. O calendário de datas especiais e horários diferenciados foi estabelecido nas negociações entre o Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão e Região (Sindicam) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindecam) da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2018-2019)

Em Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Fênix, Goioerê, Janiópolis, Luiziana, Mariluz, Mamborê, Nova Cantu, Peabiru, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste e Ubiratã, as lojas poderão funcionar das 9 às 17 horas, nos quatro primeiros sábados de dezembro (dias 1º, 8, 15 e 22).

Também poderão funcionar das 9 às 22 horas, nos dias 13 e 14, bem como no período de 17 a 21 de dezembro. No dia 23 (domingo) estão autorizadas a funcionar das 13 às 19 horas, enquanto no dia 24 (véspera de Natal) poderão permanecer abertas das 9 às 17 horas.

Nas cidades de Araruna, Juranda e Moreira Sales, o comércio lojista poderá atender das 9 às 17 horas em todos os sábados de dezembro. Nos dias 13 e 14 de dezembro, bem como entre os dias 17 e 21, as lojas poderão permanecer abertas das 9 às 22 horas. Já na véspera do Natal (dia 24) o atendimento será das 9 às 17 horas.

Nessas 17 cidades que aderiram ao horário diferenciado no período natalino, os funcionários do comércio lojista não trabalharão nos dias 26 de dezembro, 2 de janeiro e nos dias 4 e 5 de março do próximo ano (Carnaval). As cidades de Campina da Lagoa, Roncador, Iretama, Barbosa Ferraz e Farol não aderiram ao horário especial de Natal e os funcionários poderão trabalhar normalmente nos dias 26 de dezembro, 2 de janeiro e no dia 4 de março.


Serviços sonoros: Tucano quer a aplicação da lei

por adm publicado 29/11/2018 08h39, última modificação 29/11/2018 08h39

A fiscalização e aplicação da lei municipal que regulamenta e disciplina os serviços sonoros, principalmente nas proximidades de hospitais, escolas e creches, foi solicitada ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR). Trata-se da lei nº 2.505, em vigor desde 2009, que regulamenta e disciplina os serviços sonoros emitidos através de veículos dotados de amplificadores de voz, alto-falantes e similares.

O pedido foi formulado através de indicação apresentada na última sessão da Câmara Municipal e o vereador Tucano destaca que o pedido de aplicação da lei atende a solicitação de munícipes que tem reclamado de carros de som que executam serviços de propaganda.

Através de outras indicações, o vereador pediu o recuo para estacionamento diagonal de automóveis, vans e ônibus no canteiro da rua Rosalina Maria Ferreira (em frente a Unicampo) e a execução de recape asfáltico em trechos das ruas Urutau (jardim Pio XII) e Pitanga (centro). Caso não seja possível o recape, que ao menos seja realizada operação tapa buraco.

Tucano também reiterou várias reivindicações apresentadas anteriormente a administração municipal. Entre elas, a demarcação de faixas de estacionamento e faixa de pedestres na rua Harrison José Borges (entre as avenidas José Custódio de Oliveira e João Bento), o conserto de tampa de bueiro na perimetral Tancredo Neves (esquina com a rua Santa Catarina) e a reforma da parada de ônibus do transporte coletivo urbano existente na rua Eulália Carneiro de Campos (jardim Alvorada).

Também voltou a pedir a execução de serviços de capinagem e limpeza no campo de futebol do jardim paulista, a demarcação de faixas de pedestre na rua Brasil (entre as avenidas Capitão Índio Bandeira e Irmãos Pereira) e melhorias no parque infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus (vila Rio Grande), Além da reposição de brinquedos quebrados, pediu a instalação de mais brinquedos.

Sinalização e recape, pede Olivino Custódio

por adm publicado 29/11/2018 08h41, última modificação 29/11/2018 08h41

A execução de serviço de recuperação asfáltica na rua Albatroz (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira) e de sinalização na avenida Ney Braga foi reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Olivino Custódio (PSC), através de indicações apresentadas na última sessão da Câmara Municipal.

O vereador pediu a realização de recape asfáltico em toda a extensão da via do conjunto habitacional localizado na saída para Goioerê e alertou o Poder Executivo que existem muitas pedras soltas e os munícipes têm dificuldades para transitar na rua Albatroz.

Para a avenida Ney Braga pediu a colocação de placas de sinalização de trânsito e a pintura de faixas de pedestre, principalmente nas proximidades do depósito Maia e do Supermercado Paraná Família.. Trata-se de uma via com grande tráfego de veículos.

Posse

Foi marcada para o dia 2 de janeiro próximo, às 10 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro, a sessão preparatória de posse da Mesa Executiva do Poder Legislativo de Campo Mourão para o biênio 2019-2020. A eleição dos integrantes da mesa diretora para a nova legislatura está marcada para a última sessão ordinária deste ano, agendada para o dia 18 de dezembro próximo.

Legislativo: Moção para Santuário Diocesano

por adm publicado 29/11/2018 08h42, última modificação 29/11/2018 08h42

A Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou, por unanimidade, o envio de Moção de Congratulações ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, da vila Urupês, pelo êxito alcançado – uma vez mais – no evento religioso que realizou em comemoração ao transcurso do dia da padroeira do Brasil (12 de outubro). Milhares de fiéis participaram das comemorações.

O encaminhamento da moção de congratulações resultou de proposição apresentada na última sessão do Poder Legislativo pelo vereador e advogado Edoel Rocha (PDT), subscrito pelos demais vereadores. Ricardo Arica Ferreira é o pároco e reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.

O vereador do PDT também apresentou indicações para que a loteadora responsável pelos jardins Europa I e II providencie a execução de limpeza e roçadas nos terrenos baldios do bairro, no prazo máximo de 30 dias. Pediu ainda que seja notificado o proprietário de imóvel localizado na rua Juscelino Kubitschek (jardim Albuquerque) para que realize limpeza e roçada no imóvel.

À direção da Viação Mourãoense, Edoel Rocha solicitou a implantação de um ponto do transporte coletivo urbano na rua Ozório Barnabé Pontes (próximo a esquina com a avenida Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira – jardim Cidade Nova).

Parque Municipal

Para o Parque Municipal Governador Pedro Viriato Parigot de Souza (conjunto habitacional Parigot de Souza), o vereador Edoel Rocha pleiteou a realização – em caráter de urgência - de limpeza completa na pista de caminhada, além da retirada de galhos em todo o logradouro.

Cabo Cruz questiona sobre obras no Parque das Torres

por adm publicado 29/11/2018 08h52, última modificação 29/11/2018 08h52

"Atualmente está sendo realizada alguma obra de recuperação, construção e/ou benfeitoria no Parque das Torres? Se estiverem, quais são essas obras?”. O questionamento é do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) e foi direcionado ao prefeito Tauillo Tezelli através de requerido aprovado na última sessão do Poder Legislativo.

Caso as obras estejam paralisadas, a administração municipal terá de esclarecer se as obras projetadas chegaram a ter início e qual o motivo da suspensão dos trabalhos. Também terá de informar se há alguma previsão para que as obras do Parque das Torres sejam concluídas.

O vereador Cabo Cruz também questionou à administração municipal sobre a veracidade das informações de que a reforma da praça do Japão (conjunto habitacional Montes Claros), em execução, não inclui a reinstalação de parque infantil/playground. Para a execução das obras foi retirada a Academia da Terceira Idade e o parque infantil que existiam no logradouro.

Em outras indicações, o vereador pediu a eliminação de árvore na rua Mato Grosso (jardim Gutierrez) e a transformação de imóvel anexo a escola municipal Ilha Bela em estacionamento para professores e funcionários da unidade.

Vereador quer documentos de doação de terreno para o MP

por adm publicado 30/11/2018 09h44, última modificação 30/11/2018 09h44

O vereador e advogado Luiz Alfredo (Avante) requereu a prefeitura de Campo Mourão cópia integral do processo administrativo referente à recente doação de imóvel em loteamento nas imediações do Parque do Lago para a construção de sede própria para o Ministério Público na cidade. Laudos de avaliação do imóvel e a cópia da escritura assinada em solenidade no início deste mês são alguns dos documentos que deverão ser fornecidos pela administração municipal no prazo máximo de 30 dias.

O pedido foi feito pelo vereador através de requerimento apresentado em regime de urgência na última sessão do Poder Legislativo, aprovado por unanimidade.

Praça

Luiz Alfredo também é o autor de requerimento para que a administração municipal forneça documentos e preste informações referentes à contratação de serviços de revitalização na praça do Japão, localizada no jardim Tropical. Além de fornecer cópia do projeto, a prefeitura terá de informar o valor total da obra, a previsão para término dos serviços e os equipamentos que serão instalados no logradouro. Também deverá fornecer cópia do contrato e aditivos (se houver).

Troca de grama em canteiros foi pedido do vereador Pepita

por adm publicado 03/12/2018 15h07, última modificação 03/12/2018 15h07

Nos últimos dias, equipes da Prefeitura de Campo Mourão executaram serviço de substituição da grama em canteiros de avenidas localizadas na área central da cidade. Além de melhorar a estética dos canteiros, pois a grama existente anteriormente não tinha uma espécie definida – em decorrência de infestação por outras variedades -, o plantio agora da espécie Esmeralda também redundará em economia na manutenção, já que o crescimento é mais lento.

A realização da erradicação da grama antiga e o plantio da nova espécie foram solicitados duas vezes ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Jadir Soares – Pepita (PPS). No início deste ano, em fevereiro, através de indicação apresentada na Câmara Municipal, Pepita pediu a execução dos serviço nos canteiros centrais das avenidas Afonso Botelho, João Bento, José Custódio de Oliveira, Irmãos Pereira, Capitão Índio Bandeira, Goioerê, Comendador Norberto Marcondes, Guilherme de Paula Xavier e Jorge Walter.

No último mês de agosto, também através de indicação apresentada no Poder Legislativo, o vereador Jadir Soares voltou a solicitar a realização do serviço.

Material para melhorar avenida na Usina Mourão

por adm publicado 03/12/2018 15h09, última modificação 03/12/2018 15h09

Através de requerimento apresentado na Câmara Municipal – aprovado por unanimidade -, a vereadora Nelita Piacenti (PR) encaminhou consulta ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) sobre a possibilidade da doação do material fresado retirado da BR 487 para melhorar as condições a trafegabilidade da avenida Santa Maria, na Usina Mourão I.

A reivindicação foi encaminhada ao superintendente regional do DER, Gilberto Pereira Loyola, em Curitiba. O material solicitado foi retirado pelo órgão estadual na execução de melhorias em trecho da BR 487, próximo ao quilômetro 188. Segundo a vereadora, a avenida localizada na Usina Mourão está com grandes buracos, tornando o trecho perigoso, sobretudo agora com a chegada do verão e a proximidade dos festejos natalinos

Campo Mourão: Legislativo completa 71 anos

por adm publicado 05/12/2018 16h13, última modificação 04/11/2020 12h57

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão comemora aniversário nesta quarta-feira (5/12). No dia 5 de dezembro de 1947 – portanto há 71 anos – era instalado o Poder Legislativo do Município, empossados os primeiros vereadores mourãoenses e eleita a mesa diretora da legislatura inaugural.

Devete de Paula Xavier foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão. Para a primeira legislatura, que se estendeu de 1947 a 1951, foram eleitos os vereadores Augusto Mendes dos Santos, Daniel Portella, Devete de Paula Xavier, Joaquim Teodoro de Oliveira, Newton Ferreira Albuquerque, Porfírio Quirino Pereira, Waldemar Roth e Waldomiro Cilião de Araújo.

A sessão solene de instalação da Câmara Municipal, na década de 40 do século passado, foi realizada ao meio-dia em uma das salas da escola pública que existia na avenida Capitão Índio Bandeira. A sessão foi presidida pelo juiz eleitoral da 38ª Zona, Dr. Luiz de Albuquerque Maranhão Júnior.

Atualmente, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão é presidida por Edson Battilani. Também compõem a atual Mesa Executiva do Poder Legislativo: Edilson Martins – 1º vice-presidente;Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) – 2º vice-presidente; Jadir Soares (Pepita) – 1º secretário; Roberto Cruz Mendes (Cabo Cruz) – 2º secretário.

A Câmara Municipal de Campo Mourão, que chegou a ter 17 vereadores, atualmente conta com 13 vereadores. A 17ª legislatura é composta pelos vereadores: Edilson Vedovatti Martins (PR), Luiz Alfredo da Cunha Bernardo (Avante), Sidnei de Souza Jardim (PPS), Nelita Cecília Piacentini (PR), Edson Battilani (PPS), Elvira Maria Schen Lima (PPS), Olivino Custódio (PSC), Miguel Batista Ribeiro (PRB), Professor Cícero Pereira de Souza (PT), Edoel Rocha (PDT), Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR), Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) e Jadir Soares – Pepita (PPS).

No próximo dia 18 acontece a última sessão ordinária do ano e será eleita a mesa diretora do Poder Legislativo para o biênio 2019-2020. A sessão preparatória para o posse dos eleitos será realizada no dia 2 de janeiro próximo, às 10 horas, no plenário da Câmara Municipal.

O aniversário do Poder Legislativo mourãoense é marcada com uma exposição de fotos históricas no hall de entrada da Câmara Municipal, aberta a visitação da população.

Legislativo: Moção para o empresário Ovídio Santos Moreira

por adm publicado 06/12/2018 08h07, última modificação 06/12/2018 08h07

A Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou, por unanimidade, a outorga de Moção de Congratulações ao empresário Ovídio Santos Moreira, sócio fundador da Ovídio Pneus Auto Center (localizada na esquina da perimetral Tancredo Neves com a rua Araruna). Ainda não foi agendada a cerimônia de entrega da honraria pelo Poder Legislativo.

A iniciativa da homenagem foi do vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) e a proposição, protocolada no início de novembro e levada à votação na última sessão da Câmara Municipal, foi subscrita por todos os demais vereadores mourãoenses. Ressalta o autor da moção que a homenagem constitui-se em reconhecimento oficial do Município “pela contribuição do empresário para o crescimento e desenvolvimento de Campo Mourão”.

Nascido em 7 de fevereiro de 1960, em Sapopema (Paraná), Ovídio Santos Moreira é filho do agricultor e safrista Jonas Nunes Moreira e da dona de casa Maura dos Santos Moreira. O homenageado é formado em Administração pela antiga Faculdade Estadual de Ciências e Letras – Fecilcam (hoje Unespar).

Em 1993, com mais dois sócios, deu início as atividades da Loja Gravem Pneus. Cinco anos depois. De forma individual, transformou a loja em novo empreendimento: Ovídio Pneus Auto Center.

Ovídio Moreira, que é casado com Evelim Mara Moreira, também é sócio da SM Pneus (no centro da cidade) e de mais duas empresas no ramo de autopeças: Holz e GHM. No total, as empresas geram cerca de 45 empregos diretos. O homenageado é colaborador de várias entidades e projetos de responsabilidade social desenvolvidos em Campo Mourão, como a Apae, Casa das Fraldas e o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanan. Também está entre os patrocinadores de equipes esportivas locais, com atletismo, ciclismo e basquete. Este ano aderiu ao projeto Empresa Cidadã, da Fundação Rotary.

Battilani reitera reivindicações

por adm publicado 06/12/2018 08h11, última modificação 06/12/2018 08h11

Vinte e duas indicações que o vereador Edson Battilani (PPS) apresentou na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Mourão foram para reiterar ao prefeito Tauillo Tezelli pedidos de serviços, obras e ações formulados ao longo dos últimos dois anos.

Boa parte das reivindicações reapresentadas contemplam unidades da Rede Municipal de Ensino instaladas em bairros de Campo Mourão. Cobertura parcial de parque infantil, reforma e pintura de prédios, ampliações, colocação de brinquedos adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais nos parque infantis e substituição ou recuperação de brinquedos de parques infantis foram alguns dos investimentos pedidos por Battilani.

Melhorias foram solicitadas para as escolas municipais Professor Nicon Kopko (jardim Modelo) e Castro Alves (vila Guarujá) e para os centros municipais de educação infantil Doce Magia (conjunto Diamante Azul), São José (jardim Alvorada) e Nossa Senhora de Fátima (jardim Paulino). Nove indicações de Edson Battilani foram para reafirmar pedidos de recuperação da malha asfáltica em vias públicas dos jardins Paulista, Pio XII, Laura, Bandeirantes, Damasco, Paulino e Flórida, bem como no conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira e em bairros da Grande Lar Paraná.

Outras melhorias que voltaram a ser reivindicadas pelo vereador do PPS: sinalização horizontal e vertical, além de pintura de faixas de pedestres e de redutores de velocidade, em vias do jardim Santa Cruz, recuperação de bueiros no jardim Albuquerque e a implantação de estacionamento para veículos em frente ao portão lateral do ginásio de esportes “J.K.” e de micro-ônibus e ônibus na parte dos fundos. Para a praça Bento Munhoz da Rocha Netto (centro) reafirmou os pedidos de limpeza, revitalização paisagística, controle de pragas, troca do calçamento e da iluminação por lâmpadas de led, instalação de Academia da Terceira Idade e Academia da Primeira Idade, reforma da cancha de areia (com troca do alambrado e da areia, além da reforma dos pilares de sustentação da rede de vôlei).

Já para a praça em frente a capela do jardim Paulino voltou a pedir a execução de serviço de limpeza, instalação de iluminação com lâmpadas de led e instalação de Academia da Terceira Idade e de mesa para jogos.

Zona Rural

Battilani reiterou também pedidos de melhorias para a zona rural. Entre elas, a recuperação da estrada que liga o Anel Viário a Fazenda Santa Maria (inclusive com o cascalhamento de trechos críticos) e a substituição da ponte do rio Ranchinho. Para a comunidade do Alto Alegre solicitou a pintura das instalações do Clube de Mães, iluminação do campo de futebol e instalação de alambrado na quadra de esportes (com a pintura do piso).

Reconhecimento: Principal honraria do Município, nesta quinta, para Leila Tonello

por adm publicado 11/12/2018 11h15, última modificação 11/12/2018 11h15

Será realizada nesta quinta-feira (13/12), a partir das 20 horas, nas dependências do Tonello Business Hotel, a sessão solene da Câmara de Vereadores para a entrega do Título de Cidadania Honorária de Campo Mourão a empresária Leila Maria Tonello da Luz (do Supermercado Paraná). Em 36 anos, a partir da aquisição da Casa Tristão (que funcionava onde hoje está à primeira unidade da rede, na entrada do jardim Lar Paraná), a família da homenageada empreendeu e o Supermercado Paraná é atualmente a 24ª empresa paranaense no ranking dos maiores varejistas do país (segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo/ranking/2017.)

A autora do projeto de resolução que outorgou a honraria oficial, vereadora Nelita Piacentini (PR), enfatiza que a homenageada “é uma destacada empresária e a história da família Tonello se resume em uma única palavra: sucesso”, acentua. Ela acrescenta ainda: “Com muita persistência, dedicação e trabalho, a família enfrentou turbulências, incertezas de instabilidade econômica, mas que foram superados pela vontade de vencer”, conclui.

O Título de Cidadania Honorária é a principal honraria concedida pelo Município e o projeto da vereadora Nelita Piacentini (PR) foi subscrito por outros nove vereadores. Em 2010, Leila Tonello recebeu o prêmio Empreendedora Destaque, conferido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio)/Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (Cmeg).

Origem

Leila Tonello nasceu na cidade de Selbach (Rio Grande do Sul) e sua família migrou para a localidade rural de Campina do Amoral (que na época pertencia a Campo Mourão) quando tinha apenas seis anos. Ela cursou o antigo primário no Colégio Santa Cruz. Depois fez dois anos do segundo grau (atual Ensino Médio) no Colégio Estadual Marechal Rondon. Em 1964 teve que parar os estudos e já no ano seguinte começou a lecionar para alunos de primeira à quarta série em uma escola municipal localizada na Serraria Cadeado (do Grupo Slavieiro), no patrimônio da Campina do Amoral. Até 1972 atuou como professora.

Em 1970, a empresária casou-se com Adalberto Machado (in memorian) e foi convidada pelos pais do marido a ajudar no Armazém São Sebastião, de propriedade da família, que também funcionava na serraria. No ano de 1982, o casal adquiriu a mercearia Casa Tristão, localizada na entrada do jardim Lar Paraná, que deu origem a empresa Tonello e Machado da Luz Ltda. – Paraná Supermercados.

Consolidação

Com o decorrer dos anos, o supermercado ganhou novas instalações, passou por ampliações, filiais foram instaladas e a família diversificou os investimentos. Em 2003, por exemplo, foi inaugurado o Tonello Business Hotel.

A primeira filial do Paraná Supermercados – com 1.100 metros quadrados de área de vendas – foi inaugurado em 2004, na cidade de Ivaiporã. Dois anos depois – em 2006 – foi inaugurado o Paraná Supermercados Max – com 1.200 metros quadrados de área de vendas – na área central de Campo Mourão. Recentemente, a unidade foi completamente revitalizada.

O ano de 2008 foi marcado pela implantação de um amplo e moderno Centro de Distribuição no parque industrial de Campo Mourão. Na unidade foi centralizada a administração da empresa, com departamento de compras, contabilidade e recursos humanos. Também foram criadas mais duas empresas: de logística e de tecnologia da informação.

A quarta loja do grupo foi criada em 2010, com a inauguração do Paraná Supermercados Família (o primeiro hipermercado da rede), em Campo Mourão. Tem 14 mil metros quadrados de área edificada e conta com 3.600 metros quadrados de área de vendas. O empreendimento alia compras com entretenimento, dispondo de 31 espaços para lojas diversas, praça de alimentação, esteira rolante, play ground e estacionamento com 370 vagas. Recentemente a unidade ganhou um cinema.

Mais três lojas foram inauguradas nos anos seguintes: 2014 - em Cianorte, com área construída de 7.800 metros quadrados e 3.500 metros quadrados de área de vendas; 2015 – em Ivaiporã, com 3.800 metros quadrados de área construída e 2.500 metros quadrados de área de vendas: 2017 – em Goioerê, com 3.200 metros quadrados de área construída e 1.800 metros quadrados de área de vendas. O grupo também comprou as antigas instalações do Supermercado Daimaru, na área central de Campo Mourão.

No ranking estadual da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, o Supermercado Paraná ocupa a 11ª posição. Já no ranking nacional ocupa a 117ª posição. Atualmente, o grupo empresarial comandado pela família Tonello da Luz – que começou com apenas dois funcionários – tem mais de 900 funcionários diretos e 3.000 mil indiretos.

 O casal Adalberto - Leila Tonello teve três filhos: Álvaro, Lilian e Rodrigo.

“Tucano” pede melhorias ao prefeito Tauillo Tezelli

por adm publicado 13/12/2018 09h39, última modificação 13/12/2018 09h39

Por meio de indicações protocoladas na Câmara Municipal, o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) está propondo ao prefeito Tauillo Tezelli a execução de uma série de obras e melhorias em Campo Mourão. As proposições serão deliberadas nas sessões que o Poder Legislativo realiza na próxima semana.

“Tucano” está sugerindo, por exemplo, a instalação de bancos na praça São José, nas proximidades do palco de eventos. “A indicação atende pedido de munícipes, que têm reclamado sobre a existência de poucos bancos. Nos dias em que há eventos ou mesmo em dias de lazer com familiares, os banco existentes são insuficientes”, explica o vereador.

Através de outra indicação, “Tucano” está reiterando o pedido de mudança do estacionamento para apenas um lado das ruas Ilha do Mel, Ilha de Marajó, Ilha de Itaparica e João Goulart (Conjunto Residencial Ilha Bela). Na proposição é solicitada ainda a instalação de sinalização vertical e horizontal informando sobre a alteração.

Em conjunto

Os vereadores Jadir Soares – Pepita (PPS) e Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano protocolaram indicação para que a prefeitura realize serviço de recapeamento na rua Pitanga (entre as avenidas Irmãos Pereira e João Bento – centro).

Em outra indicação, de autoria dos vereadores Tucano e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), está sendo reiterada a reivindicação de implantação de mão única em trechos das ruas Santa Cruz, São José, Interventor Manoel Ribas, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Harrison José Borges, Brasil, Francisco Albuquerque, Araruna e Roberto Brzezinki (área central da cidade). A mudança também foi solicitada para trechos das avenidas Goioerê, Manoel Mendes de Camargo, Capitão Índio Bandeira e Irmãos Pereira.

Ações do documento